Pequenas Grandes Mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

Laissa 10/08/2018

Realmente muito bom!
Um livro que, em minha opinião, não dá para largar. No começo a história pode ser um pouco monótona, mas mesmo assim não consegui parar de ler até descobriu exatamente o que aconteceu e porquê... Incrível!

anascherk 09/08/2018

Conscientização despretensiosa
De início o livro é um pouco arrastado, mas logo a autora nos encaixa no ambiente e nos sentimos naquela península praiana e podemos até sentir o cheiro de mar e de café do Blues Blues. Com a escrita despretensiosa e fluida, criamos empatia com os personagens e entendemos cada vez mais suas motivações e atitudes, torcemos por eles, sentimos raiva de seus inimigos e criamos laços. O livro trata de assuntos importantes como bullying, violência doméstica e sexual e empoderamento de forma acessível e clara, mostrando na prática como nosso julgamento precoce pode ser injusto, até porque não sabemos o que a pessoa passou ou passa para ter determinada aparencia ou atitude. Esse livro é de utilidade pública principalmente para as mulheres. O livro apresenta uma estória divertida e caricata que aos poucos desenvolve essas reflexões e conscientização, e no fim nos surpreendemos positivamente. Recomendo!!
Que saudades vou ficar da Madeline!

Alex Nascimentto 07/08/2018

???????????????????
Olá, meus queridos! Estava muito ansioso para fazer essa leitura e já finalizei, gostei bastante do livro, pois ele é bem recheado de acontecimentos e eletrizante. Vocês já leram? ???????????????????
A história gira em torno de acontecimentos que antecedem a morte em uma festa de pais oferecida pela escola estadual de Pirriwee. É nessa escola que estudam os filhos da Madeline, Celeste e Jane. Não sabemos de imediato quem é a vítima nem o motivo que o levou a esse fim, por isso o livro é narrado de forma atemporal, em terceira pessoa pelas protagonistas. Podemos notar assim toda a rede de mentiras que elas criam para esconder a verdade. Também temos muitos depoimentos dos pais que estavam na festa que nos prendem mais ainda na narrativa. ???????????????????
Três mulheres totalmente diferentes: Celeste, a mulher com o casamento e família perfeitos, Madeline, melhor amiga de Celeste e passa longe de ter a vida perfeita, e, Jane, uma nova moradora da cidade e que traz um segredo obscuro, e que ainda tem que saber lidar com a acusação de seu filho estar praticando bullying na escola. ???????????????????
Bem, não vou falar mais para não acabar soltando um spoiler daqueles, mas posso garantir que é uma trama que prende do início ao fim. Tem umas cenas engraçadas e leves, onde podemos ler sem nenhum peso. Ainda assim podemos lembrar de vários seres humanos ao nos depararmos com as nossas protagonistas. Ainda não vi a série, mas assim que estiver com um tempinho livro vou dar uma olhada.

Camila.Palma 04/08/2018

Mentiras do Dia a Dia
Este foi o meu primeiro contato com a autora. Comecei a ler o livro para assistir a série da HBO, e não me arrependi.
Essa é a história principalmente de três mulheres que moram em uma pequena cidade dos EUA, cada uma com seu passado, seus segredos e suas mentiras.
O livro te apresenta cada uma dessas histórias, as dúvidas, os motivos...
Tudo isso tendo como base que alguém morreu. Só se sabe que foi no dia de uma festa e que os participantes estão sendo investigados.
Muito redondo, pontas bem amarradas e um final muito condizente, que eu gostei muito.
A série também foi muito boa, apesar de algumas diferenças que não impactam.
Vão lançar uma segunda temporada, só que a história do livro já se encerrou. Não sei o que está por vir, nem se foi uma boa escolha.

Marcella.Martha 02/08/2018

Spoiler: A série é melhor
Enquanto thriller, Big Little Lies não me conquistou. Enquanto uma história sobre violência doméstica, me deixou bem intrigada.

A expectativa era ficar muito instigada com a situação do assassinato, que a gente já sabe logo de cara que rolou. Mas a realidade é que eu me arrastei por 75% da leitura. A maior parte da história é só um bando de mães fazendo um escarcéu desnecessário por causa do jardim de infância e vivendo suas vidinhas domésticas com seus maridinhos e seus filhos, o que é - imaginem só - TOTALMENTE NÃO INTERESSANTE. Por que eu quero saber sobre como a Madeline não suporta o ex-marido? Por que eu quero saber sobre a filha chata à lá Dana Brody dela? Por que eu quero saber das aulas de leitura da escolinha? A história realmente só começou a me ganhar um tico - e taí porque eu não desisti de ir até o fim - quando passou a abordar o drama de uma das personagens, que é espancada pelo marido e vai, aos poucos, entendendo a gravidade da sua situação.

É o clássico caso da mulher que demora/tem dificuldade de casar o cara abusivo e violento com o gentleman que todo mundo gosta, a mulher que se recusa a aceitar que o marido dela, o homem com quem ela decidiu passar a vida e constituir família, não é quem ela imaginava, que não tem cura para o problema dele, que ~~um tapinha só~~ pode virar um tapão, uma mão no pescoço, uma pancada na parede, que nada do que ela faça ou fale é justificativa para as reações desproporcionais e totalmente desprezíveis dele. A vítima que é tão humilhada, violentada e agredida, física e psicologicamente, que se sente culpada. Essa foi a única parte da história que me chamou a atenção. E quando a história efetivamente entra de cabeça nessa parte foi quando eu não consegui desgarrar mais. Até então, eram dois, três capítulos por dia com muito sacrifício. Levei umas boas duas semanas com um livro que eu esperava devorar em uns diazinhos tops. Bem decepcionada.

Decidi ler Big Little Lies antes de ver a série porque não queria ser spoileada pela série e acabar perdendo o elã pela leitura, mas já acho que deveria ter feito o contrário. Pelo que eu sei, a série é ótima. Agora é o livro que vai me spoilear para uma coisa bem melhor. :/

2.5 estrelas, mas vamos ser generosos e arredondar para cima porque o final, pelo menos, foi bom.
Téh 22/11/2018minha estante
obrigada por essa resenha, me identifiquei muito. ainda nao entendo ´pq enaltecem tanto esse livro, já li melhores.

Rodrigo 01/08/2018

Pequenas Grandes Mentiras
Excelente! Um livro de leitura fácil e gostosa, bem escrito e sobre a vida comum, que nos leva naturalmente a algum tipo de envolvimento com os personagens, transportando em nossas próprias vidas. Risos e choro se misturam em meio a uma narração impecável. Virei fa de Moriarty.

FabyTedrus 29/07/2018

Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty
Segundo livro que leio da autora e estou gostando cada vez mais dela. Os personagens são muito bem construídos, cativantes, interessantes e muito reais. A história toca em assuntos sérios como violência domestica, bullying, de um jeito muito atual, real e comovente. Afinal "- Isso pode acontecer com qualquer um". O ritmo é muito bom, as mensagens dos outros pais, os capítulos intercalados entre as personagens principais, Jane, Celeste e Madeleine, a investigação, as reviravoltas e os mistérios... Um livro ótimo do início ao fim. Adorei, recomendadíssimo. E se você não ler 'Ai, Calamidade!' Hahaha! (Out/16)

Cleyson - @bookseestante 27/07/2018

Quando era para ser apenas um encontro de pais na Escola Pirriwee, algo terrível acontece, os pais estão discutindo um com o outro, no andar da escola alguém cai e morre. Quem morreu? Será que foi acidente? E se não foi, quem é o(a) culpado(a)?

Nessa história conhecemos três mulheres fortes que escondem alguns segredos sobre suas vidas. Ambas têm filhos e os mesmos estudam na mesma escola. Suas vidas parecem ser comuns, mas quando adentramos à história de cada uma delas, percebemos que nem tudo aparenta ser como é.

Esse é o primeiro livro da Liane que leio, confesso que me apaixonei pela escrita da autora e sua forma de trabalhar com questões tão fortes de uma maneira nada densa. O livro é narrado em terceira pessoa onde observamos cada protagonista individual.

O livro começa com o fatídico acidente, o qual não sabemos quem morreu e o que desencadeou essa morte. Em seguida, voltamos ao tempo e conheceremos toda a trajetória até chegar a noite trágica. Esse ponto me deixou muito curioso para saber quem morreu. Todo instante tentei criar teorias e descobrir tudo. Além das narrações contando a vida de cada personagem e seus dilemas, a autora inclui relatos dos pais que estavam no evento informando tudo o que aconteceu gradativamente.

Sem sombra de dúvida esse foi um dos melhores livros que li este ano. O peguei sem muita pretensão e me vi muito envolvido com todo o enredo. Muitos temas são tratados no livro, como, por exemplo violência contra a mulher, e nos mostra que todos temos pequenas grandes mentiras que contamos para deixar nossa vida mais bela para o outro.

❝ Quando alguém que você amava dependia de sua mentira, ela vinha fácil.

Após ter terminado o livro, descobri que há a série produzida pela HBO, mas, ainda não assisti. Espero que seja tão boa quanto o livro, se bem que só pelo elenco estou inclinadíssimo a assistir: Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley.

Mi 19/07/2018

Pequenas Grandes Mentiras
(...)a Liane ( Lili, para os íntimos rsrs ) escreve de um jeito bem informal e com vocabulário que todo mundo entende, a história tem amor, comédia, mistério e assassinato, ou seja: Só coisa boa!
Uma coisa bem diferente que tem no livro é todo final ou começo de capítulo tem pessoas sendo entrevistadas por um detetive sobre algo que só vai acontecer no final. Posso tirar ” Detetive” da minha lista de profissões, porque eu passei o livro todos rachando a cuca com minhas teoria e no final da história eu queria matar a diaba porque estava tudo tão óbvio que no fim você leva um tapa na cara. Sherlock Holmes teria vergonha de mim!(...)

Para continuar lendo, acesse:

site: https://aartedasresenhas.wordpress.com/2018/02/01/livro-pequenas-grandes-mentiras/

Diego Lunkes 18/07/2018

Pequenas Grandes Mentiras
Um dos grandes desserviços que as histórias podem fazer é romantizar personagens e situações. Esta prática, tão arraigada na literatura, cria nos leitores expectativas que entram em conflito com situações do mundo real, normalmente levando a decepções quando as pessoas encontram problemas ao invés de finais felizes. E isso se agrava quando situações que deveriam ser inaceitáveis acabam, aos poucos, se tornando aceitas devido à lavagem cerebral cultivada a longo prazo através destas histórias.

Felizmente, este problema vem sendo cada vez mais discutido e histórias mais honestas surgem a fim de reparar os danos criados pela romantização. E este é o maior mérito do romance de Liane Moriarty.

"Pequenas Grandes Mentiras" apresenta uma história sob o ponto de vista de três personagens: Jane, Madeline e Celeste. Com o recurso de fragmentação da trama, a autora não induz o leitor a torcer por uma personagem em específica, o que já é um ponto positivo. Aliás, Moriarty faz questão de expor as falhas de todos os seus personagens. Além disso, aproveita esta fragmentação para discutir o tema da violência de diferentes ângulos, demonstrando como qualquer pessoa pode ser uma vítima e das mais diferentes maneiras.

"Ocorreu-lhe que havia muitos níveis de maldade no mundo. Maldades pequenas como suas palavras maldosas. Como não convidar uma criança para uma festa. Maldades maiores como abandonar a mulher e filha recém-nascida ou dormir com a babá do filho. E havia o tipo de maldade que […] não vivenciara: crueldade em quartos de hotel, violências em lares de classe média e menininhas sendo vendidas como mercadorias, destroçando corações inocentes."

A bola de neve de violência e mentiras que aumenta progressivamente na história tem seu estopim quando Jane busca seu filho, Ziggy, em seu primeiro dia no jardim de infância, onde o garoto é acusado por sua coleguinha, Ammabela, de tê-la estrangulado. Renata, a mãe da menina, embora consternada, está disposta a perdoar o ato de bullying desde que Ziggy peça desculpas para Ammabela. Porém, ele nega a acusação e, confiando em sua palavra, Jane sai em sua defesa. Embora compre a briga por seu filho, Jane não está segura de que Ziggy diz a verdade, isto porque a gravidez do garoto foi consequência de um ato de estupro no qual seu agressor a manteve imobilizada estrangulando-a. Esta associação do gesto de violência do agressor com o do filho, somada ao seu trauma e a sua insegurança, levam Jane a crer que Ziggy possa ter uma disposição para maldade que seja hereditária.

Enquanto praticamente todas as mães e professoras do jardim de infância hostilizam Jane, Madeline, mãe de Chloe, simpatiza com Jane e compra a briga contra Renata. Enquanto a trama das duas personagens se entrelaçam, em paralelo acompanhamos os demônios enfrentados pela própria Madeline. Casada pela segunda vez, Madeline mantém a guarda da filha adolescente do primeiro casamento, Abigail. Contudo, as constantes brigas com a filha rebelde fazem a garota escolher morar com o pai, Nathan, e a madrasta, Bonnie. A perda da preferência de sua filha representa uma angústia para Madeline, pois Nathan a abandonou ainda grávida de Abigail. A angústia torna-se ainda maior quando Nathan encena o papel do bom pai de família, basicamente fazendo pela a família de Bonnie tudo que deveria ter feito por Madeline e Abigail. Além de denunciar esta forma de agressão emocional, Liane Moriarty ainda expõe a estratégia utilizada pelo ex-marido que, quando confrontado com uma reação natural de raiva da esposa, tenta retratá-la como emocionalmente desiquilibrada para desviar o foco de suas culpas.

"Ex-maridos deveriam morar em outros bairros. Deveriam colocar seus filhos em outras escolas. Deveria haver leis para evitar situações como aquela. Não era para a pessoa lidar com sentimentos complicados de traição, mágoa e culpa no meio das gincanas dos filhos. Sentimentos como esses não deveriam ser expostos em público."

Após apadrinhar Jane, Madeline lhe apresenta sua amiga Celeste, que completa o tripé de apoio emocional que as personagens representam umas às outras. Enquanto Celeste tenta ajudar Madeline e Jane com seus problemas, ela própria luta contra a violência doméstica de seu marido, Perry. Neste núcleo da história, Liane demonstra como ocorre o ciclo vicioso de um relacionamento abusivo. Perry agride Celeste. Celeste defende-se agredindo Perry. Perry pede desculpas a Celeste, comprando presentes caros e lhe tratando da maneira mais amável possível. Até a próxima agressão, onde o ciclo recomeça.

"Mas era tão surpreendente que o homem bonito e ocupado que acabara de lhe oferecer uma xícara de chá e estava trabalhando no computador no outro cômodo, e que viria correndo se ela o chamasse, que a amava do fundo do seu coração estranho, provavelmente fosse matá-la."

Além de acertadamente refutar a romantização e expor de forma nua e crua as violências físicas, psicológicas e emocionais sofridas por suas personagens, Liane Moriarty ainda mostra como é possível tentar escapar destas situações na medida em que suas personagens começam a reagir à violência e se livrarem de seus problemas. Com isso, a autora praticamente dialoga com possíveis leitores vítimas destes abusos e oferente diferentes meios de combater diferentes tipos de violência. Pequenas Grandes Mentiras refuta a funcionalização da violência e o estereótipo da inimizade feminina, substituindo-os pela ideia de que as mulheres podem (e devem!) se unir para superar os seus problemas.

site: https://barbaliterata.wordpress.com/2018/07/18/pequenas-grandes-mentiras-2/
Ari Phanie 18/07/2018minha estante
Ótima resenha!

Diego Lunkes 18/07/2018minha estante
Brigadão, Ari :) Espero que os outros livros da autora sejam tão bons quanto este.

Ari Phanie 18/07/2018minha estante
Tbm espero :)

Gabriela.Almeida 12/07/2018

Se você está procurando um suspense que valha a pena, esse é um deles.
Primeiro livro que leio da autora, e eu amei.
Incrível como a partir de um primeiro dia de aula do Jardim de infância tanto enredo pode acontecer.
Só posso deixar aqui então a minha imensa recomendação para que leiam esse livro maravilhoso.

Valquíria 20/06/2018

Cumplicidade
Fazia muito, muito e muito tempo que não lia um livro tão perfeito, com um enredo impecável, com personagens tão bem construídos e finalmente um final surpreendente!! Esse livro é aquele tapa na cara que precisamos, para de vez e quando sairmos da nossa zona de conforto!

Rosa 16/06/2018

Incrível
Dia frio, cobertor e um livro eletrizante. Esse é o cenário da minha leitura, que junto com uma historia cativante fizeram 400 paginas parecerem 100.
Liane novamente traz os elementos de capítulos curtos com ponto de vistas intercalados, neste livro temos a visão de novas 3 mulheres Jane, Celeste e Madeline. Cada uma com suas características e problemas familiares diferentes, a autora trabalha cada um desse vários problemas dentro do livro junto com um grande mistério, alguém morreu na noite de concursos da escola. Não sabemos quem nem como, e toda a construção da historia até descobrimos o final é eletrizante, não consegui largar ficava curiosa com a resolução a cada fim de capitulo eu corria pro próximo, assim como em O Segredo do meu marido, é uma leitura que faz o mundo a nossa volta parar.
Pequenas mentiras que contamos podem causar grandes estragos ! Recomendo.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/06/2018

Às vezes as pequenas mentiras acabam sendo as mais letais...
Um assassinato, um trágico acidente ou apenas adultos se comportando como crianças?
O fato é que alguém morreu.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551001578

Laura 22/05/2018

MEU DEUS
Esse foi mais um livro indicado pela faculdade que eu peguei meio cabreira para ler. Comecei sem muita motivação, e isso eu confesso envergonhada agora que terminei a última página. Pequenas Grandes Mentiras é maravilhoso, atual, leve e, ao mesmo tempo, intrigante e muitíssimo pertinente na nossa sociedade.

A leitura é muito bem arranjada e gostosa, adotando um clima de suspense que vai te embrenhando cada vez mais na trama apresentada logo nas primeiras páginas. Não tem muita enrolação. Cada pequeno detalhe apresentado reverbera mais tarde nos personagens. Os diálogos fluem com naturalidade e o ritmo da narrativa é perfeitamente equilibrado.

A abordagem dos problemas femininos da sociedade atual é incrível. O livro abre espaço para reflexões fundamentais na modernidade e oferece uma luz no fim do túnel para aquelas que acabam se identificando com as linhas das personagens.

Recomendo demais a leitura! 5/5