Sinfonia da Alma

Sinfonia da Alma Ana Cristina Vargas

Resenhas - Sinfonia da Alma

Nana Barcellos | @cantocultzineo 21/07/2015

Desenvolver a consciência nos conduz à conquista da felicidade.
Denise é uma jovem de vinte dois anos, apaixonada pela música.

Ignorou parte dos planos profissionais, traçados pela mãe, para se dedicar à sua paixão e logo colheu os frutos ganhando uma oportunidade para estudar em Paris.
O lugar parece intensificar suas emoções, ao mesmo tempo em que se demonstra o verdadeiro lar de Denise, onde ela pertence. E ao conhecer Charlotte, sua colega de quarto, nossa protagonista se redescobre.

" ...- Nossas dores têm o tamanho que lhes damos. Viver se queixando ou remoendo problemas só as faz aumentar. Até a natureza nos dá tréguas no sofrimento. Não há padecimento ininterrupto, e, se a dor é muito forte, perdemos a consciência." - pág: 74.

Sinfonia da Alma, nos leva até Paris e o mundo das artes. Na maior parte a música toma conta do enredo, não tem como a protagonista fugir dela. Nem enquanto dorme. Ela é sonâmbula e durante à noite, acorda cantarolando para um amor perdido. Isso não afeta apenas seu descanso, mas no dia-a-dia, aflorando suas emoções e sensações.

Difícil não se identificar com Denise em alguns pontos da leitura, como por exemplo, a mãe ser contra seus desejos. Quem nunca discutiu com o pai ou a mãe por causa de um curso ou um outro desejo? E é tão triste acompanhar a felicidade da protagonista apenas sendo dividida com a irmã mais nova e o pai, sendo relatada por envio de e-mails, e a mãe não é citada.

Já em Paris, ela divide as glórias com os amigos Charlotte, Max e Maurice.
A autora me enganou direitinho sobre Denise e Maurice...

A vida de Denise, apesar de não parecer, é atrapalhada pelo caos emocional. Charlotte a ajuda apresentando à sua Tia Berthe, que ajuda Denise aos poucos e cautelosamente, introduzindo a religião espírita.
Tia Berthe tem diálogos incríveis com Denise no decorrer da leitura e certamente o leitor, com situações parecidas, sentirá conforto com suas palavras.

E falando nos diálogos, eles são bem longos, tomando uma página. Não achei negativo, mas é um pouco cansativo. Na verdade, eles ajudam bastante a formar a caracterização de certos personagens, mais que a narrativa da autora.

" - Fortaleça ao máximo sua vontade de viver o presente, aqui e agora, com olhos no futuro, buscando crescer em paz, com saúde e felicidade." - pág: 262.

Uma bela leitura para reflexão.
A diagramação, como sempre, linda e caprichada.
Os livros da Vida & Consciência, sempre me tocam de alguma maneira, com as belas mensagens e reflexões.

Primeiro título que leio da Ana Cristina e fiquei curiosa para conhecer mais de seus livros, que já li vários elogios.

site: http://cantocultzineo.blogspot.com/2015/07/livro-sinfonia-da-alma-ana-cristina.html
Letes 02/03/2017minha estante
Arrasou e parabéns pela resenha

Saori 03/09/2019

O livro conta a história de Denise, que sonha em estudar música e, para isso, contraria as vontades da mãe.
Quando se encontra em outro país, longe de sua família, Denise tem que encarar suas "esquisitices", descobrindo os segredos da alma.
Enfim, o livro aborda questões como sonambulismo, influências espirituais, doença e, principalmente, crescimento e evolução. Para sermos felizes precisamos conhecer nossa alma.
Frases destacadas:
* Resignar-se não é cruzar os braços e esperar que o melhor caia do céu. É aceitar o momento sem revolta, sem perguntar: por que comigo?; o que fiz para merecer isso?; e coisas do tipo. Mas sim: o que é o melhor a fazer agora?; para que a vida está me apontando esse caminho de enfermidade?; o que há aí para ser aprendido?
* O presente é o mais importante de todos os tempos. É eterno. O passado é meu patrimônio. O futuro é sempre incerto.