Estrela da Manhã

Estrela da Manhã Pierce Brown

Resenhas - Morning Star

Lay 28/07/2017

Eles me chamam de Estrela da Manhã.... A última estrela que desaparece quando a luz do dia retorna.
Um final glorioso para uma trilogia inigualável. Estrela da Manhã foi o livro que mais me marcou durante a leitura dessa trilogia. Que escrita maravilhosa, que enredo de tirar o fôlego e que falta de consideração não ter uma prescrição na capa dizendo que o livro pode trazer problemas de nervos ou um possível infarto.

Antes de mais nada, vamos fazer uma pequena retrospectiva sobre esta trilogia. Em Fúria Vermelha, acompanhamos em primeira pessoa a trajetória do Darrow, de um Vermelho mergulhador-do-Inferno até tornar-se um Ouro puro-sangue. Aos desafios que ele teve que enfrentar para sobreviver no Instituto até tornar-se um Primus da sua Casa. Logo depois de quebrar o pau lá com aquela galerinha dourada, ele descobre segredos comprometedores do ArquiGovernador de Marte, Nero au Augustus, e se utiliza de tais informações para formar uma aliança com o seu inimigo. Em seguida, em Filho Dourado, Darrow percebe que não basta ser um guerreiro, é preciso saber jogar o jogo das intrigas políticas. Mediante tais situações, Nero corta sua aliança com Darrow, deixando ele às suas próprias custas e com um bônus extra de inimigos. E aí vem tiro, porrada e bomba, porque cada capítulo era uma puta ação e uma puta brutalidade, e eu ficava louca da vida. Sem falar naquele filnal de explodir mentes, quando descobrimos o que está pra acontecer, quem morreu, quem matou quem, quem é Ares e quem recebeu o Oscar de personagem mais vacilão, responsável pela traição que o Darrow sofreu. Eu nutria um sentimento de amor por esse alguém, cara. Doeu? Muito, mas segue o baile. Enfim, o caminho não foi fácil, eu achava que nada poderia superar esses dois livros até chegar em Estrela da Manhã e acabar com o restante do meu psicológico.

" O Ceifeiro chegou. E trouxe o inferno com ele. "

É impossível falar desse livro sem soltar spoilers, por isso só direi como o enredo é esplêndido. E como o Pierce manobra uma história tão incrível de maneira tão detalhada e tão dolorosa. Os primeiros capítulos são agoniantes, acho que comecei a perder minha sanidade daí. Aqui, o foco não é apenas sobre a trajetória de um Vermelho, este livro vai focar nos Filhos de Ares, nos problemas da sociedade e na revolução de um povo que busca romper todas as correntes. Fora o redirecionamento do foco na participação dos personagens secundários, o que propiciou um desenrolar incrível para a história. Mustang, Sevro (principalmente), Cassius, Ragnar, Victra, Sefi, amo vocês de coração.

" Precisamos daqueles que nos amam. Precisamos daqueles que nos odeiam. Precisamos que os outros nos liguem à vida, que nos deem uma razão para viver, para sentir. "

Estrela da Manhã encerra com chave de ouro uma trilogia que me marcou de diversas maneiras. Eu não acreditava que ia caber tanta coisa em apenas 632 páginas o que ocasionou em diversas crises de ansiedade, eu só agradeço ao chão por cada vez que eu caí não ter me deixado passar dele. O amor que eu tenho por essa trilogia é enorme, foram páginas e páginas de aprendizado, de risos, de choro e de revoltas intensas. Esse livro me abriu novos mundos e sou eternamente grata ao Pierce Brown por escrever esse universo tão incrível. Recomendo os três livros com todo o meu coração e espero que a cada leitura, cada personagem toque o coração de vocês como tocaram o meu.

“-Não somos Vermelhos, nem Azuis ou Ouros ou Cinzas ou Obsidianos. Somos a humanidade. Somos a maré. E hoje reivindicamos as vidas que nos foram roubadas. Nós construímos o futuro que nos foi prometido. Guardem seu corações. Guardem seus amigos. Siga-me através dessa noite maligna, e prometo a vocês que a manhã está à nossa espera do outro lado. Até isso acontecer, rompam as correntes.”

Ps: Como eu sou fã de Star Trek, confesso que nas cenas com naves e tal, eu só imaginava o Darrow estilo o capitão Kirk.... era uma bela cena por sinal. E nas cenas dos uivadores eu só conseguia fazer uma coisa, parar de ler, fechar o livro, jogar a cabeça pra trás e uivar para o mundo. Eu disse que esse livro foi prejudicial a minha sanidade...
Isa 28/07/2017minha estante
Nossa...mal posso esperar para conhecer essa trilogia...rs

Cássia 28/07/2017minha estante
Uauuuu, já adicionei a minha lista de desejos!

Lirio7 28/07/2017minha estante
Gostei da resenha, a retrospectiva fez toda a diferença :D Parabéns! Se tiver a oportunidade vou querer ler sim, fiquei animada com a resenha.

thais.moore 28/07/2017minha estante
tenho essa trilogia. estou doida pra ler

Wagner 28/07/2017minha estante
... simplesmente brilhante a resenha. Parabéns.

Leeh 29/07/2017minha estante
Aquele livro que a gente vai ler sem falta porque a propaganda foi muito boa ... #anciosa

Lay 29/07/2017minha estante

Lay 29/07/2017minha estante
Podem ler com coragem, vocês não vão se arrepender (; assim espero.

Davidson.Henrique 13/05/2019minha estante
"O Ceifeiro chegou. E trouxe o inferno com ele."

Mah 17/08/2021

É como o meme,não é só uma trilogia é um estilo de vida uma religião !
Tive tantos surtos que tinha momentos que não conseguia ler com medo do que ia acontecer.entendi completamente o foco do livro ser a relação de Darrow com seus amigos ,foi necessário para não ter nenhuma ponta solta na história e ficar uma coisa ruim só com guerra e guerra e guerra como normalmente é nos outros livros ( que tbm são perfeitos mas era tanta luta que me cansava um pouco ).
O final é perfeito,da vontade de sair lutando pelo o que vc acredita e que seja
certo.Darrow é dos melhores protagonistas que já li e olha que sou leitora a bastante tempo kkkkk eu iria a onde ele mandasse,e o protegeria com tudo
Eu realmente não sei do que criticar ah não ser do quão pouco é conhecida essa obra no Brasil !

Raiane Santos 26/06/2021

O ceifeiro chegou. E trouxe o inferno com ele.
Que conclusão pra essa trilogia maravilhosa! Pierce Brown foi crescendo a cada livro, e encerrou com chave de ouro.
Em estrela da manhã, temos bastante embates políticos, muitas traições e reviravoltas. A partir dos 88% do livro, acontecem plots geniais!
É uma leitura densa, mas como é o último livro da trilogia, e o "Filho dourado" terminou um baita gancho, acho que realmente foi preciso colocar bastante coisas detalhadas, mas não cai a qualidade em momento nenhum.
Enfim, essa trilogia ficou no pódio dos melhores livros da minha vida!

Littiumpills 12/09/2022

Aqui não tem imparcialidade só aclamação
Eu não tenho possibilidade de fazer uma resenha imparcial desse livro ou trilogia. Eu amo quando uma ibra nova me impacta desse jeito ao ponto de não conseguir dormir porque só pensava em poder continuar a ler no dia seguinte.

O livro segue a norma de não dar um minuto de paz para seus persongens, a ação é constante, mas muito bem escrita e nunca parece corrida demais. Darrow segue sendo um dos meus personagens principais masculinos favoritos equilibrando sua impulsividade, inteligência e dureza de persongame principal de saga, com empatia, capacidade de crescer, sentir e demonstrar duas emoções. Aliás o que mais tenho são personagens principais favoritos

Estrela da manhã foi o melhor final para o que é agora uma das minhas sagas favoritas.

manu 02/11/2022

raiva, tédio, empolgação, aflição, medo, nojo, alegria, ódio, repulsa, inquietação, mais ódio e felicidade.
tudo isso foi o que senti lendo esse e às vezes vários desses sentimentos combinados. quase me perde em algum momento mas depois nosso boa relação foi restabelecida.
inegável como o mundo e personagens dessa série são fantásticos e palpáveis. amei muito conhecer e acompanhar.

Ste 26/08/2020

Que conclusão épica!
Não tenho nem palavras para expressar meu contentamento, meu prazer em ter conhecido essa trilogia.

Definitivamente ganhou o selo de melhor trilogia do ano! E do meu coração.

Pierce Brown não perdeu a mão em nenhum momento, e conseguiu surpreender de forma esplêndida!

Estamos falando de guerra, e com ela temos perdas, estratégias e cenas de ação de tirar o fôlego!

Não se trata de um "E viveram felizes para sempre". Afinal, o fim de Estrela da manhã é o início de uma nova era!

Sinto tanto o fato de o autor não ter mais nenhuma editora no BR. Sinto tanto o fato dessa trilogia não ter a atenção devida. O autor é insano! Escreve de forma absurda (absurda no sentido bom tá! hahaha) e conduz a história com genialidade!

Luíza 06/06/2021

MUITO BOM
Minha experiência lendo essa trilogia foi bem complicada. O primeiro livro não me agradou nem metade do que eu achei que agradaria pelo tanto que todo mundo enaltece ele. Não gostei do caminho que ele tomou e isso foi uma quebra grande de expectativa apesar de agora eu entender que era crucial pra construção da história. Pensei em abandonar mas alguma coisa me fez continuar, acho que a curiosidade de saber como ia terminar tudo. Achei muitas partes arrastadas/chatas e muitas das interações e tramas "políticas" eu não consegui entender (admito que provavelmente é porque sou meio tonta e não foi culpa do livro kkkk). Enfim, acabei dando 3,5 estrelas e apesar de não ser uma nota ruim, eu fiquei decepcionada. O final não me deixou enlouquecida pra começar o segundo mas curiosa o suficiente.

Filho Dourado eu achei bem melhor, dei 4 estrelas. Ainda senti um pouco de dificuldade de entender algumas coisas, mas não prejudicou tanto a leitura como o primeiro. Nesse livro o universo se expande e a gente conhece muito mais sobre a vida dos Ouros, sobre os Filhos de Ares, tem um monte de intriga dedo no c* e gritaria. O final do livro é muito desesperador e aí sim eu fiquei louca pra começar o próximo. Nesse aqui que eu comecei a criar algum apego pelos personagens e a me conectar mais com eles. Não é que no primeiro eu não gostasse de nenhum mas eu não consegui criar apego por eles.

Estrela da Manhã pra mim é disparado o melhor, sem dúvida alguma. Me prendeu desde o início, o que não tinha acontecido até então. Demorei pra ler porque dei uma empacada nos 20% mas depois que passou eu não consegui mais largar. Aqui eu consegui me apegar de verdade aos personagens e sofrer quando coisas ruins acontecem, fiquei nervosa demais durante os momentos tensos e torci muito muito por eles. No final eu tava em puro SURTO porque é desesperador, meu coração tava batendo forte e não tinha a menor possibilidade de eu parar de ler, tanto é que terminei o livro 2h30 da manhã. Enfim, pra mim a trilogia valeu por esse terceiro que foi meu favorito e me emocionou demais.

Uma ótima dica pra quem for ler a trilogia é fazer muitas anotações e marcações. Eu só fiz isso no primeiro e depois nunca mais, e acho que isso me prejudicou porque todos os livros tem muita informação, o universo é muito amplo e eu perdi muitas coisas no meio do caminho que me fizeram ficar boiando em algumas partes. Pretendo reler tudo daqui uns anos e fazer isso pra aí sim ler os outros livros que saíram depois.

Nim 20/11/2021

Excelente
O final da trilogia Red Rising foi excelente. Apesar de eu achar que claramente a história não acabou e, portanto, não funciona tão bem apenas como uma trilogia. Sorte que existem mais livros. Pierce Brown mostra seu amadurecimento como escritor aqui, escrevendo uma história ambiciosa. Às vezes parecia que ele ia perder o controle do que estava escrevendo, mas incrivelmente isso não aconteceu. Além disso, os personagens, que no primeiro livro eram rasos e esquecíveis, agora são um dos pontos fortes de Brown como escritor. A escrita também, sendo esta descritiva o suficiente mas não em demasia. É uma escrita concisa e clara, às vezes poética, muitas vezes filosófica, mas que consegue incrementar a história sem prejudicar o ritmo da narrativa. O ritmo é excelente, só peca no excesso de explicações no começo do livro, os famosos "infodumps". Outro ponto em que Brown peca é no excesso de nomes próprios para coisas, e a falta de explicação do que significam, o que torna a compreensão de certas cenas um pouco prejudicada, e é um ponto em que Brown precisa melhorar. O final do livro também é um pouco açucarado demais, mas o autor é muito eficiente em semear acontecimentos futuros, então nada parece forçado no livro, nem sequer esse final leve. Enfim, é um livro que solidifica a excelência dessa trilogia.

LiteraBruna 10/01/2023

Conclusão incrível, mas desenvolvimento arrastado
Não tenho palavras para descrever o quanto essa trilogia me encantou. Os personagens, o universo, a trama política... Tudo. O Pierce Brown tem um poder de te surpreender mesmo você achando que tudo se encaminha para apenas uma resolução, seja em relação à conclusão de toda a trilogia ou dos pequenos conflitos de cada livro. Ele não tem medo de construir e desconstruir personagens q já tavam "estabelecidos", então vc pode esperar qualquer coisa de qualquer pessoa, até o próprio Darrow pode te surpreender (mesmo vc estando na cabeça dele). Personagens q amamos se tornam grandes filhos da ****, personagens q odiamos têm sua redenção, os q confiamos se mostram não tão confiáveis assim e vice-versa... Simplesmente uma sucessão de dedo no ** e gritaria kkkk

Bom, essa foi uma ótima conclusão para a trilogia, não conseguiria pensar em uma resolução melhor para os problemas construídos ao longo de toda a jornada até aqui. Entretanto, o meio ali do livro, entre os 40 e os 70%, a leitura ficou muito arrastada pra mim. Não sei se foi porque li durante as últimas semanas de 2022, então teve as festas e tals, oq atrapalhou um pouco meu ritmo, mas foi difícil passar por essa meiota do livro. Acho q Filho Dourado me deixou mal acostumada pq ele é agitado do começo ao fim kkk Esse já é mais parado, principalmente pq agora o Darrow ta mais fragilizado por ter passado por poucas e boas entre o livro anterior e esse, e ta até mais sentimental (oq me incomodou às vezes, confesso). O autor tbm deixou para fazer a "jornada em busca de aliados/recursos/artefatos", típica de segundo livro de trilogia, aqui no último livro, oq tirou um pouco do foco da guerra; esse é o ponto ruim de uma escrita em primeira pessoa pq toda a treta continou em andamento enquanto o Darrow tava off, então a gente perde boa parte dela.

Enfim, por causa da parte arrastada eu não fui capaz de dar 5 estrelas para esse livro como dei para os anteriores, mas fica dito aqui que o final é maravilhoso e vale super a pena passar pelo trecho massante para chegar nele.

hewertoon 13/10/2022

foi tudo oq eu esperava, e mais um pouco
Que final lindo, superou todas as expectativas que eu criei durante a espera dessa obra. Ver os acontecimentos dos dois primeiro livros se desenrolando nesse foi incrível, as cenas de batalhas espaciais estão ainda melhores. O livro continua com seu ritmo frenético e o autor adora um plot twist. O final foi impecável, e espero que a editora traga os outros livros do autor para o Brasil.

A Raposa Literária 07/01/2022

Não tenho nem palavras pra descrever o quanto estou apaixonada numa trilogia, por mais dor e sofrimento que ela tenha causado a mim, pois Pierce Brown tira todos os resquícios de esperança de você aos poucos. Nas últimas 40 páginas começou a dar tudo errado e já pensei que realmente nada ia se ajustar, mas o final é digno, e a luta do Darrow necessária pela igualdade das cores... Eu sofro pela Globo Livros ter abandonado a saga e não trazer a segunda trilogia, já que me afeiçoei a diversos personagens...
Eu surtei muito na última frase do livro, e tenho certeza que todo fã da saga surtou ou quem ainda não leu vai surtar... Eu estou simplesmente apaixonada. Simplesmente uma das melhores distopias que já li.