A Arte de Neil Gaiman

A Arte de Neil Gaiman Neil Gaiman

Resenhas - A Arte de Neil Gaiman

André L. Pavesi 04/03/2022

Este livro tem um defeito muito grave - faz com que o leitor queira reler todos os livros do Gaiman que tiver à disposição! Excelente leitura!

Antonio 10/10/2021

Um excelente livro para aprendizes de sonhadores.
Que Neil Gaiman já é considerado umas mentes mais criativas e profincuas do nosso templo é inquestionável, mas ao passear por suas memorias, fases e desafios nós brindam ainda mais com o brilhatismo deste autor.

A edição é riquíssima em ilustrações e um formato de luxo(com gramatura e capa dura) que realmente respeita o autor. Só há dois pontos que, mini pecados por assim dizer que tiram uma estrelinha da obra: alguns erros ortográficos e a péssima seleção da tipografia para os destaques do texto que tornam praticamente ilegíveis essas partes, apesar de se repetirem no texto em si.

É obra simplesmente obrigatória para qualquer aprendiz de escritor do gênero fantástico e para os fãs um sacrilégio não tê-lo em sua biblioteca particular, ou melhor dizendo no "no seu armário de coisas fantásticas".

Dudu 08/12/2020

Um livro que mesmo sem o conteúdo fantástico de pesquisa e novas entrevistas já vale a pela pela sua ótima diagramação e letreiramento , um livro que parece uma exposição de arte muito ajudada pelas capas e desenhos de Dave McKean em seus vários trabalhos junto a Gaiman.
Mas, Clark que se fosse só isso o livro não ganharia muitos elogios e estrelinhas pelo seu projeto gráfico. O conteúdo não poderia ser diferente de algo estupendo já que se trata de contar um pouco da história deste gênio chamado Neil Gaiman. Sua carreira bem sucedida em vários campos: literatura, quadrinhos, música, roteiros de filmes e rádio para citar algumas.
Uma leitura que pode ser confundida com um amplo estudo da obra de Gaiman para quem assim desejar.
Leitura obrigatória pra aqueles que querem entender um pouco mais da cabeça por trás de Sandman e Deuses americanos.

Mais do que recomendado.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/09/2018

A Arte de Neil Gaiman apresenta a biografia completa e definitiva do autor. Todas as obras, até mesmo as nunca publicadas ou aquelas ocultas no fundo do baú, e as rejeitadas - seus primeiros esforços quando ele ainda se construía como o mestre genial das artes, estão presentes no livro. Também as poesias que ele manda para os amigos em cartões de Natal e as diversas colaborações com outras personalidades geniais. A Arte de Neil Gaiman traz histórias de sua infância, a juventude punk, a maneira como sua filosofia de 'ir lá e simplesmente fazer' evoluiu com o passar dos anos, sua casa ao estilo Família Addams, seu relacionamento com Amanda Palmer, conhecida por ser um verdadeiro turbilhão musical criativo. (Fonte dessa resenha https://www.livrariacultura.com.br/p/livros/biografias/artes/a-arte-de-neil-gaiman-42863318)

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-7867-160-0

Fran Silva 01/04/2018

Liberte-se das amarras e faça boa arte.
Se você acha que trabalha demais e nunca alcança seus objetivos; se você não faz o que ama, mas se sente preso ao ‘ganhar dinheiro pra viver’; ou se você apenas não sabe o que fazer daqui pra frente: esse livro é para todos nós. O Discurso Faça Boa Arte, de Neil Gaiman, é uma transcrição do discurso que o autor fez em 2012 para a University of the Arts na Filadélfia. Com duração de 19 minutos, ele fala sobre arte, vida, carreira, jornada e aquilo que todos sempre pensamos em algum momento: “o que estou fazendo com minha vida?
É um discurso motivacional que nos faz repensar tudo aquilo que estamos fazendo. Neil fala sobre o fato de trabalharmos sempre para ganhar dinheiro e dificilmente fazendo o que sonhamos em fazer. Ele confessa que nunca fez faculdade, mas que sempre gostou de escrever e se tornou escritor – veja só – escrevendo.
Já chegou a mentir no currículo, viveu de freelance, recusou empregos bons porque sabia que não iria ser feliz e se esforçou até o fim para viver como sempre sonhou: sendo escritor. Ele também fala de sua jornada e dá alguns conselhos para as pessoas que, como eu, como você, estão em busca de algo “a mais”.
O conselho essencial do autor: “faça boa arte“. Não importa o que aconteceu na sua vida: foi criticado? Passou um perrengue? Está numa maré de azar? Faça boa arte. Esqueça a opinião alheia, esqueça as adversidades do caminho: empenhe-se naquilo que você ama, tire de dentro de você todos os sentimentos que estão presos e faça boa arte. Liberte-se das amarras!
É triste ler esse livro e pensar em como ele está certo, mas como requer coragem para deixar de lado a vida cômoda e o salário fixo para se dedicar à uma paixão. Acho que, para mim, seria um dos atos mais corajosos que alguém tomaria no mundo de hoje: perseguir o próprio sonho, independente dos obstáculos financeiros.

Brenner.Monteiro 11/02/2016

O Oceano de Neil Gaiman
Pra quem busca um livro que conte detalhadamente como foi a caminhada de Neil Richard MacKinnon até se tornar Neil Gaiman, recomendo muitíssimo essa obra. A autora faz um balanço magistral entre as certezas pessoais de Gaiman (de que ele viveria de escrever o que quisesse) e as dúvidas que o caminho de escritor traria durante toda a sua vida. A criatividade de Gaiman é evidenciada em todas as partes do livro... desde a época de sua banda "punk" até a composição de "I Google You" com a Amanda Palmer. Passa também pela criação do icônico personagem "Sandman" e dos seus livros mais conhecidos como "Deuses Americanos", "O Oceano no fim do caminho", "Os filhos de Anansi", etc. A cereja do bolo são as imagens raras que a biógrafa conseguiu catalogar e a arte final INCRÍVEL que paira sobre toda a obra.

O único ponto negativo que eu vejo é a diagramação de algumas partes do livro. Como é um trabalho biográfico, várias curiosidades são adicionadas em todas as páginas. Às vezes a fonte fica pequena demais e dificulta bastante ler tudo o que o acontece na página. De resto não tenho nada do que reclamar.

Luciana Fátima 07/08/2015

Diretamente do mundo dos sonhos
Há muito Neil Gaiman deixou de ser o criador de Sandman para se tornar um superstar. Seus romances e graphic novels viram objetos de desejo mundo afora antes mesmo de serem publicados. Em “A arte de Neil Gaiman”, o leitor pode apreciar como as inúmeras fases do artista foram sendo compostas até ele alcançar o estrelato. De rabiscos de personagens a esboços de histórias, passando por fotos da infância e juventude – quando quis ser jornalista para entrevistar seus ídolos musicais –, desenhos resultantes de conversas ao telefone, ou histórias nunca publicadas. O livro não é apenas uma biografia do escritor, mas, também de sua obra. Gaiman fala sobre as influências, inspirações, parcerias; sua obsessão por camisetas pretas e sobre o primeiro livro que escreveu por dinheiro (uma biografia da banda Duran Duran). Está tudo lá, os projetos infantis, as produções que viraram filmes e até suas aventuras como diretor de cinema. Diretamente do mundo dos sonhos para os leitores mais apaixonados.