A teus pés

A teus pés Ana Cristina Cesar

Resenhas - A Teus Pés

1 | 2 | 3 | 4

Alberto 26/12/2021

Miscelânea de recursos narrativos para desvendar poeticamente o cotidiano trivial.
Difícil de classificar, o que é elogio na minha opinião, mas provavelmente essa ideia não é majoritária. Não é romance, nem conto, nem crônica, nem poesia, nem diário, nem epístola, mas é um pouco tudo isso. Há poemas, há pequenas crônicas, há trechos que parecem escrita automática, um tanto surreais. É uma grande mistura de estilos. De comum os textos trazem vislumbres da vida de uma jovem intelectual urbana dos anos 1970-80 que tem uma acuidade muito forte para enxergar os aspectos poéticos do trivial, ou descrever o trivial de modo poético, desvendando facetas ricas de significado nos incidentes banais. Ana C. escreve bem, tem domínio da técnica, embora haja textos mais impressionantes e outros nem tanto. Tiram-se algumas passagens boas de copiar e colecionar, para quem gosta disso. O epílogo é bem bom, bem melhor que o conjunto, mas não faz sentido se não lemos o texto todo.

Lara 15/12/2021

"A Teus Pés" é um compilado de algumas de suas obras. Ana Cristina possui uma escrita bastante característica, demarcando o cotidiano, com um plano de fundo urbano, moderno e, sobretudo, autobiográfico. Em diversos momentos o leitor pode se sentir intimista com a autora e isso se estende de modo mais intenso na única correspondência presente nessa edição, a qual ela assina com um pseudônimo.

Esse foi o meu primeiro contato com a poesia marginal e, apesar de os poemas serem curtos isso não significa que a leitura seja rápida, é necessário digerir e sentir entre as gengivas o poema, como a autora aponta em um de seus escritos:

"olho muito tempo o corpo de um poema
até perder de vista o que não seja corpo
e sentir separado dentre os dentes
um filete de sangue
nas gengivas"

Simone Pagliari 07/10/2021

Poesia
Textos curtos, poemas fragmentados, cartas, páginas de diário criam um jogo com o qual a poeta brinca e celebra a vida. A Autora mistura sombra e luz, não hesita em se apropriar da fragmentação do mundo para, em seguida, recriar a seu modo imagens que sensibilizam o leitor.

Felipe.Camargo 01/08/2021

93°Livro: A teus pés, Ana Cristina Cesar

Acredito que a poesia feita de encontros do poeta que escreve com o leitor que contemple suas palavras, não foi meu caso ao ler esta obra muito bem conceituada depois poesia contemporânea brasileira.

O livro parece ser fragmentos diários, das conversas, das memórias e dos pensamentos da autora, tudo muito alinear. A cara da pós-modernidade.

fernandaararuna 22/07/2021

experiências legais
não sei eu não estava em uma boa época para ler ana cristina césar, mas foi bacana ter conhecido um de seus escritos.

mari 07/07/2021

ana cristina
Ana Cristina foi um dos célebres nomes por trás da chamada "Geração Mimeógrafo", desafiando os padrões de arte e literatura do Brasil no século XX, não é atoa que um dos seus principais apoiadores era Caio Fernando Abreu, um símbolo da contracultura brasileira. Não tenho um repertório literário muito grande, mas acredito que esse tenha sido um dos livros mais desafiadores que já caiu em minhas mãos. A autora transita em diversos assuntos em um mesmo parágrafo, muitas vezes parece que conversa consigo mesma entre as estrofes, com pensamentos intrusivos e desconectados. Mistura inglês, espanhol, português e francês em vários momentos, transitando em fatos que de nada tem a ver com o que ela falava em um momento anterior. Mesmo sendo curto, esse livro é um grande desafio de compreensão.
Não sei descrever esse livro em sentimentos coerentes. Não faz muito o meu tipo de literatura.

isa 15/06/2021

primeiro contato com poesia marginal! uma pena ter saído da lista dos vestibulares, mas não me surpreende não ensinarmos algo fora do padrão em épocas como essa

Marcos.Alexandre 12/06/2021

Um livro instigante. Ana solta a poesia de forma que leitor vai juntando as peças como um quebra cabeça. Terminando com alguns trechos em prosa.

Matt 11/06/2021

Eu gosto muito desse também, confesso que tem umas que eu não gostei muito, porém tem outras que eu fiquei imerso no que era contado é que leria livros inteiros sobre essas histórias

Isa 29/04/2021

poesia
eu não sei definir Ana Cristina César com outra coisa além de: poesia. porque ela é tudo que se espera de uma. ela te titubea, te devolve, te contempla e também conforta. esse livro entrega tudo que se espera quando dizemos sobre poesia. entretanto, sinto que poucas pessoas conseguem experenciar, de fato, o que ela retrata. e isso é mágico.

Paloma.Ferreira 14/04/2021

Entendo que Ana escreveu conteúdo com temáticas importantes para debates na sociedade de 80 e que continuam atuais. Os poemas marginais, feministas eloquentes são deliberadamente ora anarquizados, do ponto de vista dos fatos ocorrendo. Muitas coisas são subjetivas, ou seja, faziam sentido para a autora, mas tornam de nosso interesse a partir do momento em que, as coisas cotidianas, observadas, tráz críticas e alusões. Desta maneira, se torna tenaz

clarividente 22/03/2021

"Fotogramas do meu coração conceitual."
me perguntando como consegui passar tanto tempo sem conhecer os poemas da ana, que coisa fantástica. é uma leitura rica, única, apaixonante e melancólica em determinados momentos (e como poderia não ser?)

guipvr 20/01/2021

Gostei mais da primeira metade do livro do que da segunda...não curti muito os textos, tem algumas coisas interessantes pelo livro, mas achei várias partes misturadas, um pouco jogadas. Pode ser sido o momento que eu li...mas enfim, longe de ser minha leitura predileta. Não consegui me levar muito na escrita da autora. Não curti.

underlou 30/12/2020

Um livro estranho. Gostei da leitura, mas, de modo geral, não me senti arrebatado. Pra ser sincero, única linha de que me recordo com apreço é a paráfrase a Katherine Mansfield e sua eterna espera por algo divino.

Lorenna Maia 29/12/2020

Um livro um pouco melancólico e ao meu ver, bastante complicado de se entender

1 | 2 | 3 | 4