Estrela da Manhã

Estrela da Manhã Pierce Brown

Resenhas - Morning Star

Marco.Antônio 23/09/2022

Estrela da Manhã é um final emocionante para a trilogia Fúria Vermelha, repleta de ação, com um final épico e surpreendente que entrou para lista das minhas trilogias favoritas da vida.
Desde a primeira página o livro já me provocou uma montanha-russa de emoções e se mantém assim até a última página, deixando o coração acelerado, as mãos tremendo e sua cabeça latejando de tanta ação e brutalidade. A primeira parte do livro é repleta de momentos emocionais e épicos, juntamente com a introdução de novos personagens, já na segunda parte observamos os planos estratégicos para chegar até ao confronto final contra a Soberana e o Chacal.

Uma conclusão digna da trilogia que ganhou um enorme espaço no meu coração, com seus personagens reais repletos cicatrizes, falhas e erros que lutam pela liberdade. A trilogia Fúria Vermelha é uma obra-prima que indico para todos que gostam de uma boa história que envolver o leitor de uma maneira única e memorável.

site: https://www.instagram.com/p/Ci2uX_rMuge/?igshid=NzNkNDdiOGI%3D
Thais 27/09/2022minha estante
Meus livros favoritos da vida ??

Leo Oliveira 01/11/2022

Per aspera ad astra!
Eu comecei amando e em seguida me perguntei: "será que eu tô perdido, será que eu tô na lagoinha?". Depois gritei e por fim simplesmente APLAUDI.

Isamara Silva 31/01/2020

Trilogia fantástica
Esse merece um resumo porque se trata do fechamento de uma saga e que saga! Conseguiu tomar o lugar de Jogos Vorazes no meu coração e se tornar minha distopia favorita, como amei me sentir parte desse universo. Este terceiro livro fecha com chave de ouro, é um pouco mais lento em determinados momentos porém não deixa de ter reviravoltas e muitas tramas. Aqui há uma exploração maior deste universo e seus detalhes e dá pra perceber o quão rico e bem construído esse mundo é, Darrow continua sendo o protagonista e continua sendo a visão dele sobre tudo, entretando há uma riqueza na construção dos outros personagens, todos cresceram, foram marcantes.
Darrow iniciou este livro quebrado devido aos acontecimentos finais do anterior, vemos ele totalmente vulnerável, frágil, perdido, tentando se reconstruir e que personagem. Foi uma evolução enorme desde o primeiro livro e foi tão legal acompanhar esse personagem crescer, se transformar, ele é cativante, é um herói mas tão humano, em várias situações conseguimos nos conectar com ele e isso com certeza é essencial pra trama, e ver ele tendo que recomeçar estando tão frágil, sem saber o que fazer nos faz ficar mais próximos porque quantas vezes não temos que recomeçar?
Tenho que destacar a Mustang/Virgínia que aqui teve uma presença fundamental e amadurecimento maravilhoso, ela simplesmente é sem precisar dizer demais. Outros personagens como Sevro, Victra, Ragnar, Cassius também tiveram uma evolução absurda, mesmo os maus são bem construídos e as politicagens são sensacionais.
A saga é bem complexa e cheia de referências históricas.
Leiam, vale tanto a pena, o segundo livro Filho Dourado ainda é o meu preferido por ser o mais imprevisível e cheio de adrenalina, mas este fechamento não deixou nada a desejar e terminei já pensando em reler futuramente. Favoritasso da estante.
Mariana Destacio 31/01/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler :b

Isamara Silva 31/01/2020minha estante
Leia, eu só vou incentivar kkk

Marcão 03/06/2020minha estante
Acabei de ler o 2 ... pensativo, triste, ansioso e receoso. Vou começar o 3 com o coração apertado e estava com duvida se deveria começar agora ou dar um tempo para me recuperar, mas graças ao seu resumo, criei coragem. Vamos lá... ver o que vai acontecer...

Isamara Silva 13/06/2020minha estante
Fico feliz que meu resumo tenha te entusiasmado. O final de segundo é de quebrar o coração mas esse terceiro fecha todas as pontas.

tacizera 10/03/2021

Tenho prazer de dizer que me surpreendi positivamente com essa saga e com esse autor, a escrita é incrível, a história é perfeita e eu ainda estou tentando digerir o final, meu DEUS que livro PERFEITO. Uma das melhores trilogias que eu já li até hoje

Bart 27/09/2020

549 pág, 2015.
Estrela da Manhã - Série Red Rising 03

Editora Globo Alt
632 pág, 2016.
Antes de tudo, tenho que agradecer
?? Karolyne Raquel Ka ?? , porque foi essa moça quem me indicou essa trilogia!! Aconselho pegarem dicas com ela, a mulher tem faro p/livro (não falem mau de Brandon Sanderson, aviso!) ? .
Tenho certeza que ?Daenerys Nascida-da-Tormenta da Casa Targaryen, legítima herdeira do Trono de Ferro, legítima Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Protetora dos Sete Reinos, a Mãe de Dragões, a Khaleesi do Grande Mar de Grama, a Não-queimada, a Quebradora de Correntes? também leu esses livros... você já pode imaginar o porquê.
Livros

Fúria Vermelha -

O protagonista Darrow, é um Vermelho, um escravo que trabalha abaixo da superfície de Marte. Eles têm a ilusão de que fazem o melhor p/gerações futuras com relação à deixar a superfície habitável. Na ponta da pirâmide social (castas), temos os Ouros, que controlam tudo da pior forma possível.

Depois que Darrow passa por uma perda irreparável... (leia p/saber!) ele se junta aos Filhos de Ares e passa a ter como missão acabar com toda essa "sociedade" ... só que de dentro p/fora...tem muita coisa ainda, leia livro, você vai ser pego de surpresa!!
Filho Dourado -

Depois do que acontece no 1° livro, Darrow ganha status, e passa ser empregado do ArquiGovernador de Marte. Ele consegue jogar os dois maiores clãs Augustus contra os Bellona, plantando  o caos dentro das castas... Guerra Cívil. Posso dizer que Darrow consegue reunir um baita exército e vai liderar um ataque à Marte... o que acontece?! Vc precisa ler, porque vem o 3° livro, com um desfecho de endoidar quem está lendo kkkkkkkk.
O livro parece um Game of Thrones + Star Wars fora da Terra, muito bem escrito, e o levante da trama é através de uma escalada miro Ben contada. E o autor faz algumas homenagens a Star Wars, e ao livro "Uma Princesa de Marte" com uma nave chamda "Dejah Thoris".

Uma trilogia excelente!! ??????????

NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Aline 26/10/2020

Morte gera morte que gera morte
"Eu poderia ter vivido em paz. Mas meus inimigos me trouxeram a guerra."
Pierce Brown

Essa trilogia ganhou meu coração e tem um lugar especial guardado como distopia favorita do lado de Jogos Vorazes.

No fim de tudo só consegui adivinhar um plano dos personagens, depois de passar três livros sendo enganada e traída por eles e pelo autor que não me conta nada do que está acontecendo por baixo dos panos adivinhar um plano e mesmo assim ele me vem com uma revelação no final.
Em fim nunca foi tão bom ser enganada e constantemente surpreendida.

Sabe a sensação de não saber o que vai acontecer e toda hora que acha que sabe o mundo gira em uma direção diferente? Gosta disso? Vai amar essa trilogia.

Bart 02/04/2020minha estante
Calma, não abri sua resenha!! Mas vc me deixou mt interessado nessa trilogia!!

Tamirez | @resenhandosonhos 22/08/2018

Estrela da Manhã
Se tem algo que eu estava com relação a esse livro era apreensiva. Terminar uma trilogia é sempre algo amedrontador para o leitor, principalmente quando é uma história que é realmente boa e exibe um nível de complexidade alto. Mas, para minha felicidade, Estrela da Manhã entregou o que precisava e até um pouquinho a mais em seu último momento.

Todo o leitor de Filho Dourado sabe que a história a se desenrolar nesse livro não será simples e que Darrow provavelmente passará por maus bocados. É inevitável que ele seja torturado ou coisa pior, devido ao fato de ele ter sido capturado e é exatamente esse o cenário em que começamos o livro. Pela primeira vez temos um Darrow completamente quebrado. Ele até pode estar segurando tudo psicologicamente da melhor maneira possível, mas é impossível que tudo o que ele está passando no o marque.

Além disso, temos a tortura física. Ele vai ficar quase um ano enclausurado e grande parte desse período ele ficará em uma caixa, encolhido, onde não é possível se esticar ou levantar. Seus músculos estão atrofiados, sua massa muscular desapareceu e ele é apenas uma sombra do homem que era. Isso dá a seus inimigos um prazer enorme e faz com que o sentimento de vitória esteja com eles.

“Como foi que cheguei aqui? Um menino das minas, agora um senhor da guerra derrotado e trêmulo, mirando uma cidade escurecida abaixo, esperando, contra tudo e contra todos, poder voltar para casa.”

Mas mesmo quando estava sozinho, Darrow fez amigos, e eles não desistiram de procurar. Logo nas primeiras 50 páginas já vemos uma tentativa de tirar ele da posse dos inimigos e, quando ele retorna para perto dos seus, todo esse tempo depois, o mundo que o espera está ainda mais caótico. Além de toda a recuperação que é necessária para que ele volte a ter sua força, um possível novo entalhe e a recuperação psicológica, o Ceifeiro também ficará cara a cara com sua família e verá de perto a nova realidade dos vermelhos.

Muitos se levantaram junto com a rebelião, montando uma nova cidade. Porém tudo é escasso e eles vivem na miséria absoluta. Por mais que os Filhos de Ares tentem, é impossível fornecer uma situação confortável a todos. E, estando Sevro no comando, a estratégia não foi exatamente o elemento mais bem pensado. O jovem é bélico, ele gosta da guerra de do clamor que vem com ela, só que essa não é a forma correta de resolver a situação e Darrow sabe disso. Quanto mais as opiniões e pensamentos deles divergem, mais é fácil perceber que algo talvez não tão bacana saia daquilo. Em algum momento os dois amigos vão se chocar pela forma como veem o mundo e o futuro e isso pode mudar tudo.

E, por ser a primeira vez que temos Darrow fora do controle, a forma como ele vai aos poucos vendo e se situando nesse novo mundo é diferente. Não basta apenas ele tomar uma decisão. Por mais que todos olhem pra ele como um líder, fica claro que há dúvidas tanto dele quanto de quem avalia a situação. Primeiro o Ceifeiro precisa se reerguer, pra depois liderar.

Cassius é um personagem super importante aqui. Ele não tinha tido tanto destaque no segundo livro, mas acaba por ser uma peça super importante em Estrela da Manhã. Ele está ao lado da Soberana e como inimigo de Darow é claro que seus caminhos vão se cruzar. Mustang também dará as caras em algum momento do livro. Ela pra mim é a personagem que eu mais tive dúvidas. Será que foi ela quem entregou Darrow? Onde ela estava e qual a posição dela agora que sabe que ele é um Vermelho?

Eu gosto muito da personagem. Ela é sagaz, altiva, corajosa, confiante, inteligente e sabe muito bem pensar à frente. E, mais do que qualquer coisa ela quer e precisa proteger a ela e ao seu povo. Resta apenas descobrir de qual lado isso se torna mais fácil de acontecer, quando o momento se fizer oportuno e, é essa decisão que esperamos para o momento em que eles se encontram novamente.

Sevro é o meu personagem favorito, ele é completamente louco e descontrolado, mas tem as melhores tiradas. Para aqueles que já leram, ou para quem vai ler, meu momento preferido é a hora que rola a conversa e revelação sobre o “olho”. Nossa, eu gargalhei com aquilo. Extremamente aleatório a história central, mas completamente coerente com a personalidade desse personagem que certamente entrou pro meu hall de favoritos. Outra que eu não dei muito, mas que acabou conquistando sua posição entre os melhor do livro foi a Victra. Ela é sensacional e a forma como o destino dela converge com o de outro personagem é muito legal.

Assim como nos livros anteriores temos a presença de duas coisas aqui. A primeira é a mudança constante da história, com novas inserções, novos problemas e conflitos. Essa não é uma trama fácil de resolver e não é somente matar o Chacal para tudo ficar bem, há uma gama infinita de coisas que podem dar errado e de inimigos que já existem ou podem surgir. A quantidade de dificuldades é compreensível e precisava existir. A segunda é o fato de jamais sabermos exatamente tudo que o personagem está pensando ou planejando. Há sempre algo que ele não nos conta, para que venha a nos surpreender no futuro. Essa artimanha foi muito utilizada nos outros livros, e ajuda bastante a fazer o leitor de trouxa por acreditar em algo e logo ali na frente descobrir que está tudo indo conforme o personagem planejava. Mas é um trouxismo bom pra cacete, viu?

“O governo nunca é a solução, mas é quase sempre o problema.”

E o final não vem entregue numa bandeja de prata trazendo todas as soluções para todos os problemas do mundo. Fica claro que foi dado somente uma primeiro passo em direção a algo e que há tanto a ser feito à frente. E, algo que achei super importante nesse livro, foi ver o quanto o olhar de Darrow mudou sobre tudo isso. Quando Eo morreu e ele se juntou aos Filhos de Ares o que ele queria era vingança. Porém, com o tempo isso mudou e ele compreendeu que vingar Eo não é o mais importante e sim proporcionar um mundo melhor para aqueles que estão vivos. Quando isso o toca, ele também percebe que é impossível salvar a todos. Não será uma guerra limpa ou sem fatalidades e é preciso aceitar isso para que a situação não lhe arranque um pedaço.

Eu terminei Estrela da Manhã e meu pensamento era: que livro foda, que série foda! E isso é extremamente gratificante. Eu tenho um mau hábito de adivinhar o final dos livros de fantasia, não porque eu quero, mas porque como leio bastante, muitas histórias trabalham os mesmos ângulos ou clichês, e acaba ficando fácil de “supor”. Com esse livro faltavam 50 páginas para o fim e eu ainda não tinha certeza sobre o que iria acontecer e isso é tão legal. Principalmente porque tenho certeza que ninguém adivinhou o “final, final”.

Para quem ainda não começou a ler esse livro ou até a própria série, eu só tenho recomendações a fazer. A escrita do Pierce Brown está mais fluida nesse livro, mas não é leve de nenhuma forma. Está a todo o momento acontecendo alguma coisa e é preciso estar de olhos abertos. Fúria Vermelha, Filho Dourado e agora Estrela da Manhã foram livros ótimos que certamente marcaram o meu ano como uma das melhores trilogias que já li.

“Nossos mundo nos fizeram ser como somos, e toda essa dor que sentimos é para consertar a loucura daqueles que vieram antes, que formaram o mundo de acordo com a sua imagem e nos deixaram a ruína do seu banquete.”

site: http://resenhandosonhos.com/estrela-da-manha-pierce-brown/

Luã Gusmão 13/09/2022

Simplesmente incrível!
Que livro fantástico! Que me proporcionou momentos felizes ao lado de personagens cativantes e extremamente bem construídos, que me fez chorar (literalmente) em um momento marcante, que me fez querer parar de ler e logo em seguida me arrepender por esse pensamento e por me deixar extremamente fiz por ter tido contato com essa obra sensacional. Que livro maravilhoso, recomendo a todos!

E... Rompam as correntes!

Azev 12/12/2020

É o fim de mais uma trilogia (que para variar virou saga)
Estrela da Manhã é o terceiro livro da saga Red Rising, e também o mais longo e enfadonho. O autor mudou o tipo de narrativa pois foi para o que deu a sua inspiração, mas como leitora que DEVOROU os dois primeiros livros, este terceiro não me convenceu muito.
Achei dececionante, porque terminei Fúria Vermelha e Filho Dourado com grandes expectativas, os primeiros capítulos eram promissores, no entanto ao chegar ao meio eu comecei a me desleixar com a leitura, achei muito pesado, excesso de batalhas, narração técnica, descrições, estratagemas, alguma ausência de diálogo, o texto torna-se mais focado na sociedade, naquilo que a compõe, nos amigos e inimigos, nos aliados e traidores, etc; a estória perdeu aquela narração tão pessoal do Darrow, com todos aqueles momentos de reflexão, com todas aquelas metáforas e desabafos marcantes, o meio só se resumia a guerra e mais guerra.
Acho que o lado pessoal do Darrow e o lado político sempre foram o ponto forte do enredo, e como este livro careceu de ambos, pra mim isso o tornou fraco, mas gostei da reviravolta nos capítulos finais, senti que a "alma" do Darrow regressava, voltou-se a ver os pontos fortes da saga, regressou o diálogo, a política, as reflexões, as cenas de amizade, companheirismo ou ódio e derrota, narrados de um ponto de vista não tão técnico.
Pra mim, os capítulos iniciais e finais salvaram o livro, no meio eu tive que fazer pauses e arrastar a leitura, pois tava muito aborrecido, às vezes era tudo tão técnico que já nem sabia o que tava lendo (um pouco difícil imaginar naves e batalhas intergaláticas futuristas, esse género cinematográfico nunca foi a minha praia), mas eu devorei os capítulos finais.
Dito isto, e agora que a guerra terminou, eu anseio para ler a continuação, e espero que a essência dos dois primeiros livros (e que eu tanto gosto) esteja presente. Também gostaria que a saga não se alongasse demasiado- por mim teria terminado com este livro (como era suposto), mas uma vez que continua, que tenha um final sólido e que não se arraste por muito tempo.

Giselly.Rios 26/04/2022

PERFEITO
essa saga é uma obra prima ??
to mega emocionada com o final e muito feliz pelo rumo que as coisas tomaram, foram muitas emoções no processo, a cada página um ataque cardíaco diferente!!

Renata 06/01/2024

Gostei... mas...
O livro é bastante envolvente mas muito demorado. Sinceramente, dava pra cortar várias partes e ficar muito mais objetivo. Chegou uma hora q fiquei cansada e comecei a pular parágrafos. O final foi muito bom!!

Ju. 02/09/2022

Per aspera ad astra! ?
Um final perfeito para uma trilogia perfeita. Me encontro completamente encantada com o universo e os personagens que o Pierce Brown nos trouxe.

Morning Star se passa alguns meses depois de Golden Son e vai mostrar todas as monstruosidades que ocorreram com nosso querido Ceifeiro, e como tudo está fora de controle. Após os ocorridos finais de Golden Son tudo está uma zona, a guerra realmente está batendo na porta, e não tem pra onde correr.

O livro é extremamente intenso, me arrisco a dizer que o mais intenso da trilogia, apesar da falta de cenas frenéticas constantes. Esse livro me deu tanta ansiedade que eu roí todas as minhas unhas! REPLETO de reviravoltas. Se vocês virem meus comentários durante a leitura, verão coisas do tipo: "AEEE!! Tudo dando certo!!!" e depois "MN DEU TUDO ERRADO".

Os personagens claramente tiveram um amadurecimento enorme do primeiro livro para cá, assim como o autor teve em sua escrita. So lhe aviso que você sofrerá e sofrerá MUITO, diga-se de passagem. Que você irá querer tacar seu kindle/livro na parede e que você também ficará olhando para a parede as três da manhã. Intenso, de fato.

Um ponto muito positivo é que o livro mata aqueles que você mais ama, e você vai odiar isso? mas eles estão em guerra, e é importante mostrar as mortes em geral, já que guerra é sobre isso.

Como nem tudo são flores, eu tenho alguns pontos negativos pra avaliar aqui.
- A escrita do autor apesar de muito boa pode ser extremamente cansativa e difícil de ler. Tanto em português quanto no inglês. Por isso digo que essa trilogia não é daquele tipo que se lê rapidamente, eu demorei bastante para ler.
- As cores foram mais abordadas e explicadas conforme a história ia desenrolando, mas ainda assim eu não sei quais são todas as cores e oque elas fazem, só algumas. Acho que aí o autor pecou pelo excesso.
- Esse ponto é mais pessoal: EU não consegui perdoar certos personagens, e na minha visão, parece que o autor impôs esse perdão mesmo após as traições que na minha visão seriam imperdoáveis.
- E a última coisa: O livro não é de romance e para ser honesta não temos nem migalhas disso, talvez uns dois grãos de areia da mais fina possível; mas esse não é o ponto. O ponto é que o autor é ÓTIMO em mostrar todo o caos, mas peca um pouco na hora de mostrar os casais se desenvolvendo. Não me levem a mal, eles tem sim desenvolvimento, mas eu achei particularmente fraco. Relevei porque o livro não é sobre isso de fato, é algo em 5º plano.

Pro livro eu dou 5 estrelas, me prendeu muitíssimo. Amei passar raiva em cada plot. Amei sentir aquele mesmo desespero que eu senti lendo o final de ACOWAR onde tava todo mundo morrendo e tava tudo dando errado sendo que só faltava 30 páginas para acabar o livro. Adorei ler a mente dos personagens e ainda assim ser enganadas por eles.

Para a trilogia eu dou 4.5 estrelas, já que eu não posso ignorar todas as coisas que me incomodaram ao longo dos 3 livros. Mas mesmo assim? Mesmo assim me causa uma pequena revolta que essa obra não seja tão conhecida no brasil de tão esplêndida que é. Fui ler procurando prata, e acabei achando ouro. Com toda certeza deixará saudades, e mesmo sendo o final da trilogia, me deixou com gostinho de quero mais e eu acho que vou ter que ler os livros "extras". Preciso saber como estão as coisas depois de tanto sufoco.

julia 14/06/2020

Resenha: Estrela da Manhã
Estrela da Manhã não é bem o que eu esperava? Os primeiros capítulos são corridos e eu fiquei impressionada que um dos pontos do enredo relacionado ao Darrow é resolvido super rápido.

Nós somos jogados direto na ação e eu gostei bastante disso. Maaaaaaas, depois de um tempo a impressão que eu tive é que eu estava lendo as mesmas cenas de novo e de novo e de novo. Tudo repetido. Eu comecei a ficar entediada.

As coisas melhoram perto do final do livro e foi bem divertido ler sobre tudo se resolvendo. Essa foi uma jornada tão dolorida para todos os personagens, então foi bom ver ela chegar ao fim. O último capítulo me pareceu um pouco corrido? Alguns pontos só foram pincelados e vagamento mencionados. Talvez porque a série continua? Sei lá.
Leonardo.Calandrini 08/07/2020minha estante
Tem uma nova trilogia que se passa após Morning Star, mas ainda não há previsão de ser publicada no Brasil. O nome é Iron Gold