Um ano na selva

Um ano na selva Suzanne Collins

Resenhas - Um ano na selva

Minha Velha Estante 22/06/2022

Já é do conhecimento de todos o poder de criação de uma distopia perfeita que a autora Suzanne Collins tem. Afinal, como não se render a saga Jogos Vorazes??? Mas você sabia que essa mesma autora escreveu um livro infantil e autobiográfico?

Um ano na selva conta a história de Suzy, a própria autora. Uma garotinha esperta, amada por seus pais e irmãos e sempre muito bem acompanhada pelo gato Rascal. O livro é inspirado na vida da autora que, filha de militar, viu o seu pai partir para lutar na Guerra do Vietnã quando ela tinha 6 anos.

Sofrendo com a ausência do pai, sem informações detalhadas sobre o lugar para onde ele foi, Suzy tem a sua imaginação como fiel escudeira. E é com a imaginação fértil de uma criança e a esperança inocente de que tudo vai acabar bem que ela cria um universo para preencher o vazio que se instaurou em sua vida.

As ilustrações são um texto a parte e conseguem tocar diretamente o leitor retratando as emoções de Suzy em cada fase da história.

De maneira inocente e delicada, Suzanne Collins traz a visão da guerra através dos olhos inocentes de uma criança que questiona as razões desse conflito e nos mostra a necessidade de se ter esperança e acreditar sempre no melhor, por pior que o cenário se apresente.

Recomendado para crianças de 8 a 80 anos.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2022/04/um-ano-na-selva-suzanne-collins.html

DomDom 29/12/2020

Alguns autores conseguem me conquistar com apenas uma obra, e um desses casos aconteceu com a Suzanne Collins. Precisei ler apenas “Jogos Vorazes” para me tornar fã dela, e, ao ler os outros dois volumes da trilogia, minha sentença foi confirmada. Ao ver um livro dela entre as opções de escolha para a resenha, não pensei duas vezes e o escolhi (mesmo sendo um livro voltado para o público infantil). Assim que o recebi, li no mesmo dia, afinal, quando somos fãs, é claro que ficamos ávidos por mais livros dos nossos queridinhos, e acabamos cometendo a ousadia de furar nossa sempre imensa fila de espera (que maldade com os outros livros, não é?!?!).

Devaneios a parte, vamos ao que interessa: O livro “Um Ano na Selva”. A trama conta a história de Suzy, uma garotinha como outra qualquer, que tem uma família amorosa e um gatinho de estimação chamado Rascal. A família levava uma vida normal, até seu pai precisar se ausentar pelo período de um ano. Durante as 40 páginas, a autora mostra o antes, o durante, e o depois desse período de um ano. Tudo é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Suzy, e vamos percebendo seu amadurecimento com o passar dos dias. Ela passa a entender um pouco mais o que está acontecendo ao seu redor, mas não perde aquela inocência inerente às crianças. Outra coisa que merece muitos elogios é a parte ilustrativa. Elas são tão bem-feitas que até nas páginas que não tem texto escrito, conseguimos entender tudo. Não posso falar mais nada em relação a trama, pois acabaria contando spoiler, afinal, o livro é bem curtinho.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/04/um-ano-na-selva-suzanne-collins.html

Poliane.Moura 06/03/2020

Mano, não tem como achar mais fofo do que isso, a criança em mim diz obrigada!!!!!

Aline Marques 30/10/2017

A guerra e a saudade [IG @ousejalivros]
Lembra da Collins, autora de 'Jogos Vorazes'? Ela compartilhou suas experiências durante o ano em que seu pai foi para a guerra do Vietnã no livro do #EspecialBrincandoDeLer de hoje.

Mas o que é essa tal de guerra?
E quanto é que dura um ano?

Suzy não entende a ausência do pai e os sentimentos que ela provoca. Ninguém parece interessado em explicar o que está acontecendo e por que as coisas não poderiam ser como antes.

Munida com sua imaginação e curiosidade, na companhia de Rascal, o gato, ela irá viajar para a selva, enquanto faz amizades e termina o dever de casa.

Os meses avançam e ela aprende que a esperança não precisa de respostas certas para existir, que tudo bem sentir saudade e medo.

A narrativa é sensível e possui uma linguagem simples, os traços são divertidos e atrativos, mostrando aos pequenos leitores muito de sua própria realidade e emoções.

Leitura compartilhada a partir dos quatro anos e independente aos oito, por conter letra cursiva e nomes estrangeiros.

Sandy 07/07/2015

Da autora de Jogos Vorazes, narra uma experiência real da infância de Suzanne Collins. Livro agradável e sensível!