Sam 11/07/2018
Resumo
Nossa Cultura ou o que sobrou dela - Resumo
1ª parte: O mal: Aquela velha historia do mal estar presente no ser humano intrinessicamente, mas nossa atitude imatura com referencia a isso retira a importancia da luta de nossas tradições, o exemplo das fotos na guerra é sensacional, a forma como Dalrymple a vê em constraste com os seculares, a beelza por trás da coragem dos fotografos em comparação com a atitude anti-guerra dos seculares.
2ª parte: Shakespeare: Dalrymple analisa algumas obras dele e como ele pode ser lido por qualquer ser humano por suas questões serem atemporais e universais. Mcbeth por exemplo pode exemplificar qualquer um de nós quando retirado seus escrupulos morais, coisa que a sociedade secularizada faz. Shakes mostra que a linha entre o bem e o mal está dentro de todos, que o mal é inerente e que é impossivel se atingir a perfeição sociealmente, é sempre uma luta interna e normalmente fadada ao fracasso, mas é o que nos faz diferente dos animais, tentarmos controlar nossos instintos é o que nos faz humanos e os arranjos sociais dependem disso. Claro que Shakespeare não é puritano, o puritanismo ainda faz suas vitimas como por exemplo garotas que são mortas pelos pais (acredito que nesse ponto existem mais questões psicologias) por terem feito algo sexualmente "errado". Shakes mostra que a castidade é historicamente uma virtude importante porque civiliza as relações sexuais e uma sociedade que não da valor a castidade também não dá a fidelidade (além de todas as questões neurologias associadas a dependencia em sexo). Cita também que é errado julgar uma ideia de castidade aprovada por alguem, caso esse alguem falhe em sua castidade ou pureza ideologica, reduzindo-a a hipocrisia, isso limita a discussão e também o fato importante que algo feito por um individuo nem sempre é bom quando generalizado a sociedade. Também reduzir o problema a liberação total a todos os individuos como solução do problema é uma forma imatura de solução que nunca deu certo, nem no ambito particular. A vida sexual deve ser sempre vedada pois diferente disso vira apenas uma função animal. "Aquilo que é inerentemente íntimo, e isso quer dizer autoconsciente e humano, não pode ser falado abertamente: a tentativa produz apenas grosseria".
3º parte: Deselegancia: Darymple faz o link entre atitudes deselegantes como palavrão e deturpação e suas consequencias na sociedade. Como Manson faz o que faz apenas para deturpar e não agrega em nada. Cita que se a censura fosse tão ruim para as artes, grandes obrgas não teriam surgido, e numa época livre surgem abominações.
4 parte: Marx: mostra como a obra de Marx é marcada por ignorar a humanidade no humano, o ve-lo apenas como parte de um grande todo, que não se interessa em estudar o homem porque já conehce os Homens. Incita a violencia a todo o momento contra quem ele conhecidera contra a revolução. Coisas como trabalho obrigatório opara todos, exercicios industrias para o campo, etc. Um trecho importante dessa analise é quando ele diz que, segundo Marx, "as ideias que as pessoas tem são determinadas pela posição que opcuam na estrutura economica", ou seja, a violencia contra elas é justificada independente do que pensam.
5 parte: Literatura distopica: antes disso uma passagem por Zweig, que escreve sobre uma mulher que teve umapaixão que a fez viver mais por 24 horas do que por toda sua vida. Parece ir de desacordo com as ideias do autor mas, ao contrário, mostra que uma paixão legitima tem o poder de mudar nossa vida e que, numa sociedade como a nossa em que a histeria é generalizada, sentimentos como esse morrem num mar de sentimentalização por qualquer motivo. Agora ele faz uma analise interessante sobre Admiravel Mundo Novo e 1984, no primeiro ele mostra como Auxley pensava que a busca a gratificar instantamente os seus desejos ao longo de suas vidas nos torna iguais a animais. Mostra que os desejos de adolescentes e velhos se tornam os mesmo. Bestialização devido ao vício em dopamina? Orwell em 1984 demonstra seu medo na sovietização da Inglaterra, mas, mesmo que isso não acontece de fato em politica, já na época dele ocorriam manipulações em massa pela BBC. No livro do mesmo (vale lembrar que Orwell nunca viveu numa sociedade socialista) acontecem coisas como destruição da familia, o mesmo que ocorria na união sovietica. Atitudes como Novalingua em 1984 vão ao encontro da mudança de termos feitos hoje em dia pelo politicamente correto. Faz uma analogia com um trecho do livro em que o personagem faz copia uma cronica sobre capistalisas, esses bem caricatos da mesma forma que movimentos politizados como feministas fazem de seus algozes. Destruição da história vem ocorrendo ao tentar destruir o antigo em tradições artisticas. Esses livros mostram como Shakespeare é uma fuga na imbecialização, o mesmo ocorre na vida real de acordo com o autor ao conversar com um rapaz da Coreia do Norte. Tocqueville dizia que um governo que faz tudo por voce "quer fazer um trabalho benevolente e dar alegria para o publico mas acaba querendo ser o único árbitro dessa felicidade. Se suprir as necessidades e facilitar os prazeres, acaba fazendo a vontade dos homens se amolecer dobrar e ser guiada, não despedaçada. Custine e Tocqueville fizeram analises sobre Russia pré-URSS e EUA, respectivamente, mostraram por fontes dfierentes que os seres humanos tem algo que compatilharam quando associado a arranjos políticos. A Italia se mostrou um lugar que evoluiu mais que a Inglaterra por que nunca dependeu do estado. Cuba diz que tem uma ótima medicina e alfabetização, mas as pessoas não tem remedios, sabão, querem qualquer coisa por dolares, contrabandeam carne para restaurantes ilegais.
6 parte: Vícios: um adendo a o "vício social" que é o sentimentalismo, e suas consequencias. Ele novamente usa o exemplo da morte da princesa Daiana, que era uma figura caricata da época, criticada mas depois foi totalmente beatificada, e se tornou um individuo acima das instituições (o fato da bandeira no castelo ter sido colocada a meio mastro). No capitulo sobre drogas ele deixa claro que o argumento filosófico está longe de fazer sentido, tanto pela questão de Mill cita sobre liberdade é não agir sobre a vida dos outros, afinal de contas um drogado sempre acaba agindo sobre a vida dos outros (homens não são ilhas) e a questão de liberdade não ser apenas fazer o que os seres humanos desejam para se divertir (já dizia Kant). Liberdade economica é diferente de liberdade de usar LSD. E atitudes boas e certas para a sociedade não são necessariamente boas para o individuo, presidio por exemplo é bom para a sociedade mesmo que não seja bom para o individuo. Não ajuda a abrir a mente (Afinal a maioria das pessoas se torna escrava, presa). Liberar uma coisa ruim pode criar o efeito "janela quebrada". Controle de drogas pelo estado também não ajudou muito na diferença de violência. Tirar do controle dos traficantes com um comércio aberto não é bom porque sempre vai haver algum mercado para eles, além disso esses sujeitos sempre continuaram no crime. Diferentemente do que ocorreu na época da Lei Seca, o alcool é uma droga que já está na humanidade a milhares de anos, as drogas proibidas não, além disso elas estão em abundancia. A guerra contra as drogas está perdida, da mesma forma que a guerra contra a morte, mas não é por isso que deve ser parada de lutar. O estado agiria mais sobre nós para o controle como hoje já faz em relação ao alcool no transito por exemplo. Sobre sexo o autor cita que hoje o ato do sexo deixou de ser algo privado, e deixando de ser privado, deixa de ser humano, acaba por se tornar uma busca por prazeres igual a animais: "Todavia, ninguem percebeu qeu a perda do sentido de vergonha significa a perda da privacidade, e que a perd da privacidade significa a perda da intimidade, e que a perda desta última produz a morta da profundidade. Com efeito, não existe maneira mais eficiente de produzir pessoas rasas e superficiais do que as deixar viver vidas completamente expostas, sem a ocultação de nada. Vai ao encontro da famosa frase de Burke: "estabelece-se na eterna constituição das coisas, que homens de mente intemperadanão podem ser livres." ou seja, o ideal Kantiano de liberdade no ato de domar os proprios desejos. Os autores modernos são totalmente contra essa tese, de acordo com eles, se você tem problemas de bem estar, então que o estado de mais bem estar, se você tem problemas sexuais, então sexualize mais sua vida. Nenhum local onde a sexualidade foi mais livre se tornou mais feliz. Experimento feito com pessoas que mudaram seu sexo forçadamente se mostrou desastroso.
7 parte: falta de cuidado dos pais: eles falam sobre o cso dos assassinos ingleses que mataram mutias vitimas por 25 anos. Normalmente eram garotas que não tinham uma familia forte. Fugiam de casa e acabavam pegas por esse casal, o "estado" não foi um bom pai para elas, o que o autor conclui que a familia continua sendo extremamente importante para a construção segura de um adulto. O sentimentalismo reinava nesse casal, mesmo depois de muitos assassinatos, continuava achando que tinham algum tipo de humanidade apenas por demonstrar esse sentimentalismo ridiculo. Esse mesmo fenomeno eles citam no caso do assassino de ex namorada, um cara ciumentos, que namorou varias menores de idade que não tinham familias fortes, este cara as machucava, as mesmas ja sabiam do historico desse rapaz e mesmo assim buscam ficar com ele, o que mostra a consequencia de pessoas que não refletem sobre suas vidas e familias que aceitam esse tipo de coisa como natural.
8 parte: outras culturas: Ele, num capitulo posterior, cita a história de um diretor que afirmou uma obviedade: que pessoas de outra cultura quando tentam se alojar em outro país, devem ter seus filhos ensinados a conviver com aquela cultura como se fosse sua. Este homem sofreu muito por essa afirmação. Ele acreditava que conversa franca e contraditória era possível mas chegou um pono que não era mais, o real proposito daqueles que defendem a denominada diversidade cultural é a imposição da uniformidade ideológica. Vale lembrar que o país alvo de sua analise, o Paquistão, em toda a sua história, não conseguiu obter um regime democrático. O autor cita alguns problemas com o islã, que por mais que existam abusos contra a mulher nessa cultura, as feministas não falam nada, porque o choque entre o multiculturalismo e os problemas de ordem feministas sempre acaba em silencio. O autor cita que esperava que o islã mudasse, mas mudou de ideia porque os mulçumanos viram o efeito da secularização e reforma no cristianismo e não querem isso, tem muitas atitudes para isso não ocorrer por sinal. Problemas caracteristicos no islã são o fato de ele não dividir estado da religião, ou seja, não consegue evoluir sem estar nas costas do cristianismo. Ele cita que essa religião está morrendo, quem vem do Paquistão para Inglaterra está fugindo dos efeitos do islã, não o propagando. Cita problemas na França, o trecho foi escrito em 2002 mas profetizou algo que aconteceu, jovens que são frances mas não amam a França, sem emprego e vivendo em guetos, estariam vulneraveis a uma redençção no islã violento, e foi o que aconteceu vide os atentados recentes.