Dois Garotos Se Beijando

Dois Garotos Se Beijando David Levithan

Resenhas - Dois Garotos se Beijando

Wenderson 30/04/2019

Ótimo!
O livro gira em torno do beijo entre dos garotos tentando entrar para o Guines Book. Mas é mt mais que apenas histórias segundárias girando em torno e um acontecimento principal. Esse livro diz o que não deveria mais ter de ser dito: dois garotos se beijando são apenas duas PESSOAS expressando, em um ato físico, um sentimento; amor.

"A morte é difícil, e encarar a morte é doloroso. Mas ainda mais dolorosa é a sensação de que ninguém se importa. De não ter um amigo no mundo."
DOIS GAROTOS SE BEIJANDO.

SEJA AMIGO. AME.

Luiz.Goulart 07/09/2021

Um pouco de delicadeza para seu dia
Narrado por uma miríade de vozes de uma geração que morreu vítima da Aids, Dois Garotos Se Beijando, de David Levithan, é um livro de rasgar o coração. Intercala-se a leitura de suas páginas com lágrimas.

Acompanhamos Harry e Craig, dois adolescentes de 17 anos, ex-namorados, na sua tentativa de passar 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. O desafio é fazer desse um ato público e político, em frente à escola em que ambos estudam e assim dar visibilidade a um tema tabu e ampliar o espaço da luta contra a homofobia e o preconceito.

Curiosamente, essa história é inspirada em um fato real. Os universitários Matty Daley e Bobby Canciello se beijaram sem parar por 32 horas, 30 minutos e 47 segundos no campus da Universidade de Nova Jersey.

Pelas regras do Guinness, o ato tinha que ser público e eles não podiam se sentar, usar o sanitário ou fraldas de adultos e tiveram que suportar o calor, o desconforto e as fortíssimas dores musculares sem desgrudarem os lábios por sequer um segundo.

Mas o livro ainda conta três outras histórias paralelamente: a de Peter e Neil, dois jovens que estão juntos há um ano; a de Ryan e Avery, que se conhecem num baile gay e um deles tem que se decidir como revelar que é transexual; e Cooper, um garoto solitário que atravessa suas noites em salas de bate papos na internet com homens desconhecidos e precisa enfrentar o drama de ter seu segredo descoberto pelos pais da pior maneira.

Todos os narradores unem-se em uma só voz para contar as histórias desses adolescentes. Eles, os narradores, já conhecem todas aquelas emoções por já terem vivido os mesmos dramas e afetos, enfrentaram os mesmos preconceitos e sentiram as mesmas dores quando estavam vivos. “Somos os fantasmas da geração mais velha que sobrou. Você conhece algumas das nossas músicas. Não queremos assombrar você com melancolia demais. Nós te ensinamos a dançar.” Dizem.

Ao mesmo tempo em que os narradores demonstram empatia pelos dramas dos novos jovens, recordam a ironia do seu próprio tempo, refletindo “quando paramos de querer nos matar, começamos a morrer. Quando estávamos sentindo força, ela foi tirada de nós. Isso não deve acontecer com vocês.”

O conhecidíssimo poema Filtro Solar, versão do original de Mary Schmich diz: “Conselho é uma forma de nostalgia. Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.”

É isso que se vê em Dois Garotos se Beijando. Há uma dor subjacente ao fato de que estamos diante de conselhos de homens mortos tentando ajudar jovens vivos, evitando assim que eles passem pelos mesmos dissabores. Mas sabemos que isso é inútil não apenas porque os conselheiros estão mortos e nada podem fazer, mas porque conselhos são meras formas de nostalgia vã.

Por outro lado, há uma beleza imensa em poder ler essas páginas, esses conselhos mesmos, como se ainda houvesse alguma esperança. Mas eles, os narradores reconhecem: “Raramente somos unânimes em relação a alguma coisa. Alguns de nós amaram. Alguns não conseguiram. Alguns foram amados. Alguns não foram. Alguns nunca entenderam para que tanta confusão. Alguns queriam tanto que morreram tentando. Alguns juram que morreram de coração partido, não de AIDS”

Ao final da história, uma espécie de grito de desafio, uma ode à visibilidade com a qual não vejo outra forma mais perfeita de encerrar esse comentário: “Se juntarmos armários suficientes, temos o espaço de um quarto. Se juntarmos quartos suficientes, temos o espaço de uma casa. Se juntarmos casas suficientes, temos o espaço de uma aldeia, de uma cidade, de uma nação, do mundo”.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/8811917534525319015

@eumiksbook 22/10/2021

Promissor
Tem diversos pontos interessantes no livro, mesmo eu não entendendo quem tava narrando no começo, peguei a deixa para saber o significado.

A história de um todo que mais me impactou, foi a de Cooper e principalmente mais para o final.

Juliana 21/07/2022

Um livro cruel
Dois garotos se beijando é um livro pesado, cru, cruel e violento. Ele não tem dó. Você sente em cada frase, em cada parágrafo, principalmente quando você é um dos principais. A leitura é intensa e ininterrupta e isso faz com que todo o sentimento seja mais dilacerante. Não digo que entrará para meus favoritos, mas com toda certeza é um dos que mais me marcou.

André Florêncio 05/01/2021

"Façam mais do que pó."
Apesar de ter achado o ritmo do livro bastante lento no início e ter me enrolado um pouco com a narrativa que alterna entre algumas histórias (sem aviso prévio), da metade em diante o autor começou a me prender aos personagens, até que em certo ponto não tinha mais volta, me vi completamente envolvido às emoções ali descritas.

O livro narra 4 histórias que se entrelaçam e acontecem ao mesmo tempo. No início me confundi um pouco entre elas, mas com o tempo me acostumei. Além disso, os temas abordados são de EXTREMA importância e sensibilidade, confesso que não segurei as lágrimas ao final. Então sim, eu indico esse livro com todas as minhas forças e se pudesse voltar no tempo, gostaria de tê-lo lido lá na minha adolescência, em meios a tantas duvidas e incertezas.
João 06/01/2021minha estante
Eu achei que o livro tinha muito potencial, mas ele deu muito foco na história dos dois meninos se beijando, e deixou de dar mais atenção para outros personagens que tinham uma história muito boa e que daria para aprofundar bem mais (como a história do menino trans e gay). Mas com certeza, se eu tivesse lido na minha adolescência teria amado e me ajudado muito.

André Florêncio 06/01/2021minha estante
Siiiim, concordo plenamente!!! Inclusive quanto a questa O da leitura na adolescência... tentei ver mais com esses olhos, já que não tive acesso a esse tipo de leitura na minha adolescência

João 07/01/2021minha estante
simmm, mas foi legalzinho para distrair e é bem de boa de ler

Luan 26/06/2021

Esse livro é muito lindo
David trás assuntos de estrema importância, com histórias de superação, em um livro que encanta e emociona com extrema leveza. Com personagens extremamente cativantes, carismáticos e relacionáveis. A obra contém ? um enredo que acaba se tornado muito interessante. No começo do livro a forma com que o autor narrou o exemplar acabou me gerando um grande incômodo? e algumas vezes cheguei a ficar confuso, porém ao longo dos capítulos fui me acostumando com a forma de David narrar todas as histórias contadas no livro e me fazendo ficar cada vez mais encantando pelo enredo.

Jullie 30/09/2021

Mais um favorito
O tanto que eu chorei lendo esse livro não tá escrito. Desde o início já sabia que seria uma história incrível e que eu iria amar a experiência de leitura mas mesmo assim o livro conseguiu me surpreender. É um livro essencial pra todo mundo, principalmente quem for pertencente da comunidade lgbt (mas é bom procurar os gatilhos antes). É isso, agora quero ler tudo do David Levithan.

Laura 16/08/2020

Maravilhoso
Foi o primeiro livro com um protagonista LGBT que eu li e eu amei muito.
A história é linda e bem realista, com personagens ótimos.
Eu recomendo demais!

maria 25/10/2019

ahhh ??
david me conquistou com todo dia, porém eu li um outro livro dele que me frustou.Então dois garotos se beijando foi um teste que ele passou com louvor,e tão emocionante acompanhar um pedacinho da vida dos protagonista e ainda saber um pouco mais sobre as lutas do passado,Não consegui parar de chorar durante toda a leitura,esse livro me fez refletir tanto...todas as familias deveriam ler um livro como esse, nada melhor para aprender a se pôr no lugar do outro e refletir sobre suas atitudes.Obrigado por mais essa maravilha david
vicki4you 03/03/2021minha estante
Olá ,

VinAcius49 08/06/2021

Que maravilha, meus amigos!
A escrita do David, que nunca me decepciona, se mantém direta, mesmo com todos os detalhes necessários para aprofundar uma sequência e/ou seus personagens. E por falar em personagens *clap clap*, temos diversidade natural, temos representatividade tangível, temos profundidade sem se estender, temos beleza!
O ponto alto, sua narrativa, eu não esperava... É incrível! A verdade é que eu não esperava por nada através da capa, sinopse e mesmo sendo algo de um dos meu autores favoritos da atualidade (I'm sorry, David).
Que maravilha, meus amigos!!!

Henrique695 24/12/2020

Aí ai
Existem livros que falam sobre coisas pesadas e nos dão uma esperança no fim do túnel, não foi o caso aqui.

Danilo 24/11/2020

Inspirador, gosteii
Gostei muito! É triste e feliz ao mesmo tempo.
O começo para mim foi meio confuso, mas logo peguei o jeito é a leitura fluiu muito bem. Adorei a interseção entre as histórias de cada um e adorei o final!
Recomendo esse livro!

Nando 08/07/2021

Cativante
"Há o repentino.
Há o definitivo.
Mas, entre eles, há a vida."

Histórias que se entrelaçam e tornam o livro leve, com várias reflexões!

João 13/11/2020

Podia ser melhor
O livro traz uma história bem legalzinha, com um estilo de narrativa diferente e que me incomodou muito no começo mas depois eu não me importei (tanto). O livro seria bem melhor se ele trabalhasse mais os personagens, pois dentre os 8 principais, pelo menos uns 5 são deixados de lado ou não tinham nada para acrescentar para a história, e alguns possuíam potencial muito bom, como o Avery, que é um garoto trans gay. Além disso, senti que muitas coisas não tiveram um desfecho minimamente decente. Uma pena, pois se não fosse esses detalhes, com certeza seria um favorito.