A Fênix Islamista

A Fênix Islamista Loretta Napoleoni

Resenhas - A Fênix Islamista

Eulaliafernanda 19/12/2022

A fênix islamista
Para ser bem sucinta, eu achei o livro muito bom, muito descritivo e informativo. Achei um ótimo livro para quem tem interesse em atualidades e na própria cultura árabe jihadista.

É preciso ter cuidado ao ler o livro, para não cair no ciclo vicioso e perigoso da intolerância religiosa e não confundir o islamismo com terrorismo.

O livro se mostrou bastante proveitoso para mim pois já tinha lido e estudado geopolítica em outro momento. A autora busca desvendar pontos positivos e negativos sobre o EI, bem como a situação é vista pela própria população árabe.

É um livro jornalístico, circunda bem o assunto. Também deixa grandes reflexões, principalmente a respeito da responsabilidade que possui o ocidente (vulgo os EUA) dentro da atual conjuntura vivida no Oriente Médio.

Christiane 24/07/2021

O livro de Napoleoni é um grande alerta. De forma acessível, mesmo para os que não entendem muito de políticas e de geopolítica e menos ainda da situação no Oriente Médio, ela nos fornece um panorama sobre o que acontece por lá e de como as coisas funcionam, mas acima de tudo é um alerta para o descaso e a cegueira ocidental e sua maneira de tratar do assunto.

O Estado Islâmico está crescendo. Ele adentra territórios desestabilizados, que estão no caos e para a população acaba sendo a única maneira de encontrar um pouco de ordem em meio a tantas guerras, obviamente desde que se converta ao islã. Por outro lado ao contrário de outros grupos terroristas o EI faz pleno uso da tecnologia virtual para se auto-divulgar e desta forma conseguir novos adeptos além de infligir o terror e o medo através de seus atos afetando psicologicamente as pessoas.

O EI quer recriar o Califado e refazer as antigas fronteiras que a colonização européia desfez. O povo da região se sente humilhado com isto e assim o Califado é um sonho de todos. A questão é que o EI não é um grupo retrógrado, pelo contrário, é moderno e tem plena compreensão da situação local. Eles sabem como manipular a opinião pública e acabam fazendo uso da tecnologia para isto, da mesma forma que o governo dos Estados Unidos utilizou para justificar a invasão do Iraque, e o mais importante é o alerta para como as pessoas acabam acreditando nisto sem parar um segundo para pensar no que está sendo dito.

O que diferencia o EI de todos os outros grupos é que ele está conseguindo formar um Estado, não reconhecido, mas aceito pelo povo, e eles sabem que as pessoas precisam estar contentes, e para isto eles investem no social, fornecendo água, energia, alimentos, ajudando o comércio, nestas regiões onde tudo estava um caos. A imposição da xaria é algo que as pessoas no lugar aceitam, e com exceção dos xiitas que eles querem exterminar eles oferecem a chance para os que moram no local de se converterem e serem aceitos, ou cair fora.

Fica claro pela leitura do livro que foi a colonização europeia assim como as guerras e invasões dos Estados Unidos que propiciaram o terreno fértil para que o EI surgisse e se mantivesse. Com a compreensão moderna dos dirigentes do EI, diferente de um Talibã ou Al Qaeda, e evitando toda forma de corrupção interna como ocorreu na OLP, eles deixam de ser apenas um grupo terrorista como a mídia do Ocidente costuma apresentá-los e se tornam muito mais perigosos do que imaginamos. Eles querem construir um Estado e tem uma visão moderna disto.

Ana Tambara 16/05/2021

Extremamente informativo.
Apesar da autora se repetir diversas vezes durante o livro, eu o achei muito bom. A autora não esquece de mencionar a situação das mulheres na região do Oriente Médio e gostei bastante disso. Ademais, ela consegue sintetizar muito bem o que está acontecendo na região do Oriente médio e como funciona o Estado Islâmico. Recomendo o livro para àqueles que tem interesse no tema e querem saber mais. Caso tu já saiba bastante não recomendo ler, pois achará muito básico.

Alexandre.Nunes 19/01/2020

Entendendo o contexto do ISIS
Com uma leitura simples e objetiva, o leitor acostumado com o noticiário sobre os conflitos no oriente médio pode se situar bem ao ler cada capítulo. Os detalhes do surgimento do ISIS e sua nova forma de fazer terrorismo são detalhadas com maestria.

Beto 09/01/2017

Um livro pequeno em páginas, mas gigantesco em informação.
O livro, inegavelmente é bem elaborado e bem escrito.
As informações contidas nele sobre o Estado Islâmico são precisas! Permitindo ao leitor, além de uma noção do panorama do EI desde a sua forma embrionária em 2006, até o seu auge em meados de 2013 e 2014 (hoje, o panorama é outro).
O livro também aborda alguns pontos que aguçarão a curiosidade do leitor:
- Noções históricas de como o Iraque, mergulhou na crise que levou ao radicalismo
exagerado e o que a invasão de 2003 ao Iraque desencadeou em sua sociedade,
que é um dos pilares de sua criação;
- Noção bastante resumida de como surgiu a divisão entre Sunitas e Xiitas;
- Percepção de quais nações participam ativamente e com auxílio de recursos na
guerra civil da Síria e consequentemente no combate ou financiamento do EI.
Entre outras questões chaves para o entendimento da complexidade do que vem ocorrendo.
Por fim, o livro deixa uma ponta de curiosidade sobre qual o posicionamento e a postura adotada por rebeldes daqui pra frente, tendo em vista que o EI conseguiu relativo êxito em seus planos (ou ao menos, nunca antes, uma organização islâmica alcançou este feito).

Rafa 22/11/2016

Uma trajetória de terror
Esse livro mostra em detalhes tudo sobre o grupo Estado Islâmico, Loretta Napoleoni usa todo o seu conhecimento e formação para nós, os leitores entenderem um pouco mais do grupo terrorista que está cada vez mais presente no Mundo.

A Editora Bertrand Brasil mais uma vez fez um excelente trabalho de diagramação e desenvolvimento da obra, com bons espaçamentos e uma fonte adequada para proporcionar uma boa leitura.

Loretta é uma escritora de grande sucesso, tendo em sua formação doutorado em terrorismo pela London School of Economics, ou seja, ela entende muito do assunto e passa de uma forma clara e concisa para os leitores compreenderem como esse grupo terrorista tem moldado o Oriente Médio.

A obra mostra todos os aspectos do grupo Estado Islâmico, desde sua origem aos dias atuais. Uma leitura rica nos aspectos sociais e culturais do Oriente Médio e como tudo foi transformado nos moldes de um grupo terrorista que dita ordens e fazem um estardalhaço aonde quer que seja.

site: http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2016/11/uma-trajetoria-de-terror.html

day 16/08/2016

MUITO BOM
O livro é o relato da jornalista política Loretta Napoleoni
sobre o estado islamico,é um livro de leitura simples que dá ao leitor mais leigo,uma visão da criação ,objetivos e bases ao qual o estado islâmico foi formado.
Um livro que nos mostra o que o fanatismo político e religioso pode fazer de extremo para obter seus alvos .
O interessante é todo o contexto do grupo,que é cruel e ao mesmo tempo age como bálsamo para quem os apoia nas suas comunidades.
Ao contrário da AL QAEDA,eles são organizados e não querem como inimigo os estados unidos,eles querem um estado islamico reconhecido e declarar guerra a todos infiéis que se opuserem ao regime e a liderança de seu califa ABU BAKR AL-BAGHDADI
TRECHO DO LIVRO:
Abu Bakr al-Baghdadi é o primeiro líder islâmico, desde o 31º. Califa, Abdülmecid I (1823-61), a reivindicar esse título e a buscar a materialização da nostalgia de um mundo perdido, uma sociedade associada com o período áureo do Islã, quando, sob a liderança dos primeiros quatro califas, sucessores do profeta, o Islã se expandiu territorialmente e prosperou culturalmente.61" (from "A fênix islamista: O Estado Islâmico e a reconfiguração do Oriente Médio" by Loretta Napoleoni)

Eles sempre tocam na tecla que: o ocidente só vê o lado ruim deles:
"“Vocês levam em conta apenas as execuções”, explica um membro do EI. “Mas toda guerra tem execuções, traidores, espiões. Nós criamos cozinhas comunitárias gratuitas, reconstruímos escolas, hospitais; nós restabelecemos o fornecimento de água e energia; nós bancamos o fornecimento de comida e combustível. Enquanto as Nações Unidas não conseguiram nem fornecer ajuda humanitária, estávamos vacinando crianças contra a poliomielite. O fato é que algumas ações são mais visíveis do que outras. Para cada ladrão que punimos, vocês punem centenas de crianças com a sua indiferença.”69" (from "A fênix islamista: O Estado Islâmico e a reconfiguração do Oriente Médio" by Loretta Napoleoni)

O que mais me chama a atenção no grupo,é sua capacidade de divulgar seus feitos( bárbaros)com a ajuda das redes sociais,quem pensa que eles são como os seguidores do Bin laden,eles são totalmente a favor da tecnologia para divulgar e recrutar novos seguidores no mundo inteiro.

Al-Baghdadi e seus seguidores entendem a importância da vida em ambientes virtuais e nossa tendência em agir irracionalmente ao lidarmos com questões misteriosas e terrificantes, tais como o terrorismo. Numa demonstração de perfeita compreensão de técnicas de análise de instrumentos de comunicação e seus efeitos, eles investiram uma quantidade extraordinária de energia em redes sociais para divulgar profecias assustadoras, sabedores de que elas produzirão um efeito que se realizará por si mesmo. Eles parecem também perfeitamente conscientes de que, num mundo em que a mídia funciona sem parar e transformou jornalistas e leitores em viciados em acontecimentos chocantes e extraordinários, a veracidade de um relato tem menos valor do que sua capacidade de chocar." (from "A fênix islamista: O Estado Islâmico e a reconfiguração do Oriente Médio" by Loretta Napoleoni)
E eles possuem seguidores no mundo todo:

"Segundo consta, o Estado Islâmico atraiu para suas fileiras 12 mil combatentes estrangeiros, 2.200 dos quais provenientes da Europa.86 Esses números não levam em consideração aliados e simpatizantes no exterior. Por exemplo, enquanto se estima que 60 australianos estejam combatendo na Síria e no Iraque junto com o EI, acredita-se que seja de 100 o número de aliados internos.87" (from "A fênix islamista: O Estado Islâmico e a reconfiguração do Oriente Médio" by Loretta Napoleoni)

Enfim...eles estão e são organizados e não só são uma nova modalidade de terrorismo e sim um califado em andamento ,como muito ignora o ocidente ,achando que eles apenas são terroristas.
Infelizmente vivemos em um mundo cheio de perseguição e injustiças,enquanto eles fazem essas atrocidades,as autoridades mundiais parecem fechar os olhos e ignorar até algo muito ruim acontecer.
Depois do que os estados unidos fez no iraque,atacando sem provas ,apenas por domínio do petróleo e colocando seus soldados para morrer em uma guerra insana ,nos vemos o quanto o mundo ta em desordem.
A única coisa que pode nos salvar ,é o conhecimento ,a leitura e saber distinguir o islam do terror com o verdadeiro islam que prega a paz .
O pior de tudo é: Eles estão se espalhando no mundo,lobos solitários e infelizmente muitos jovens tem entrado nessa organização ,arruinando suas vidas e pondo em perigo o mundo.

"Nem todos os guerrilheiros são movidos pelo sonho de criação de um novo país muçulmano. Para muitos jovens ocidentais, unir-se à jihad ou aos rebeldes é uma aventura, uma espécie de colônia de férias militar. Esses são os mais perigosos, pois não sentem nenhuma compaixão pela população local e nenhuma compreensão do sofrimento com que ela padece." (from "A fênix islamista: O Estado Islâmico e a reconfiguração do Oriente Médio" by Loretta Napoleoni)
Minhas considerações sobre o livro,são que o livro é bem escrito,atual e deveria ser leitura obrigatória a todos que se interessam por política e o futuro do nosso mundo.
Livro fácil de entender e é uma pequena introdução do que é o ESTADO ISLÂMICO .

Krisley 10/05/2016

Livro muito bem escrito, com uma narrativa jornalística objetiva e de leitura rápida.

É um livro introdutório, para quem quer começar a ler sobre o assunto ou quer ter uma visão geral do cenário político principalmente da Síria e Iraque que propiciou a formação do Estado Islâmico.

A autora mostra os principais objetivos do EI, sua economia, a divulgação e repercussão nas redes sociais, a dificuldade do ocidente em lidar com a sua expansão e como eles mudaram o paradigma das guerras étnicas/religiosas e dos grupos extremistas.

O único ponto negativo é o excesso de repetições sobre alguns temas, como a recorrente citação da decapitação do jornalista James Foley e a exposição dos mesmos pontos de contraste entre o Estado Islâmico e a Al-Qaeda.

Fred 13/07/2015

Interessante
Livro interessante sobre o estado islâmico que elucida o tamanha do problema a ser enfrentado naquela região