Dois Garotos Se Beijando

Dois Garotos Se Beijando David Levithan

Resenhas - Dois Garotos se Beijando

Ian.Luc 04/04/2024

Um abraço em quem fomos
Eu queria ter lido esse livro na minha adolescência. Teria entendi mais coisas, teria minhas perguntas respondidas por alguém e não só pela minha mente assustada... Talvez algumas coisas teriam sido diferentes. Ou menos difíceis.

Amo como esse livro reconhece a pluralidade de realidades possíveis e não se prende a uma narrativa fatalista ou de vítima eterna. Há dor, medo, mas há alívio, esperança; há possibilidade de uma existência feliz e longa com amor (ou sem, mesmo).

É um livro que parece que passou batido (não lembro desse ter tido tanta atenção quanto TODO DIA, do mesmo autor), mas trata de forma tão responsável e cuidadosa de assuntos tão importantes, principalmente para os jovens, que... sei lá... é uma joia perdida.

Mas entendo... a narrativa não é usual, a voz e a estrutura devem ter afastado demais quem tava acostumado com histórias mais diretas.

Ler esse livro foi como abraçar meu eu de 10 anos, se descobrindo. Meu eu de 15, tentando se entender e se proteger. Meu eu de hoje, fazendo a faxina e tirando o que não merece permanecer

h3lena 21/03/2024

Dois garotos se beijando
AMEI esse livro, a forma fluida e bonita com que a história é narrada, é tão lindo e tão triste essa narrativa de uma realidade que muitas pessoas morrem simplesmente por amar.

O que mais me impactou foi a história de Cooper, o desespero das pessoas no plano onisciente, a dor de muitos que já tentaram acabar com a própria vida por não serem aceitos.

Confesso que depois de perceber que quem narra são os gays que morreram de aids, amei mais ainda esse livro.

MairêCarrion 06/03/2024

Uma boa leitura
Uma leitura bem fluída e gostosa, com uma narração bem diferente ? adoro livros que tem uma pegada assim bem característica dele mesmo.
O acompanhamento de vários personagens torna as coisas mais dinâmicas e te impulsiona a continuar mais rápido a leitura pra saber a continuação de suas histórias preferidas (com certeza vc vai ter algumas que vai ansiar mais do que outras, por mais que todas sejam boas). É incrível ver as situações diversas que nossos personagens estão passando, cada um em um lugar, expõe as muitas perspectivas que a vida de um LGBTQIA+ pode ter.
Sem contar o bônus dos narradores trazendo boas reflexões o tempo todo ao decorrer da trama (cada uma daria uma bela discussão).
Eu com certeza indico!

Rhuan52 09/04/2024minha estante
Eu achei que era o único que saiu com o psicólogo pronto pra se internar, juro eu chorei horrores na melhor parte do livre:

"Nós observamos vocês, mas não podemos intervir. Já fizemos nossa parte. Assim como vocês estão fazendo a sua, quer saibam ou não, quer pretendam ou não, quer queiram ou não.
Escolham suas ações com sabedoria."

Lucas 15/02/2024

Apaixonado
Li esse livro enquanto estava em determinado momento melancólico da vida, foi uma leitura tão natural, gostosa e cheia de emoções, o fato de acompanhar inúmeras histórias ao mesmo tempo te prende de uma forma surreal, porque mesmo uma ou outra não sendo as mais interessantes, você tem uma variedade imensa de temas abordados com personagens maravilhosos e que despertam várias reflexões, me apaixonei demais por esse.

MinnieYuni 05/02/2024

Vidas ligadas por uma mesma esperança
A forma com que a dor, a alegria, o medo e tantas outras emoções são equilibradas dentro de tão poucas páginas é absolutamente fantástica!

Levithan me surpreendeu muito com a profundidade do que parecia mais um romance adolescente, trazendo narradores inusitados e extremamente sensíveis, além de mais uma vez me deparar com o peso do HIV na década de 1990 para toda a comunidade LGBTQIAPN+ (agora com uma perspectiva não tão sutil quanto a de "As Iniciais").

"Dois Garotos Se Beijando" consegue mostrar a pluralidade de um grupo sempre tão estereotipado através dos detalhes, cativa a gente com mais que só uma temática e garante o sentimento de esperança na nossa própria capacidade de melhorar o mundo para além do próprio umbigo.

renan639 31/01/2024

Dois garotos se beijando é um compilado de histórias narrada por vozes oniscientes que representam as pessoas que morreram por AIDs quando não havia tratamento para o vírus do HIV. Os personagens são cativantes, entretanto, não sobra espaço para maior aprofundamento, já que todos precisam ser trabalhados simultaneamente. De modo que a relação com eles é superficial. Os narradores espirituais, por sua vez, oferecem a sua perspectiva para os acontecimentos, além de constantemente ficarem comparando os sofrimentos que viveram com as ?facilidades? do tempo presente do livro. Apesar do aspecto pedagógico, essa abordagem torna a leitura enviesada e cansativa pela carga ?paternalista? dos narradores. Entretanto, é uma leitura que proporciona momentos de reconhecimento através das vivências dos personagens, o que me conectou com partes das histórias apresentadas.

Claudia 11/01/2024

Dois garotos se beijando
Nunca leio sinopse de nenhum livro que vou ler. A não ser os mais hypados eu nem faço ideia do que esperar da história. Então,nesse aqui não foi diferente. Comecei a ler e confesso que achei um tantinho confuso bem no comecinho,mas depois que engrenou foi que foi. Que história linda, triste, feliz, dolorida, encantadora desse livro. Não quero detalhar nada do que é tratado,mas apesar de tantas coisas narradas ainda vale a pena acreditar que um dia as pessoas serão melhores nesse nosso mundo. Assim espero.

Madu24 27/12/2023

Leitura adolescente e muito boa
Lembrei depois de anos que li esse livro e me deu nostalgia, um livro muito bom de ser lido por ter uma narrativa mais jovem e ao mesmo tempo uma visão madura e real do mundo.

Trabach0 20/11/2023

Chorei
"Porque, sim, o tempo pode flutuar no silêncio, mas precisa estar ancorado em palavras."

Nessa narrativa extremamente sensível David Levithan nos apresenta duas gerações, a primeira já morreu em decorrência da Aids e a segunda nos apresenta jovens vivendo em nosso tempo e enfrentando todos as dificuldades que envolvem o amor, principalmente quando esse envolve alguém do mesmo sexo.

O paralelo que o autor cria entre essas duas gerações é um verdadeiro choque de realidade, vemos todos os direitos que já foram conquistados pelas comunidades LGBTS, e ao mesmo tempo percebemos que ainda há muito a ser conquistado, e claro esse paralelo vai muito além disso, o autor nos faz mergulhar no íntimo de cada personagem e sentir suas dores, seus medos e suas aflições.

É impossível ler esse livro é não sentir toda a injustiça e o preconceito que ainda nos cerca, o direito de amar não deveria ser negado a ninguém.
Ninguém deveria ter que se explicar por ser quem é ou ser recriminado por não seguir os padrões impostos por uma sociedade hipócrita e doente.

Como sempre o autor apresenta uma narrativa fluida, sensível e envolvente.
Seus personagens são singulares e cada um deles tem uma bagagem única, dolorosa e transformadora.
E mesmo que você não pertença a comunidade LGBT, você com certeza irá se identificar com algum dos personagens.

"Você precisa amá-lo. Não importa quem você pensou que ele fosse e nem quem quer que ele seja, mas você precisa amá-lo exatamente como ele é porque seu filho é um ser humano incrível."

Mais que um livro essa narrativa é um verdadeiro exercício de empatia e amor ao próximo, é o grito de socorro de milhões de jovens pelo mundo a fora, é o desabafo de uma geração sofrida e oprimida, é o retrato e prova de que amor é amor, não importando o seu gênero, raça ou religião.

Heloyse 14/11/2023

Fofo
A premissa da história parece simples, mas a forma como é narrada faz toda a diferença.
Anotei muitas passagens que me tocaram. No geral, o livro dá aquela sensação de nostalgia misturada com alegria e com tristeza. Achei fofo.

Nicolly392 17/10/2023

Arrebatador
Eu não dava absolutamente nada por esse livro. Nunca tinha cogitado ler o autor. Só me deparei com ele no KU, e pensei, pq não? E que bom! Que bom que eu li. Me apaixonei de primeira pela narrativa, o livro é narrado por fantasmas. Não apenas fantasmas, mas uma espécie de consciência coletiva de todos os homens gays que já se foram. Achei uma ótima sacada. Sério.

O lance desse tipo de livro, que aborda muitas histórias diferentes ao mesmo tempo, é que sempre corre o risco de uma ser melhor que a outra, de uma história ser chata e entediante, e de o autor não saber medir o quanto de cada uma contar em cada momento. Só que para mim, aqui, Levithan não teve nenhum desses problemas. Todas as histórias foram interessantes, todos os personagens me cativaram, e eu tinha a sensação de não querer sair de um plot, mas ao mesmo tempo estar louca para saber o desenvolvimento dos outros.

Esse livro entrou para cota dos pouquíssimos livros que eu queria mais, leria mais cem páginas dele, duzentas até. Adoraria saber o pôs de todos os personagens. Adorei. Pena que fui me aventurar com Garoto encontra garoto e não gostei, acabei abandonando.

Benjie1 16/09/2023

Dois Garotos se Beijando ??
Já faz bastante tempo que li, mas lembro que foi um livro muito para mim (ser um livro parado não é sinônimo de um livro ser ruim). Me emocionei em algumas partes porque esse livro nos mostra como pode ser difícil para as pessoas LGBTQIA+ , tendo que conviver com todo o ataque de ódio a sua volta, mas ele também nos mostra o lado mais bonito do amor.

Lavinya 09/09/2023

O poder de dois garotos se beijando.
Gostaria de começar essa resenha citando uma frase de Oscar Wilde, que infelizmente não coube no título, mas que me lembrou muito desse livro.
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

No começo do livro somos apresentados a diversos personagens: Harry e Craig; Avery e Ryan; Neil e Peter; Tariq, e por último, Cooper. Desde o começo, me senti conectada com cada um deles e com suas histórias, de modo que quanto mais vamos os conhecendo, mais eu me emocionava com tudo que acontece com eles. Mas tem uma coisa que me chamou a atenção desde o ínicio da minha leitura, o fato de que quem narra o livro ser a geração gay dos anos 80 que morreu de AIDS. Achei simplesmente genial essa ideia do autor, e quanto mais reconhecemos o quão difícil foi viver naquela época sendo gay, e principalmente quando se está morrendo, mais emocionante o livro se torna. Além de que a história principal, de Harry e Craig tentando quebrar o recorde do beijo mais longo, pode até parecer algo "bobo" e talvez até estranho no início, mas ao decorrer da história, vamos percebendo que aquele "simples" ato possui um significado muito maior.
No final do livro, percebemos o quão incrível e poderoso é dois garotos se beijando, o modo como a história deles influencia milhares de pessoas ao redor do mundo, e até mesmo outros personagens do livro, é algo lindo de se ver.
Cada história mexeu muito comigo, principalmente o modo como o narrador comunica-se com nós o livro inteiro, deixando claro a importância de se dar valor à vida, de aproveitar cada segundo com aqueles que você ama, e principalmente, que você não está sozinho, e que existe alguém em algum lugar que se importa com você e que te ama.

A única coisa que eu gostaria que fosse diferente é o final, queria que tivesse mais detalhes da vida e do passado dos personagens. Também gostaria de saber o que acontece com cada personagem depois daquele belíssimo recorde.
Apesar desses pequenos detalhes, penso nesse livro como uma leitura obrigatória para todos que se sentem meio perdidos e sozinhos, que vivem esperando uma oportunidade para realmente viverem, e principalmente, para aqueles que esperam pacientemente o dia em que vão poder fazer história beijando o garoto ou a garota que amam.

"Nós vimos nossso amigos morrerem. Mas também vimos nossos amigos viverem. Tantos deles estão vivos, e costumam brindar às vidas longas e plenas deles. Eles nos levam em frente.

Há o repentino. Há o definitivo.
Mas entre eles, há a vida.

Não começamos pelo pó. Não terminamos como pó. Nós fazemos mais do que pó.

É tudo que pedimos a vocês. Façam mais do que pó."

Mariana 14/08/2023

07/10
"Este é o poder de um beijo: Ele não tem o poder de matar você. Mas tem o poder de trazer você à vida."

"Dois garotos se beijando. Vocês sabem o que isso quer dizer."