Transformando suor em ouro

Transformando suor em ouro Bernardinho

Resenhas - Transformando suor em ouro

JoAo366 10/03/2024

"Ninguém é excepcional o bastante para fazer sozinho o que deve ser feito em equipe"

"Falhe ao planejare estará planejando falhar"

Cunico 03/03/2024

Entrando na cabeça de Bernardinho
O livro é quase uma narração por parte de Bernardinho, com várias frases de efeito e alguns detalhes de como foi transformando os times e seleções por onde passou.
As vezes taxado de louco ou maníaco por treinos, mostrou que estar sempre preparado trás benefícios.
Além disso contém algumas dicas valiosas de como trabalhar ou lidar com uma equipe.
Vale muito a Leitura.

Edson.Fully 03/03/2024

Superação de vida, dá pra tirar várias reflexões pro nosso dia a dia. Simplesmente, Bernardinho! O melhor treinador de vôlei.

Estela.Pancieri 23/02/2024

Livro muito inspirador, cheio de frases de efeito (que eu adoro, por sinal). Bernardinho mostra como criar uma equipe de alta performance baseado em sua experiência nas quadras e em muito estudo. Super recomendo para gestores.

Clio0 18/02/2024

Não é exatamente uma biografia nem um livro de autoajuda.

Bernardinho, talvez o técnico de melhor atuação no vôlei, divide capítulos entre história e filosofia pessoal. A curiosidade que me fez pegar esse livro foi justamente saber um pouco mais sobre alguémm que manteve a qualidade de seu trabalho independente de revezes políticos e econômicos.

É preciso lembrar que o homem narrando não é um escritor, não consegui encontrar em minha edição informação se foram suas próprias palavras transcritas ou se teve a ajuda de algum ghostwriter. É um volume simples, sem grandes firulas por parte da editora.

Recomendo aos fãs.
Cecília 18/02/2024minha estante
O tipo de livro que passo ?

Ana Isquierdo 07/02/2024

Ótimo para quem gosta de vôlei
Esse livro fala um pouco sobre a trajetória de Bernardinho no vôlei, sendo jogador e sendo técnico. Fala sobre diversas competições que ele participou e sobre como ele lidou com as situações. Traz muitas ?lições? e frases motivacionais e sobre disciplina. Eu gostei bastante, porque adoro vôlei e também sempre gostei do Bernardinho.

Márcia 26/01/2024

Transformando suor em ouro - Bernardo Rocha De Rezende
Bernardo Rezende é um carioca de classe média alta que cresceu jogando vôlei nas areias de Copacabana. Deu suas primeiras cortadas no infantil do Fluminense, pelas mãos de seu primeiro treinador – o sábio Bené. Aprendeu então que se deve exigir mais de quem tem
mais a dar. Talvez por isso, sempre foi muito exigido.

O jovem Bernardo dividia-se entre o vôlei amador, o inglês e a faculdade. Tentou engenharia, mas transferiu-se para o curso de Economia, onde sairia graduado pela PUC. Como ele mesmo gosta de brincar em suas palestras, era um curso perfeito para um jogador que vivia
no banco. Ledo engano. Exatamente no banco de reservas que ele se tornou um ídolo nacional, agora como treinador.

Construiu sua carreira com muita disciplina pois acreditava que mesmo sem ser um jogador excepcional, conseguiria superar suas limitações. Com uma dedicação extrema durante os
treinos, apoiada por hábitos saudáveis, ele empenhava-se ao extremo para ter a certeza de que era merecedor das suas conquistas. Já tinha consciência do seu temperamento explosivo e tentava usá-lo a seu favor.

O treinador e amigo Bebeto de Freitas usava sua sensibilidade para que Bernardinho o ajudasse a construir a transição do vôlei. A convivência com Bernardo, Montanaro, Renan, Willian e Amaury mostrou o equilíbrio entre a competição e o espírito de equipe. Mas aquela geração havia caído na armadilha do sucesso e a diferença entre o ouro e a prata ficou nos detalhes. E a aposentadoria como jogador não tardou a desafiá-lo.

Surgiu a primeira experiência com treinador. Uma aventura na Itália, sem muitas cobranças e sem muitos recursos.
Nem loucura, nem coragem, Bernardinho agarrou a oportunidade pois era a chance de não voltar para a Economia e seguir seu caminho. O sucesso no time feminino do Perugia, que saiu da lanterna para o vice-campeonato, lhe deu o reconhecimento e o trouxe de volta para o Brasil.

Carlos Alberto Nuzman viu uma oportunidade perfeita de renovação e Bernardinho mais uma vez estava no lugar certo e na hora certa. Aceitou o desafio para dirigir as Meninas do Brasil em uma trajetória que culminou com a conquista de duas medalhas olímpicas de bronze inéditas para o Brasil.

O sucesso no comando da seleção feminina o transformou em um cobiçado palestrante. A busca da excelência que ele aplicava no dia-a-dia com as jogadoras era o exemplo perfeito para um novo modelo de liderança e gestão de pessoas. Bernardinho desenvolveu sua primeira metodologia, a Roda da Excelência, que apoiava o planejamento em conceitos como
equipe, liderança, perseverança e ética.
Esse modelo evoluiu e passou a ser chamado de Escala de Valores, complementado por novas seis etapas: escolha de talentos, espírito de equipe, definição e fomento de lideranças, treinamento extremo, fatores externos e o sucesso e suas armadilhas.

O caminho natural seria o seu ponto de partida nessa jornada, ou seja, a seleção masculina de vôlei. Após a conquista da medalha de ouro olímpica em 1992, infelizmente o time masculino não manteve o ritmo de vitórias.

Em 2000, Bernardinho aceitou o desafio e implantou uma nova filosofia: aos campeões, o desconforto! Ele sabia que era preciso renovar o grupo e convencê-los de que a vontade de se preparar precisava ser maior que a vontade de vencer. Mesclou experiência com juventude, desapego com dedicação e trouxe uma medalha de ouro com a geração de Atenas.

O modelo estava consagrado, com apoio incondicional na crença de que o sucesso vem pelo trabalho e pela dedicação ao objetivo do grupo. Bernardinho é um verdadeiro símbolo da
liderança pelo exemplo. Perseverante e exigente, ele consegue combinar a franqueza com o esforço, a disciplina e a obstinação.

JAssica.Marafon 23/01/2024

Um livro mto bom, a gente se coloca no lugar dele em muitos aspectos, traz visões diferentes sobre o esporte em si! gostei bastante da leitura

jujubs@books 06/01/2024

A dúvida fica, como posso transformar meu suor em ouro?
Um livro que de início não coloquei muitas expectativas e estava bem apreensiva de ser chato ao ponto de abandonar a leitura. Porém, se mostrou uma fonte valiosa de conhecimentos para a vida profissional e pessoal e como estudante, planejo traçar um "plano de jogo" que me leve ao ouro acadêmico, ou seja, passar na universidade dos sonhos.
Bernardinho retrata sua trajetória como jogador e, posteriormente, como técnico, trazendo exemplos extras do mundo do esporte e citações riquíssimas como: "Nós somos aquilo que fazemos repetidas vezes repetidamente. A excelência portanto não é um feito, mas um hábito". (Aristóteles)
Assim, finalizo essa resenha recomendando esse livro para aqueles que buscam uma dose de motivação por meio de exemplos reais, além de ser, um ótimo jeito de começar esse ano de 2024!!

Larissa | @laarii_rodrigues 17/12/2023

Incrível
Bernardinho move cada músculo do seu corpo em casa página. É como se sentir treinando com ele em quadra. Uma dos melhores livros de desenvolvimento e motivação. Empenho, dedicação, comprometimento, inconformismo, as chaves do sucesso.

Guilherme 15/12/2023

Quando se pensa em vôlei no Brasil é impossível não pensar em Bernardinho. Este livro, que mais parece uma conversa com o próprio Bernardinho, onde ele narra um pouco de sua trajetória, só nos faz ter certeza que trabalho duro e busca constante por excelência são recompensados. Uma verdadeira injeção de ânimo e motivação, afinal os ensinamentos contidos podem ser aplicados em qualquer área de nossa vida.
"A vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de vencer!"

Marcelo 15/12/2023

Bernardinho em sua essência?
Como uma Auto Biografia, Bernardinho traça sua jornada, dos tempo de infância, jogador, seleção feminina e masculina. Vitórias, derrotas, aprendizados e o Ouro. Um livro muito bom. Super indico pra quem deseja ter uma referência não somente de um vitorioso, mas de um gestor de equipes obstinado com o melhor resultado possível de sua equipe.

ThiHenrique 08/12/2023

Interessante mas tenha filtros
O livro é legal que busca bastisores do esporte... Muito explica a visão diferenciada do Bernardinho em várias coisas, mas ele flerta muito com uma mensagem de meritocracia que não faz tanto sentido se não filtrada e aplicada direito à sua vida. Li por um evento do trabalho apenas

endelmuller 07/12/2023

Já li três vezes. Esse livro mostra a verdadeira essência do auto-aperfeiçoamento, resultados alcançados com pragmatismo e trabalho duro.

Rafael.Prearo 02/12/2023

Muito gostoso de ler, eu era criança/adolescente e lembro dos jogos da seleção tanto feminina como a masculina comandadas pelo Bernardinho, conhecer os bastidores e todos idéias é absurda a quantidade de livros que o Bernardinho leu e com certeza durante a leitura você tira varias inspirações para vida.