O cão sem plumas

O cão sem plumas João Cabral de Melo Neto

Resenhas - O cão sem plumas

Rojard 01/01/2022

Sinceramente, não é uma leitura que me impressiona. Na verdade, é o tipo de poesia que não me identifico. Li mais pelo valor cultural da obra e de tanto ter ouvido falar. Ainda lerei ?Morte e Vida Severina?.

Nycole 21/01/2024

Maluco e maravilhoso
Não esperava (que bom!) o desenrolar desse livro. É muito muito bonito, sensorial e educativo. Ele te ensina, aos poucos, como sentir o Capibaribe.

Fabio Henrique 17/08/2017

Coletânea de contos
As poesias iniciais deixam a desejar. Vale mais mesmo pelo excelente "O cão sem plumas".

Lu Medeia 01/01/2020

Do corpo das palavras à palavra encarnada
Reli algumas vezes para propor diálogo com espetáculo da Cia. Deborah Colker. Tradução intersemiótica, pulsão poética, muito atual. Exercício metalinguístico, com lirismo de outra ordem. Para ler e reler quantas vezes forem necessárias. Arguto, preciso, necessário.

site: https://medium.com/@franciscalucianasousadasilva; https://luveredas.wordpress.com/

Bia 24/08/2023

Não conversou comigo :(
O cão sem plumas é o melhor mesmo, mas o restante pra mim, foi completamente arrastado e deixou a desejar.

legarcia 01/05/2024

A herança da vida sem plumas
?O cão sem plumas? coloca João Cabral de Melo Neto ao patamar mais elevado na literatura brasileira. E depois da leitura, é impossível não dar todos os créditos a esse autor que com extrema qualidade técnica e narrativa literária refletiu um dos maiores males do nosso país.

Evocando imagens e elementos intimamente ligados à vida nordestina, o autor constroi esse poema o qual expõe a triste realidade da maioria das pessoas que nascem com a herança do trabalhador que não vai ascender. Árvores que geram frutos inférteis porque até mesmo suas raízes estão fundas nesse solo pobre.

É importante ressaltar como o autor utiliza-se de uma generalização, quase como se tivesse falando da vida de Severino. E penso que essa escolha técnica confere toda uma profundidade e colabora para o efeito do texto nos leitores, uma vez que provoca agonia, frustração e indigniação ao narrar como milhões de brasileiros vivem sem pespectiva e em vulnerabilidade graças a uma lógica social que é construída por pilares históricos e mecanismos fortes para manutenção da desigualdade.

São milhões de pessoas que são como um cão sem plumas, que nada sabem da fonte cor-de-rosa, da água do copo de água, mas que sabem do caranguejos, do lodo e da ferrugem. Milhões de pessoas que trabalham exaustos, sustentando a sociedade, mas não podem usurfruir dos bens que contribuem para serem produzidos, nem de um momento de tranquilidade e lazer com os seus.

Isso contrasta cruelmente com os outros que vão vestidos de seda. O poema evidencia essa dicotomia em diversos momentos, ressaltando como a vida das Pessoas Cães Sem Plumasé mais espessa, mais sofrida, com mais luta.

Tenho certeza que essa seria uma indicação certeira para quem quisesse explorar literariamente a desigualdade de nossa sociedade. É impressionante o efeito emocional da obra de João Cabral de Melo Neto. Com certeza é um excelente objeto de reflexão!