Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

bia | @biatalendo 06/03/2023

Ninguém assassina como os ricos.
Em "Pequenas Grandes Mentiras" vamos acompanhar uma narrativa que passeia pelo passado buscando resolver um problema do futuro. Um grupo de pais de uma cidade no litoral é entrevistado por um policial por causa de um assassinato. Enquanto isso, a narrativa do livro se dobra no ponto de vista de personagens para entender como tu ocorreu até ali.

O livro é sem dúvidas, viciante. O tamanho dos capítulos otimiza muito isso, são curtinhos e alguns acabam com um gancho perfeito para nos puxar para o outro. A escrita da Liane é excelente, é super coerente, minuciosa e deliciosa de se ler. O mistério é bem encaixo, e ela sabe como deixar o leitor curioso, mesmo que renda alguns momentos forçados para aquele mistério permanecer.

O background da história além do crime é muito bem encaixado, atual e instigante de ler. Em livros puxados para o thriller é um caso raro ter personagens que a gente se importa, aqui há sim personagens interessantes, que conseguimos sentir empatia e até mesmo se identificar. Adorei ler sobre as famílias e seus famosos white people problems, mas quando a gente acha que são apenas problemas superficiais, é ai que o livro nos surpreende.

Me faltou algo mais marcante, uma identidade, um aspecto, um personagem ou uma frase que fizesse esse livro ter a sua marca. Muitas vezes é forçado e fica na mesmice em boas das 400 páginas dele. Adorei o livro, adorei o final e a revelação. Alguém explica como ler livro sobre pessoas ricas pode ser tão, mas tão interessante?

Juliana 03/03/2023

Fofocas, dramas familiares, suspense e uma morte! Adorei o livro, o suspense (quem morreu??) (quem matou?)... Os dramas familiares super reais e atuais. Poderia acontecer com qualquer um...

Marina 01/03/2023

Não tenho mais o livro, tentei prosseguir na leitura o máximo que pude mas tava arrastado e chato demais. Porém, a adaptação em série é muito boa, vale a pena assistir.

Ana Carolina 21/02/2023

Liane Moriarty não erra
A montanha russa de emoções que foi ler esse livro!!! Que história! Estou completamente impactada. Um livro que me prendeu do início ao fim e entregou muito no final.
Uma leitura pesada em muitos momentos, mas com reflexões necessárias e com final que faz jus a todo o mistério construído ao longo da trama.

Vitoria_Vick 12/02/2023

Calamidade!
Não sei nem oq dizer sobre esse livro, só tenho agradecer q eu finalmente acabei, não aguentava mais, ele não é um livro ruim, quero q vcs entendam isso, mas ele não é maravilhoso, é muuuuita enrolação, mas tanta q a gente fica se perguntando se é realmente necessário isso, sabe, era tanto mistério, muito cansativo, as partes dos depoimentos eram uma encheção de linguiça, pqp, q chatice. Se tirasse isso o livro talvez seria um 4,5 e olhe lá, pq só aconteceu uma parte realmente boa em 85% do livro, e pronto, acabou. O plot é bom, as três protagonistas são maravilhosas, gostei delas e os traumas infelizmente são bem realísticos, gostei do Ed e do Tom, o resto é um bando de gente asquerosas.
Enfim, não indico esse livro. Leiam por conta e risco de vcs, avisados.

Fy 09/02/2023

Big Little Lies
Pequenas grandes mentiras foi um dos poucos livros com alguma coisa de mistério que eu já li na minha vida, e foi simplesmente muito intenso e eu gostei bastante desse livro.

A história me cativou bastante principalmente porquê eu amo histórias com dramas familiares, e essa teve muito disso. Nós acompanhamos a jornada de três mulheres aqui Madeline, Celeste e Jane cada uma representando um tipo diferente de classe socioeconômica e claro, um tipo diferente de mãe, a história delas começa a ser apresentada a partir de um encontro de crianças do jardim da infância o que de cara pra mim já deu todo o tom de drama que isso teria. Assim, começamos a acompanhar uma amizade nascer entre elas que são extremamente diferentes umas das outras, mas que foi muito bonito de ver crescer a confiança e o apoio entre elas.

Eu gostei de ler o desenvolvimento das três, de Celeste com sua vida aparentemente ?perfeita?, que conta com um marido carinhoso, gentil e ridiculamente rico e seus pequenos endiabrados filhos gêmeos, eu adorei a personagem, tudo bem que logo no começo eu achei que não iria me identificar muito com ela, mas para minha total surpresa a jornada dela foi a mais emocionante de acompanhar, eu senti muita força e resiliência na personagem, ela que retrata na história uma situação antiga por qual as mulheres passam e vê-la lidar com isso foi angustiante no inicio, por várias vezes eu quis gritar com a personagem, mas eu entendi que não era certo eu fazer isso e que sim eu deveria torcer e entender as motivações de Celeste, porém eu não escondo minha felicidade com os acontecimentos finais da história.

Jane foi uma personagem que me conquistou logo de primeira, eu tenho uma tendência muito forte de acolher os personagens considerados ?mais fracos? dentro das histórias, e não foi muito diferente com Jane. Essa personagem que representa aqui o papel de mãe solteira e que se muda com seu filho para essa cidade litorânea em busca de uma ?vida melhor? me conquistou rapidamente, ela não é como as outras mães da escolinha onde seu filho estuda, ela não possui a vida perfeita, o marido perfeito e muito menos o tato social adequado para lidar com as outras mães socialites da escolinha. Jane acaba protagonizando o enredo central da história graças a um incidente ocorrido na escolinha, que envolve diretamente o seu filho e que vai fazer essa personagem passar pela política ferrenha que cerca as relações interpessoais do jardim da infância (acreditem em mim é bem pior do que parece). Fora isso todo desenvolvimento da personagem começa nesse momento e foi muito gratificante acompanha-lo, ver ela se desenvolvendo, crescendo e fazendo amizades deu uma felicidade no coração, ela é uma personagem com um passado marcado por uma situação horrível e poder acompanhar seu processo de evolução foi muito bom.

Já Madeline é outra história, quando essa mulher apareceu eu soube que amaria a jornada dela, ela é dramática (talvez seja por isso eu tenha me identificado tanto com ela), briguenta, amorosa, protetora e vingativa também o que me fez achar a história dela a mais divertida de acompanhar. Madeline é divorciada e em seu primeiro casamento ela teve sua filha mais velha, e por muito tempo elas tiveram aquela relação mãe e filha estilo Gilmore Girls (o que sempre é muito engraçado de ler/assistir), depois Madeline se casou novamente e teve outros dois filhos, diga-se apenas de passagem a filha mais nova dela, Chloe, é com certeza uma das minhas crianças literária favoritas, eu simplesmente amei aquela menina. Porém o ex-marido de Madeline e sua nova esposa estão conquistando muito espaço na relação de Madeline com sua filha mais velha, Abigail, o que claramente a incomoda e garante a nos leitores momentos engraçados. Na minha opinião foi muito legal acompanhar a vida da personagem, principalmente porque eu me identifiquei muito com ela e todos os seus dramas, não os relacionados a maternidade esses ficaram sobre total responsabilidade da autora de passar com perfeição as reações de Madeline as mudanças em sua relação com Abigail, mas que não deixaram de puxar muita emoção da minha parte. Uma trajetória muito divertida e intensa que me conquistou logo de primeira.

Sobre os aspectos gerais da história achei que o mistério foi bem construído, eu só descobri o que tinha realmente acontecido quando a autora revelou tudo, e foi chocante, não o acontecimento em si, mas a pessoa envolvida nele, eu estava esperando que fosse alguém totalmente diferente. A escrita também foi muito fluida, apesar de eu ter demorado um pouco para terminar o livro foi tudo culpa minha, porque os capítulos são curtos e a história segue em um ritmo acelerado super interessante de ler. Uma das coisas que me fez gostar ainda mais desse livro foi a maneira como ele retrata as experiências não só das crianças, mas principalmente dos pais ao inicio da vida escolar de seus filhos, é muito interessante perceber que o tudo que estava sendo retratado no livro tem ligação direta com as diferentes formas que os pais criam seus filhos e os impactos dessa criação no futuro dessas crianças. O formato como a história é apresentada também é super legal e te instiga a devorar o livro, eu adorei a inserção dos comentários dos pais dos alunos me diverti horrores com o que eles falavam. Por fim, eu recomendo esse livro a todos que querem ler um mistério com dramas familiares e questões importantes a se debater.

isaalberto 08/02/2023

A leitura flui muito, vai contando a partir das personagens principais junto com o depoimento das outras pessoas... Fiquei o livro inteiro criando teorias sobre quem teria sido assassinado e não cheguei nem perto de acertar. As personagens são muito bem trabalhadas e não perdem a sua essência durante a história, e amei acompanhar a evolução de cada uma, já estou ansiosa para ler outros livros da autora.

Isadora 07/02/2023

big little lies
Bem, não estava esperando que esse livro abordasse violência doméstica e psicológica mas caramba... esse assunto sempre me pega de jeito, acho que acaba sendo um gatilho para todas as mulheres, por se colocar no lugar das protagonistas, por pensar que poderia ser com alguém que ama, vira quase uma fobia. Além disso, o livro aborda outros assuntos muito importantes e recorrentes como maternidade, relacionamentos, as diversas faces do ser humano e suas pequenas grandes mentiras. O livro conta a história de pais de uma classe social mais elevada que estão ligados pela escola de ensino primário e fundamental, envolve muita fofoca e briga, podemos ver personagens mais autoritários e outros mais fechados, e acima de tudo, podemos ver que nunca saberemos o que de fato se passa na vida de cada um. As três protagonistas (Jane, Madeline e Celeste) conseguem deixar ganhar a simpatia do público, vamos destrinchando pedacinho por pedacinho delas e vendo a força e fraqueza, todos os pontos positivos e os negativos, acima de tudo são humanas como a gente, e isso gera uma sensação de pertencimento preciosa na história, a gente sofre junto, sente raiva junto, quer proteger. Apesar de não estar esperando isso do livro, ele foi um suspense leve, que surpreende e prende de maneira positiva, ótimo para ser indicado, principalmente pela maneira inteligente da autora abordar temas tão pesados. Muito bom.

Rafa 04/02/2023

Realmente não achei que no final as histórias se amarariam tão bem. Foi um grande plot twist, que fez tudo fazer sentido. Uma boa leitura, vale a pena!

Paula 30/01/2023

cumpriu seu papel
pessoas ricas, fofocas e "cidade pequena", um combo que me interessa muito. gostei da escrita e do suspense, livro me prendeu do início ao fim

Albeli 29/01/2023

É livro, mas poderia ser real
A história de Pequenas Grandes Mentiras traz um pouco de suspense, mas também nos mostra as diversas faces do ser humano. O livro mostra como gostamos de julgar os outros, como não existe vida perfeita e o quão difícil é saber o que o outro está passando. Confesso que não sabia o que esperar do livro e ele me surpreendeu de forma positiva.

Sariitinha 25/01/2023

Leitura fluida, resumida e sem complicações para entender
Rico sendo rico e com um plot legalzinho com uma história que até parece ser bem real

emiliapsouza 22/01/2023

As coisas não se apagam, elas explodem.
"Todos os conflitos começam por causa dos sentimentos feridos de alguém, você não acha?"

Que livros, senhoras e senhores! Com uma escrita impecável, enredo maravilhoso e personagens extremamente bem construídos, a leitura se torna fluída e rápida!

Esse livro foi uma grata surpresa. Achei a história super intrigante, adorei a forma como a autora intercalou os pontos de vista, entre a narração principal e os depoimentos dos personagens. Além disso, a todo o momento que o mistério ia se desenvolvendo com aquele clássico: quem matou? quem morreu? Foi o suficiente para fazer o livro ter uma leitura muito rápida e empolgante!

Adorei!