Metamorfose

Metamorfose Baltazar de Andrade




Resenhas - Metamorfose


1 encontrados | exibindo 1 a 1


SAMUEL 18/03/2015

Original e Eletrizante
Fábio é descendente da lendária família de poderosos paranormais Pavel, e por isso carrega a reputação de seus predecessores, e faz parte da Organização. Após uma série de ataque dos Homens de Preto (nenhuma relação com Will Smith e Tommy Lee Jones), os membros da Organização estão sem rumo, e Fábio precisa ajudá-los e, paralelamente, seguir em sua busca individual por importantes segredos de sua família.

Metamorfose é um livro curto, mas que em nada deixa desejar no conteúdo em virtude de sua extensão, muito pelo contrário, deixa a narrativa mais fluida e a trama mais eletrizante. Baltazar tem um estilo leve de narrar, com um humor refinado, e sua história lembra os bons filmes de espionagem e ficção científica. O protagonista é um personagem cheio de mistérios, arrogante e carismático ao mesmo tempo, e extremamente sagaz; um excelente anti-herói.

A história alterna entre o presente, o diário de E.R.L. Pavel, e flashbacks da vida de Fábio. Ao avançar da trama, as peças se encaixam, e acontecimentos soltos narrados anteriormente tomam parte de um todo, trazendo revelações interessantíssimas. A realidade criada por Baltazar é rica e extremamente criativa, além de ser bem explicada e visivelmente embasada em pesquisas. Toda a tecnologia envolvida e toda a ciência que explica os poderes paranormais são fascinantes.

““O soldado Alexandre respirou fundo, tinha entrado no exército unicamente para impressionar as meninas e tirar a carteira de motorista sem precisar pagar as taxas, um bronco sem noção patriótica nenhuma, exceto em jogos de futebol. Se saísse vivo, essa era sua oração a qualquer entidade superior que estivesse escutando, prometeu que pediria baixa do exército e nunca mais sairia com a dona Maria, sua vizinha que, além de ser casada, era com certeza uma boa fatia de mau caminho””

O fato de usar o Brasil como cenário também configura um ponto forte do livro, pois foge ao irritante clichê “mundo=EUA”. Além disso, o conceito de “mundo invisível” é muito bem utilizado, visto que a realidade dos paranormais não é de conhecimento público, ainda que seja um movimento de proporções gigantescas.

O desenvolvimento da história é muito bom, e os acontecimentos seguem em ascendente, culminando em um desfecho cheio de revelações e reviravoltas.

““Quando abria o zíper da mochila sempre se lembrava de uma série de ficção cientifica da BBC, Doctor Who, em que o “Doutor” tinha uma nave disfarçada de cabine policial a quem chamava de TARDIS. Diferente da TARDIS, sua mochila estava longe de ser uma nave espacial, estava mais para uma casa.””

Vale ressaltar que, além de trazer uma grande história, a edição está repleta de fantásticas ilustrações em preto e branco (preto e branco mesmo, nada de escala de cinza), que enriquecem ainda mais a obra.

Recomendo “Metamorfose - O Inimigo Nas Sombras” para qualquer que queira uma boa leitura e goste de uma aventura eletrizante que não é apenas uma aventura.


site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com/2015/03/resenha-metamorfose-o-inimigo-nas.html
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR