Transformando suor em ouro

Transformando suor em ouro Bernardinho

Resenhas - Transformando suor em ouro

Clio0 18/02/2024

Não é exatamente uma biografia nem um livro de autoajuda.

Bernardinho, talvez o técnico de melhor atuação no vôlei, divide capítulos entre história e filosofia pessoal. A curiosidade que me fez pegar esse livro foi justamente saber um pouco mais sobre alguémm que manteve a qualidade de seu trabalho independente de revezes políticos e econômicos.

É preciso lembrar que o homem narrando não é um escritor, não consegui encontrar em minha edição informação se foram suas próprias palavras transcritas ou se teve a ajuda de algum ghostwriter. É um volume simples, sem grandes firulas por parte da editora.

Recomendo aos fãs.
Cecília 18/02/2024minha estante
O tipo de livro que passo ?

Amanda 24/01/2022

É Mais que uma biografia
Eu estavaconversando com o meu primo sobre livros e ele me disse que o únco livro que ele coonseguiu ler sem perder o entusiasmo pela leitra foi "Transforando Suor em ouro" do Bernardinho. SIm, o famoso treinaor da seleção brasilera de vôlei (feminina e masculina). E vou te dizer, meu primo escolheu um livro muito bom e ele tem razão, é impossível para de ler.

O livro não é uma biografia, por mais que bernardinho conte toda a sua história com o vôlei. É um livro de motivação, sobre persistencia, sonhos... vida.

Bernardinho começou no vôlei quando adolescente, entrou na seleção brasileira, competiu mundial e olimpíada. Quando finalizuo sua carreira como jogador, foi convidado para ser treinador de um time feminino da Italia. Lá ele encontrou muitos desafios, mas conseguiu superar todos, Depois de alguns anos foi chamado para ser treinador da seleção brasileira de vôlei, mais um desafio na sua frente que ele não desistiu. Conseguiu criar um time feminino com muitas medalhas e conquistas e depois de 7 anos foipara a seleção masculina. com toda a experiência qe ele tinha, Bernardinho, não só criou uma equipe masculna brasielira de vôlei medalhista de ouro nas olimpiadas, como um grupo de homens extremamente mmotivados, com brlho nos olhos e unidos.

Através de muita dedicação Bernardinho conseue nos mostrar como fez tudo isso. Ao longo dos anos, sua postura começou a chamar atenção de empresas que o contrtavam para dar palestras sobre gerir pessoas. No livro ele fala de como uma equipe deve ser composta, de pessoas líderes, de motivação e brilho nos olhos, de desafios, superações, busca por mais (não estagnar), sucesso e seus problemas, união de pessoas, treinamento, consistência na preparação...

Além de todo o conteúdo do livro, Brnardinho indica alguns outros livros e até filmes com temáticas parecidas. Eu já li a Estratégia do Oceano Azul na faculade (cursei Administração), um livro mais empresarial, sobre mudança da tecnologia  a necessidade de inovação. Também indico esse livro,para quem gosta do assunto.

É um livro brilhante para quem está desanimado, precisando de um impulso para ter coragem de buscar seus sonhos. Um livro para entender que todos temos a capacidade de fazer o que queremos ésó continuar tentando. Eu, Amanda, sei que para uns o caminho é maior e com mais buracos, mas se é seu sonho não deve parar de se preparar/treinar para vivê-lo. E como Bernardinho disse, você tem que aproveitar o processo de treinamento.

Corsário 14/03/2009

Livro para se ler num fim de semana chuvoso, debaixo do edredom. Á partir de fatos de sua vida profissional, o autor conversa conosco como se falasse com seus jogadores, com a diferença que nesse livro, ele não grita.

Luanna 19/01/2022

Motivador!!
Livro escrito por um dos maiores líderes do Brasil, Bernardinho dá uma aula a cada capítulo. Qualquer um que ler, com certeza vai tirar grandes ensinamentos pra vida!

Super recomendo!!

Guilherme 15/12/2023

Quando se pensa em vôlei no Brasil é impossível não pensar em Bernardinho. Este livro, que mais parece uma conversa com o próprio Bernardinho, onde ele narra um pouco de sua trajetória, só nos faz ter certeza que trabalho duro e busca constante por excelência são recompensados. Uma verdadeira injeção de ânimo e motivação, afinal os ensinamentos contidos podem ser aplicados em qualquer área de nossa vida.
"A vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de vencer!"

Fernanda 05/05/2012

Resenha: Transformando Suor em Ouro
O livro fala da trajetória de Bernardinho, histórias sobre o que viveu na sua carreira sendo jogador e após como técnico de vôlei.

Não imaginei que ia gostar tantooo. E eu adorarrrrrr o livro do início ao fim não tem relação nenhuma pelo fato de o autor ser o técnico da seleção masculina de vôlei, mas porque o livro é bom mesmo.

Nas páginas encontrei exemplos de superação, de luta pelos objetivos, pelos sonhos, de conquistas. Mas essas vitórias nada tem de “fórmula mágica” para conquista-las, no livro a gente vê que elas chegam até nós com muito trabalho e dedicação…humm…digamos..mostra a realidade mesmo.

Além disso, mostra a importância do trabalho em grupo, da colaboração individual de cada pessoa desse grupo.

Leonardo Bruno 04/04/2023

Aos campeões o desconforto
O livro não fala somente da trajetória de Bernardinho, histórias sobre o que viveu na sua carreira como jogador e depois como técnico, vai muito além da paixão pelo vôlei.

Traz relatos de uma pessoa que conseguiu aprender não só com as vitórias, mas também com as derrotas e toda as dificuldades que teve. O livro faz uma abordagem punk do conceito do self-made man, aquele que assume a responsabilidade, que arregaça as mangas e parte para o trabalho. Fala também da importância da consistência e da disciplina.

Um livro para inspirar a liderança nas pessoas, vale muito a pena a leitura.

MauricioTiso 25/07/2014

"Aos campeões o desconforto"
Um livro muito acima das minhas expectativas.

Ele conta a trajetória de Bernardinho até o Ouro nas Olimpíadas de Atenas em 2004, porém, elas das cenas emocionantes e até cômicas do esporte, é traçado um paralelo muito forte com Liderança e com Gestão.

Apesar de a Edição ser de 2006, nele há conceitos muito atuais como os pregados por Jim Collins em seus livros: Líder Nível 5, Pessoas Certas nos Lugares Certos, as Armadilhas do Sucesso e até um paralelo com o conceito do Volante.

Outro ponto interessante é a abordagem do conceito do self-made man, aquele que assume a responsabilidade, que arregaça as mangas e parte para o trabalho e não espera o Herói chegar vestindo a cueca em cima das calças para salvar sua pele. Um conceito tão longe da cultura geral dos brasileiros, ainda presos ao “jeitinho”, e que se torna tão essencial nessa década de 2010 por conta da necessidade gritante de aumento da produtividade.

Seus exemplos de preparação, de busca incessante pela excelência, de inquietação diante das vitórias buscando sempre um novo limite/desafio são incrivelmente inspiradores.

Recomendo para todos os gestores, tanto aos que iniciam a carreira quanto aos já maduros na mesma.

endelmuller 07/12/2023

Já li três vezes. Esse livro mostra a verdadeira essência do auto-aperfeiçoamento, resultados alcançados com pragmatismo e trabalho duro.

CDL 03/03/2023

Na minha visão o grande ensinamento que eu extrai deste livro maravilhoso (deveria ser leitura obrigatória) é a importância da consistência e da disciplina, eu enxerguei esses dois pontos em vários momentos da trajetória de vida do Bernardinho, como jogador e depois como treinador.

O livro tem uma enxurrada de insights sobre liderança, recomendo a todos os lideres a leitura, separei 03 trechos que foram marcantes e troxeuram uma reflexão imensa;
01. ?A confiança é a base de qualquer relação.?
02. ?Nada do que você diz influencia mais as pessoas do que aquilo que você faz.?
03. ?Deve-se exigir mais de quem tem mais a dar. É fundamental conhecer as pessoas para motivá-las.?

@sandraalmeidaeseuslivros 27/07/2023

Livro delicioso de ler
Para os amantes de esporte em geral este livro vale muito a pena. Bernardinho conta com detalhes como foi chegar onde ele chegou com os atletas.

Akemy 24/08/2022

O livro é bom e trás muitos ensinamentos principalmente sobre trabalho em equipe, se esforçar, ser um bom líder e se desafiar mas chega uma hora que as frases ficam um pouco repetitivas e não tem algo muito novo, eu sei que o livro não é de ação nem nada do tipo mas esperava experiências novas, no geral gostei bastante do livro e ele me agregou muito mas não é o meu preferido

Vinicius.Pedrosa 19/06/2021

Livro muito interessante onde Bernardinho traz a memória momentos marcantes das seleções feminina e masculina de vôlei, para mim o mais legal foi conseguir identificar os nomes dos jogadores pois acompanhei muito os jogos na época por ele narrada.. e de quebra faz o paradoxo com a nossa vida e a vida empresarial.

Eruditando trechos de livros 06/10/2020

Resenha Transformando suor em ouro
Há muitas frases ditas pelo Bernardinho que merecem ser guardadas para nossa reflexão. Certamente neste livro você irá encontrar várias delas. Algumas simples, outras complexas, mas todas com um conteúdo que resume, em pequenas doses de sabedoria, o segredo de tanto sucesso.
Bernardinho é o divisor de águas num país que precisa aprender a importância da cooperação, da solidariedade e do trabalho em equipe.
Bem, começo essa resenha com uma curiosidade sobre a minha vida: eu joguei vôlei. Amador. Mas joguei. Tenho medalhas e troféus... e de vez em quando ainda jogo uma “pelada”. E ler esse livro, do qual ganhei há um tempo,é ver com outros olhos a história do maior técnico de vôlei que a seleção já teve. Eu sempre gostei de vôlei, tento acompanhar os campeonatos, nem sempre é possível por conta dos horários do trabalho, enfim... mas descobrir os bastidores da construção de duas equipes brasileiras é impactante. Eu que já participei de vários campeonatos, tenho ideia de como seja uma preparação de uma equipe que vai representar seu país... é uma responsabilidade e tanto.
O Bernardo, ex-técnico da seleção masculina e feminina de vôlei, se preparou muito, se arriscou diversas vezes só por paixão ao esporte. Foram horas estudando, planejando, treinando e aperfeiçoando métodos para que a seleção pudesse chegar no lugar mais alto do pódio. Mas quem disse que foi fácil? Nesse livro conta cada noite em claro, cada preocupação de querer dar o melhor pela equipe e levá-la ao lugar que merece... o de campeã. Claro que se Bernardinho gritasse comigo daquele jeito, eu chorava... kkkkk Com meu técnico em um dos times que joguei, treinei anos com ele e ainda sim, chorava com um grito ou outro. Mas era o jeito dele, e era o jeito do Bernardinho, porque ambos sabiam que a equipe podia mais. Nas histórias que ele conta, os meninos do time do Brasil reclamavam por treinarem tanto. Quando pensavam que iam descansar... treino. E chegaram onde chegaram!! E não pararam por aí... mesmo que o técnico agora seja o Renan, que jogou com o Bernardinho, coisa que eu nem sabia, eles continuam arrasando e continuamos torcendo sempre pelo lugar mais alto do pódio. Mas “no vôlei como na vida”, como cita no livro diversas vezes, nem sempre iremos vencer... e tudo bem, bola para frente e vamos para o próximo objetivo.
É um livro de bastante carga psicológica. Eu adorei que no fim de cada capítulo, tem um “no vôlei como na vida...” e ali são apresentadas algumas lições de como podemos mudar nosso caminho, podemos ainda conquistar nossos sonhos, atingir nossos objetivos... basta planejamento e vontade.
Espero que tenham gostado, é um livro que indico com certeza.. Foi muito bom conhecer o outro lado da história de um ídolo!! Até a próxima!!

site: https://www.facebook.com/eruditando https://www.instagram.com/eruditando_trechosdeliv/ https://www.youtube.com/channel/UCzpRq2kjS0c88gJwXvMCEeg?view_as=subscriber