Uma Canção de Amor

Uma Canção de Amor Graci Rocha

Resenhas - Uma Canção de Amor

Vanda 21/12/2015

Fascinante e emocionante
“Uma canção de amor” fala sobre Daniel, um jovem de 21 anos, portador da Síndrome de Asperger, uma forma branda de Autismo, sem, entretanto, ter a pretensão de ser um livro científico e nem tão pouco de fornecer fórmulas e regras de procedimentos para o trato com os portadores da síndrome. O livro é simples, belo e de fácil leitura e entendimento. O que achei de mais interessante no livro, foi o fato de que, em nenhum momento, Daniel foi tratado pela autora com piedade, como um coitadinho ou como um doente. Pelo contrário, a autora sempre ressaltou a persistência, a sensibilidade e a inteligência do rapaz.
O início do livro traz a cena do sepultamento de Isabela, irmã mais nova de Daniel, que morrera tragicamente em um acidente de carro. Cena carregada de emoção, onde a autora consegue fazer o leitor sentir, verdadeiramente, como pode ser difícil suportar a dor provocada pela perda da vida de alguém que amamos. A história prossegue um ano após o sepultamento de Isabela.
A encrenqueira e barulhenta Ana Maria, ou Nina, como gosta de ser chamada, e Daniel, estão no terceiro ano colegial, estudam na mesma escola, mas em salas diferentes. Na saída do primeiro dia de aula, Nina percebe um tumulto causado pelo bonitão Cadu, seu ex-namorado, e pelos amigos dele. A diversão desta turma é infernizar a vida de alunos com pouca capacidade de defesa. Nina percebe que a vítima da vez é Daniel, “o garoto dos olhos da cor de lavanda brilhante”, que lhe deixou fascinada desde a primeira vez que o viu. Ela não pensa duas vezes e parte literalmente pra briga em defesa de Daniel, atitude que provocou aborrecimentos e punições para todos. O solitário Daniel passa a pegar carona com Nina e os dois começam um relacionamento amoroso. A partir desse episódio, o leitor será premiado com o surgimento de uma lindíssima e comovente história de superação, respeito e amor.
Daniel sofre muito e ainda não conseguiu superar a morte da irmã. Eles eram muito unidos e ligados pela música. Daniel toca piano e saxofone, enquanto Isabela tocava violino e cantava. Antes do acidente de Isabela ele fazia da música sua vida (de acordo com os especialistas, é comum os portadores da Síndrome de Asperger, desenvolverem habilidades ou se destacarem, tornarem-se excelentes em alguma atividade que lhe dá prazer. No caso de Daniel, ele se destaca na música). Agora, a música só lhe atormenta com a dolorosa saudade da irmã. É nesse cenário que Nina entra como alguém que o ajudará a se encontrar em meio a tantas dificuldades impostas por sua condição.
Ela o incentiva a enfrentar as barreiras trazidas pela “doença” e pela morte da irmã, fazendo com que ele retome o gosto pela música e passe também a desfrutar, de maneira prazerosa, das novas descobertas em relação ao amor e ao sexo. Nina tenta com muita perseverança e dedicação compreendê-lo, pois enxerga nele um rapaz encantador, gentil e muito inteligente. Esse conjunto de entrega, persistência e dedicação trouxe conquistas e benefícios imensuráveis aos dois.
Além dos protagonistas bem elaborados, determinados e carismáticos, os pais de Daniel, Carlos e Clarice, são centrados, amorosos e compreensivos, tratando-o sem condescendência, demonstrando força e dedicação no firme propósito de auxiliarem o filho a se integrar na sociedade, a conviver com suas peculiaridades e a superar suas limitações. Nina teve grande evolução no enredo, não desistindo nunca de encontrar uma forma de libertar Daniel de sua dor e dificuldade em entender e/ou expressar seus sentimentos. Em muitos momentos teve vontade de facilitar as coisas para Daniel, mas conteve-se e deixou que ele se esforçasse para expressar seus sentimentos e reconhecesse quando deveria avançar ou recuar diante de certas situações adversas.

O livro é fascinante e tem todos os ingredientes para agradar o leitor. É simples, mas fascinante. Proporciona uma leitura rápida e envolvente. Trata com sutileza questões que envolvem preconceitos e convivência com pessoas ditas “diferentes”, incluindo uma grande dose de tensão e suspense, como as tentativas de Cadu para terminar com o relacionamento de Daniel e Nina.
Graci Rocha se utilizou do “diferente” para mostrar que o amor, o respeito e a determinação derrubam todas as previsões de limitações e que todas as barreiras impostas podem ser ultrapassadas e superadas. Outro ponto que muito me agradou foi o fato de que, diferente de outras histórias, o romance não foi a abordagem principal da trama, e sim a música, que promoveu o entrosamento de duas pessoas tão diferentes, fazendo com que a formação de um casal tão improvável acontecesse.
Minha avaliação sobre “Uma canção de amor”
Li, gostei, me encantei e recomendo!

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/11/resenha-nacional-uma-cancao-de-amor.html
Graci Rocha 22/05/2016minha estante
Obrigada por sua resenha, estou encantada.

TamiresCipriano 17/02/2015

Uma canção de amor
Uma história de deixar lágrimas nos olhos, ter raiva em algumas partes e sorriso nos lábios ao fim...

Uma canção de amor, que também poderia se chamar Um toque de amor, por que? Porque a família de uma pessoa maravilhosa são ótimos com instrumentos musicais.

O primeiro capítulo deparamos com morte de alguém que só sabemos ao decorrer do livro, depois disso, quando se passa um ano, começa a história com Nina.

Nina é uma garota encrenqueira que pelo jeito é um imã para confusão, com seu jeito quieto e estranho, mas única.
Ela perdeu seus país. Amava cantar com sua mãe, a música sempre a faz lembrar dela. Sem seus país, ela vive com a avó que era enfermeira, mas já teve um quase infarto e Nina tenta se manter longe da confusão para que isso não ocorra novamente.

Seu ex namorado briguento, logo no primeiro dia de aula causa confusão com um aluno novato, ela entra na briga, mas o que ocorre mesmo é que o garoto a protege.
Depois da confusão ela o leva para casa em seu carro, mas ele não fala nada com ela ao longo do caminho, nem mesmo seu nome. A nossa personagem briguenta só fica sabendo que o nome dos belos olhos lilás é Daniel, porque a mãe dele conta, ainda fica sabendo que tem dificuldades de se relacionar com pessoas pois tem Síndrome de Asperger, que é um autismo leve.

Dias se passam e nada dele se abrir com ela, mas cada vez mais Nina se sente atraída pelo belo par de olhos lilás e o seu magnífico jeito de tocar.

"Mas que diabos está acontecendo comigo? Será que só consigo pensar nele? Talvez eu devesse dar ouvidos a dona Lorena, vizinha da frente, e ir me enfiar numa igreja. Sei lá, deve ser mesmo algum tipo de demônio me possuindo. Só pode."

O livro foi muito bem escrito, a personagem é de um gênio forte, além disso ela nos faz rir diversas vezes no livro.

Daniel? Bem, ele é maravilhoso, mostra que mesmo com a síndrome ele é capaz de muito, principalmente se a música vier acompanhada.

A avó de Nina é uma típica vovó que sempre quer o bem para a neta. A mãe do Daniel é maravilhosa, o pai também, ambos a tratam como filha, uma que perderam a um pouco mais de um ano...

A história tem música, perdas, alegrias, tristezas, amor, fronteiras e quebras dela. Mostra que nada no mundo pode separar um amor que já estava marcado para acontecer.

Graci escreveu de uma forma diferente, gostei por não ter muitos detalhes - vocês sabem que amo isso - uma história leve que só levei umas quatro horas para terminar e neste tempo, consegui ter diversas sensações.

Diagramação não posso dizer muito já que o li em e-book, mas espero do fundo de meu coração que seja lançado um livro. A capa ficou maravilhosa e tem tudo a ver.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2015/02/resenha-uma-cancao-de-amor.html
Graci Rocha 22/05/2016minha estante
Ameiiiiii