Ao vencedor!

Ao vencedor! Pe. Alberto Luiz Gambarini

Resenhas - Ao vencedor!

livroslunaticos 15/12/2022

Para entender!
Nesse livro o Padre Alberto explica de forma mais clara o tão temido e de difícil compreensão livro do Apocalipse, que é o último da bíblia.

Aventura de aprender 14/04/2018

As cartas que Jesus escreveu para as sete igrejas são um tema que me fascina, eu ainda pretendo fazer um estudo completo sobre isso. Resumindo, existem três interpretações possíveis e não excludentes: são igrejas reais que existiram (histórica), são características da nossa vida como cristãos (pessoal) e representam sete eras da igreja (profética).

Um dos pontos mais interessantes nas cartas é que por mais problemas que as igrejas estavam enfrentando Jesus não diz para sair, procurar outra ou deixar de congregar. A ordem dada em todas as cartas é para vencermos e perseverarmos, tanto onde a situação está boa quanto onde está péssima. O que importa não são os erros cometidos pelos homens, mas nossa vida e decisão pessoal de obedecer a Deus ou não.

O autor do livro trata apenas com a interpretação histórica e pessoal, mas quando chega à igreja de Laodicia ele comenta que vivemos profeticamente nessa era. Talvez ele preferiu não abordar a interpretação profética nas seis igrejas anteriores porque ele quis tratar mais dos aspectos práticos na nossa vida pessoal e na evangelização, e não dar uma aula de História e profecias.

Entretanto, para identificarmos qual era histórico-profética cada igreja representa basta retrocedermos e vermos em qual tempo mais se aplicaram as características que Jesus deu. Por exemplo: em Tiatira Jesus diz que a divisão era uma ameaça, já em Sardes era um fato consumado e estava precisando de uma renovação espiritual. Em quais épocas isso aconteceu? Ano passado (2017) li um livro de um pastor com a mesma visão, mas isso é assunto para outra resenha.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/45621650-livros-lidos-em-2016