101 Pérolas do ENEM

101 Pérolas do ENEM Fernando Bragança

Resenhas - 101 PÉROLAS DO ENEM

Fernanda 13/09/2015

Qual a necessidade disso??
Não há nada aqui que eu já não tenha visto no facebook. Desperdício de tempo e de papel!
Marcio.Paschoalin 11/10/2016minha estante
Isso é preconceito contra aqueles que não tiveram oportunidades de irem a escola por questões financeiras.

Clenor Junior 10/03/2017minha estante
Só foi publicado em kindle, nem gastou papel.

Gustavo 08/02/2018minha estante
Querida Fernanda, este livro só tem disponível em e-book, ou seja, sem gastos de papel, e se você parasse pra pensar. As editoras tem suas próprias reservas de árvores então, é tudo reutilizável.
Então se acha que não há necessidade, é só não ter lido e pronto...

Marcelo 05/11/2022minha estante
A pior parte dos brasileiros é o nascimento

Oscar.Valeriano 11/04/2024

Realmente tem algumas pérolas, impagáveis, muito divertido, mas também é triste por ver o grau de conhecimento de muitos jovens, essa é só uma amostra do nível dos alunos de hoje.

Felipe1503 26/01/2021

Para rir um pouco
Achei bem divertido. Alguns eram forçados e sem graça, mas em geral rachei de rir.

Mujin 26/01/2022

Inestimável
Sou um fã assíduo por piadas, sejam elas do cunho que for, não espere reflexões Aristotélicas derivadas dessa obra, consegue ser mais profundo do que parece.

Lendo de forma desatenta você provavelmente irá achar graça de algumas colocações de cunho indefinidamente duvidoso, porém eu aqui lhe ofereço duas formas de tirar proveito dessa obra que de simples só tem o título:

1- Leia cada sentença e procure refutar, seja de maneira lógica dedutiva ou científica, caso sua base intelectual não consiga refutar adequadamente as sapientes proposições ali descritas, essa é uma bela oportunidade para complementar e não só saber que é um erro, mas também entender o porquê do erro.

2- Reflita sobre cada frase, cinco minutos para cada uma, procure entender o que o indivíduo realmente achava, era piada ou realmente concebeu a ideia de que aquilo explicava de alguma forma, ainda que torta, a realidade.

O livro não tem o compromisso de ser o mais engraçado, tão pouco inovador... É apenas um conjunto que retrata uma realidade em duas partes: a defasagem educacional brasileira e a habilidade nata do brasileiro em ser o povo com o humor mais sofisticado de todos os tempos.

Dica pessoal: Quando ler um livro, por pior que seja, extraia pelo menos 1 lição positiva, nem que essa lição seja como não escrever um livro ruim. Esse exercício estimula sua capacidade de extrair a flor em um lixão.

Ana 06/12/2017

Divertidíssimo
''Osteoporose é uma doença que começa nos pés e termina nos poros.''
''O meio de transporte mais utilizado no deserto da Arábia é o tapete.''
''Objeto direto é quando a gente ganha um presente diretamente da pessoa que dá; e indireto, a pessoa não pode entregar e manda outro dar.''
Esse livro é recheado de respostas e trechos de redações do ENEM que provam duas coisas: que brasileiro é o mestre da zoeira, e que nossa educação vai mal, muito mal.
Existem trechos do livro que mais parecem piadas, não dá nem para acreditar que alguém teve coragem de escrever isso numa prova. Mas dá para rir e descontrair lendo. Muito engraçado.
Regi 20/12/2017minha estante
Rachei kkkkkk

Mafê 30/11/2018

Poema do século 21!
Realmente inacreditável que tenham sido escritos por alunos no exame nacional do ensino médio (ENEM), mas são tão inacreditáveis que se tornam geniais! Podendo ser vistos como poemas irônicos e repletos de humor. Eu simplesmente amei.

Thais 07/08/2023

Ridículo
Pela capa eu já sabia que ia odiar - baixei pra ver o conteúdo e fiquei enojada.
O ?livro? não tem nenhuma estrutura, são simplesmente frases soltas: parece um post de Facebook com piadinhas do ENEM.
Mais importante: eu ODEIO pessoas que acham engraçado diminuir ou julgar intelectualmente outras pessoas como ?burros?. Sério, meu sangue chega a ferver.
Algumas frases são coerentes e só tiveram um erro de ortografia, outras são tão sem sentido que realmente parece que alguém inventou só pra fazer graça.

Isso pra mim nem é livro ?????

Ana Lyra 11/07/2021

Busquem conhecimento
Seria cômico se não fosse triste, ver tanta ignorância nos candidatos do Enem. Mas rendeu boas risadas. Livro rapidinho de ler, uma "pérola" por página.

Ester Cazal 15/10/2020

Pérolas de uma Pátria Educadora
O livro é divertido e triste ao mesmo tempo.
As respostas são criativas até, porém mostram o resultado da "Pátria Educadora" (ou seria doutrinadora?).
Eu esperava bem mais, pois há apenas uma frase por página.
No mais, fica para a reflexão.

Andressa.Soares 04/03/2022

Engraçado
Uma leitura muito rápida! Cerca de 10 minutos, uma vez que temos uma pérola por página apenas. Porém, muito divertida! Incrédula e chorando de rir com a ?imaginação? de algumas pessoas.

Luh 26/10/2016

Esperava muito mais, o livro não apresenta uma contextualização (ano, tema da redação) das "pérolas", além de serem frases bem conhecidas e que estão sempre circulando por aí.

herbert.goncalves 28/01/2021

hahaha que picaretagem
tive uma ideia brilhante: vou pegar 100 frases pela internet, compilar em um livro e lançar como obra autoral. aparentemente tá bem fácil ganhar uma grana fazendo arte hahahahahaha ganha três estrelinhas porque me diverti demais lendo esse negócio, tem cada frase absurda que a gente fica sem chão.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Giselly 09/09/2021

Eu quase morri de tanto rir de algumas frases!! Rachei mesmo!! O que não gostei é que o livro é muito curto, contém apenas uma frase por página o que não vale a pena para quem quiser adquirir o livro! Porém é um excelente e divertido passatempo!!