Recursos Desumanos

Recursos Desumanos Pierre Lemaitre

Resenhas - Recursos Desumanos

Amanda @litera.pura 21/10/2020

Mais resenhas em @litera.pura
Alain Delambre está desempregado e sabe que, na sua idade, as chances de contratação são muito pequenas. Já faz 4 anos que ele foi demitido de seu emprego como diretor de RH e, desde então, sua vida está ruindo aos poucos. Alain se sente humilhado quando percebe as roupas gastas da esposa, o apartamento precisando de reformas e o olhar de pena que recebe das filhas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando é chamado para participar de um processo seletivo em uma grande empresa, Alain vê ali a chance de mudar de vida. Porém, os candidatos precisarão passar por um teste inusitado: simular uma tomada de reféns, tendo como vítimas alguns executivos da empresa. Cansado da pobreza e de tantas dificuldades, Alain está disposto a fazer qualquer coisa para conseguir aquela vaga e vai levar a tomada de reféns muito a sério, ultrapassando as expectativas de todos os envolvidos naquele sádico processo seletivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recursos Desumanos foi um livro surpreendente. Alain é um personagem controverso, um homem desesperado que acaba se transformando em um criminoso. Mas ele é totalmente culpado ou apenas uma vítima da desigualdade? Obviamente, comecei a leitura pensando que a tomada de reféns seria o ponto alto do livro, mas não é! É depois desse evento que as coisas ficam realmente emocionantes e nos surpreendemos com a astúcia do personagem. É difícil separar bandidos de mocinhos, porque todo mundo aqui tem sua parcela de culpa. O livro tem muita ação e reviravoltas, mas peca em alguns momentos de enrolação desnecessária.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ainda assim, foi um livro que me envolveu, me deixou em choque e me fez refletir bastante sobre o desemprego, a desigualdade, as relações de trabalho e a tudo que nos sujeitamos diariamente em nome do dinheiro. Essa é uma história complexa e muito inteligente, daquelas que continuam na nossa cabeça mesmo depois de fechar o livro.

site: https://www.instagram.com/litera.pura/

Daniel de Oliveira 09/04/2022

Sentimentos
Esse livro desperta sentimentos ambiguos, ao mesmo tempo que torcemos pelo protagonista atingir seu objetivo e conseguir uma oportunidade, em outro momento da uma raiva dele pelos caminhos escolhidos para conseguir a tão almejada oportunidade. O final é coerente com o caminho percorrido pelo protagonista durante a história.

Ghellem Pires 27/02/2022

Achei a história bem fraca.
No início achei q iria gostar mas durante o desenrolar apareceram diversos personagens que não são tão interessantes, enfim, foi difícil terminar a leitura, história bem chatinha?

Rose 01/07/2015

Alain Delambre tem 57 anos e está desempregado há 4 anos. Na época em que trabalhava ele era Diretor de RH, mas agora só consegue subempregos.
Sem muitas perspectivas, desmotivados e desgastado psicologicamente por ver seu padrão de vida cair drasticamente ao longo deste período. Alain está amargurado.
As coisas podem mudar quando seu currículo é aceito para concorrer a uma vaga no RH de uma grande empresa. Ele fica muito animado, acha que sua sorte finalmente virou, e está disposto a tudo para conseguir a cobiçada vaga.
Mas o que seria uma simples entrevista de emprego, mostra-se um perigoso jogo de gato e rato. Os candidatos a vaga precisam simular uma tomada de reféns. Estes reféns seriam funcionários chaves desta grande empresa ainda não conhecida pelos candidatos.
Segundo o futuro contratante, eles querem ver como seus funcionários reagem sob forte pressão, e como os candidatos a vaga conseguem obter resultados em cima destes funcionários. Uma coisa bem louca, não acham?
Bem, consciente de que esta pode ser sua última chance, Alain resolve arriscar tudo e aposta alto. O problema é que o caminho que ele escolheu é bem torto, e acaba afastando sua família, pois ele só consegue enxergar na sua frente esta possível vaga de emprego.
Lutando praticamente sozinho e tendo um curto espaço de tempo para se preparar para o dia D, Alain vê seu mundo cair quando descobre as verdadeiras intenções da empresa contratante. Indignado e revoltado, ele quer mostrar para todos que é o verdadeiro Alain Delambre. Mas, para chegar ao seu objetivo, ele deverá manter a mente em alerta e os nervos controlados, pois um passo em falso e toda sua família poderá sofrer as consequências de seus atos.
Eu demorei a fazer esta resenha pois não sabia muito bem o que dizer. Se por um lado não senti empatia com nenhum dos personagens, por outro achei bem interessante e diferente o enredo construído pelo autor. Ele soube dosar um enredo tenso e com algumas reviravoltas, o que acaba deixando o leitor sem saber o que vem pela frente.
Apesar de não ter caído de amores pelo livro, não poso deixar de indicá-lo para os fãs de uma trama policial recheada de mistério e suspense.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com
Clarice.Castanhola 02/07/2015minha estante
Que estória heimm?? só de ler a resenha vejo que a leitura deve ter um ritmo detalhado de alguns segmentos, visivelmente fazendo com que o leitor fique ansioso por um desfecho., gostei de saber um pouco desse livro e com certeza acrescentarei a minha lista pois gosto muito de livros que traz Suspenses , super curiosa para para conhecer a atmosfera de Alain Delambre.

Helder 18/04/2018minha estante
undefined

lipelimma 13/07/2022

2.5*
O começo é bem morno e cansativo, o que me motivou a continuar foi o ódio pelo protagonista kkk. É uma excelente história me despertou a vontade de ver a série, mas é devagar e muito cansativo. Okzão pra ele.

Dwarcy 23/01/2022

eu simplesmente adorei a escrita. Rapida, sagaz, cínica, sarcástica.

uma ótima leitura e uma incrível surpresa com esse livro.

Angelis 22/12/2021

Foi uma história bem desenvolvida, fluiu bem, e faz pensar sobre o preço a se pagar por nossas conquistas. O protagonista passou um preço alto. Será que valeu a pena? Não me parece.

day 18/11/2021

O livro é bem escrito , e te prende do início ao fim.
Um triste drama de um homem desempregado desesperado por uma oportunidade de emprego .
Porém assim que aparece a oportunidade,ela vem com uma situação que pode mudar toda a vida do personagem.
Achei a leitora ótima e o final bem realista .

Simone de Cássia 16/04/2017

Muito bom!! O cara é muiiito louco! A gente até sente empatia pelas dificuldades que ele está passando e pela sensação que ele descreve de perda de dignidade, mas, daí a armar o circo que ele arma... nossinhora... rs rs No final eu já estava me roendo de curiosidade pra saber qual seria o desfecho de tanta confusão... Parecia propaganda do "gelol"...um fato "esbarra em outro que empurra outro e por aí vai...aconteceu uma coisa e o resto foi caindo que nem dominó... rs rs Bom livro!!!

Andréa 21/09/2022

Complicado
Um livro estranho, fiquei perdida com a história. Não achei interessante, enfim não gostei e não recomendo

Suka - Pensamentos & Opiniões 12/02/2021

Ambientado em Paris, o livro "Recursos Desumanos" irá contar a história de Alain Delambre, um homem de 57 anos que trabalhava com RH e ao ser demitido 4 anos atrás tem um trabalho no qual ganha muito pouco. É casado com Nicole e tem duas filhas.
Ao levar literalmente um pé na bunda do seu chefe, ele acaba descontando com uma cabeçada e isso resulta em sua demissão. Porém, surge uma oportunidade de emprego em sua área, e uma das etapas para contratação é a participação de uma simulação de tomada de reféns.
O livro e dividido em ANTES, onde saberemos como é a vida de Alain, sua esposa e suas filhas. Saberemos como ele se candidatou a vaga e como ele estudou tudo que pode para se dar bem no teste final. E o quanto a sua vontade para conseguir esse emprego o levará a fazer coisas que ele não acharia possível.
DURANTE é narrado por Fontana o homem encarregado de organizar toda a simulação. Um homem com experiência militar e que ganha dinheiro fazendo isso. Tudo sempre dá certo, tudo é bem planejando e organizado, mas dessa vez ele não contava com um detalhe que mudaria o rumo da história.
E o DEPOIS, saberemos o que aconteceu ao Delambre depois dessa simulação, o que resultou sua vida ao tentar ter um emprego digno e com um bom salário. Que rumo sua família e amigos tomaram.
Primeiro livro do autor que eu leio e sua escrita me pegou de jeito, ele consegue manter o suspensa do início ao fim do livro e quando você pensa que o personagem principal irá pegar um caminho, ele acaba indo para outro e você fica com vontade de continuar a leitura para saber o que vai acontecer.
Uma história bastante envolvente e que nos leva a pensar sobre o que o ser humano desempregado é capaz de fazer para consegui um cargo e status social. Para mim, foi uma história que valeu a pena ser lida.
"Recursos Desumanos" teve sua trama transformada em série na Netflix, ainda não assisti, mas farei isso em breve.

site: http://www.pensamentosopinioes.com

NessaCoutinho 25/04/2023

Gostei
Saí totalmente da minha zona de conforto com esse livro. Mas gostei, a leitura te prende e flui bem. Chega um momento que vc só quer saber o final! Recomendo pra quem gosta de um suspense!

Nelson 24/02/2023

Resenha
Gostei do livro, cheio de reviravoltas, a parte final é um pouco corrida e deixa a desejar, mas de resto muito bom.