Lenda Urbana 1: O jogo

Lenda Urbana 1: O jogo Glaucia Santos
Glaucia Santos

Resenhas - Lenda Urbana

Silvana 10/07/2015

Patricia, como quase toda adolescente, sempre gostou de brincar com o sobrenatural. Ela adorava assistir filmes de terror com pessoas possuídas, demônios, casas mal-assombradas e tudo o que tivesse a ver com o tema. Um dos seus favoritos era A hora do pesadelo com o Freddy Krueger, e ela sempre se arrepiava quando ouvia a musica do filme. Os filmes com adolescentes assassinados também tinha um lugar especial em seu coração, entre eles Lenda Urbana. Ela tinha quinze anos e uma vontade louca de conhecer mais sobre o sobrenatural e apesar de alguns dos filmes deixarem ela perturbada, a ponto de sua mãe proibir a locadora de alugar mais filmes do gênero para ela, ela levava aquilo tudo na brincadeira.

Mas foi em 1988 que a coisa realmente tomou forma. Virou uma febre entre os jovens invocar os espíritos, e Patricia e sua turma não poderiam ficar de fora. Ela, Luciana, Roberta, Kelly, Vanessa e Duda resolveram tentar. Se reuniram na casa da Kelly e fizeram um tabuleiro em forma de circulo com as letras do alfabeto e as respostas sim, não e talvez e conseguiram um copo virgem. O objetivo deles era invocar algum espirito para saber o futuro. Fizeram um circulo em volta do tabuleiro, colocaram um dos dedos sobre o copo e começaram o ritual. E o que não passava de uma brincadeira, virou realidade quando o espirito de alguém chamado Victor começou a responder as perguntas. Eles perderam o controle da situação e quando tentaram parar, o copo formou a palavra morte. Mas Duda não acreditou e retirou o dedo do copo. Até hoje elas não sabem como, mas segundos depois Duda estava morto.

Hoje, dez anos depois, Patricia não tem mais contato com nenhuma das suas amigas. Depois que Duda morreu, elas brigaram feio e cada uma tomou um rumo. Mas justo hoje no aniversário de dez anos da morte do Duda, Patricia está na faculdade e o professor acaba falando sobre Lendas Urbanas. Patricia não aguenta e sai da sala transtornada e por coincidência acaba encontrando Leonardo, irmão mais velho de Kelly. Através dele ela acaba reencontrando Kelly e as outras meninas, mas acaba discutindo com Roberta e no dia seguinte Roberta aparece morta, com a palavra Sim escrita em seu corpo. As suspeitas recaem sobre Patricia. E logo depois Luciana também é morta de uma forma parecida e Patricia começa a desconfiar que o que aconteceu aquela noite, ainda está entre eles. E ela só tem a ajuda de Leo por quem ela sente uma forte atração, mas ela não sabe se pode confiar nele.

Apesar de gostar de filmes e livros de terror, sempre fui medrosa e nunca fiz a tal brincadeira do copo apesar das minhas amigas terem feito. Eu ia para escola e voltava morrendo de vontade de ir ao banheiro porque não entrava no banheiro de jeito nenhum por causa da história da loira do banheiro hehe. Por isso quando vi esse livro fiquei louca para ler e assim que deu eu comprei. Acho que meu erro foi ir com muita sede ao pote. A história apesar de ser boa, não atingiu as minhas expectativas. Esse é o terceiro livro da autora que leio e sei que foi um desafio para ela que até então só tinha escrito romances. Gostei bastante dela escrevendo outro gênero, mas meu preferido dela ainda é Luz da minha vida.

Teve alguns pontos no livro que me incomodaram muito e que me fizeram dar só 3 livrinhos para a história. Primeiro foi a protagonista. Achei ela muito superficial. Mesmo a história sendo em primeira pessoa, não sei mais dela do que dos outros personagens. Sem falar que ela achava que se fingisse que nada estava acontecendo, tudo ficaria bem. Segundo, do nada a história virou para o gênero erótico e boa parte do livro só teve cenas de sexo. Não que isso me incomode, mas eu gosto de ser avisada. Nunca iria esperar que um livro com uma história dessas acabasse com um monte de cenas hot. Sem falar nas palavras de baixo calão. E por fim o amor miojo (li essa expressão no blog Passaporte Literário hehe) presente no livro me irritou bastante. Mas fora isso é um bom livro e recomendo para quem gosta do gênero. Só me resta esperar o próximo livro, porque, sim, o livro termina na melhor parte.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/07/resenha-lenda-urbana-glaucia-santos.html
Glaucia 13/07/2015minha estante
Bom dia! Vim agradecer pela resenha postada. Pena que você não gostou do livro, mas tudo bem. Obrigada assim mesmo.

Khrys Anjos 19/06/2015

Quando a brincadeira se torna algo terrivelmente real.
6 amigos resolvem fazer uma brincadeira aparentemente inocente e acabam abrindo um portal com o além. Apenas 5 saem vivos desta experiência.

Uma tragédia marca suas vidas neste dia e os separam. Muitas mágoas foram geradas e feridas criadas em suas almas o que acaba pondo um fim ao pequeno grupo de amigas.

Ao se reencontrarem anos depois percebem que aquela brincadeira ainda está cobrando o seu preço.

Patrícia é a mais cética e consegue ter uma proteção maior contra esse ser malígno que eles libertaram.

Mas isso não impede que ela sofra as consequências da perseguição. As perdas que lhe são impostas a fazem ficar com medo até mesmo da sua própria sombra. E pior, passa a desconfiar de todo mundo.

Somente um acontecimento é capaz de manter sua sanidade no lugar com tudo o que lhe acontece: reencontrar o Leo. Agora mais amadurecidos pela idade descobrem existir entre eles um sentimento mais forte e arrebatador. Além de extremamente quente.

O que a Patty não faz ideia é que o Leo esconde um segredo que a fará se questionar sobre a veracidade dos seus sentimentos.

E quando eles pensam que finalmente estão livres para viver a felicidade eis que surge a realidade. Até aquele momento o que eles viram era apenas a pontinha do iceberg. Com toda a agitação do mar ele se desprendeu do fundo do oceano e veio mostrar toda a sua plenitude e força destruidora.

Como lidar com esta ameaça? O que o futuro lhes reserva? Essas questões só serão respondidas no próximo volume. Até lá temos que manter a ansiedade sob controle e de vez em quando verificar nossa sombra.

A Glaucia conseguiu provar o seu talento com esta história. Quem conhece suas obras sabe que seu gênero é o romance. Porém ela se aventurou no suspense e criou uma história viciante e que nos faz sentir arrepios. Prova de que quando se tem o dom não existe um único gênero para se fazer sucesso.

Um momento que me deixou chocada foi descobrir que minha adorada Hello Kittty faz parte de uma Lenda Urbana. Como pode isso?

Acredito que a principal lição que podemos tirar desta história é que nunca devemos brincar com o desconhecido. Quando estamos com medo acabamos abrindo uma porta para que os espíritos inferiores se aproximem. Se alimentarmos este medo estaremos lhes fazendo um convite para que passem a fazer parte da nossa vida, pois estes seres se alimentam desta energia.

Além de criarmos a chance para que algum "inimigo" nos localize e tente conseguir sua almejada vingança. Por isso temos que estar sempre vigilantes com nossos pensamentos e sentimentos.

Uma Lenda Urbana pode ter uma grande dose de realidade e se entrarmos nela como uma brincadeira podemos acabar pagando um preço extremamente alto por nosso descuido.

Vamos aguardar os próximos acontecimentos para desvendar o verdadeiro motivo desta Lenda ter "criado" vida.

P.S.: Na minha adolescência a que fazíamos era a brincadeira da tesoura presa dentro da Bíblia ou outro livro religioso. Também já tive meus momentos de "inocência" espiritual.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lenda-urbana-volume-1-o-jogo.html
Glaucia 24/06/2015minha estante
Obrigada pela resenha, lindona!
bjks no core

Telma 13/06/2015

Você acredita em espíritos?
Fiquei surpresa com este livro de Glaucia Santos.

Até aqui, o blog resenhou o primeiro de seus romances, Luz da Minha Vida e depois desse ela escreveu mais dois, cujos títulos são: Para Sempre, e Vento no Litoral (ela também escreve fanfics... ao final deixo o blog dela pra vocês) e, para minha surpresa ela tem agora o recém publicado Lenda Urbana, provando que versatilidade é mais um de seus predicados!

Pois bem, o livro começa com O Jogo do Copo. Você Conhece? Já ouviu falar?

Pra quem não conhece, a fórmula é mais ou menos essa acima: um copo ao meio, letras ao redor, "sim" do lado esquerdo e "não" do lado direito. Os participantes colocam um dedo, levemente, sobre o copo e fazem perguntas a espíritos. Segundo a lenda (será?) é importante fechar a sessão antes de encerrá-la, para que os espíritos não fiquem no local e não perturbem os participantes, mesmo após o término da brincadeira.

E aí? Você acredita?

De qualquer forma, o livro começa com uma dessas brincadeiras e, ao contrário do que as personagens esperavam, um espírito se manifesta de maneira intensa e nada peculiar:

Senti o copo mexer e meu coração gelou. Olhamos umas para as outras e paramos de rir. Aquilo foi um pouco sinistro e bastante instigante (...). Arregalei os olhos e senti uma sensação de frio ao redor do meu corpo, Era como se um ar gelado entrasse pela janela e nos envolvesse. Meus pelos se eriçaram instantaneamente. Capítulo II

No próximo capítulo, a coisa fica ruim. Senti um bolo no estômago ao ler, mas não posso revelar o que levou a isso, né não?

O fato é que o espírito que apareceu durante "a brincadeira" não só não quis ir embora como tinha planos para os participantes e passa a persegui-los durante anos.

A série de eventos deixa-nos intrigados, imaginando qual será o final de tudo isso.

Além do suspense e terror, há nuances de romance e thriller policial no livro.

De fácil leitura, com 165 páginas o livro passa rapidamente (o ritmo também é acelerado).

Quando leio um romance de Glaucia, sei exatamente de onde vem sua inspiração mas.... de onde veio a inspiração desse aqui? (ela também nos conta sobre isso numa nota anterior ao início do livro).

Intrigante.

Você acredita em espíritos?

Acredito que o público jovem vá se amarrar nesse livro e, se você curte este tipo de literatura, garanta seu livro, passeie pelo blog da autora e leia suas fanfics.

Separei um vídeo sobre "O Jogo", para que você tire suas próprias conclusões e, se quiser saber mais, não aconselho a jogar. A menos que não se importe de ser perseguido, como as personagens desse thriller! ;)

Beijos queridos.

Se quiser ver o vídeo, dirija-se a

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lenda-urbana-livro-i-o-jogo.html
Glaucia 17/06/2015minha estante
Obrigada pela resenha, lindona!
bjks no core