A Última Dança de Chaplin

A Última Dança de Chaplin Fabio Stassi

Resenhas - A Última Dança de Chaplin

Patrick 22/07/2020

Chaplin sobre a ótica de um fã
Me surpreendeu a forma como Stassi conta a história de Chaplin. Bem se percebe, que além de imaginação, o autor é um grande fã desta personalidade do cinema do século XX. Percebe-se intensa pesquisa bibliográfica, que só enriquece o seu texto muito bem escrito. É Chaplin sendo apresentado através dos olhos de um grande fã.

Flora_bj 10/02/2023

Recomendo...
Chorei lendo apaixonada por esse livro, tem um espacinho no meu coração. Não esperava que esse livro fosse me surpreende nesse nível

Anderson 26/08/2020

Um livo no mínimo, diferente
O livro "A última dança de Chaplin" do autor italiano, Fabio Stassí, conta a história de vida do autor de modo ficcional, misturando elementos do gênero realismo fantástico, enquanto relata os primeiros anos do Cineasta até os seus anos de ouro. Aliado a isso, na trama também há capítulos da morte como uma personagem humanizada que ano após ano tenta buscar o Chaplin no dia 24 de dezembro e caso o humorista a faça rir, ela não o leva e volta somente no ano que vem. Esse livro me deixou extremamente curioso com relação a história de vida de Chaplin, já que, o pouco que eu conheço do ator é derivado de seus filmes e o que o autor apresentou no livro, contém elementos ficcionais bem intensos, então não pode ser levado como verdade absoluta. Meu único problema com o livro foi o tamanho dos capítulos que por serem grandes, muitas vezes deixava um tom pesado na leitura que poderia ser resolvido com partes mais curtas. O livro é bom, mas acho que não ideal para ter o primeiro contato com a história de vida do Cineasta.
Patrick41 26/08/2020minha estante
Não curti muito esse livro

Anderson 26/08/2020minha estante
Ele é bem diferente mesmo e pode se tornar cansativo, a leitura funcionou pra mim. Mas vi várias resenhas de pessoas que não gostaram

Janaina.Farias 25/03/2023

Esse livro é um poema de vida. As histórias aqui contadas sendo um pouco de ficção que mais parecem ser 100% real...
Charlie é retratado de uma forma tão certeira com o seu jeito, pensamentos, modos e falas. O autor consegue mostrá-lo tão genuinamente que lembra os filmes mas na mente com novas cenas de uma vida sofrida, poetica e de sucesso.

Maria.Luiza 30/01/2021

A última dança de Chaplin

Dressa Oficial 27/05/2015

Resenha - A Última Dança de Chaplin
Olá, tudo bem com você?

Nada como poder solicitar o livro que está em lançamento em sua biblioteca preferida, eu já falei em um post uma vez aqui no blog, apresentando a Biblioteca de São Paulo, caso ainda não conheça Clique Aqui e confira o post.

Confesso que minhas expectativas para ler este livro estavam bem altas, por isso comecei a ler com aquela euforia, apesar da narrativa ser fácil e envolvente a história em si não traz muitas emoções como achei que teria.

Charles Chaplin já passou dos 80 anos, e na noite de natal ele se encontra com a Morte e ao saber que chegou a sua hora ele decide fazer uma proposta: Que se conseguir fazer a Morte rir ela lhe garante dar mais um ano de vida.

E a Morte por incrível que pareça consegue rir, mas não é das palhaçadas ou do personagem que Charles Chaplin faz, a Morte consegue sorrir por ver Charles Chaplin velho e não ter mais o mesmo corpo e agilidade de antes, basta ser velho para se tornar engraçado na maioria das vezes.

Então Charles Chaplin resolve escrever uma carta para seu filho onde ele começa a contar toda sua trajetória antes de alcançar o sucesso.

A edição do livro está simples, os capítulos começam sempre com a data do dia 24 de Dezembro a partir de 1971 e sempre depois que a Morte consegue rir começa outro capítulo como se fosse um rolo de filme antigo sendo narrado em primeira pessoa em forma de carta por Charles Chaplin.

Charles Chaplin conta o encantamento que teve com o circo que foi praticamente onde nasceu, o abandono de seus pais onde seu pai era um alcoólatra e sua mãe doente mental internada em um manicômio e ele logo cedo teve que sair as ruas e trabalhar para conseguir sobreviver.

Página 91
"Eu já lhes disse, Chas, que você é muito impertinente?
"A natureza me fez baixo o suficiente para que eu não precise me ajoelhar diante de ninguém."

O livro transcorre sem grandes emoções pois mostra pausadamente os diversos tipos de empregos pelo qual Charles Chaplin passou, o humor até é notável mas não é o ponto chave, achei que algumas passagens se tornaram cansativas e a leitura acabou demorando mais do que previa pois apesar do livro ter apenas um pouco mais de 200 páginas demorei muito para concluir.

O livro se trata de uma ficção mas tem passagens que foram reais, pelo menos me lembrei de duas passagens que Charles Chaplin se encontra com a morte e são bem parecidas com algumas cenas de seus filmes, não conheço muito da história desse ator que encantou tanta gente numa época tão difícil para mundo todo, mas consegui perceber essas semelhanças com a vida real.

Página 211
Porque só na desordem do amor toda acrobacia é possível.

Mais do que falar sobre ele é uma ótima oportunidade para conhecer quem foi Charles Chaplin e por isso coloco abaixo um pequeno vídeo com um de seus filmes na época ainda em preto e branco, tenho certeza que muitos jovens ainda não conhece ou chegou a ver algum de seus filmes que na grande maioria das vezes era repleto de humor.

A Última Dança de Chaplin é composto por momentos de altos e baixos, mas o mais importante é a forma como o autor Fabio Stassi retrata a busca por um sonho, o que uma pessoa é capaz de fazer para realizar o que deseja e o principal com caráter e humildade.

Charles Chaplin era único e nem todo o sucesso que teve foi suficiente para ele ser feliz, pois nunca se considerou melhor que ninguém apenas sempre correu atrás do que queria.

Se você é fã, ou tem apenas curiosidade de saber um pouco mais sobre a vida de Charles Chaplin como foi o meu caso a leitura é mais que recomendada,

O livro não é uma biografia pois mistura ficção com realidade esteja preparado para uma leitura mais lenta, que passa mensagens positivas e que vai despertar seu interesse em saber mais da história de vida deste exemplo de ser humano.

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/05/resenha-ultima-danca-de-chaplin.html
A Holdford 31/05/2015minha estante
acho que o começo da resenha ficou muito propaganda, hein? Sabemos que há blogueiras que ganham pra fazer isso, mas acho que ao postar no skoob fica estranho...

Mas, uma coisa tenho que concordar: esperava bem mais emoção e sentimento do livro. Foi um pouco decepcionante e até tedioso...

Vanessa Meiser 30/07/2015minha estante
Hummm, blogueiras que ganham para resenhar? Acho que só a Ana Alice conhece estas tais blogueiras...eu, estando a 05 anos no meio literário, nunca vi nenhuma recebendo $$ para ler os livros...

Carol 15/07/2022

A Última Dança de Charles Chaplin
O livro mistura fatos da vida de Chaplin com ficção.
É um livro curto, de leitura fácil e cativante.
Em alguns momentos da leitura, chorei com textos belíssimos:

..."A comicidade é canhota como eu, Christopher. Zomba dos ricos, rearruma as coisas, repara as injustiças. Como dizia Frank Capra, fecha as portas para os prepotentes e as abre para os fracos e indefesos, mesmo que dure somente o instante de um sorriso."...

O Chaplin é um ser cativante, é difícil não sentir um misto de melancolia e felicidade ao ver alguma de suas personagens.

Há pessoas que nunca assistiram e talvez nunca irão assistir algum filme de Chaplin, mas sempre o reconhecerão, principalmente como o vagabundo atrapalhado, que talvez seja sua personagem mais marcante, de rosto dócil, que não esconde a sabedoria de quem vive a vida de um jeito pleno, entregue às imperfeições, dificuldades e a alegria.

O livro capta essa essência, nos deixa próximos da pessoa de Charles, nos faz confidentes do maior ator do mundo.

Recomendo demais!

Wilderlane Oliveira 10/01/2024

Uma perspectiva bem diferente de apresentar ficção e tópicos reais da vida de Chaplin, o qual está prestes a morrer e consegue persuadir a morte a lhe conceder mais anos de vida em troca do riso. A cada Natal a morte o visita e, se Chaplin conseguir fazê-la rir consegue mais um ano de vida para acompanhar o crescimento de seu filho mais novo. O fim é surpreendente

Maira 21/10/2018

Cinema e créditos
Esse livro é lindo e poético; ele aborda a miséria como superação e o amor e a morte com naturalidade... Recomendo

Mon 01/06/2015

Livro delicioso!
Chaplin narra episódios de sua vida em carta ao seu filho mais novo, enquanto nos conta como driblou a morte. Stassi revela com muita sensibilidade a difícil tarefa que a Morte teve ao levar Chaplin. .

Ariela Oliveira 07/07/2016

Frases "A última dança de Chaplin"
“Nunca deixe que o sol da ira se ponha no seu horizonte”

" A nostalgia é sempre um sentimento desleal, esconde-se atrás de uma escada de incêndio e dá uma rasteira em você quando quer."

“Sou um prestidigitador e trabalho em um mundo de enganos.”

"Se existe um modo para embalsamar a memória, eu o encontrarei, senhor."

“A natureza me fez baixo o suficiente para que eu não precise me ajoelhar diante de ninguém."

"Deve ter sido assim, Christopher, porque só na desordem do amor toda acrobacia é possível."

a.bookaholic 19/07/2016

Na desordem do amor, toda acrobacia é possível.
Quando tinha 12 anos, uma cartomante disse a Chaplin que a morte viria ao seu encontro em 70 anos na véspera do Natal. E quando então acontece, Chaplin e a Morte fazem um acordo: enquanto ele conseguir a fazer rir, ela o deixará viver por mais um ano. Essa é a premissa do livro. A Última Dança de Chaplin é uma aventura fictícia sobre uma das maiores figuras que já existiu.

Temos capítulos alternados entre os encontros de Chaplin com a Morte em toda véspera de Natal desde seus 82 anos e os fatos de sua vida como uma carta ao seu filho Christopher, com certa liberdade do autor em criar histórias a partir de alguns dados reais e preencher lacunas com sua imaginação.

Chaplin era uma pessoa do mundo: sempre que começava criar raízes em um lugar, sempre que começava crescer profissionalmente (e mesmo que gostasse muito do trabalho), abruptamente pegava suas coisas e ia de encontro ao desconhecido. Quando começou dirigir curtas, mesmo fascinado, quis também a mesma coisa, mas acabou que o dinheiro oferecido foi uma oferta mais tentadora.

Fabio Stassi tem uma escrita linda, poética, que torna a história mais bonita. O que eu não consigo explicar é por que mesmo com essa escrita e com um assunto tão interessante, em alguns capítulos do meio do livro a leitura ficou meio maçante. É algo meio contraditório, mas não tem como explicar. Talvez seja porque os capítulos são meio longos e isso cansa um pouco. Enfim.

De qualquer forma, o livro é lindo e eu indico a leitura! E, gente, tive que parar a leitura diversas vezes para assistir aos filmes mencionados!

"Estou convencido de que, nas mesas pequenas, pouco volumosas, as ideias permanecem agrupadas e não devemos persegui-las pela parede, como lagartas ou lagartixas; basta esticar o braço e pegá-las pelo rabo."

Marcello.Pacheco 11/10/2020

Prazeroso
Leitura prazerosa. Ficção baseada em fatos de deliciosa leitura.

Silvestre 10/12/2017

Esperava mais
Quando vi Chaplin escrito na capa logo quis comprar o livro. A história desse artista incrível sempre me fascinou. Achei que esse livro me faria entender melhor a mente do Chaplin, sua genialidade e sua jornada de vida. Acontece que me enganei, os fatos se misturam muito entre o que é real e ficção. Ou seja, o que tem sobre o Chaplin mesmo é mínimo.

Fagner 01/04/2019

Poético
A maneira que o autor aborda cada situação é poseia pura. Grande obra sobre um grande homem.