A História de Edgar Sawtelle

A História de Edgar Sawtelle David Wroblewski

Resenhas - A História de Edgar Sawtelle

Thainara Ramalho 17/10/2023

A história de Edgar Sawtele
Apesar de algumas partes ser bem arrastado, devido a riqueza de detalhes, na maior parte fiquei imersa na leitura.

Leitura apaixonante e, apesar do final ser triste, também teve a sua poesia. Gostei muito.

Jenner Azevedo 06/07/2023

Horroroso
Chato, enfadonho, entediante, moroso, sem graça, sem propósito, sem sal, sem gosto? Poderia passar horas escrevendo sinônimos pra esse livro? Grande perda de tempo, mais de 500 páginas, um roteiro que poderia sair algo bom, mas o livro é extremamente lento e sem graça. Demorei 24 dias pra ler pq não me empolgava, mas tenho essa mania de não largar livro? Mas esse merecia. No final, que demora horas acontecendo, eu só queria que acabasse? O autor provavelmente não conseguiu pensar num final pra história ou não aguentava mais assim como nós leitores, e resolveu terminar o livro como terminou. Me surpreende muito esse livro ter sido um best seller em 2008 (comprei esse livro naquela época e ele ficou parado até hoje, quando decidi lê-lo, antes tivesse deixado lá). Com certeza o livro mais chato do ano, e olha que li o chatíssimo O nome da Rosa esse ano. Recomendo fortemente que não percam seu tempo

Maína 20/06/2022

Eu nem sei o que falar sobre esse livro, pois os sentimentos são conflitantes.
Eu amei Edgar, como o autor fez a gente se apaixonar por ele e pelos cachorros principalmente por Almondine. A história tinha tudo pra dar certo, meu problema nem foi com os excessos de detalhes desnecessário do autor, mas sim com a repetição principalmente nas últimas páginas, em nós subjugar com esse final patético, não por ser triste, isso não me incomodou nem um pouco mas em me fazer de otaria por ler 500 páginas e não ter um ciclo fechado, em ter trechos totalmente sem sentido, nada a ver com nada, me deu tanto ódio que eu fiquei horas deitada na cama tentando entender como um autor tem uma boa história, um personagem incrível e simplesmente resolver acabar com ela, meu primeiro e último contato com esse autor.

Mari 23/10/2020

Moroso, interminável, ambíguo
O livro é parado, MUITO descritivo. Definitivamente não me apaixonei pela estória, mas me recusei a abandonar o livro.

Vanehelen 01/08/2020

Encantador e triste
As vezes os silêncio não é a solução e as vezes palavras demais envenenam o coração. Edgar era apenas uma criança inteligente e teve que ver sua vida mudar muito depois do acidente no celeiro, mas um acidentenque nunca foi real. O que ele não imaginava é que as escolhas da sua mãe e as dele poderiam nunca mais ter volta...
Lindo livro que cativa desde o inicio ao triste fim.

Tonco.books 13/06/2020

Fantástico, uma das histórias mais bonitas que já li.
Edgar é um garoto mudo que vive em uma fazenda com seus pais, uma família que trabalha com criação de cães a algumas décadas. E como o próprio título já diz, iremos acompanhar a trajetória de vida desse garoto, veremos toda sua ligação com os cães que parecem entendê-lo melhor do que muitos dos humanos.

A vida Edgar desmorona após a morte de alguns personagens e com algo a mais que faz com que ele tenha que fugir na companhia de alguns de seus cachorros, toda a trama de mostrar a sobrevivência de um garoto mudo, sozinho, tendo como companhia apenas alguns cachorros é muito bem construída.

É uma história para poucos e eu tenho que reconhecer isso, fiquei chocado ao ver o tanto de críticas negativas que esse livro recebe, mas mesmo assim acabou sendo um dos meus novos favoritos.

É o livro mais descritivo que já li em toda minha vida, ele vai contar toda a história da pessoa e porque ela decidiu construir a casa, como ela fez, e porque decidiu vende-la e como e porque ela foi parar nas mãos da família de Edgar. Coisas que acabam parecendo e sendo tecnicamente irrelevantes, mas colaboram de alguma forma com a história, você tem que ter paciência. E o final em aberto acaba perdendo pontos para algumas pessoas, mas fez todo o sentido para mim, e confesso que se tivesse sido diferente talvez eu não tivesse gostado tanto.

É um livro lindo, absurdamente lindo e muito tocante, dá para ver que foi bem pensado e planejado e a escrita é maravilhosa. Toda a ligação de Edgar com os cachorros e a parceria que é construída é encantadora. E é os cachorros que parecem ser os grandes protagonistas dessa história. Almondine meu amor, eu te amo com todas minhas forças.

Eu chorei horrores em algumas partes, e em escrever essa resenha as lagrimas voltam a querer sair. É absurdo como essa história me tocou.

Se você não se importa com muitas descrições, descrições até de coisas irrelevantes, finais em aberto e coisas tristes então eu te IMPLORO para dar uma chance para esse livro. Ele merece sim ser exaltado.

Gersonita Paula 01/01/2020

FRUSTROU MINHAS EXPECTATIVAS...
A capa deste livro me encantou. Fui fisgada por ela. No início, até que me senti presa pela leitura, mas depois as coisas se arrastaram demais. O escritor soltou a linha do encanto. A história, embora tendo seu peso, ficou solta, meio perdida... Não foi perda de tempo lê-lo. Mas não me enriqueceu em nada.

(Gersonita Paula)

Luiz 29/01/2019

Tinha tudo pra ser melhor,mas se arrastou demais com coisas desnecessárias e final fraco.
Terminei agorinha de madrugada o livro ,sendo esse meu primeiro livro do desafio da Tag Literária ,Desafio 1 livro por mês assim, pensei que ia ter em mãos uma história muuuuuito da boa ,mas não gostei realmente, achei o final vazio, sinto que parece que faltou muita coisa, e eu esperava que isso fosse o minimo que o autor fosse entregar já que são exaustivas 522 páginas, tinha partes que achava desnecessárias no livro, como por exemplo tantos treinos aos cachorros sawtelle, entre outras coisas,mas enfim não recomendo com vigor essa história, só se você tiver realmente muito a fim de ler.

Nani 03/09/2018

Edgar é sagaz, perspicaz, inteligente e fascinante. Amei o personagem apresentado por volta da página 300 e esta pra mim foi a melhor parte do livro.
O livro é bem escrito, não achei cansativo, o enredo é bom, quase poético.
A partir daqui há spoiler:
Os finais não precisam ser perfeitos, não precisam colocar pingos em todos os is, mas tudo te limite. Este foi abrupto e estapafúrdio, me incomodou bastante, até com situações sem nexo (o que foi Glen e Trudy na grama, fala sério!?)
O que me frustrou mesmo foi o final.

Alisson 06/03/2017

EXCEPCIONAL
Esse foi um livro que me marcou tão poderosamente que confesso sentir um certo desprezo pelas resenhas negativas (leia-se depreciativas) que deparo aqui e ali. Não ouso negar que haja passagens cansativas, mas a jornada de Edgar é tão forte e emocionante que se prender a todo o resto na hora de resenhar esse livro é no mínimo arrogância ou estripulia pueril de certos pseudo-leitores, que costumam se satisfazer com mais do mesmo e finaizinhos redondinhos e felizes. Só tenho algo mais a dizer, felizmente, antes de ler essa saga incrível de um garoto surdo e cheio de problemas com seus cães, não me encontrei com comentários e avaliações tão fracos de sensibilidade, que pudessem ter me desencorajado a conhecer e amar tal história excepcional. SE VOCÊ GOSTA REALMENTE DE LER, ENTÃO PARA VOCÊ ESSE LIVRO VALE A PENA!!!

Joicinha 04/12/2016

A ideia da trama é boa... contudo o autor conseguiu deixa-la extremamente entediante. A história de um menino crescer em meio a cães, ter que lidar com a perda do pai e ainda lidar com o fato de que sua deficiência ‘impediu’ de salvar a vida do pai, é fascinante, fora os outros fatores intrigantes. A possibilidade de ter havido um assassinato, etc. Mas o livra fica extremamente enjoativo de ler quando o autor começa a descrever detalhes insignificantes como por exemplo a forma com que a grama cresce, ou descrevendo as bolhas da agua fervente do café que o personagem faz.
Por diversas vezes pensei em parar... deixei o livro encostado algum tempo enquanto lia outros. Mas fui persistente, olhei na internet algumas resenhas e vi que teria uma reviravolta, então resolvi prosseguir... e que final decepcionante! (não pelo fato como aconteceu, nem todos livros precisam ter finais felizes, mas o extremo detalhismo do autor faz com que o leitor fique entediado e se perca na narrativa... as vezes o autor repetia algumas cenas, enfim ficaria redundante se abordasse novamente esse aspecto.
Gosto de livros detalhistas, principalmente o detalhismo psicológico que descreve todo o dilema interno dos personagens. Contudo, o leitor se aborrece diversas vezes durante a leitura com a redundância da descrição de objetos.
Fiquei com a sensação de que o autor não conseguiu pensar em um final. E eu, como leitora, imaginei diversas formas que poderia ocorrer o fim dessa história, mas entendo que a intenção do autor foi escrever uma obra no um crime fica sem solução.
Sinceramente, um desperdício de tempo para um leitor; 500 páginas de uma história que poderia ter sido narrada pela metade disso. Com certeza se a obra fosse “enxuta” tornaria mais interessante. Me surpreende a obra ter conseguido editora para publicar.
Com esse livro aprendi a não confiar nas indicações de capa. O outros autores falam ou “o mais vendido segundo New York Times”.
Uma palavra para o livro... decepcionante!
Larissa 14/02/2017minha estante
Concordo que o final foi decepcionante. Assim que terminei o livro (depois de ter desistido duas vezes) vim buscar resenhas de outros leitores, e vi que minha opinião sobre a redundância de algumas passagens não é a única.

Jenner Azevedo 06/07/2023minha estante
Caraca seu comentário é exatamente o que senti

Joicinha 07/07/2023minha estante
ahaha pis é, eu não lembro quase nada mais do livro... só ficou a sensação de que é ruim kkkk

Evy 29/11/2016minha estante
Oi, você comentou na minha resenha que a Trudy morreu no final, baseada em que você chegou a essa conclusão?

Joicinha 04/12/2016minha estante
Representou minha indignação..

Karen 27/11/2016minha estante
Concordo com vc em quase todos os pontos, mas Trudy não sobreviveu no final.

Larissa 14/02/2017minha estante
Sem contar que a vidente foi completamente desnecessária... Quando a menina que é neta dela fala pro Edgar que a avó contou pra ela que Edgar nasceu sem poder falar poque ele guardava um segredo de Deus, achei que fosse rolar algum desfecho a partir disso. O autor inclusive cita essa passagem mais de uma vez... Mas o livro acabou deixando a impressão que Edgar nasceu e morreu sem cativar nem mudar a vida de ninguém na história e sem deixar nada resolvido da morte do pai (o que é horrível, já que esperava mais de um personagem tão carismático).

Camila 28/02/2017minha estante
Nossa, verdade!!! Não tinha pensado no que aconteceu a Trudy dessa maneira!! Estou chocada

Dan 16/06/2017minha estante
Gente, cuidado com os comentários. Estava a fim de ler o livro e levei um tremendo spoiler!

Léia 11/07/2018minha estante
Sabe o que mais me surpreendeu nas suas palavra? Eu li esse livro alguns anos atrás, fui um dos primeiros livros que li na adolescência. Ainda era muito "inocente" no que diz respeito, a personagens, enredos e escritas dos autores...porém sempre me incomodou o fato do Edgar ter sofrido o livro inteiro, e ao fim eu não ter sentido que o autor fez justiça a todo esse sofrimento. Lendo suas palavra percebi que minha insatisfação nesse sentido era válida.

Helder 06/04/2019minha estante
Difícil acreditar que vc realmente gostou da estória. Mas atualiza sua resenha marcando como spoiler, pois eu a li inteira e nem preciso mais ler o livro.