Ordem

Ordem Hugh Howey

Resenhas - Ordem

Maria.Jose 23/07/2023

Infelizmente não é uma narrativa muito envolvente. A respostas demoram para vir e os personagens não são tão interessantes quanto do primeiro livro.

Fran289 06/07/2023

Uma sequência intrigante.
Conheci essa saga através da série da Apple TV, mas já no terceiro episódio eu não me aguentei de ansiedade e li o primeiro livro! Me apaixonei pela história, fiquei ansiosa pra saber todos os segredos da trama e me encantei pela força e coragem da Juliette.
Minha única reclamação desse livro é não ter muito sobre essa mulher, mas eu gostei dos personagens que Hugh Howey incluiu e adorei o no que ele atou em todas as dúvidas, em todas as perguntas que pareciam não fazer sentido.
Dessa vez a gente acompanha a história de "3" personagens mega importantes para a história e cada vez a gente se vê mais sedento pela verdade, principalmente por saber que está chegando perto dela.
Ordem é um livro igualmente instigante, que traz a gente para o início da história do Silo, e atinge bem o seu objetivo (que na minha opinião é fazer a gente ficar com medo da humanidade.)
Adorei!

Joseane 29/06/2023

Decepção
Livro extremamente decepcionante. A trama é confusa e mal desenvolvida, existe inúmeros personagens nada a ver e hiper desconexos, o que transforma a leitura cansativa.
O livro promete tudo e entrega nada. Ainda assim, lerei o terceiro e último livro pra ver como se encerra!

Thatiane.Cristina 21/06/2023

Um livro interminável e que poderia ser resumido em 150 páginas. Eu diria desnecessário. Poderia ser adicionado ao primeiro ou ao último de forma resumida. Até agora essa série é composta por livros que poderiam ser só a metade.

Cris 14/06/2023

?Preveja o inevitável e com certeza um dia você estará certo
?Comece pelo topo. Parta do pressuposto de que a explicação é mentira.?

?Misture verdades e mentiras e você não será capaz de diferenciá-las.?

?O conhecimento. As coisas que deixamos fora do Legado. A capacidade de acabar com tudo com o simples apertar de um botão.?

E se a sobrevivência dos seres humanos dependesse do deslocamento de milhares de cidadãos para uma enorme cidade subterrânea, com gigantescas telas de TV transmitindo imagens desoladoras do mundo do lado de fora e ninguém fosse autorizado a sair?

No primeiro livro da série, a heroína era Juliette, uma mecânica nascida nos subterrâneos.
A narrativa de Ordem, que alterna passado e presente, começa em um período anterior ao descrito em Silo, explicando como o mundo de Juliette foi transformado. São apresentados ao leitor um portador do século XXIII; um senador da Geórgia num futuro próximo; um garoto abandonado, cuja história termina quando a de Juliette começa, e Troy, que acorda em 2110 sem saber quem é.

Em Ordem, os personagens escapam da morte ao serem congelados em cápsulas criogênicas, sendo acordados de tempos em tempos para tomar remédios, realizarem alguns trabalhos alienantes e depois dormir outra vez. O livro volta no tempo, ao ano de 2049, revelando as decisões tomadas por alguns poucos poderosos, responsáveis por bilhões de mortes que deixarão a humanidade em vias de extinção.

Hugh Howey apresenta aos leitores um mundo pós-apocalíptico, com os poucos seres humanos restantes sobrevivendo à atmosfera tóxica do planeta Terra em um silo subterrâneo.

A narrativa torna-se claustrofóbica e contrita à medida que a humanidade é forçada a viver no silo e a tomar medicamentos que a fazem esquecer a destruição infligida aos amigos e parentes. Ao contar uma história que se passa em um futuro bem próximo, Howey cria um apocalipse totalmente convincente e, à medida que revela as camadas de seu mundo distópico, pavimentando o caminho para a sequência da série, "Legado"

Natália Sophia 12/06/2023

Meus amigos o que foi essa loucura?
Eu não sabia que precisava de ler um livro assim até começar a ler esse.
Gente, simplesmente delicioso.
A gente sempre quer saber o que aconteceu quando lemos um livro distópico pós apocalíptico e finalmente alguém deu isso a gente.
Adorei saber como foram as etapas.
E toda vez que passava um turno eu ficava mais elétrica.
Já vou correndo ler o terceiro!

kally5 07/06/2023

Chocante
Esse segundo livro foi de longe o mais triste e o mais chocante. A cada capítulo era um segredo, um mistério, uma revelação que me fez ficar parada em choque por uns bons 3 minutos kkkk. Nesse livro as milhares de perguntas que eu tinha depois de ter lido Silo, foram respondidas, e até agora fico admirada na habilidade do autor de ter pensado em absolutamente tudo! NADA fica solto no ar, ele não deixa nada escapar e tudo que ele escreve no final faz sentido. Sinceramente acho essa capacidade espetacular, me lembrou do Frank Herbert autor de Duna.
É minha segunda série de livros de ficção científica, talvez a maioria dos livros desse gênero sejam assim kkkkkk, mas enfim rs
Eu disse que foi mais triste que Silo, e de verdade, eu só não chorei por que meu choque foi maior mas não quer dizer que tenha sido um pouco triste, muito pelo contrário.
O começo foi um pouco difícil para eu me adaptar a personagens novos, eu achava que eu ia ler a continuação de Silo depois que a Juliette volta pro silo 18, mas na verdade Ordem conta a história de como tudo começou, da construção dos silos, do porquê e de quem os construiu.
Estou muito animada para o livro 3, dependendo de como vai acabar, talvez seja uma das minhas séries de livros favoritos

livrosepixels 17/05/2023

O passado molda o futuro, mas o presente o define.
Silo foi uma das leituras mais gratificantes e incríveis que fiz. Intrigante, convincente e original. Logo, fiquei eufórico para ler a sequência, mas demorei bastante para fazê-la.

Ordem é o segundo livro da trilogia, MAS, ao contrário da maioria das trilogias, esse livro não é uma sequencia direta do primeiro. O livro intercala o passado, do que houve antes do silo, e o presente, mas de outro panorama diferente do descoberto por Juliete no fim do primeiro livro.

No passado vamos conhecer o recém eleito deputado estadual Donald Keene. Donald é descrito como um dos mais habilidosos arquitetos da nação, e por este motivo, foi convidado pelo senador Thurman a projetar um imenso edifício subterrâneo, com a máxima de segurança. A explicação dada para Thurman foi de que a América iria começar a armazenar lixo nuclear para evitar a contaminação do ambiente. Entretanto, Donald não tinha acesso a todo o projeto, então não tinha como ver a real intenção desse ambicioso projeto.

E assim que o(s) silos estão prontos, acontece o grande desastre que nos leva ao futuro imaginado no primeiro livro. Que tipo de desastre? Bom, aí só lendo para saber.

Assim também acompanhamos o presente, onde Troy é acordado de um sono criogênico para um turno de 6 meses. Ele acorda sem muitas lembras de como e porque está ali, só o que sabe é que sua missão é ocupar o posto de outra pessoa por seis meses, desempenhar suas atividades, e depois voltar a dormir para mais futuramente, acordar novamente.

Entretanto, Troy começa a ter fragmentos de memórias e questionamentos começam a surgir, e assim como Juliete no primeiro livro, a sua curiosidade vai levá-lo a descobrir segredos escondidos, a real natureza dos Silos, como que tudo começou e por qual razão começou. Há até uma suposição de invasão alienígena. Será? ahaha

Apesar de ter uma história muito bem estruturada e boa, e não ser linear como imaginei que seria, há muitos capítulos onde o autor se alongou demasiadamente. Troy é um personagem que demooooooora muito mais do que o aceitável pra começar a ter ações e a desempenhar alguma coisa interessante na história. Além disso, o final do livro acaba sendo um pouco acelerado, destoando do restante da narrativa, o que deu a impressão de que o autor precisou entregar logo um desfecho para não se perder.

Eu goste bastante da trilogia e ainda não li o último livro para ver como isso tudo termina, mas Ordem foi aquela leitura super interessante, porém, cansativa na maior parte do tempo.

Mesmo assim, ordem é um livro fundamental, pois explica o passado do Silo, contextualiza o presente que Juliete descobre na trama, e se conecta fortemente com a revolução que, sem dúvida, irá acontecer no último livro.

Se você ainda não leu a trilogia, só digo uma coisa; vá logo!

Obs: Silo está com adaptação na Apple TV+ e a primeira temporada conta com 10 episódios. Já foi elogiada e até o momento tem sido vista como uma das melhores produções da Apple TV.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Andre 16/05/2023

O segundo livro da série responde muitas perguntas que o primeiro volume deixou em aberto mas pra isso ele volta séculos no passado e recomeça a história com novos personagens e uma nova trama.

Isso força o leitor a se reconectar do zero com o universo mas, uma vez vencida essa dificuldade inicial, temos a recompensa de ver a história se encaixando e personagens conhecidos retornando ao centro da atenção.

O livro termina deixando o terreno preparado para uma bela conclusão. Agora é torcer para o terceiro volume corresponder às expectativas

Luiz Carlos 07/05/2023

Uma continuação mediana
O primeiro livro da Trilogia - "Silo" - rendeu boa leitura e é bem mais atraente que "Ordem", o livro demora a engrenar e demorei a desenvolver a leitura. Como projeto pessoal estou limpando a estante de livros iniciados anteriormente e nunca concluídos! Agora é partir para o terceiro livro da série - "Legado"!

Patricia.Sattler 27/01/2023

O que você faria se todas as pessoas que ama estivessem mortas e você fosse obrigado a sobreviver em um mundo de confinamento e mentiras, tornando a vida e a sociedade em um ideal de sobrevivência construído nas profundezas do subterrâneo?

O ano é 2049 e Donald Keene acaba de ser eleito deputado estadual de Washington, capital dos Estados Unidos. Longe de ter se tornado o arquiteto que gostaria, Donald vê o tempo passar e encontra no governo uma forma de se tornar útil ao mundo ajudando pessoas e tentando tornar o mundo um lugar melhor.

Contudo, seu projeto acaba sendo interrompido quando o senador Paul Thurman, que ajudou Donald a ser eleito, o chama para ser o autor de um projeto ultra secreto do governo, participando não somente do projeto e construção, como também dos segredos escondidos por trás dos ideais pacifistas de uma sociedade protegida pelo medo.

Levando em conta que “Ordem” é o segundo livro da trilogia e o primeiro na linha do tempo da história dos silos, a base de toda a catástrofe social contra o mundo, acredito que boa parte da narrativa tenha se desdobrado com mais detalhes entre o passado dos personagens e os erros cometidos, porém isso só poderá ser confirmado após iniciar a leitura de “Silo”.

O fato do autor criar um mundo distópico, praticamente pós-apocalíptico, com uma sociedade de sobreviventes de uma catástrofe premeditada, encoberta por políticos de altos cargos, cercada por uma gama de mentiras criadas pelo governo para encobrir os verdadeiros motivos da destruição em massa do mundo, tornou a leitura em um mar de teorias conspiratórias.

Leia a resenha completa no blog!

site: https://paragrafoseguinte.com.br/2022/07/03/ordem-silo-2/

baracho.rodrigo 04/01/2023

Enrolação
Gostei da parte do Donny e depois da metade do Jimmy, não curti tanto os capítulos do Mission.
Achei que enrolaram muuuuito, explica algumas coisas da criação do Silo, mas sempre fica um ar de que talvez isso não seja a história REAL.
De verdade não deveria ser uma trilogia, enrolaram pra não explicar quase nada, não lerei o terceiro ?

Raphael.Fraemam 08/12/2022

Uma sequência que não é uma sequência
A ideia do segundo livro da trilogia Silo é boa, mas pega o leitor desavisado quando ele propõe apenas explicar o passado. De fato, é assustador compreender como tudo começou e acho que Howie é genial ao tentar justificar o seu universo. Entretanto, o fim do primeiro livro deixa muitas perguntas em abertos e faz com que o leitor vá para o segundo livro muito mais interessado em saber os acontecimentos posteriores do que anteriores. Esse, na minha opinião, é um erro do Autor. Ele poderia fazer um segundo livro explicando o passado, como fez, mas perdeu a oportunidade de avançar um pouco mais na história e explorar acontecimentos posteriores ao primeiro livro também. Ainda não li o terceiro e último livro, mas, desde já, fico com a impressão de que se o segundo livro fosse um pouco mais editado, ele poderia se juntar com o terceiro, e Silo funcionaria muito melhor como uma duologia do que como uma trilogia.
fabio.hingst.1 08/12/2022minha estante
Caraca mano, eu achei que era a sequência direta! Então, na verdade, ORDEM vem antes de SILO??? ?

fabio.hingst.1 08/12/2022minha estante
Oloco, então será que vale mais a pena ler ORDEM primeiro e depois SILO? Já li SILO até a metade há uns anos.

Gabi Ju 07/11/2022

O mundo é cruel, mas os políticos superam!
Segundo livro da trilogia. Peguei sem ler a sinopse e tomei um tapa na cara kkkk
Juro, eu não sabia o que tava rolando. "Nada a ver" com o primeiro livro, personagens diferentes, época diferente... eu fiquei completamente perdida. Aí eu me achei no meio da confusão e MEU DEUS!

Acho que Legado consegue ser melhor que Silo. Um livro inteiramente dedicado a trama pré-apocalíptica.
Nesse ponto nós já sabemos que são vários silos e não um só. E que existe um silo que monitora todos os outros. Então no segundo livro, senhor gênio Howey traz a origem de tudo, desde os planejamentos políticos, à construção dos silos, ao dia em que todos foram forçados a abandonar suas vidas e viver em silos para sobreviver, e mais. Temos os primeiros anos nos silos, como as coisas se desenrolam; se algo sai fora dos eixos, como o Silo 1 resolve a situação.
Desde o início, acompanhamos Donald. Arquiteto que resolveu entrar para a vida política e se embrenhou no projeto dos Silos sem instruções detalhadas. Ao longo do livro é fácil demais criar uma conexão com ele, um carinho absurdo, ele tem muitos aspectos de paizão (apesar de não ser kkk). Depois da evacuação, ele acorda como chefia do Silo 1 para seu Primeiro Turno e logo de cara precisa resolver uma situação complicada com um dos Silos entrando em colapso. Donald era casado antes de tudo e ele começa uma busca para encontrar a mulher. As coisas se desenvolvem e é exatamente como no primeiro livro, muita ação, muitos segredos, muita política.

Uma coisa que eu achei muito interessante foi que apesar do segundo livro seguir uma linha de tempo diferente do primeiro, ambos acabam no mesmo ponto. Ou seja, o terceiro começa com ambos os fins dos livros 1 e 2 se encontrando e partindo daí.

Surtos aqui: @gatubooks ;)