Resenhas - Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas Gaiden #11

Claudinei 15/02/2024

O bem e o mal, a luz e a escuridão caminham sempre juntos
A balança do equilíbrio entre o bem e o mal, a luz e as trevas, a ambição e a realização – essa é a sina dos Cavaleiros de Athena, que têm em Gêmeos sua constelação protetora. Destinados a serem os mais poderosos de suas épocas, mas também aqueles que mais precisam enfrentar seus próprios demônios para trilhar o caminho da justiça.
Este Gaiden traz novamente os gêmeos Aspros e Defteros como protagonista e antagonista do episódio. Um tinha tudo para seguir o caminho da luz e realizar grandes feitos, mas deixou sua ambição e desejo serem maiores do que a justiça que jurou defender, e se rendeu às suas trevas interiores. Outro poderia culpar sua má sina de ter sido o irmão nascido sob uma estrela maligna de escuridão, mas decidiu trilhar seu próprio destino em direção à luz e assim se tornou digno de obter o título de Cavaleiro de Gêmeos.

O cavaleiro Dégel de Aquário tem por missão levar Defteros, o irmão do cavaleiro de Gêmeos, até o grande Mestre do Santuário. Uma vez que o gêmeo sob a estrela maligna deveria ser colocado em observação constante. Porém, ao encontrá-lo perto da arena onde, eras passadas, Athena selou os Berseks do deus Ares, ambos percebem uma estranha movimentação de cosmo e vão investigar. Lá, descobrem que os espíritos desses guerreiros enfurecidos estão se reerguendo e buscam vingança contra Athena e seus Cavaleiros.

Os dois partem para o combate para deter o avanço de tais guerreiros, e Defteros, mesmo sem a proteção de uma armadura, se mostra um valoroso guerreiro enfrentando dois poderosos Berseks. Após algum tempo, eles percebem estar em uma dimensão fora do espaço-tempo, criada pelo Cavaleiro de Gêmeos Aspros, que alcançou tamanho poder além de ter dominado técnicas que podem ser aprendidas e aplicadas apenas pelo grande Mestre, com o intuito de alcançar seus objetivos. Ainda assim, a armadura de Gêmeos, por vontade própria, segue o coração justo de Defteros e atravessa a dimensão criada por seu portador, chegando até Defteros, deixando claro quem é seu verdadeiro escolhido.

Uma história para nenhum fã de Saint Seiya botar defeito, com todos os elementos da série sendo bem trabalhados por Shiori Teshirogi. Focado na questão da dupla personalidade que os geminianos tendem a lidar e aprender a dominar, podendo ser a base forte de defesa do exército de Athena, ou um grande problema para a deusa, como é mostrado no decorrer da série The Lost Canvas, onde os irmãos, antes motivação de crescimento um para o outro, tornam-se inimigos mortais. Um ótimo capítulo sobre o amor fraterno, sobre tomar a decisão certa por um irmão amado, ainda que essa decisão seja enfrentá-lo até a morte e impedi-lo de se autoconsumir em escuridão.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Victor Oliveira 13/07/2022

Os Cavaleiros do Zodíaco - The Lost Canvas Gaiden #11
As relações ambíguas em torno da estrela de Gêmeos bem retratados nessa edição, tendo como pano de fundo a Guerra Santa de Saint Seiya.

A única coisa que me desagradou (mas aí é um problema meu, não do mangá), essa coisa dos irmãos gêmeos, onde um é o escolhido e o outro é amaldiçoado... Tá meio clichê já. Sei lá!

Mas é uma boa história. A Shiori Teshirogi manda bem demais!