Bando Sem Marca

Bando Sem Marca Dilson Vargas-Peixoto

Resenhas - Bando Sem Marca

Mauricio 12/10/2020

Fantástico
O mundo criado é fantástico, espécies, cidades, culturas, tudo criado do zero para a história. O livro começa bem rapido, mas, a partir da metade o ritmo desacelera um pouco, focando bastante na descrição dos acontecimentos e da cultura.
Dilson Vargas Peixoto 28/12/2020minha estante
Gratidão pela resenha

RM1922 21/05/2021

Bando sem marca é uma fantasia que nos fala de um mundo muito particular de todos nós, um mundo cultivado como ideal. Dilson Vargas Peixoto nos traz uma história ambientada num cenário inspirado no bioma amazônico. E por que o termo “bioma” em vez de “floresta”? Porque a selva não é o único cenário de Bando sem marca, o autor nos conduz também através de colinas e matas fechadas, cobertas por dosséis e de chão de serrapilheira.
Sim, aquele manto forrado por folhas mortas característico de matas intocadas recebe este nome diferente. E não para por aí, porque alguns termos da Geografia são pinçados e diluídos no texto, sempre acrescentando com uma riqueza ímpar a visualização da totalidade desse deslumbrante bioma.
Dito isso, vamos ao enredo. Dja’on é um protagonista questionador e observador do mundo ao seu redor. Com uma visão permeada pela filosofia — não me ganhou à toa —, busca formar conceitos da história recente de seu mundo, da sociedade e das estruturas que a compõem e até mesmo como funciona a metafísica do mundo de Kndarin.
Os diálogos de Dja’on com a criatura Rkħbu são muito ricos e o ponto alto da trama. É justamente aí que Dilson explora as relações do “nosso mundo” para espelhar o que tem a dizer sobre o mundo de Kndarin. E nesse caldeirão temos um pouco de sociologia e política aliada aos campos já citados.
Bando sem marca é de fato uma história que vale a pena ser lida. Seja porque vai mexer naquelas inquietações filosóficas que temos lá no mais profundo de nosso íntimo, seja porque traz um rico material inspirado no nosso Brasil, no aspecto cultural, geográfico, ou mesmo para nos deliciarmos diante de uma fantasia pensada no âmbito da cultura brasileira.

site: https://www.instagram.com/p/CLCHn63js9U/
Dilson Vargas Peixoto 25/05/2021minha estante