O Segredo das Runas

O Segredo das Runas Caio Rodrigues Alves

Resenhas - O Segredo das Runas

veronica.rodrigues.39395 28/03/2015

Dois Mundos
Em O Segredo das Runas, o leitor vai se deparar com uma narrativa paralela entre dois mundos, a vivida pelas duas irmãs órfãs de mãe, que discutem a ida de uma delas para a famigerada Guerra do Iraque enquanto a outra lê o livro de temática milenar: A Escolha de Uma Valquíria, onde neste acompanhamos a solitária e árdua saga de uma valquíria, uma lendária heroína da mitologia nórdica.
O entrelaçamento das duas histórias gera um questionamento que envolve o leitor numa trama de amor e batalhas travadas entre a ficção e a realidade, dentro e fora do livro.

Este é um original de fácil leitura, onde amantes de diversos gêneros literários encontrarão conforto em cada um de seus viciantes parágrafos.

Thiago.Assis 01/04/2015

Uma batalha entre a ficção e a realidade
Parabenizo o autor pela excepcional abordagem entre a ficção e a realidade. Esse livro nos remete a pensar e nos transpor pelos dois mundos, fazem aflorar o sentimento de amor e união para com o próximo. O que de fato me surpreendeu foi o quanto esse livro prende a atenção e a vontade de discorrer por um novo caminho a cada capítulo.
Não deixe de ler é simplesmente surpreendente.

site: Autor @caioralves

Cami.Rodrigues 15/04/2015

As Guerras atuais e seus Heróis
Existem sensações que são difíceis de descrever, e algumas delas são afloradas durante a leitura de um bom livro. E mais, também ficamos entusiasmados quando amigos leitores nos contam dos livros que estão lendo naquele momento, sobre as aventuras de suas personagens e o desenrolar da história no decorrer da narrativa. Mais ainda, quando confiamos no bom gosto e bom senso destes amigos, e conseguimos imaginar a delícia que deve ser ler aquele livro. Vocês confiariam em mim se eu dissesse que vocês vão se deleitar com “O Segredo das Runas”?
A começar que o livro te apresenta a uma amiga, Sophie, jovem médica que realmente poderia ser sua amiga: a narrativa se passa em 2003, cuja realidade é a sociedade receosa dos EUA pós 11 de Setembro. E a catarse com os anseios da personagem te envolvem a questionar valores e pensamentos atuais e arcaicos, novos e antiquados, humanos e bárbaros. A amizade vira amor à medida que a personagem vai se desnudando com seus medos e receios, até que ela mesma recorre à literatura: ela começa a ler o livro de mitologia “A Escolha de uma Valquíria”. O que começa com total descrença de que a leitura irá lhe trazer algum conforto, apesar da boa indicação, a identificação de Sophie com a valquíria da qual o título do livro se refere nos faz pensarmos em nossa própria busca por compreender nossa realidade através das metáforas da mitologia, dos romances, e a questionar se todos estes valores são de fato atuais...
Caio Rodrigues Alves se utiliza da metaficção com maestria num momento em que a literatura já se espremeu bastante e produziu tanto em cima de si mesma, mas que, de tanto se retorcer, também se desdobra em outras visões, outras interpretações, em outras chances para nós mesmos. Já tivemos muitas oportunidades de perdoar nossos heróis e vilões, nossas princesas e bruxas, de entende-los!
Mas essa mesma literatura também já nos deu muitos golpes de realidade, de verdades, de valores sociais, e, ao expô-los assim, nos chocou, nos orgulhou, nos traiu.
Numa redenção para a tão criticada sociedade estadunidense; numa outra visão sobre mitologia - e sobre outra mitologia, a nórdica; num questionamento profundo sobre guerras, inimigos, sobre o que é importante; num casamento moderno e perfeito entre realidade e arte, “O Segredo das Runas” vai te surpreender com questões dicotômicas atuais mas também antigas, o quanto que nós como seres humanos evoluímos, se é que evoluímos? Será que nossas lutas mudaram? Pelo que lutamos? O que defendemos? Estamos certos?
E a leitura deliciosa de “A Escolha de uma Valquíria” feita por Sophie vai te prender na leitura magnífica de “O Segredo das Runas”.

VI MARYSCOTT 25/04/2015

EU RECOMENDO, SEM DÚVIDA É UMA EXCELENTE OBRA!
Eu recomendo e convido a todos para essa grande e extraordinária viagem. Há um lugar maravilhoso, que poderemos encontrar dentro dessa obra escrita por Caio Rodrigues, um jovem e talentoso romancista, cheio de idéias e grande potencial para nos levar a pensar em muitas coisas que as vezes deixamos passar batido em nosso dia a dia. O LIVRO O SEGREDO DAS RUNAS - A ESCOLHA DE UMA VALQUÍRIA é umas das melhores obras que já tive o prazer de ler, tamanha a qualidade da narrativa e dos diálogos ali contidos, a obra tem o poder de nos prender logo assim que começamos a folhear o livro, aguça a nossa curiosidade em saber o que ele tem a nos dizer a cada momento, iniciei a leitura ainda na tarde de autógrafos na mesma hora em que eu recebi das mãos do autor com uma belíssima dedicatória, foi difícil de interromper a leitura, pois vale muito a pena embarcar nessa mágica estória entre dois mundos paralelos e ver com encantamento a trajetória das personagens envolvidas nesta obra.

Luana 25/05/2015

O Segredo das Runas, é uma obra magnífica e conta história de dois mundos totalmente diferentes, o da médica Sophie Campbell e o da valquíria Arthenis.

Sophie é uma médica do exército e sua irmã, Claire Campbell, é sargento e piloto aérea.

Tudo vai bem até Sophie receber a notícia que sua amada irmã vai para a guerra. Diante deste fato, os dias de Sophie ficam escuros, é perceptível para todos que ela não está bem. Entretanto, seu querido tio, Walt, lhe dá de presente o livro, A Escolha de Uma Valquiria. Sophie não entende bem o motivo do presente, mas, após ler alguns capítulos, ela se dá conta do quanto aquele livro fará diferença em sua vida.
Aos poucos, Sophie, vai se identificando com os questionamentos e as emoções da poderosa valquíria Arthenis, que não conseguia se lembrar do seu passado, e assim como Sophie, se via com o espírito atormentando e buscando por respostas do mal que se aproximava, o temido Ragnarok.
Sophie, inspirada pelo mundo da mitologia nórdica, embala junto com Arthenis nessa difícil jornada. E os mundos distantes que haviam entre ambas, agora se torna uma única realidade.
Arthenis terá que lutar pela sua salvação no Ragnarok e Sophie terá que lutar para impedir que sua irmã não arrisque a vida na empreitada militar.

E agora, será que elas vão consegui que o pior aconteça em suas vidas?

Caio Rodrigues Alves, foi muito feliz em sua primeira obra, o livro é cheio de detalhes ricos, que mexem com a nossa imaginação. O enredo é magnífico e nos permite viver o que é contado. A escrita é leve e muito prazerosa.

site: http://www.leituradelua.com

Mari 16/06/2015

[Resenha] O Segredo das Runas - A Escolha de Uma Valquíria
Recebi este livro no mês de Abril em parceria com o autor Caio Rodrigues Alves. Gostei demais da história e da genialidade colocada nela pelo autor. Embora sua escrita seja refinada, é de fácil compreensão, sendo assim, não precisei contar com a ajuda do dicionário para me auxiliar. Foi incrível a sensação de ler um livro em outro. É isso mesmo que eu disse. Parece meio confuso, não é?! Se ficou curioso(a), continue lendo a resenha...
O Segredo das Runas - A Escolha de Uma Valquíria é narrado em primeira pessoa pelas protagonistas, Sophie e Arthenis. As duas viviam em cenários completamente distintos, porém, de certa forma, ambas estavam em busca de respostas que decidiriam o destino de suas vidas.
Sophie Champbell era uma jovem médica americana que carregava consigo um grande peso do passado. Perdeu a mãe muito cedo, que deixara ela, sua irmã mais velha, Claire e seu pai.
Como o pai das meninas era um militar, Claire acabou seguindo pelo mesmo caminho e acabou se tornando uma piloto da força aérea americana. Para ficar mais próxima de sua irmã, Sophie também foi trabalhar como militar, mas na área médica.
Por ser irmã mais velha e ter perdido a mãe muito cedo, com apenas 15 anos, Claire teve de assumir todos os deveres de uma dona de casa. Como se já não bastasse a dor de perder a mãe jovem, perdeu seu querido marido também, o que fez com que Claire se tornasse uma mulher cada vez mais fria.
Com o desastre do 11 de setembro, dois anos depois, os EUA declaram guerra ao Iraque, e Claire decide ir lutar ao lado de seu país acreditando veemente que essa era uma forma de honrar sua família e fazer com que seus filhos tivessem orgulho dela, voltando de lá viva, ou não.
Sophie descordava, e apesar do medo de perder sua querida irmã, ela tinha medo também por seus sobrinhos, filhos de Claire, que corriam o risco de crescer orfãos e acabar tendo a mesma infância triste que sua mãe e tia.
Decidida a imperdir que a irmã fosse para a guerra, Sophie estava disposta a colocar sua própria vida em risco pelo amor que sentia por ela.
Vendo toda a situação que a jovem Sophie passava, seu tio Walt lhe emprestou um livro, A Escolha de Uma Valquíria. Ele acreditava que de alguma forma a literatura e a história que tinha por trás daquele livro, poderia ajudar Sophie de um jeito ou de outro.
Lendo o livro, Sophie se depara com a personagem Arthenis, a quem se sentiu completamente ligada no decorrer da leitura.
Arthenis era uma valquíria, guerreira da mitologia nórdica, filha bastarda de Odin. Ela, assim como todas as valquírias, tinha o dever de percorrer as terras além do Valhalla (onde vivia), em busca de einherjars, guerreiros que lutariam a favor de Odin no dia do Ragnarok, uma guerra lendária que daria fim aos deuses e aos nove mundos.
Depois de conhecer Albrecht, um guerreiro insugente de Midgard, começou a questinar-se sobre quem realmente era e sobre coisas de seu passado que poderia ter esquecido, e no decorrer da história corre atrás de descobrir seu verdadeiro eu.
Sophie aprendeu muito com a leitura, e de certa forma amadureceu muito no decorrer do livro. No fim ela toma uma atitude para defender sua irmã e acaba descobrindo um enigma, na verdade o significado de uma runa, que havia sido desenhada por sua mãe em uma carta deixada antes de vir a falecer.
O autor foi muito sábio ao interligar uma história na outra. Eu consegui me transportar para dentro da história e imaginar os momentos que Sophie lia A Escolha de Uma Valquíria e ainda imaginar o que se passava no livro que ela estava lendo.
O legal do livro é que no final foi colocado um glossário com nomes e significados dos personagens e lugares citados no decorrer dele. Eu gosto de histórias assim, mas não sou nenhuma exper nessas histórias, sendo assim foi muito útil, pelo menos para mim, rsrs.
Recomendo a leitura aos amantes de uma boa história de mitologia nórdica. O livro carrega uma boa dose de aventura e diversas mensagens sobre como o amor e a amizade são importantes! Amei, amei, amei!

site: www.docesresenhas.com.br

allenylson.ferreir 21/07/2015

Leitura nacional obrigatória para os amantes da mitologia nórdica
A narrativa é fluída, a escrita do Caio Rodrigues é muito boa, e a estrutura do texto também é muito bom. Apesar de alguns erros de revisão, sucintos, mas que me incomodou um pouco, o livro se fez uma grande descoberta para mim. Nunca li um livro nacional, ambientado em outro país, com a mitologia nórdica sendo o tema principal, tão detalhado e verdadeiro. Gostaria que o autor falasse mais sobre o Brasil. A impressão que tive foi de ter nas mãos um livro de literatura estrangeira. Os personagens são bem construídos, originais, e com características próprias. O amor é uma das mensagens que o livro nos passa, mostrando que todas essas guerras são motivadas pela falta de amor, e que aqueles que lutam, luta por amor: seja ele pela pátria, pela família, ou por qualquer outro motivo. Eis o paradoxo da guerra.
“(...) Um guerreiro pode trajar os melhores equipamentos, empunhar a mais poderosa arma e deter as mais formidáveis habilidades... Um dia, ele cairá. Porém, o guerreiro que detiver uma verdadeira razão para lutar... sua vontade jamais permitirá que seu corpo de curve a lâmina do inimigo (...).” (p. 299)
A história de Arthenis nada difere da de Sophie. Ambas estão buscando respostas e lutando por alguém que amam muito. O final do livro é surpreendente, muito bem finalizado. São mais de 400 páginas de pura aventura, tensão e diversão. Caio Rodrigues Alves precisa ser reconhecido entre os nossos leitores, não porque é um autor parceiro, mas porque ele passa seus sentimentos através de sua escrita. O Segredo das Runas – A Escolha de uma Valquíria é leitura nacional obrigatória para os amantes da mitologia nórdica. E garanto que não irão se decepcionar, pois Thor, Loki, Freya, Odin, Mimir e todos os outros deuses e criaturas nórdicas estão presente dentro da trama. O fato de escrever um livro dentro do livro, mostra que Caio veio para ficar. São poucos que conseguem fazer isso sem se perder.

site: http://goo.gl/BdoUEb

Victor.Rambo 05/08/2015

Vamos direto ao ponto!
Um excelente livro com uma uma história envolvente que vai crescendo e criando um tipo de vício que te faz não querer parar de ler. No passar das páginas tu vai te envolvendo com a personagem e emerge no universo do livro. Além do mais possui combates épicos dignos das melhores cenas de ação já vistas. O Segredo das Runas é uma leitura obrigatória para os aficionados em aventura, mitologia e romance.
É importante ressaltar também que muitas partes do livro passam ensinamentos e lições de vida que te farão refletir sobre os dias atuais e os que se passaram.

Entre Resenhas 08/11/2015

O Segredo das Runas - A Escolha de uma Valquíria, de Caio Rodrigues Alves - Chiado Editora
Quando solicitei esse livro da minha parceira Chiado Editora, tive a certeza que seria mais uma grande obra de literatura fantástica, e depois de ter mergulhado nesse mundo nórdico cheio de personagens e acontecimentos fascinantes fui cativada de tal forma que se tornou um dos meus favoritos.

Caio Rodrigues Alves, soube criar uma obra que além de fascinar, nos traz uma mostra de como o amor é capaz de transcender qualquer barreira.

O autor nos presenteia com duas histórias, ambas incríveis.

Sophie, uma jovem médica, tenta fazer com que sua irmã Claire, desista de partir para uma eminente guerra depois do atentado terrorista de 11 de Setembro.
E para encontrar uma solução, busca ajuda do seu Tio Walt, dono de uma livraria, que empresta a ela um livro antigo e misterioso de seu próprio acervo, mesmo achando que aquele livro não ajudaria a solucionar seu problema, Sophie começa a leitura e logo se vê mergulhada na vida da personagem principal, Arthenis, uma poderosa valquíria, filha de Odin, o deus da guerra.

Histórias ligadas à mitologia sempre me fascinam, e Caio conduziu essa narrativa com maestria.

Uma obra ricamente elaborada, o mundo nórdico, seus deuses, guerras sangrentas, valquírias e seres místicos apresentados por ele tornou a história envolvente e admirável.

A ligação entre Sophie, seus questionamentos e incertezas fazem com que ela se identifique imediatamente com Arthenis.
Sophie busca desesperadamente uma maneira de salvar a irmã, nem que lhe custe a vida, e Arthenis começa a interpelar o porquê do vazio que sente arriscando perder sua própria vida para descobrir o que lhe falta e salvando um mortal por amor.

É uma leitura um pouco complexa, pois envolve muitos elementos e acontecimentos simultâneos, mas mesmo assim é uma leitura fluída, ágil, que nos prende do início ao fim.

A obra é completa, podemos contar com um glossário de palavras referentes a era viking encontradas durante a leitura , o significado dos nomes dos personagens e o significado dos símbolos das runas.

O autor está de parabéns pela grandiosa obra.

A capa é linda, a edição está perfeita como sempre, a Chiado Editora está de parabéns.

Incrível. Espetacular. Marcante.

Além das considerações finais, encerro a resenha com esse magnífico poema, tradução original “o Epitáfio da Valquíria Kare” encontrado na Noruega pelo arqueólogo britânico David Kenway em 12 de Dezembro de 1990.

“ Eu nasci como uma mulher...
E morri como uma Valquíria.
Encontrara no amor um significado
para minha vida como mortal...
Mas ao transcender a ostentosa eternidade do Valhalla
deixei esse significado escapar,
o substituindo por ilusões.
Como fazer de honra e glória sentidos de uma vida e, [dever,
o único caminho a se seguir
quando parecia atordoada, vazia...
Um amor puro me libertou novamente e me fez acreditar a este o caminho
a guiar o mundo, um novo mundo.
Destino, seja ele designado por alguma divindade ou
pelas conseqüências de nossas ações, nada
mais é se não um caminho submetido a nossa
liberdade de escolha.
E eu fiz a minha.
Esse é só o final de mais uma jornada,
uma mera lenda
que dará lugar a tantas outras.
Quem sabe com novos homens e mulheres?
Talvez com nomes diferentes de
valquírias, einherjars ou deuses...
Pois estes mudarão de título e forma...
Mas por certo voltarão a existir.
Porém, aos seus lados também existirão Hoffen e Lieben
para ajudá-los em suas escolhas,
na composição de suas próprias histórias.”

site: http://entreresenhas.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-segredo-das-runas-escolha-de.html

Vinicius.Correa 25/01/2016

A médica Sophie Campbell encontra-se em uma situação familiar difícil. Sua irmã, Claire, é uma capitã da aeronáutica americana e após os terríveis ataques terroristas às torres gêmeas em 11 de setembro, os EUA estão prestes a declarar uma guerra sem sentido, segundo Sophie, que teme por sua irmã, que é quase certo que será chamada para participar da sangrenta batalha.

Sophie é derivado de Sofia que tem como etimologia do grego antigo o significado de Sabedoria. E é isso que uma das nossas protagonistas precisa, de sabedoria. Conhecimento. Conselhos. Como livrar sua irmã de uma dolorosa experiência na guerra, podendo causar quase sua morte certa?

Em uma tentativa de salvar o que restou de sua família e convencer a cabeça dura de sua irmã à não ir para guerra, Sophie procura ajuda com seu tio. Um bom e velho velhinho que é dono de uma antiga livraria. Ao contrário do que Sophie espera, seu tio não lhe dá conselhos, ele lhe da um livro intitulado "A Escolha de Uma Valquíria". Um livro do qual ela nunca ouviu falar, apesar de ser um best seller de vendas. Confusa e sem entender nada, a frágil Sophie embarca de cara nesta história, e descobre que ela não é a única que passa por situações turbulentas.

O diferencial desta obra é que ela não é apenas um livro e sim dois livros, com duas histórias diferentes mescladas. Acompanhamos simultaneamente duas mulheres, uma médica e uma valquíria, lutarem pelos seus sentimentos. É nesta história paralela que conhecemos Arthenis, uma valquíria, que, assim como Sophie, enfrenta um grande dilema; Seguir o destino dos deuses nórdicos ou lutar pelos seus sentimentos?

Continue lendo >>>>>

site: http://www.decidindose.com/2016/01/o-segredo-das-runas-resenha.html

desencaixados 27/01/2016

Incrível
O livro começa com Sophie, a protagonista indo visitar seu tio, que sugere um livro e garante que sua sobrinha irá adorar. Logo, Sophie começa a ler o livro e se interessa bastante pela história de Arthenis, uma valquíria que foi adotada por Odin e treinada para recrutar guerreiros com honra abatidos em batalhas para ir a Valhalla treinar para defender Odin quando o Ragnarok chegar. Ragnarok é como se fosse o fim do mundo em que a história é contada, com uma grande batalha e eventos naturais que resultariam na morte de muitas pessoas importantes terminando em um grande dilúvio. Ao longo da leitura do livro Sophie percebe que tem muito mais coisas em comum com Arthenis do que pensava, e descobre que a tatuagem que tem em seu pescoço é uma das 25 runas de Odin, e se assusta, pois pensava ser apenas um desenho de sua mãe.
O livro oscila entre a leitura de Sophie, e sua vida real. Nossa protagonista,assim como Arthenis, vive um momento crítico de sua vida. Uma guerra está para começar devido aos ataques terroristas ocorridos na cidade onde ela vive, Nova Iorque, e sua irmã, pretende ir a essa guerra, deixando seu filho e Sophie sozinhos. Então, Sophie começa a se esconder na leitura, e acaba achando uma resposta para solucionar seu problema, mesmo que essa resposta seja drástica e possa resultar em consequências muito graves ela está disposta a fazer de tudo para que sua querida irmã Claire desista da maluca ideia de ir à guerra.
Por conta da oscilação, é muito importante prestar atenção na leitura, e não perder nenhum detalhe mas, o livro não é de tão difícil entendimento. Assim que comecei a ler me interessei demais pela história das duas heroínas, e comecei a pesquisar sobre algumas referências que o livro dá, por exemplo a mitologia nórdica, que é incrível. o livro usa algumas expressões que os leitores já devem conhecer, confesso que minha favorita foi doppelganger.
O livro se desenvolve naturalmente, envolve cenas de ação, de cumplicidade e afeto e todos estão interligados.
A descrição de cada cena do livro é bastante detalhada, fazendo com que o leitor se sinta dentro do livro, como se fizesse parte de tudo que está acontecendo, pelo menos foi isso que senti. Me apaixonei pelas runas, já estou pensando em uma tatuagem literária, é sério, cada uma delas tem um significado diferente e muito interessante.
Como o livro é baseado em mitologia nórdica, ao final ele apresenta um glossário, explicando expressões, palavras e os nomes dos personagens, isso realmente ajuda muito a entender o enredo.
Resumidamente o livro é incrível, eu realmente amo histórias desse estilo, e apesar de amar, sempre acho esse tipo de livro meio cansativo. O segredo das Runas me surpreendeu, não é cansativo ou chato, ou algo parecido, eu li ele incansável e compulsivamente, devorei o livro literalmente.
Aconselho demais a leitura, ainda mais para quem gosta do gênero, o final do livro é o começo de uma nova história, nada que deixe o leitor muito curioso.
Espero que tenham gostado da resenha, por que eu amei escrevê-la. Comente sua opinião, ela é muito importantes para nós.

site: http://desencaixados.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-segredo-das-runas.html

Jéssica R. 22/02/2016

Qual livro nacional de literatura fantástica tenho a obrigação de ler? O segredo das runas - A Escolha de Uma Valquíria, sem sombra de dúvidas. O livro narra paralelamente a história da valquíria Arthenis e da médica Sophie. Quando começa a ler o livro que seu tio indicou, A Escolha de Uma Valquíria, Sophia começa enxergar naquelas páginas o quanto aquela história pode ajudar em suas decisões e na sua relação com sua irmã mais velha que pretende ir para guerra mesmo com um filho pequeno.

Athenis é uma Valquíria, uma guerreira que percorre os campos de batalha em busca dos guerreiros mais valiosos, estes são escolhidos por Odin e depois encaminhados para o Valhala. A grande diferença entre Sopia e Arthenis ambas lutavam por aquilo que amam, mas após conhecer Albrecht, a guerreira do panteão de Odin começa a questionar se os motivos que a levam para a batalha são os corretos. Na luta pela salvação no Ragnarok esbarramos com os deuses do Olímpo Thor, Loki, Freya, Odin e todos os outros que estão prontos para a luta.

Há muito tempo que não lia uma história tão bem elaborada, a escrita fluída e simples faz você ler por horas, apesar de serem duas histórias em nenhum momento você fica perdido ou confuso, pelo contrário, o autor faz aquilo que parecia impossível misturar drama e mitologia nórdica com riqueza. Não existem floreios nem palavras desnecessárias na narrativa do autor, os diálogos, as cenas de batalha e as descrições dos reinos de Asgard são precisas e com detalhes suficientes para criar a imagem perfeita em nossas mentes. O final é incrível e sem pontas soltas, deixando o coração do leitor acelerado, não é só pelo Ragnarok que se aproxima mas pelas escolhas que nossas personagens terão que fazer.

Sabemos que a literatura fantástica é muitas vezes vista com desconfiança e se for nacional pior ainda, mas Caio Rodrigues Alves conseguiu fazer magia com sua escrita, O Segredo das Runas precisa alcançar cada vez mais leitores para que estes possam viajar pelos mundos que o autor criou. Aos iniciantes em mitologia nórdica peçam para não se preocuparem pois o livro possui um glossário com alguns nomes e significados. Super recomendo que embarquem nessa dramática e fantástica aventura de 400 páginas. Não irão se arrepender :)

site: http://www.coracaoleitor.com.br/

Léo 16/09/2016

Enredo fascinante e envolvente
Olá meus amigos, estão preparados para uma aventura? Que tal se desta vez o destino nos levasse ao universo nórdico acompanhados de uma valquíria que, em sua jornada, tenta desvendar seu próprio passado e compreender o poder do grande deus Odin para conseguir escapar do Ragnarok? Assim como em tudo na vida real, as runas evidenciadas nessa história guardam um segredo e a corajosa valquíria apresentada ao leitor precisa tomar uma decisão. Componentes tão conhecidos como as guerras, o poder, o declínio, o objetivo e a perdição, estão presentes neste enredo impressionante. ''Estou por toda parte, tanto podendo ser tudo, quanto podendo ser nada. Se me percorres, sou o aprendizado e a solidão, se me vives, sou a razão ou o sentimento, e se me almejas, sou a incerteza e o inevitável''. Sejam bem-vindos, os convido a conhecerem ''O Segredo das Runas - A Escolha de Uma Valquíria'' obra do autor parceiro Caio Rodrigues Alves.

Pra começar este artigo relacionado ao livro do querido autor Caio Rodrigues Alves, é necessário passar a definição de alguns itens importantes para que o processo de análise seja entendido com mais clareza.

Mitologia nórdica: (Era dos vikings), coleção de crenças e conjunto de lendas pré-cristãs dos povos do Norte europeu;

Odin: Principal deus da mitologia nórdica, deus da sabedoria, da guerra e da morte;
Ragnarok: Apocalipse da era nórdica;

Runas: Antiga forma de escrita da Europa do Norte que serve como alfabeto e simbologia;

Midgard: Mundo dos homens;

Valquírias: mensageiras do deus Odin. Têm a missão de escolher e recolher ao castelo Valhalla, os heróis que morreriam na batalha do Ragnarok.

A aventura fantástica tem o foco de alcance na mitologia nórdica. Odin, enviado do deus da Guerra é parte essencial do Ragnarok. Nesta história das ''Runas'' escrita pelo autor Caio Rodrigues Alves, a valquíria Arthenis enuncia muito mais do que a sua missão de escolher e recolher os heróis que morreriam na batalha do Ragnarok. A personagem exterioriza durante a sua jornada, um misto complexo de humanismo e conhecimento em meio a um grande cerne de guerra, segredos e ódio. Sophie, integrante de Midgard que se lança no universo fantástico em busca de respostas tão conexas quanto as de Arthenis, também participa efetivamente da pujante aventura. Nesta congênere natureza, ambas, mesmo em lados e tempos opostos, observam que apesar da distância entre os paralelos a realidade sempre será a mesma.

Neste ano, particularmente, li algumas obras relacionadas a mitologia nórdica, todas elas muito bem contadas por seus autores. Em ''O Segredo das Runas'' novamente adentrei a este universo mágico repleto de ícones peculiares com suas importâncias, tanto dentro do eixo histórico quanto no núcleo de enredo construído pelo autor. É um envolvimento contínuo. A energia que esse conjunto de crença remete sobre o mundo atual é sensata. O equilíbrio consequente às ações de alguns dos guerreiros é percebido e entendido tão logo o leitor adentra com profundidade em suas missões. Todo o processo anfêmero dos vikings, o comportamento de Odin – mestre das runas secretas –, e o Ragnarok do século VII, são expostos de uma forma muito expressiva, envolvente e preceptoral. É claro que, sem dúvidas, não se pode deixar de destacar toda a evolução que o autor exibe na obra. A excelente escrita – de modelo histórico em muitos momentos – dá ao livro o seu ar pedagógico literário.

O autor sabe explorar muito bem os elementos que utiliza em sua história. Os personagens apresentam uma sensibilidade maravilhosa, assim como a narrativa, que se mantêm impressionável por todo o período. O leitor tem a convicção de estar acompanhado de pessoas reais, que erram, acertam e agem tão naturalmente quanto qualquer um de nós. A narrativa é sempre feita em 1ª pessoa e em vários momentos é alternada entre o mundo fantástico da era de Asgard e o mundo real – mais precisamente o ano de 2003 – momentos em que a simpática, porém insegura personagem Sophia Campbell, jovem médica, narra os seus instantes. O leitor percebe que assim como a personagem, acaba também se apegando ao livro. ''O Segredo das Runas'' é uma considerável alta para a literatura fantástica nacional, visto que Caio Rodrigues Alves, com simplicidade e precisão, demonstra técnica e talento ao indicar de maneira verossímil ferramentas necessárias para as escolhas da vida. Enganam-se aqueles que pensam que a leitura é fadigante e que a história é apenas mais uma recorrência que retrata o Ragnarok e as batalhas entre os povos nórdicos. Assim como nos revela a premissa, duas histórias são contadas no livro alternadamente, e elas se correspondem imediatamente, fazendo a perfeita comparação das realidades simbolizadas. É muito interessante e diferente a maneira com que o autor coordena a progressão de seu enredo ao ponto em que, de um lado, uma realidade mundial da atualidade – o atentado de 11 de setembro aos Estados Unidos – destrincha consequências despropositadas e radia a debilidade quanto aos interesses e glorificação de valores nacionais, de outro, o crepúsculo dos deuses desenreda em Arthenis dúvidas desregradas sobre diversas questões sociais de sua era.

Muitos pontos importantes são enxergados na obra de Caio Rodrigues Alves, a exemplo da natureza humana que, em sua formação, aprende a ter a ganância pelo poder mesmo que para isso seja necessário constituir guerras e acarretar mortes; a filosofia e conduta dos povos; as lendas que utilizam em suas terras para construir o equilíbrio entre o medo e a glória; os deuses e seus poderes, usados sempre como o ponto culminante entre tudo e todos. O uso inteligente das valquírias no enredo, interfere diretamente no modo de pensar do leitor, que tão logo se pega imaginando a importância da figura feminina em meio as grandes batalhas – históricas ou não. Percebe-se também que fica muito bem apresentado o oportunismo das grandes nações em relação a formação dos conflitos.

A aparição do jovem Lif, personagem de 10 anos, órfão, faz o autor persuadir diretamente com a valquíria Arthenis, deixando-a mais humana ao extrapolar sentimentos de admiração a cada instante de convivência com o menino. O humanismo entra em jogo e a personagem supera sua capacidade de transformação da realidade natural e social. Modelos eficientes de formação são observados imediatamente: a busca por um objetivo e equilíbrio, o comprometimento, a precisão, o aperfeiçoamento e a demonstração de valores emotivos.

O sentido para a escolha do título já é bem aclarada pelo autor em meados do enredo. Esse significado impressiona, é fascinante. O enredo é muito bem explicado e coerente, detalhado e preciso.

Assim como muitas vezes mencionado em obras que entrajam a mitologia nórdica, os argumentos persuasivos que embatem as forças da natureza contra as forças brutas do homem se fazem presente em ''O Segredo das Runas''. Esta roupagem estrutural do enredo torna a leitura muito eficaz e progressiva. Muitas reflexões acerca das próprias dúvidas da humanidade preenchem a obra. Cada um tem uma função na sociedade e uma filosofia para a sua vida. Os personagens secundários, participativos e vultosos, afirmam o valor da beleza de enredo, que fascina demais. É válido ressaltar que a escrita é rica, receptiva e acurada e que, com uma conclusão brilhante, o autor assevera que somos na verdade o resultante relativo das rivalidades e decisões dos antecedentes, sejam do mundo real ou fantástico. O equilíbrio entre essas realidades só existe quando equiparadas lado a lado afim de gerar mudanças satisfatórias. Uma das mensagens que mais impressionam em ''O Segredo das Runas'' é aquela que retrata a verdadeira face da raça humana: o mundo precisa de mais amor!

O autor apresenta uma obra muito gostosa de se ler. O aprendizado com as duas histórias simultâneas envolvidas no mesmo eixo, estabelece a conexão do leitor com o mundo que o cerca. Ao término, respostas para muitos questionamentos aparecem e a certeza de uma consciência mais talhada envolve aquele que lê. Caio Rodrigues Alves detalha as runas e o significado dos nomes dos personagens nas últimas páginas do livro para matar a curiosidade do leitor. A revisão da obra está caprichada, não encontrei pontos que prejudiquem a leitura, mas sobre a capa, poderia ter sido mais bem trabalhada. Entretanto, certamente é mais uma obra merecedora de cinco estrelas e muitos créditos que TEM A MINHA INDICAÇÃO.

''Sabe Arthenis... Eu estou imaginando um maravilhoso mundo novo... Um mundo sem muitos deuses... Talvez apenas um representando as melhores características dos homens... No qual possam depositar seus melhores sentimentos e usá-los como conforto em momentos de aflição. E, quem sabe, através dele, passem filosofias de amor e paz... Onde o sacrifício apenas seja em prol do amor... Onde haja uma vida eterna em que possam continuar ao lado das pessoas que amam...''

site: http://leootaciano.blogspot.com.br/

Debs 21/09/2015

[RESENHA] O SEGREDO DAS RUNAS | SEGREDO DOS LIVROS
ABRA O LINK PARA LER

site: http://segredodoslivrosofficial.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-segredo-das-runas-escolha-de.html

A Garota do Livro 27/11/2015

Você gosta de mitologia nórdica? Então pule resenha e compre o livro.
Esse livro interligados história que acabam por ser parecidas, primeiro nós temos a história de Sophie, uma jovem médica que busca todos os modos de evitar que sua irmã vai para guerra, e a recomendação do seu tio é um livro chamado A Escolha de Uma Valquíria... E do outro lado nós temos Arthenis, a capita das valquirias, filha de Odin, um seguidora de ordens mas que com o decorrer do livro se depara com o amor que a muito tinha esquecido, e tenta de todo modo preencher o vazio que possue.

O autor está de parabéns, não é fácil interligar duas histórias com tamanha maestria. Esse é aquele tipo de livro que você só se prende depois da pagina 100, mas que depois disso não consegue mais largar nem pra beber água.

Ele é ótimo pra quem gosta de mitologia nórdica, para entender mais e tal, mas para quem não conhece no final do livro tem um glossário com os significado de nomes, locais e símbolos (que eu só descobrir q tinha quando terminei sorte que eu sei um pouco- o que aprendi com a Marvel kk - de mitologia nórdica kk).

Vale a pena, e o livro tem 420 páginas mas suas folhas lhe dão tamanha leveza que é possível ser transportado pra você ler em qualquer lugar.

site: a-garotadolivro.blogspot,com.br