Dois Garotos Se Beijando

Dois Garotos Se Beijando David Levithan

Resenhas - Dois Garotos se Beijando

Karol481 10/02/2023

?É tudo que pedimos a vocês. Façam mais do que pó.?
Esse livro é uma leitura muito importante pra comunidade queer, mesmo que o foco dele seja no G da sigla, eu como mulher lésbica consegui me conectar com as histórias de uma forma que eu acho que a maioria dos LGBTs+ conseguiria porque é realmente muito identificável.

A história que dá o nome ao livro gira em torno de Tariq, um jovem gay que é agredido por homofóbicos, Harry e Craig que são amigos e ex-namorados e conhecidos de Tariq que ao saberem do ocorrido decidem protestar contra o crime, quebrando o recorde de beijo mais longo da história que antes era de um casal heterossexual. Confesso que de primeira eu achei um jeito meio questionável de protestar contra uma agressão, porque não me pareceu muito efetivo a favor da luta da comunidade mas, conforme o tempo vai passando e eles vão avançando as horas até quebrarem o recorde, o alcance que aquilo toma é gigantesco e então de fato eles conseguem atrair a atenção de muita gente e fazer barulho.

No meio disso tudo, Craig acaba saindo do armário para a família, o momento em que a mãe dele aparece na frente da escola onde eles estão se beijando foi muito especial, ler sobre as emoções dele ao vê-la naquele momento foi bem bonito e representativo. Se assumir é sempre muito complicado e não existe receita de bolo que funcione para todo mundo.

Harry por outro lado tem uma relação incrível com os pais, que inclusive acompanham ele e Craig durante todo período do desafio e isso também foi muito bonito de ver, porque sabemos (e o livro também enfatiza isso) o quanto o apoio da família pode nos salvar de muitas coisas.

Avery e Ryan são outros dois personagens dessa história, Avery o menino trans do cabelo rosa e Ryan o menino do cabelo azul. Com tudo que circunda os personagens, a história deles tinha tudo pra ser pesada mas é uma das mais leves. O desenvolvimento do relacionamento deles é muito bonito, Avery lidando com as suas inseguranças por ser uma pessoa trans mas mesmo assim se permitindo conhecer essa outra pessoa que quer conhece-lo a fundo, Ryan vencendo o medo das pessoas da cidade comentarem e vê-lo saindo com alguém do mesmo sexo, apresentando-o para os amigos, tudo isso foi bem bonito. Até mesmo a cena do parque abandonada envolvendo aqueles homofóbicos, teve a sua importância pra que ambos pudessem se conhecer melhor e entender seus limites.

O outro casal que é apresentado na história são Peter e o Neil, um casal mais fofo e com um relacionamento mais leve, sem grandes questões ou problemas, o que é importante de se representar também, porque parece que tudo que diz respeito a nós precisa ser carregado de medo e angústia mas não, também podemos viver um amor tranquilo.

O personagem com a história mais pesada, na minha opinião, é o Cooper, inclusive fica o alerta de gatilho para suicídio porque ele tenta algo contra a própria vida em certo momento do livro. A história dele é contada de uma forma que já meio que dá a entender que ele vai desistir de tudo. Ele está perdido, não quer mais conviver com a família e nem com ninguém, vive em aplicativos de relacionamento só jogando conversa fora e vendo o tempo passar com estranhos, ele está 100% desconectado do mundo ao redor dele e no decorrer do livro isso vai piorando mas felizmente ele é salvo a tempo antes que algo pior aconteça.

O que eu mais gostei nesse livro foi a narração feita pelas vozes de pessoas queer que vieram antes de nós, a inserção desse narrador que não tem um corpo físico mas que está presente na gente e que paira como um Deus ou um anjo da guarda, mas ao mesmo tempo remete a quem já vive e se foi, foi bem especial. Além disso, a forma como abordam a AIDS e o quanto a comunidade queer, principalmente os homens gays sofreram com a epidemia do vírus, deu outro tom para a história. É sempre muito importante lembrarmos de quem veio antes da gente, dos muitos que morreram para que hoje pessoas como Harry e Craig possam se beijar na frente da escola por mais de 32 horas, mesmo que ainda haja muito a se fazer e ainda tenhamos que temer pelas nossas vidas, um longo caminho foi percorrido e muita coisa foi conquistada, nunca devemos esquecer disso.

godoy 14/01/2023

Vida de gay é sofrida, hein
Um livro para refletir sobre a vida.
Demorou um pouco para me prender, mas não digo que é ruim, na verdade é o oposto.
Tem final feliz mas a trajetória é triste. E o pior é que a vida deles é difícil, não por conta de indecisão ou escolhas erradas, mas sim por conta de pessoas preconceituosas. Seus ideais podem ferir os outros, embora pareça certo para ti

Tenho que fazer uma nota aqui que o Cooper, meu deus, o Cooper... que menino precioso. Tudo que ele precisava era de ajuda, uma pessoa que realmente se importava com ele.

Robson58 04/01/2023

Como explicar esse livro?
Sem palavras para expressar o turbilhão de emoções que eu senti com essa leitura. Foi um belo soco no estômago. Forte, impactante, intenso, sensível... leitura fluída, não conseguia parar de ler. Fez muito sentido pra mim, e me levou para lugares e situações inimagináveis. Para maiores de 16 anos.

duda 28/12/2022

Que livro forte! A cada devaneio você se identifica mais e mais com a história. Consegui visualizar perfeitamente todas as cenas mais fortes, não tenho nem um quote favorito pq todos me tocaram MUITO

recomendo demais

ggrase 23/12/2022

David Levithan e suas obras de artes, quando se trata de amor entre garotos ele entrega muito. E esse é mais um livro dele que ele soube que seria perfeito.

madu 20/12/2022

"ao criar suas histórias, estão criando suas vidas"
Que livro lindo! Uma leitura rápida e profunda, que utiliza de um plot que poderia ser só mais um clichê adolescente para levar o leitor a uma reflexão sobre a identidade LGBT+

Jamii 04/12/2022

Tristeza, angústia, dor e sofrimento. Mas também esperança, cura, coragem e principalmente o amor. Dificuldades em lidar com os sentimentos, com o preconceito e com a vida!
"O amor é tão doloroso; como podemos desejar para alguém? E o amor é tão essencial; como podemos atrapalhar o progresso dele?"

bibs 02/12/2022

perfeito
se tornou meu favorito, toca em assuntos ótimos e necessários de uma forma delicada e leve, é um livro curto pra se ler em pouco tempo mas te enche de conhecimento mesmo que de uma forma involuntária

Flávio 27/11/2022

Surpresa
O livro é incrível, o narrador, as experiências. Vítimas de aids, homofobia,depressão e recusa. Um livro forte. Pela capa parece um romance adolescente, cheio de clichês, mas não é nada disso.

Márcia 20/11/2022

Dois Garotos Se Beijando - David Levithan
Harry e Craig têm apenas 17 anos, mas desde cedo sentem na pele o incomodo de serem diferentes. Harry tem o apoio incondicional dos pais, que não o definem por sua sexualidade; já Craig ainda não “saiu do armário”. Eles namoraram por um ano, mas agora são apenas grandes amigos. O que não os impede de embarcarem juntos em uma grande aventura, algo que irá mobilizar uma série de pessoas. Os dois querem quebrar o recorde do beijo mais longo, para isso precisam se beijar por 32 horas em um local publico, sendo filmados com transmissão ao vivo. Primeiro rodeados por câmeras, depois acompanhados por uma multidão. Entre aprovação e repudio, eles têm um desafio a cumprir.

Em uma noite em que seu pai se atrasou por alguns minutos para buscá-lo, Tariq foi humilhado e espancado na cidade quando saia do cinema. No hospital com as costelas quebradas sente seu coração se partir, suas esperanças, seus sonhos, tudo confrontando com a acusação de não ser normal, de ser apenas, errado. Uma aberração, algo a se temer. Mesmo depois dos machucados terem se curado, sua alma continua partida, sua coragem desapareceu. Ele é um dos motivos de Craig e Harry estarem cumprindo aquele desafio. Querem mostrar para as pessoas, o amor, o respeito, a igualdade. É um movimento, um protesto, um apelo por aceitação.

Peter e Nell são um casal há algum tempo, seus beijos são íntimos e cheios de amor. Aos 15 anos estão passando por muitas mudanças, corpo e alma passando por tantas transformações. Um tem o apoio dos pais, o outro, tem a aceitação velada. Mas isso não parece suficiente.

Avery e Ryan acabaram de se conhecer em um baile. Avery é transexual e falta coragem para contar tudo a Ryan. Ele nasceu menino num corpo de menina, mas seus pais estavam dispostos a ajudar. Ryan tem o apoio da tia, e o olhar de reprovação da mãe e do padrasto. Juntos, procuram algo naquele primeiro encontro, mais do que alguns momentos, uma descoberta, uma conexão, um começo.

Cooper sempre esteve sozinho, descarrega suas frustrações online em sites anônimos de sexo. Aos 17 anos está confuso e cria vidas falsas para falar com as pessoas. Não tem amigos, nem ninguém com quem contar. O desespero e a solidão acabam sendo grande demais.

Todos esses meninos são diferentes, mas de certa forma, todos buscam o amor. Da família, do verdadeiro amor, dos amigos. A aceitação. Alguns tem o apoio da família, outros não. Alguns tiveram o coração partido, alguns sofrem bullying. Todos eles estão buscando seu lugar no mundo. Um mundo cada dia mais aberto a liberdade, diferente da geração que veio antes deles. A geração que nos conta essa história.

Iasmin 07/11/2022

Que livro intenso!!
Esse livro me fez ter muitos sentimentos. Foi diferente do que eu achei que seria. Achei que ia encontrar um romance simples e achei muita história aqui.
Chorei em vários momentos e senti a dor das pessoas aqui nesse livro.
Dei quatro estrelas e meia pq achei o começo bem confuso, quase me fez desistir. Ainda bem que não pare se não iria ter pedido essa história tão forte.
Todos personagens ganharam um lugar no meu coração mas quero citar dois que mais me apeguei: Tom Bellamy, o professor, e Cooper. Eles são grandes.
Duas citações do autor que me pegaram muito:
"Não começamos como pó. Não terminamos como pó. Nós fazemos mais do que pó. É tudo que pedimos a vocês. Façam mais do que pó."
"Por fim, agradeço a todos os modelos que nunca tive chance de conhecer."

nicole 21/10/2022

tocante
não imaginava que fosse ser um livro que beira a poesia, mas a história e tão envolvente que li em um dia, amei os personagens e a relação deles, a história do cooper me deixou tao :(( me ensinou o verdadeiro significado de agradecer por estar viva, tem tantos ensinamentos nesse livro que poderia ficar o dia inteiro falando, uma experiência incrível ter lido ele

najilla 09/10/2022

me perdi no que era real e no que eu inventei mesmo viu
isso aqui é uma obra prima que me fez chorar igual cadela, ficar toda soft e depois me deixou em ruínas, mas, mesmo assim, é LINDO, demorei um pouco pra terminar de ler simplesmente por não ter emocional bom mas toda a narrativa tem detalhes que fazem a cabeça explodir e frases específicas que acabam com qualquer um...
sendo parte da comunidade lgbt e tendo consciência da realidade de muitos, posso dizer que isso aqui é pura arte em realidades das quais tentamos nos esquecer pra poder viver sem medo

impossível fazer uma resenha desse livro, acho que nada descreve o peso emocional que ele tem

Samira134 25/09/2022

Dois garotos ??
Li por recomendação de uma fic e gostei de monte. O livro narra de diferentes casais gays, então temos diferentes relacionamentos, convivências e tals. O que interliga todos eles? Dois garotos numa transmissão ao vivo para quebrarem o recorde de beijo mais longo do mundo. Mostra a reação de cada um dos garotos e das pessoas ao redor, trazendo umas reflexões de interessantes

Leandro Maia 24/09/2022

Viver é a melhor opção
Que força esse livro. A escrita no início não estava me empolgando, mas conforme vamos nos aproximando e nos identificando com os personagens tudo muda e o livro começa a se tornar incrível. David consegue nos demonstrar tantas sensações que alguns de nós já sentimos. Eu amei todos os personagens? E o livro homenageia tantos que já partiram por uma doença terrível. ??