Selva de Gafanhotos

Selva de Gafanhotos Andrew Smith

Resenhas - Selva de Gafanhotos

Gabriel 15/03/2024

Selva de gafanhotos é um livro que ganhei de um amigo alguns anos atrás. Eu sempre deixei de lado até que, pelo desafio desse ano, resolvi ler. Gostei bastante apesar de achar muito redundante em alguns momentos. Ainda sim vale bastante a pena!

Ruan Mattia 20/01/2024

Você sabe o que quero dizer
Que livro doido, maluco, fora da casinha. Eu amei.

Lendo tive várias reações e sentimentos. Fui da risada ao ódio e do nojo ao encantamento. É tudo muito visceral, descritivo, adolescente. Amei tudo. Robby Brees é um fofo e a relação dele com o Austin é muito boa. Os diálogos são engraçados. Senti a sintonia deles e li esperando algo que nunca chegou, mas de todo modo, gostei. Foi um excelente achado de sebo. Já quis ler "Selva de Gafanhotos" anteriormente pela indicação do John Green. Que bom que tal dia chegou.

Apenas um ponto: me perdi um pouco na história da família do Austin e nos personagens aleatórios que apareciam. Mas nada que estragasse minha experiência.

Sugiro que leiam, mas sinto que esse livro não é para todo mundo.

02/2024

Cristiane 02/05/2023

Porcaria!
Nunca me irritei tanto com um livro, como aconteceu com esse!
Só não abandonei, pois tenho a péssima mania de insistir no que me faz mal.
Sério... Eu nem sei o que dizer. Só lendo para compreender!
É de uma anormalidade indescritível, e é fato que o autor viajou ao extremo em paranóias quando eecreveu isso.
É óbvio que vai ter gente que vai amar, mas... francamente, a maioria vai ir na onda daqueles que escrevem bonito.
O personagem principal é extremamente irritante e o exagero que ele dá para certas questões, bem como as ênfases em tudo que por ele é considerado sexual se torna extremamente pedante, o que torna a narrativa sufocante.
Não consegui desenvolver simpatia por ninguém, e ao meu ver foi uma ideia aceitavel que se perdeu no caminho, e acabou parando em um personagem que só sabe dizer o quanto tudo, absolutamente tudo, o deixa com tesão.
Quando li a sinopse, até me animei, pensando que seria bacana ver a ideia principal se desenvolver.
Mas isso não acontece!
É ridículo o rumo que tudo toma!
Sério... Um livro muito desnecessário.
Uma perca de tempo!

Ronan 01/05/2023

Que bizarrice que é esse livro...

Não sei muito bem o que falar dessa leitura, só que foi algo que eu não estava esperando, mas eu adorei a escrita do Andrew Smith, a história em si não sei muito bem o que pensar ainda.

haylla.with.an.h 31/03/2023

John Green estava certo
Não lembro o porquê, mas sempre quis ler "selva de gafanhotos", talvez a sinopse e o título tenham chamado a minha atenção.

A primeira frase do livro já me cativou e até certo ponto ia tudo bem. Não eu que estive amando completamente, mas gostando de um modo geral.

A fixação do protagonista em determinados assuntos é bastante irritante e incômoda. A história estava interessante, deixando o leitor curioso na medida certa.

Porém o enredo acaba se perdendo, focando demais nos problemas dos adolescentes e esquecendo de desenvolver o mais importante: a ficção.

Gostei de algumas falas e reflexões, até fiz marcações. A edição também é muito bonita. Acerta ao fazer referências aos gafanhotos propriamente ditos. Desde a cor da capa, até efeito no papel e partes do corpo do inseto.

Mas, sendo sincera foi uma leitura decepcionante para mim. O autor tinha tanto a sua disposição, muita coisa à ser explorada que acabou sendo desperdiçada.

Barreto 18/03/2023

Uma loucura sem fim...
É um livro totalmente fora da casinha e que trás a perspectiva e pensamentos realmente de um adolescente, que vão de coisas bobas até mesmo para uma ansiedade repentina. A jornada aqui é de descobrimento e aceitação dentre outros sentimentos de "dínamos" existe na trama. O personagem principal é totalmente um anti-herói, e a todo momento tem uma construção das razões e circunstâncias ocorridas no decorrer da história que se ligam a tal personagem e enrolam muito quanto a isso, fazendo várias alusões de longevidade sanguínea e que, muita das vezes, podem tornar a história confusa com situações do passado com o estado presente do personagem.
Rob, o melhor amigo, tem uma personalidade única e cativante e uma trajetória pouco trabalhada, mas ainda assim é um ótimo personagem e tem um bom gosto musical. Shann, a namorada do principal, é um pouco vazia e não muito bem trabalhada apenas parece um pouco descolada e que gosta do namorado estranho.
Austin Szerba, o personagem principal, as vezes vc realmente quer torcer por ele e pensar que é apenas uma situação da adolescência, já outras ele tem o prazer de ser um personagem insuportável em atitudes e pensamentos. No fim das contas tudo oq te prende ao livro é a história por trás do surgimento dos louva-deus de quase dois metros e oq irá acontecer no decorrer...
"Selva de gafanhotos" é justo quanto a idade e pensamentos dos personagens, mas peca no desenvolvimento deles e se sustenta em uma história bizarra que vc quer ver até o final.
Minhas partes favoritas foram a parte um e três, juntamente com o epílogo.

lelety0 16/02/2023

Péssimo
Meu amigo me emprestou esse livro e por isso comecei a lê-lo e me sentir na obrigação de terminar porque odeio não cumprir uma promessa, mas infelizmente a leitura não me prendeu em nenhum momento.
Eu odiava que tudo girava em torno de sexo, tesão, pênis e a confusão mental de um garoto que obviamente era bissexual e se martirizava o tempo todo por simplesmente querer fazer um trisal com seus dois amigos! Além de que toda a opinião rude dos dois amigos sobre os sentimentos do Austin eram terríveis, diziam que era impossível ele amar duas pessoas ao mesmo tempo (até o próprio Austin concordava), mas nós sabemos muito bem que isso é normal e saudável.
Muitas cenas foram nojentas de ler, por isso nem prefiro entrar em detalhes. O final foi sem sentido pra mim, entediante, eu pulei várias páginas só pra chegar nesse final e saber que todos já estavam a beira da morte naquele fim de mundo.
Não recomendo esse livro pra ninguém, só me trouxe uma ressaca literária.

ThiHenrique 13/10/2022

Sabe quando você termina o livro querendo procurar mais do autor?
Não é o caso.

Uma pseudo aventura que nem foi pelo caminho do descobrimento e aceitação sexual dos personagens e nem entregou uma ficção boa sobre o possível fim do mundo.

Selva é só estranho, o autor mirou no humor Douglas Adams de estranheza e repetição e só ficou forçado e repetitivo mesmo.

Sinto que foi o pior do ano pra mim.

Paulin 15/09/2022

Muita loucura
Pelas resenhas aqui eu vi que muita gente simplesmente odiou esse livro, e de certa forma, eu entendo o porquê. Mas pra mim, que comecei essa leitura aleatoriamente sem nenhuma expectativa, este pareceu um livro "indie" kkk
Acho que o negócio é tentar ver a história pelo ponto de vista da mente do narrador, que é um garoto de 16 bastante confuso com tudo e com todos. Isso explicaria um pouco a narrativa picotada e as divagações do garoto aspirante a historiador. Sim, a leitura se torna cansativa em alguns trechos, e os personagens poderiam ser melhor desenvolvidos assim como seus conflitos (Austin é claramente um menino bissexual e o autor trata isso como uma grande confusão para ele, o que eu acho um problema grande aqui), mas eu não deixei de soltar um arzinho pelo nariz em alguns momentos até divertidos, e também achei o lado ficção apocalíptica bem criativa e fora da casinha, que acredito ser o objetivo mesmo. Enfim, leitores mais exigentes vão mesmo achar esse livro um lixo, é compreensível.

Geovanna.Lamounier 14/03/2022

Uma das piores coisas que já li
Eu já li livros ruins, fanfics horriveis e problematicas mas esse livro é algo que eu gostaria de esquecer e nunca mais chegar perto. A ideia é otima e a sinopse muito atrativa mas o livro? Que bomba horrivel. Os personagens não parecem adolescentes e sim animais em um cio infinito, tudo aqui gira em torno do sexo seja com humanos/animais ou os dois juntos. Livro chato, sem desenvolvimento, eu queria jogar os personagens no meio da usina. Mas acredito que mesmo morrendo em uma usina eles encontrariam uma maneira de ter sexo. Qualquer um que pense em ler esse livro VOLTE, isso trata a bissexualidade como uma confusão que ninguem se da ao trabalho de resolver, a anos a comunidade tenta lutar para deixar claro que ser bissexual não é ser confuso e esse livro joga tudo pelo ralo. Na verdade poderia ficar horas falando quão ruim esse livro é e todas as centenas de defeitos.

cat 02/03/2022

???? Acho engraçado que o enredo em si não é totalmente ruim porém a narrativa ??????? Achei bem sem noção e mesmo que essa fosse a intenção ainda assim ???? Não agrega nada ao enredo ou ao personagem, na dosagem correta poderia até ser engraçadinho, mas o autor perdeu a mão. Enfim, minha opinião final é que foi uma ideia (enredo) desperdiçada.

jjjjjjkkkk 25/02/2022

QUE PROTAGONISTA INSUPORTÁVEL
Austin é tão chato mais tão chato que chega ser irritante. meu deus, e a historia da confusão dele???? pior que muita coisa interessante nesse livro, so a construção de personagem que é terrível.