Síndrome Psíquica Grave

Síndrome Psíquica Grave Alicia Thompson

Resenhas - Síndrome Psíquica Grave

Léo 03/04/2015

Divertido do começo ao fim
Leigh Nolan é uma jovem de 18 anos que acaba de iniciar seu primeiro semestre na Universidade de Stiles. Contra tudo que seus pais desejavam (eles são donos de uma pousada exotérica em uma cidadezinha do Arizona) ela decidiu graduar-se em Psicologia.

Stiles é uma universidade pequena, mas ainda assim aconchegante. O único problema é que lá todos (leia-se TODOS) parecem estar preocupados já com a pós-graduação. Quer dizer, todos exceto Leigh. Ela está recém começando a faculdade e tem anos de estudo pela frente. Por que se preocupar com algo que está tão longe? Sua única preocupação é passar em Introdução à Psicologia (única disciplina específica que pode cursar). Ah, também tem seu namorado, que parece não estar nem aí pra ela.

Andrew, namorado de Leigh desde o ensino médio, também estuda em Stiles, cursando Filosofia. Imaginem, dois namorados na mesma faculdade. Isso é sinônimo de muito tempo juntos e agarração a todo instante. Certo? Não. Ao menos não para Leigh e Andrew. Enquanto ela é toda espevitada, ele é centrado demais e como está cursando seis (SEIS) disciplinas no semestre, quase nunca tem tempo para a namorada, além de não parecer ter interesse em avançar no relacionamento, algo que Leigh espera desde a formatura.

O colega de quarto de Andrew, Nathan, o irresistível estudante de Matemática, parece odiá-la, mas isso deve ser normal dos colegas de quarto, já que sua própria companheira, a doce e sincera Ami, também parece odiar seu namorado. Falando em odiar, Leigh tem uma grande rival em sua turma de Introdução à Psicologia . Ellen é aquele tipo de pessoa que quer estar sempre por cima e não mede esforços para ver os outros, principalmente Leigh, se darem mal.

Uma das professoras de Leigh, achando que ela está um pouco alheia à sua monografia (really, queen?) lhe inscreve em um programa de orientação numa escola da região, onde Leigh deverá auxiliar meninas com as coisas da vida, tais como falar sobre gravidez na adolescência e outros assuntos do tipo. Como se a vida de Leigh fosse um mar de rosas.

"Eu não podia acreditar que não havia pensado nessa questão. Ah, é mesmo. Eu tinha SEIS semestres inteiros antes de ter que decidir o assunto da monografia, que dirá conduzir o estudo."

Logo no primeiro dia de orientação Leigh já desperta a antipatia da organizadora do programa, além de ter uma rixa com uma das orientadas. Rebekah faz de tudo para menosprezar Leigh e fazê-la parecer idiota... quer dizer, mais idiota que o normal. Justo na frente de Ellen, que também é orientadora e sempre encara Leigh com seu sorriso cínico.

Leigh tem uma pequena 'mania' de se auto-analisar, além de fazer o mesmo com todos ao seu redor. Isso é um grande problema para seus relacionamentos e para si mesma, que tende a ter inúmeros complexos. Leigh não é uma garota normal, ela é completamente pirada e seu caso de Síndrome Psíquica Grave está recém começando.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Quando os lançamentos do mês da Galera Record foram divulgados, logo de cara esse livro me chamou atenção. Porém, Barb disse que queria e eu solicitei pra ela. Como o livro demorou um bocado a chegar e eu precisava entregar a resenha, tratei de ler antes de mandar e foi a melhor coisa que eu podia ter feito.

O livro é praticamente um chick-lit, mas os personagens encontram-se na adolescência e cursando a faculdade. Alicia Thompson criou uma história divertidíssima, onde você precisa se controlar pra não rir feito uma hiena quando está em público. A cada virar de páginas uma situação extremamente maluca é apresentada e você fica extremamente curioso para saber como Leigh sairá dela.

Falando em Leigh, a protagonista é incrível. O livro é narrado em primeira pessoa, sob seu ponto de vista, e isso torna tudo ainda mais divertido. O mais incrível é que super me identifiquei com a personagem e com suas neuroses. Cada coisa que acontecia com Leigh parecia que estava acontecendo comigo e isso foi ao mesmo tempo assustador e cômico.

Todos os personagens foram muito bem construídos, mas senti que a autora não tinha muito conteúdo para desenvolvê-los. Andrew em sua primeira aparição já despertou minha antipatia e conforme avançava, mais percebia o quão babaca ele era. Ami é uma amiga leal e sempre deu apoio para Leigh, sabendo dizer o que a garota precisava ouvir, nem sempre sendo isso o que ela queria ouvir.

E Nathan... faz tempo que não encontro um personagem masculino que goste de verdade. Nathan foi me conquistando aos poucos, mas a cada virar de páginas, a cada nova atitude dele para com Leigh, ficou impossível não gostar dele.

O livro tem uma boa pitada de romance, mas não acho que este seja o foco principal da história. Está mais no processo de amadurecimento de Leigh e no quanto sua vida mudou e mudará. Porém, temos uma boa dose de sentimentos expostos e cenas de tirar o fôlego. Mais um ponto para Alicia.

O final ficou um pouco corrido e algumas atitudes de Leigh não me deixaram dar cinco estrelas pro livro. Quando tudo estava se encaminhando, a protagonista conseguiu estragar tudo e me causar uma enorme revolta, somada à uma vontade de dar uns bons tapas nela. Sério, seu final feliz estava a um passo de distância e ela recuou. RAIVA!

A Galera Record fez um trabalho sensacional com o livro. A capa é linda e super agrega valor à estante (Barb, acho que o livro não vai chegar aí, não). A tradução está ótima e isso é possível notar devido às inúmeras referências à cultura pop americana que constam no livro e Fabiana conseguiu adequar ao nosso idioma. A revisão deixou um pouco a desejar, mas nada muito gritante.

Síndrome Psíquica Grave foi uma excelente surpresa e já quero mais livros da autora. Há tempos que não me divirto tanto com um livro. Eu com certeza recomendo para vocês.

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2015/03/ta-na-estante-sindrome-psiquica-grave.html#.VR4QJPnF98s
Lucas Lopes 03/04/2015minha estante
Já quero!

Monithex 02/03/2020minha estante
Tbm senti raiva! Vontade de entrar lá e estrangular ela kkkk
Achei que faltou alguns detalhes a mais para enriquecer a história.
Li em um dia.

lucydiamond 22/06/2022

Engraçadinho
Gostei, o livro é fluido e li ele num tapa, deu pra dar uma risada aqui e ali por causa da protagonista e das situações ao redor dela, mas esperava mais do casal, gosto deles individualmente mas eles são meio que uma salada de xuxu, aguado e sem gosto. Se tivesse mais partes deles juntos desde o começo, teria me convencido melhor.

Anap_Lima 10/05/2021

Síndrome Psíquica Grave
Comecei a ler sabendo que era um livro leve e até mesmo clichê e o devorei em um dia.
Se durante a leitura eu quis gritar e socar a Leigh? Com toda a certeza! Mas é impossível não se identificar com ela, assim como é impossível não rir e suspirar com essa história, que, aliás, mesmo com todos os clichês, traz mensagens muito importantes sobre autoconfiança, sororidade, amizade e amor próprio.
É um livro perfeito pra sair daquela ressaca literária e pra fugir do mundo pesado em que estamos vivendo. Minhas 5 ? principalmente pelo Nathan, que me aqueceu o coração e me fez pensar que todo mundo devia ter a chance de conhecer alguém assim, que te note pelo que você é, que realmente te veja.

Neila 15/04/2021

Pensando demais.
A história é fofinha,mas demora muito pra chegar a uma conclusão.
A protagonista enrola demais pra concluir o óbvio.

camille.beatriz 21/07/2020

Talvez eu tenha sido influenciada a ler pelo fato do tema ser psicologia e não sabia muito sobre o livro... ele é bem diferente do que eu imaginava mas foi uma boa surpresa!! Quem me conhece sabe o quanto sou enjoada com romances, e esse livro me prendeu muuuito. Leigh é inteligente e divertida, e me conquistou desde o primeiro momento, mesmo sendo meio doida. Amei ainda mais o Nathan, Ami e Rebekah. E amei odiar o (SPOILER) Andrew.
Sinceramente achei o romance mal construído.... não teve um desenvolvimento *claro* dela com o par romântico e tudo aconteceu muito rápido. Queria uma construção mais longa e demorada pra vermos mais a química deles, e no entanto o romance em si foi muito do nada.
Mas mesmo assim foi um livro super gostoso de se ler e bem diferente dos que eu estava lendo. Gostei demaisss.

cinthia 21/06/2020

Sinceramente bem mais ou menos,por vezes pensei em abandonar nem sei pq não fiz.mais achei o final legalzinho.

oops_ray 14/02/2021

MEU DEUS
Dígito essas palavras ainda com o coração acelerado de tanto amor. O livro ideal pra curar ressaca literária. O tipo de livro que a gente começa e só larga quando acaba.
Se vocês me lêem já devem saber que eu não costumo resenhar, só coloco como eu me senti, e eu sorri muito e fiquei com risinho bobo na cara.
O tipo de livro que eu gostaria que tivesse tipo mais umas 300 páginas

Fernanda.Navarro 27/06/2021

Clichê gostosinho
Daquelas histórias românticas que te fazem torcer pra que a protagonista faça a escolha certa. Um livro bom, fácil de ler para relaxar.

Isa 26/06/2021

Divertido!
Acompanhar o processo de crescimento de uma jovem que acabou de sair da escola e foi para a faculdade, é gostoso. Ela se vê em inúmeras situações que a colocam num espectro de questionamento, seja em relação ao curso ou aos próprios dilemas pessoais.

De Cara Nas Letras 05/04/2015

Síndrome Psíquica Grave - Alicia Thompson
Síndrome Psíquica Grave conta a historia de Leigh Nolan, que é caloura em psicologia na Universidade de Stiles, na Califórnia. Uma adolescente comum que gosta de ler romances, é bastante sensível e gosta de inventar historias em sua cabeça. Tudo muito normal, se não fosse sua mania constante de analisar a si mesma, e as pessoas a sua volta. Como por exemplo, o porquê do seu namorado de mais de um ano, Andrew, parecer estar mais dedicado em seu curso de Filosofia, do que dar atenção a ela e avançar para o próximo passo do relacionamento – leia-se transar. Os problemas de Leigh parecem aumentar à medida que ela se sente mais insegura em seu relacionamento, ao passo que fica cada vez mais intrigada e atraída por Nathan, colega de quarto do seu namorado.

Nesse inicio de semestre, além da adaptação na nova vida, como dividir o quarto com Ami, uma excêntrica estudante de Artes Plásticas, e lidar com seu carro que mais parece uma lata velha, Leigh enfrenta outros problemas com a ultra competitiva Ellen, também aluna de psicologia, que tenta humilhá-la a cada oportunidade. Leigh ainda é chamada para ser orientadora em um projeto de prevenção a gravidez na adolescência de uma escola. A jovem se vê numa confusão interna: Como orientar essas meninas sobre sexualidade, quando não consegue resolver seus próprios problemas com o namorado?

A narrativa é leve e fluída, a autora trata sobre temas mais “complicados” como transtornos alimentares, gravidez na adolescência e a tão famosa "primeira vez", mas de forma livre e sem tornar a leitura pesada. E nos mostra também como esses problemas podem afetar uma adolescente, e que escolhas e mudanças podem ser difíceis nessa fase da vida.

Apesar de não ser meu gênero preferido, Síndrome Psíquica Grave foi uma surpresa boa, e a leitura fluiu de forma agradável. Dei boas risadas com Leigh e sua amiga Ami, nas situações engraçadas em que se metiam. Um livro divertido e leve, que faz você querer ler sem parar, até saber o que acontecerá com Leigh e seu pobre coração confuso.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Tip 16/04/2020

Lento no início, achei que a autora poderia ter explorado mais a dinâmica entre o casal pra o leitor sentir a proximidade deles, no entanto é uma boa leitura.

lagartixa albina 19/03/2020

Meu favorito.
Antigamente era o melhor livro que eu já li. Tem romance, DIVERSÃO, enredo, se existisse a receita ideal para um livro teen, seria esse. A Leigh me representa muito.
Iza(dora) :3 21/03/2020minha estante
Vou começar ele em breve!

Henri B. Neto 17/05/2015

Resenha: Síndrome Psíquica Grave
Nós chegamos a um livro novo (e desconhecido) por muitas formas diferentes. Na maioria dos casos, são as sinopses. Em outras, são as capas. Muitas vezes são um autor, ou até mesmo um gênero favorito. No meu caso em especial com o "Síndrome Psíquica Grave'', o meu interesse surgiu através de uma... citação. E, devo ressaltar, foi a primeira vez na minha vida de leitor que aconteceu isto. Geralmente, citações alimentam o meu interesse - mas nunca o criam. Só que, neste caso, não era uma citação qualquer. Não mesmo. Quem recomendava o livro, em letras pequenas no canto da capa, era ninguém menos que ela: Meg Cabot, uma das minhas autoras favoritas de todos os tempos. E, se você acompanha a escritora, sabe que ela não é muito de aparecer recomendando outros livros. Então, eu simplesmente pensei: ''preciso realmente ler este livro agora''. E foi exatamente o que eu fiz, solicitando ele para resenha com a editora Galera e o passando na frente de todos os outros quando chegou.
Entretanto, esta minha curiosidade oriunda pela recomendação da Meg acabou acarretando um pequeno problema: A comparação antecipada. Sim, eu não conhecia nada sobre a Alicia Thompson, mas o fato dela ter recebido o aval de uma autora como a Cabot deixou já incutido no meu subconsciente que o livro precisava ser leve e despretensioso e divertido como todas as obras da autora de ''O Diário da Princesa'' - o que pode não parecer, mas é uma responsabilidade muito grande. Todas as histórias da autora parecem ter todas as doses de humor e romance e tiradas na medida perfeita... E esperar que uma outra pessoa siga o mesmo caminho é perigoso. Mesmo assim, neste quesito, Alicia Thompson se saiu espetacularmente bem. Tão bem que eu achei que estava lendo um livro da própria Meg Cabot!
E isto foi meio assustador. E bizarro. Pois se não fosse pela citação, e pela biografia, eu teria acreditado de verdade que Alicia Thompson na verdade era um pseudônimo da Meg... Pois tudo, desde o clima leve do livro, passando pelas referências a cultura pop e a própria escrita da autora me remeteram aos livros da criadora de Mia Thermopolis e cia. Como eu disse no Instagram, assim que terminei de ler o romance, o livro - que é um Novo Adulto que se passa em uma pequena Faculdade da Califórnia - parecia ser uma versão de "Fangirl" (de Raibow Rowell) escrito pela Meg Cabot. O que por um lado foi incrível, pois é um romance muito gostoso de se ler. Mas, por outro, acabou que tirou um pouco da ''identidade'' que eu poderia criar com a narrativa de Alicia Thompson.
Mas não me entendem mal, eu gostei bastante do livro. Leigh, nossa narradora, é uma jovem bastante peculiar - sempre analisando a tudo e a todos (inclusive a ela mesma), só que sem soar arrogante ou chata. Por ser formada em Psicologia, a autora sobre inserir estes elementos na vida universitária da protagonista (que é uma caloura do curso) de uma forma bem natural, sem parecer raso ou fora do lugar. Além do mais, a história em si é divertida, perfeita para se ler em uma tarde de muito frio. Ou de muito calor. Minha única ressalva seria na condução da primeira metade do volume. A autora se preocupou tanto em preparar o ambiente para que a sua trama acontecesse que, quando ela finalmente começa, nós já estamos na metade do livro.
Mesmo com todos estes porém e pormenores apontados, eu me diverti bastante com "Síndrome Psíquica Grave". Quem for fã dos livros da Meg Cabot (como já deixei mais do que claro durante toda a resenha) com certeza vai adorar. Mesmo os personagens estando na Faculdade, a trama não tem apelação e pode ser lida até pelo público mais ''Jovem Adulto''. Com certeza, perfeito para ler depois de algo mais denso ou quando você está sentindo que está entrando em uma ressaca literária.

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2015/04/resenha-sindrome-psiquica-grave.html

Vânia 28/05/2015

Surtados da Piscologia
Leigh ainda está no primeiro ano de curso e já se descobriu em crise. Ela se pega analisando tudo e todos à sua volta. Mais ainda o seu relacionamento que parece estagnado.
Ao completar as frases de Rotter - livre associação - e mostrá-las para sua amiga de quarto, Ami, que estuda Artes Plásticas, com especialização em Instalações Artísticas, seja lá o que isso quer dizer, ela se dá conta de que não mencionara seu namorado em nenhum momento. Seria isso bom ou ruim? Afinal, ela ERA apaixonada por Andrew, certo?
Mas então, se era, por que ela tinha uma certa fixação pelo colega de quarto dele, Nathan, que mostrava claramente que não ia com a cara dela?

Bom, talvez tenhamos algumas respostas se analisarmos o histórico da personagem. Vejamos...

Leigh estudava Psicologia apesar de seus pais não darem tanta ênfase nisso. Eles são donos de uma pousada esotérica em Sedona, no Arizona. Sua mãe dá aula de dança xamânica e seu pai durante uma semana por ano faz voto de silêncio. Se ela estudasse tarô, para eles daria no mesmo;
Ela tinha um relacionamento há mais de um ano com Andrew Wieland, desde o Ensino Médio, mas ainda não passaram para além da segunda base. Andrew estuda Filosofia e prefere falar sobre Platão do que pegar a mão dela no escurinho do cinema;
Ela tem tendência a humanizar objetos e, com isso, colocar-lhes nomes, como é o caso de seu carro velho caindo aos pedaços cheio de multas de estacionamento do campus, Gretchen;
Ela procrastina tudo até o último....segundo;
Seu radar para identificar gays enrustidos é 100% eficaz;
Não consegue entender a obsessão dos alunos, ainda no primeiro ano, em já definirem qual será seu tema de monografia no último ano!!!;
Tem pensamentos paranóicos em relação a uma colega de classe, Ellen Chandler. Na verdade a competitividade entre as duas é bem grande há bastante tempo....
(Continue a ler no link abaixo)

site: http://aborboletaquele.blogspot.com.br/2015/05/maratona-grupo-record-alicia-thompson.html#more

Annaaaaaaaaaaaaaaa 15/04/2021

Bom pra passar o tempo
Gostosinho de ler, bem história de filme adolescente, sabe? Não espere muito!