A teus pés

Resenhas - A Teus Pés

1 | 2 | 3 | 4

Hélio Rosa 16/01/2009

Uma poesia esvoaçante
É uma leitura fina e marcante, como a própria autora, cheia de abismos e vazios, de alma inquieta e inquietante, como se lê num poema anterior, publicado postumamente, que bem poderia servir-lhe de epitáfio:

Esvoaça... Esvoaça...

É como a vela que se apaga, E a fumaça sobe e se atenua. É o amor fraco que se apaga, Não adiantam poemas para a lua.

Sofre o homem, o amor acaba E a doce influência esvoaça Como o fio adelgaçado De fina e translúcida fumaça

Esvoaça, esvoaça... Atenua o amor,Atenua a fumaça.

Para que tanta dor? E o amor que vai sumindo, Adelgaça, esvoaça, esvoaça... (maio/1963)

Senhora D. 10/03/2010minha estante
Tô muito afim de ler esse livro. *___* Meu namorado até postou uma resenha falando sobre este livro no nosso blog. Este é o link: http://daki-dali.blogspot.com/2009/09/poesia-esta-na-dor.html ;****

guipvr 20/01/2021

Gostei mais da primeira metade do livro do que da segunda...não curti muito os textos, tem algumas coisas interessantes pelo livro, mas achei várias partes misturadas, um pouco jogadas. Pode ser sido o momento que eu li...mas enfim, longe de ser minha leitura predileta. Não consegui me levar muito na escrita da autora. Não curti.

Max 25/06/2023

Em um voo, a teus pés...
Sua poesia ao longo do livro se revela e esconde numa eterna provocação de imagens do seu cotidiano, a modernidade quase visceral de suas poesias surpreende o tempo todo. Sabendo do seu suicídio, um ano após a publicação dessa obra, num impulso se precipita em um voo do sétimo andar de um prédio.
Lembrei de Florbela Espanca... e doeu meu coração!

fernandaararuna 22/07/2021

experiências legais
não sei eu não estava em uma boa época para ler ana cristina césar, mas foi bacana ter conhecido um de seus escritos.

Lipe 22/12/2020

Poesia Marginal
Ana Cristina Cesar, escritora pertencente à geração mimeógrafa, fora também professora e tradutora e possui uma poesia mais intimista, tanto quanto Clarice Lispector, misturada à prosa, com cenas do cotidiano ligadas à ela e às pessoas a sua volta em sua vida urbana. Determinadas situações descritas em suas obras, como em Luvas de Pelica, tem vies confessional, mas ficamos na dúvida até que ponto determinados relatos são autobiográficos.
Como um todo apesar de não prender-me muito, alguns poemas me marcaram bastante.

"Cartilha da cura - As mulheres e as crianças são as primeiras que desistem de afundar navios."

Ana 30/12/2021

"Vamos iniciar uma correspondência, ela propõe. Você já amou alguém verdadeiramente? Os limites do romance realista. Os caminhos do conhecer. A imitação da rosa. As aparências desenganam. Estou desenganada".

Stefânea 09/02/2020

Tem tudo pra virar favorita
"Tenho medo de perder este silêncio."

Ana Cristina César trás uma forma diferente de poesia, é íntima e profunda sem ser chata. A autora tem tudo para me conquistar a longo prazo, estou ansiosa para ler outro livro dela! Apesar de alguns poemas não fazerem sentido pra mim, alguns valem muito a pena.

Renatita 03/07/2022

Concluí a leitura, mas não sei bem se entendi. Há trechos que me chamaram, sim, a atenção e outros que pareciam enrolação com estrangeirismo.

Vanessa 18/05/2010

Impossível não ficar aos pés dela após ler "a teus pés". A poeisia da Ana é intimista o suficiente para invadir com delicadeza seus leitores, fazendo-se gritar e rasgar-se dentro dos mesmos. É poesia que corta, sangra e doí. É é bela, indiscutivelmente bela.

Matt 11/06/2021

Eu gosto muito desse também, confesso que tem umas que eu não gostei muito, porém tem outras que eu fiquei imerso no que era contado é que leria livros inteiros sobre essas histórias

Evellyn.Souza 08/03/2020

Eu divido esse livro em 2 partes: a primeira,até mais ou menos a página 50, que eu não entendi absolutamente nada,e o resto que foi fantástico.

Embora seja antigo,o livro trata de temas muito atuais,como relacionamentos abusivos, desgastados, pessoas trans e lgbtq+,muito sobre a mulher (coube bem ao dia), amor não correspondido,enfim, é uma baguncinha muito boa.

Quando peguei para ler achei a sinopse bem interessante, é um livro doido,suas formas não são convencionais e isso faz ele ser bem único.

É uma boa leitura para apenas um dia,é rápido, tenso,muito bom.

@kiev 20/04/2020

A melancolia sou eu, insisto, embora você desaprove, sempre.
unicamp por que me matastes????

tive muita dificuldade no começo do livro, mas passou depois de ver alguns vídeos sobre a obra.

eu estava me divertindo com a escrita da autora - inclusive encontrei citações que pretendo sem dúvidas colocar na minha parede de post-its -, entretanto, como qualquer leitura obrigatória: estava bom demais pra ser verdade. eu cheguei em "luvas de pelica" e me arrastei até o final.

Isa 29/04/2021

poesia
eu não sei definir Ana Cristina César com outra coisa além de: poesia. porque ela é tudo que se espera de uma. ela te titubea, te devolve, te contempla e também conforta. esse livro entrega tudo que se espera quando dizemos sobre poesia. entretanto, sinto que poucas pessoas conseguem experenciar, de fato, o que ela retrata. e isso é mágico.

Eduardo 15/10/2010

CARTILHA DA CURA

As mulheres e as crianças são as primeiras que
desistem de afundar navios.

-----------------

olho muito tempo o corpo de um poema
até perder de vista o que não seja corpo
e sentir separado dentre os dentes
um filete de sangue
nas gengivas

-----------------

adoro esse "INSTRUÇÕES DE BORDO."

Paloma.Ferreira 14/04/2021

Entendo que Ana escreveu conteúdo com temáticas importantes para debates na sociedade de 80 e que continuam atuais. Os poemas marginais, feministas eloquentes são deliberadamente ora anarquizados, do ponto de vista dos fatos ocorrendo. Muitas coisas são subjetivas, ou seja, faziam sentido para a autora, mas tornam de nosso interesse a partir do momento em que, as coisas cotidianas, observadas, tráz críticas e alusões. Desta maneira, se torna tenaz

1 | 2 | 3 | 4