Kamaleon

Kamaleon Camila B. Monteiro

Resenhas - Kamaleon

Lizianesg 13/04/2015

Kamaleon
Kamaleon é um mundo paralelo ao nosso, onde as cores são vivas e mudam conforme o humor dos seres que vivem ali, que são chamados de Lampys. O mundo mágico de Kamaleon tem seus rituais e o mais importante é o ritual da escolha, todos os jovens ficam ansiosos a espera desse ritual que acontece a cada 5 anos.

Vamos conhecer Lilly, uma jovem que é muito estudiosa e que seu maior sonho é ser a escolhida. Ela acorda quase sempre assustada, pois sempre sonha com um garoto que tenta se aproximar, mas o que deixa ela mais assustada é que ela não consegue mudar as cores de sua roupa, ele está sempre todo de preto.

Como a autora diz, esse livro é um conto de fadas e claro que os sonhos serão realizados, mas também vamos ter a presença do vilão que aqui é conhecido por Devox, um rapaz que foi escolhido, e por pensar que já está preparado para tudo resolveu que não queria um mentor e sua vaidade fez com que ele tivesse problemas para controlar sua energia e quase matou todos os Lampys, ele não conseguiu colorir Kamaleon e sim roubar a energia de cada Lampy até deixá-los completamente sem cor e mortos, por causa disso Devox foi expulso desse reino.

Lilly é escolhida, mas tem problemas para controlar sua energia, tudo que ela toca troca de cor várias vezes e isso mostra que ela se sente não só feliz, mas ansiosa e não consegue dominar seus sentimentos. Toda essa energia faz com que Devox comece a se aproximar de Lilly, ela sempre foi muito curiosa e resolve deixar ele se aproximar, logo ela sente que ele não é tão mau e ela aceita sua amizade, a felicidade que Lilly sente quando está com Devox é percebida nas cores de Kamaleon, mas algumas revelações vão a fazer repensar sobre sua amizade com ele e ela irá tomar decisões que a farão se tornar mais equilibrada.
Como vocês sabem eu adoro livros de fantasia e amei a oportunidade de conhecer um pouco de Kamaleon, em muitos momentos a leitura pareceu um bate papo com a autora, parecia que ela estava ali me contanto a história, com um final bastante enigmático e que eu já imaginava que poderia acontecer, mas que não atrapalhou em nada a leitura. O mundo criado e descrito é perfeito e faz o leitor ficar fascinado pelas cores, vamos saber também no final que muitos de nós conhecemos os Lampys, mas por outro nome, somente quem ler saberá.

A leitura fluiu de uma maneira muito rápida, me senti bastante envolvida com os personagens, Lilly é típica jovem que quer ter a oportunidade de conhecer e saber tudo, ela é extremamente curiosa o que a fez evoluir bastante na arte da coloração, mas também a fez se aproximar de alguns perigos.

Eu li no formato digital, mas fiquei apaixonada pela capa do livro, mostra bem as misturas de cores e já dá uma ideia desse mundo para o leitor. Indico a leitura para todos os leitores, um livro ótimo para aqueles dias de frio e chuva que você quer ir para um mundo mágico.

site: http://lilicasg.blogspot.com.br/2015/03/resenha-kamaleon.html
Camila B. Monteiro 17/05/2015minha estante
Yeah!!!! Quanta estrela!!! Obrigada =)

Nath 20/04/2015

Resenha do blog Pobre Leitora
Kamaleon conta a história de Kamaleon eeeer, um reino num universo paralelo ao nosso, cheio de vida e cores. Lá, moram os Lampys, que são os seres responsáveis por essas cores todas. Eles colorem tudo a sua volta, o chão, as árvores, os objetos, eles mesmos e os outros Lampys. Suas cores variam muito com o seu humor, se tornando escuras e opacas quando tristes e preocupados e viva e brilhante quando alegres. Lá, eles tem dois rituais muito importantes: o Ritual da Escolha e o Ritual da Coloração. O Ritual da Escolha acontece a cada 5 anos e todos os jovens Lampys ficam ansiosos com a oportunidade de ser o Escolhido.
A história vai focar na Lampy Lilly Prans, que já tem a idade para poder ser a escolhida e a muito tempo vem estudando e treinando para isso e com certeza é uma das Lampys mais poderosas de Kamaleon. Mas como nenhum história é pura felicidade, temos o vilão, o banido Devox, que é tão poderoso quanto Lilly mas é a pura escuridão. Lilly vai enfrentar alguns maus bocados tentando controlar sua grandiosa energia e com a aparição desse Lampy mal.
Coisa mailinda!
Kamaleon é o típico conto de fadas, feito unicamente para nos encantar!
Tudo lá é alegre, é colorido, é cheio de vida. É uma coisa que entra na gente durante a leitura sabe? É contagiante.
A escrita da Camila ajudou muito nisso também, ela escreve super bem, a história é super fácil de ser lida e flui muito rápido.
Os personagens foram maravilhosos. A Lilly é um adolescente ou pré-adolescente, super vívida, animada, curiosa... Sua mãe é um amor! Seu mentor, o adorado Milom é isso mesmo, adorável! Imagine um velhinho simpático e brincalhão, pois bem, é ele. E o nosso vilão Devox, bem, ele é o vilão certo? Nem tão certo assim.
Ao ler a história me senti em casa, senti como se eu pudesse ver Kamaleon a minha volta. Foi o livro certo no momento certo!
A Camila escreveu a história de uma maneira muito peculiar também: há um narrador que não é um personagem, mas que se encontrava em Kamaleon e que conversa conosco, é ele que nos conta a história. Depois de falar algumas vezes com a Camila é claro que não pude deixar de pensar que o narrador é ela mesma, que se encontrava em Kamaleon e estava nos contando tudo o que ela via lá. Aliás, repito aqui Camila, uma continuação ou conto contando a história do narrador e como ele conheceu esse mundo seria ótimo!
O cenário é todo muito bem descrito, as emoções ficam sempre evidentes, até porque, as emoções são muito importantes nesse reino. É tudo tão encantador que tenho a necessidade de repetir isso a todo momento: o livro é encantador!
E o final, como me emocionei com aquele final! Eu já esperava alguma coisa do tipo mas foi tipo filme de terror: eu sei que vou assustar e mesmo assim me assusto; no caso, eu sabia que ia achar lindo mas mesmo assim me peguei emocionada.
E ai, não consigo dizer mais nada, leiam pra vocês saberem o que estou sentindo *-*
E aaaaah, pra quem fica se perguntando o que raio são Lampys, bem, você sabe o que eles são, já viu um deles por aí só que com outro nome haha ;)

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2015/04/resenha-kamaleon-camila-b-monteiro.html

kleris aqui, @amocadotexto no ig 13/06/2015

Com um toque doce de imaginário, é indicado para quem curte leituras rápidas, mundos paralelos e fantasia.
Lilly está se preparando para um dos eventos mais importantes de seu reino, um lugarzinho chamado Kamaleon. A noite da escolha é uma cerimônia que acontece de tempos em tempos e reúne conselheiros e todos os seres viventes, os lampys, para determinar aquele (ou aquela) lampy que melhor detiver potencial para controlar a energia de seu mundo, pois Kamaleon é um reino que depende dessa força.

Lilly é uma forte candidata e já tem em mente seu mentor do Conselho, Milom. Mas dele esconde alguns sonhos que vinham a perturbando com frequência, sonhos em que se via cara a cara com um lampy que, embora familiar, não conhecia. O que mexia com Lilly era o fato de que sempre que ela chegava perto dele, uma figura de vestimenta preta, ela não conseguia trocar a coloração, que é um poder treinado por todos os lampys, e não conseguir mudar nada era como anular sua magia.

Como as cores em Kamaleon podem ser bem subjetivas, isso a assustava e a descontrolava. Lilly poderia representar um novo perigo para o reino.

Devox era um lampy que fora banido de Kamaleon fazia uns anos por, na cerimônia de coloração (o segundo evento mais importante do reino), ter perdido o controle da energia das cores e vitimado vários lampys ao tirar-lhes a coloração, logo, a vida. O que ele queria de volta nestas terras e por que Lilly era seu ponto de conexão? Era ele, afinal, a figura desconhecida que aparecia nos sonhos da garota.

Kamaleon é um conto encantado para ser lido num só sopro. De ações rápidas, a narração assume o tom de juvenil dos contadores de histórias, que muito se deslumbra por aquele espaço, admira sua sociedade e guarda certa inocência conforme nos conta essa história em especial; nesse sentido, sua escrita é fluída e convidativa. Contudo, senti falta de um gás pra segurar as entradas de voz, como quando conversa com o leitor e tenta nos explicar mais da história.

Como é um conto bem curto, a trama é muito ligeira em suas reviravoltas e em tempo de ação. Isso reflete em algumas atitudes dos personagens, que deixam umas pontas soltas e às vezes suas decisões e atitudes são confusas, senão súbitas. No entanto, é uma história que apresenta um bom potencial. Diria que é como um ponto de partida, que dele a autora tem muito a explorar. E aquele final fofo... só reforça o encanto de Kamaleon.

Com um toque doce de imaginário, Kamaleon é indicado para quem curte leituras rápidas, mundos paralelos e fantasia.

Vale uma nota para a revisão da edição, que precisa de umas pinceladas, mas nada demais que interrompa diretamente a leitura.

P.S.: esta resenha teve corte de trechos; você pode lê-los na página do blog Dear Book.

site: http://www.dear-book.net/2015/06/resenha-kamaleon-camila-b-monteiro.html

Arminda Fernandes 14/02/2016

História mágica! Embora seja indicado para todas as idades, toda criança deveria ler!
O livro conta a história dos habitantes do reino mágico e colorido de Lampys. Nesse lugar, todos os jovens Lampys sonham com "a noite da escolha", quando o Escolhido terá o dom de fixar as cores por definitivo, cabendo a ele decidir as cores do reino durante toda a sua era.

Lilly Prans é a jovem mais indicada para ser a Escolhida, pois é boa filha e uma aluna muito aplicada. Ela contará com a ajuda de sua mãe Crota, da amiga Goram e do mentor Milom. O misterioso Devox, banido de Kamaleon, também surgirá no seu caminho e a deixará com a dúvida se ele realmente é do mal. Assim, irá passar por muitas provações e revelações para tentar conseguir o tão desejado cargo.

E o final é lindo, com uma revelação surpreendente que você precisará ler para saber! ;)

A capa do livro é linda, eu fiquei encantada com a história, que é muito bem escrita e cativante... é um verdadeiro conto de fadas... queria que a leitura não acabasse nunca.

Cristina.Monteiro 04/05/2015

Encantador
Um dos livros mais fofos e mágicos que já li. Cada página é uma explosão de cores. Livro delicioso. Recomendo para quem adora fantasia e seres encantados.

Ju 25/05/2015

[ Resenha ]: Kamaleon da Escritora Camila B. Monteiro
Em Kamaleon, livro da Autora Camila B. Monteiro, publicado pela Editora Cata - Vento acompanhamos a trajetória de Lilly Prans, uma menina muito doce e divertida que vive no Reino onde tudo é colorido - tudo mesmo -, harmonioso e sonha em ser a escolhida, aquela que trabalhará para os Conselheiros Cinza do Reino.

Para se tornar a representante poderosa, ela tem que passar por diversos treinamentos e terá que fazer muitas escolhas, algumas dela bastante difíceis. Nesse reino, em que tudo é colorido, rosa, verde, azul, inclusive as pessoas. E achei isso fantástico! Foi a primeira vez que li algo sobre cor está ligado a poder.

Só que Kamaleon está bem longe de ser apenas uma história fantástica. Apesar dos habitantes desse reino serem "Lampys" que são criaturas encantadas e coloridas, Kamaleon tem um toque muito forte de conto de fadas. Logo, é o tipo de história que pode ser facilmente contada para crianças.

A narrativa de Kamaleon é muito gostosa e claro, os personagens bem construídos ajudam a leitura da história fluir. Ao lado de sua mãe, seu instrutor e melhor amiga, Lilly se envolve em várias confusões o que rende vários momentos cômicos da trama. A protagonista é uma figura e já entrou pro meu top de favoritas. Adoro personagens com atitude!

Outro ponto que me surpreendeu foi que Kamaleon é uma história de reviravoltas. Kamila realmente me surpreendeu com o final, que me deixou emocionada. Nesse livro não temos apenas uma história sobre sonhos, mas também sobre o amor, família e união. Em tempos tão difíceis que vivemos é um alívio poder contar com livros tão inspiradores como esse.

Me apaixonei por Kamelon que é uma leitura indicada para quem adora um bom conto de fadas fantástico. Em muitos momentos, a trama me lembrou "Once upon a time" e "Meu Pedacinho de Chão". Os elementos lúdicos estão todos presentes em Kamaleon. Para quem curte os dois, o livro será uma ótima pedida! É muuuito fofo ♥

Kamaleon é um livro para todas as idades. É uma história que o leitor pode ler sozinho e ainda indicar para familiares, filhos e amigos. E quem curtiu os "livros de colorir", vai se amarrar também. Kamaleon não é um livro de colorir, mas por falar tanto de cor, despertou a minha vontade de sair pintando tudo por aí haha. A escrita da Camila é tão boa que fiquei interessada em conhecer as outras obras dela. E qual foi a minha surpresa em descobrir que ela tem contos e livros sombrios escritos, gênero que por sinal amo de paixão? Eu pirei *--*

Agora corre para garantir o seu *--*

site: http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-kamaleon-da-escritora-camila-b-monteiro

PorEssasPáginas 03/06/2015

Leve e divertido! - Resenha no Por Essas Páginas
Pense em um mundo onde as cores mudam o tempo todo: você olha pra uma menininha, num instante ela está rosa, no instante seguinte está azul, amarela, todas as cores, as mais vivas delas! E isso acontece com tudo: casas, árvores, flores, o que você puder imaginar! Pensou? Então você imaginou o mundo de Kamaleon, romance da Camila B. Monteiro. Leve e divertido, você vai ter vontade de sair colorindo seu mundo ao ler esse livro (ou, no mínimo, vai pegar o primeiro livro de colorir que vir pela frente!)

Kamaleon conta a história de Lilly Prans, uma Lampy que estudou por muito tempo para se tornar a próxima Escolhida do reino. Nesse mundo, a um certo intervalo de tempo, é selecionado um novo Lampy que terá a responsabilidade de, com seu poder, colorir toda Kamaleon. Na verdade, todos os Lampys conseguem colorir tanto eles mesmos quanto outros seres e objetos, mas as cores não são permanentes, mudando de maneira constante. Mas o Escolhido é diferente: ele consegue fixar as cores e, por isso, por toda uma era, o reino fica colorido com os tons e dons desse Lampy especial.

Mas há uma história que os Lampys pouco mencionam, já que os amedronta até hoje: houve um Escolhido, Devox, que foi banido do reino. O motivo? Ele roubou as cores dos Lampys e de Kamaleon, e quase levou à destruição de todo o reino. Mas o que ele tem a ver com nossa Lilly? Bem, o destino dele se cruzou com o dela, e agora, além de lidar com seus novos poderes de escolhida, ela vai ter que lidar com esse vilão e descobrir toda sua história.

Eu não sei vocês, mas essa história tem toda a cara de um conto de fadas, não? E foi isso mesmo que senti durante a leitura: como se estivesse assistindo a uma animação da Disney (sim, eu imaginei tudo como fosse um desenho animado). A sensação que o livro passa é aquela nostalgia gostosa dos livros da Coleção Vaga-Lume (se você não conhece essa coleção clássica brasileira, clica aqui antes que a Cuca te pegue!). Kamaleon é aquele tipo de leitura leve, fofinha, com uma moral bonita e divertida, que traz um sentimento quentinho para o coração; se eu tivesse lido esse livro lá na escola, certeza que ia sair pulando abraçada a ele!

Mas li o livro já adulta, então, sim, encontrei alguns problemas. Há vários erros de revisão, o que me deixa triste, porque o livro se beneficiaria e muito de uma revisão mais apurada; e é importante reconhecer quando um livro tem problemas por conta do revisor, ele deve ser sempre o porto seguro do autor e não pode deixar passar coisas básicas, como erros de digitação e concordância de tempo verbal, por exemplo, coisas que acontecem nessa obra. É o tipo de erro que é obrigação do revisor enxergar; o autor fica viciado no texto ao escrever e essas coisas, infelizmente, muitas vezes passam batido por ele.

Algumas revelações e acontecimentos foram rápidos demais, até corridos; senti que o livro poderia ser maior, com mais espaço para os personagens, as ações e os mistérios serem explorados com mais profundidade. Em alguns momentos o livro me passou um sentimento de pressa, como se a autora estivesse ansiosa para contar sua história. Houve coisas que descobri logo de cara: foram previsíveis para mim, mas talvez não fossem para um jovem mais novinho que se deparasse com o livro, por exemplo. Mas a autora conseguiu me surpreender no final, lá no epílogo, onde teve uma sacada brilhante, que eu adorei – mas não posso contar, spoilers! Ao mesmo tempo, achei essa revelação também corrida demais, entregue de bandeja ao leitor, quando poderia ter sido entregue aos poucos, atiçando a curiosidade.

Ao mesmo tempo, preciso ressaltar um ponto brilhante da obra: a narrativa. Leve e despretensiosa, ela é feita por um narrador externo, que conversa com o leitor, exprime suas próprias opiniões (muito espirituosas!), o que é um ponto mega positivo no livro. Li em dois dias, mas poderia facilmente tê-lo lido em um só; a leitura é fácil e fluida, quando o leitor se dá conta já está no meio do livro.

A capa é muito bonita e combina bastante com a obra; a edição da Cata-vento é confortável e bem-feita, mas como já disse, senti falta de uma revisão mais apurada. Ah, a autora teve a ideia genial de produzir marcadores para colorir! Recebi alguns e me apaixonei por eles! Já comecei a colorir o meu!

Resumindo: se você procura uma leitura leve, com um mundo fantástico criativo, leia Kamaleon. Ele vai colorir seu dia!

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-kamaleon

SAMUEL 19/06/2015

Divertido e Colorido
Kamaleon é um livro infanto-juvenil escrito por Camila Monteiro, e publicado pela editora Cata-vento. A história narra a trajetória de Lilly Prans, a próxima escolhida no reino dos Lampys para dar novas cores ao seu mundo. Porém, na cerimônia de nomeação, Lilly perde o controle de seus poderes e faz uma tremenda bagunça no lugar.

A partir daí, Lilly precisa de ajuda para controlar seus poderes, enquanto tem que lidar com segredos não revelados e o medo de não ser capaz de fazer a coisa certa.

Kamaleon é uma história leve, com uma narrativa doce e visualmente fantástica. A escrita é competente, mas merecia uma revisão mais atenciosa, coisa que a editora falhou em fazer (ou nem fez), mas que não compromete a compreensão, tampouco a imersão na história.

Por ser um livro curto, os acontecimentos fluem de forma dinâmica, nem muito corrido nem muito moroso. Os personagens são interessantes, com personalidades distintas e bem construídas.

Senti falta, no entanto, de um conflito mais marcante, mais tensão no clímax da história. Entretanto, o livro mira um público mais jovem, e eu não sou parâmetro quando se trata de conflitos, gosto de ver os personagens no limite, em situações impossíveis, e não ligo que eles se deem mal no final (ou todo o tempo).

O final traz uma revelação envolvendo o narrador, que, a propósito, difere do lugar comum, e foi uma boa sacada da autora, ainda que eu acredite que o leitor mais sagaz possa prever tal revelação; não foi o meu caso, obviamente.

Recomendo Kamaleon para quem gosta de uma leitura rápida, divertida e graciosa. É também uma boa pedida para os pequenos que estão começando no hábito da leitura.

site: http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/2015/06/resenha-kamaleon-camila-monteiro.html

Tamires 28/06/2015

Resenha postada no blog: Garota Indecisa
O livro tem uma linguagem fácil e delicada. Ele é pura magia e tem um ar bem juvenil mas que não impede a leitura para adultos, confirmo isso pois tinha lido um romance de época antes e não vi dificuldade alguma em ler este livro depois, na verdade fluiu perfeitamente bem, foi até nostálgico pois o livro como disse se trata de magia, é delicado e cativante, um conto de fadas contado em primeira pessoa contada por um narrador misterioso, que através de seus olhos consegue nos mostrar o encantador e magico mundo de Kamaleon e suas peculiaridades.

Kamaleon é um reino encantado onde vivem seres chamados Lampys, que vivem em harmonia e em cores, isso mesmo as cores são sua fonte de energia mais vital, então as cores e a alegria prevalem neste lugar.
De tempos em tempos ocorre uma das noites mais importantes deste lugar, a Noite da Escolha onde todos os lampys que tem idade suficiente se apresentam junto com os conselheiros cinzas, para ver quem será o escolhido que irá ser responsável por controlar toda a energia do reino.
Lilly Prans é um forte candidata, apesar de jovem demonstra uma forte aptidão com as cores e tem um brilho especial, mas tudo pode mudar já que sua história acaba se cruzando com a Devox.

Mas essa garota, Lilly, era diferente, curiosa. E é ela que transforma esta história em um conto de fadas. Portanto, era uma vez...

Há muitos anos atrás um lampy talentoso mas muito ambicioso foi banido do Reino e nunca mais visto, mas parece que o destino desses dois estão mais ligados do que se imagina.
O livo conta m pouco da estória de cada um, como o foco em Lilly e seus amigos, sua mãe e seu conselheiro Milom, além de suas trapalhadas com as cores já que a garota tem muita energia, ou seja muitas cores então é inevitável não acabar colorindo o chão de cor de rosa as botas e até sua amiga de cinza.
Este livro me lembrou o primeiro livro que peguei em uma biblioteca quando era criança: A fada que tinha ideias, pois ambos tem um cenário mágico então a leitura teve um sentimento e significado especial pra mim.

Lilly entrou e, ao pisar no lado de dentro, coloriu o chão de vermelho.
- Oh não! Sou uma bomba de tinta ambulante!
- Esse ficou bonito! – exclamou o mentor, passando a achar graça da situação.

o livro teve um começo e meio-fim, isso mesmo o meio, o climax e o final ficaram interligados então não deu chance de aproveitar os detalhes de nenhuma dessas fases como deveria, o que me decepcionou um pouco. O fato do livro ser bem juvenil e os personagens inocentes foi ao mesmo tempo bom e ruim, pois a inocência deles nos cativam e enriquecem o cenário, porém deixa o livro bem bobo e sem emoção em certos aspectos, a forma como alguns acontecimentos ocorrem ou algumas situações são aceitas e resolvidas em apenas poucas palavras deixou o texto, que é maravilhoso, um pouco pobre.
Casualmente, se alguém me perguntar como leitora o que achei do livro eu com certeza direi: Uma gracinha *-*

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Juliana 30/08/2015

Cores de emoções
"Kamaleon" é um livro nacional, escrito por Camila B. Monteiro e publicado em 2015 pela Editora Cata-vento. A obra possui 120 páginas e é narrada em primeira, ou em terceira pessoa, dependendo do capítulo.

Kamaleon é um reino encantado onde vivem seres chamados Lampys. Toda energia destas criaturas vem das cores e por esse motivo o mundo deles é todo colorido. Em Kamaleon, existem eras. Cada era é colorida por um Escolhido - um lampy que possui dons suficientes para colorir Kamaleon da melhor maneira - e que é designado através de uma seleção.

Lilly Prans, nossa protagonista, acabou de atingir idade suficiente para se tornar uma Escolhida. Desse modo, ela trabalhará diretamente com os poderosos Conselheiros Cinza do reino, mas também vai viver a maior aventura de sua vida quando, seu mundo cruza com o de Devox - um Lampy banido há várias gerações.

Eu gostei muito de ler essa obra! Apesar de encontrar várias coisas que não me pareceram pertinentes, eu achei uma leitura muito válida. Vou contar tudo para vocês agora.

Li a obra pelo Kindle, então, não posso dizer muita coisa em relação à edição impressa. Falando nisso, você pode baixá-lo gratuitamente pelo Kindle Unlimited clicando aqui.

O que posso dizer, baseando-me na edição virtual, é que achei várias palavras sem acentuação e alguns erros gramaticais, mas nada que faça com que a leitura seja desagradável. Muito pelo contrário, o mundo criado por Camila é tão acolhedor e aconchegante que é impossível não se encantar por Kamaleon.

Apesar de ter gostado da obra, achei que tudo acontece muito rápido e que muitas cenas poderiam ter sido melhor desenvolvidas. Por acontecer tudo muito rápido, várias coisas acabam ficando sem explicação. Outra coisa que também me irritou um pouco foram os termos e adjetivos repetitivos no início da obra, mas ao desenvolver da estória isso melhora.

Agora, vamos ao que me fez gostar bastante dessa estória: Kamaleon despertou em mim um sentimento MUITO bom. Senti que foi uma leitura super agradável, dada a pureza do universo dos Lampys.

Kamaleon é um livro diferente de tudo que já vi e gostaria de parabenizar a autora por essa ideia brilhante que ela teve! Além disso, os personagens são bem construídos e carregam com si uma longa jornada. O final do livro é sensacional! É emocionante e bem criativo.

Enfim, Kamaleon, apesar dos defeitos, é um livro que a leitura vale muito a pena. É diferente de tudo que já li em minha vida! Adorei viajar junto com Lilly e os outros Lampys. No livro, há um narrador misterioso. Eu fiquei com muita vontade de saber sobre a experiência dele(a) em Kamaleon! Que tal um próximo livro, Camila?! :D O livro deixa um gostinho de quero mais...

site: http://www.livroseflores.com/2015/09/resenha-premiada-kamaleon-camila-b.html

Suka 30/12/2015

mundo de cores
kamaleon te leva a um mundo incrivelmente colorido e divertido. é uma leitura leve e, apesar de ser infantil, realmente emocionante.

Sil 21/10/2017

Confesso que não sou lá muito fã de livro infanto-juvenil, ainda mais um que tenha esse aspecto de contos de fadas e tudo mais, só que tenho certeza que foi justamente por isso que me surpreendi bastante e que acabei adorando a leitura. O único defeito de Kamaleon é que ele é um livro curtíssimo, mas isso também pode ser uma qualidade dependendo do ponto de vista. Ao iniciar a leitura eu me senti como se estivesse sentada em uma sala quentinha (eu sei que tá calor, mas desconsidere o calor ok? kkkk) tomando um chocolate quente e ouvindo uma história antes de dormir. A narração em terceira pessoa facilitou muito essa experiencia com o livro e eu acabei gostando muito mais assim, ainda mais considerando o publico alvo.

Confesso que fiquei bastante surpresa com a escrita da Camila. Quer dizer, eu já sabia que ele escreve bem por já li um conto dela que adorei mas o tema era terror então pensa no meu espanto quando ela mandou o livro e tinha essa capa fofinha e tudo mais? Fiquei com um pouco de receio mas já tinha lido uns elogios e eles não estavam errados. Acho que nós podemos, realmente, conhecer a capacidade dos autores quando eles são capazes de escrever várias coisas diferentes, sabe? Ele pode ser ótimo em algo mas tem que ter a capacidade de fazer outra coisa, nunca se sabe o mundo no futuro. Mas enfim, parando de falar coisa que talvez não faça sentido a todos vou direto ao livro.

Kamaleon é uma história que vai encantar todos os tipos de leitores. De cara já gostei de Lilly, a protagonista, e fiquei imaginando todas as cores que a rondam e, claro, todo o reino de Kamaleon. Eu gostaria de ter esse poder de mudar as cores ao meu redor e principalmente do cabelo hahaha essa foi a melhor coisa ♥. Também a forma como ela altera as cores ao seu redor de acordo com seu humor já imaginei que o meu mundinho seria bem frouxo, sem cor já que eu tô sempre de mau-humor; mas não ela. Lilly é uma Lampy engraçada e sempre de bem com a vida, sabe? Sua alegria contagia todos ao seu redor e acabou fazendo o mesmo comigo, mesmo estando longe desse reino.

Quem me acompanha por aqui sabe que eu gosto dos vilões. Não que eu fique torcendo por eles, mas gosto deles. Com Devox não foi diferente. Ele acabou me cativando desde a primeira vez que apareceu e essa admiração foi seguindo até o final do livro. No ponto alto do livro, quando tem um confronto entre Lilly e ele, eu sofri com a menina. Senti o coração apertadinho aqui no peito, sabe? E esse sentimento foi se seguindo até o final. Foi uma tortura isso, pois parece que contos de fadas não serve para ter sofrência, tristeza e etc. Fiquei com raiva da Camila nessa hora, mas lembrei que é um livro infanto-juvenil então tive paciência e esperei que as coisas se resolvessem.

Recomendo a leitura de Kamaleon para todo mundo que gosta de contos de fadas, fantasia, personagens que nos fazem sorrir com os mais singelos detalhes. E bom, se você não gosta desse tipo de livro eu também indico Kamaleon, porque não? :}