Por Causa do Sr. Terupt

Por Causa do Sr. Terupt Rob Buyea

Resenhas - Por Causa do Sr. Terupt

Keven Lobo 20/08/2020

Não é apenas um livro infantil
Ok, talvez tenha sido minha leitura mais aleatória do ano (E talvez da vida), principalmente por se tratar de um livro com um tema tão infantil e personagens mais infantis ainda, não desmerecendo o livro, óbvio. Acho inclusive que essa leitura deveria ser obrigatória em todas as escolas. Os ensinamentos aqui, são de ouro.

É um livro rápido de se ler, ensina muitas lições de vida como, por exemplo, a empatia pelo próximo, a importância de sermos gentis e o valor que nossas amizades tem. Embora tenha alguns diálogos bobinhos ? o que não deveria ser surpresa, já que o livro é sobre crianças do 5° ano ?, dá pra se tirar uma lição de vida no fim da leitura.

Por Causa Do Sr. Terupt foi uma experiência muito divertida, pois me lembrou muito da minha infância e de como eu me divertia com meus amigos no recreio da escola. Esse valor nostálgico foi um ponto positivo pra mim. E além de me divertir, o livro também me emocionou bastante. O evento ocorrido na segunda parte do livro fez com que eu sentisse a dor dos alunos e eu sofri junto com eles, e vale lembrar outra vez, são apenas crianças. Você entende todas elas. O medo que temos quando crianças de perder alguém que amamos é algo que realmente nos assusta e isso foi muito bem retratado aqui.

Não posso dizer que essa seja uma leitura que vá agradar qualquer um, volto a dizer que é um livro totalmente infantil e alguns diálogos podem deixar a leitura um pouco frustrante pra quem não gosta desse tipo de linguagem. Mas garanto que é uma boa história de amizade e dá pra se aprender muito com esses personagens.

Se você tem filhos, indico que incentive eles a lerem este livro. Será um aprendizado e tanto.

juu 23/09/2021

Terupt (um dólar)
Que livro fantástico!! A leitura foi totalmente suave em todo o livro, aquelas que dá vontade de ler e reler sempre que puder.

Indo mais a fundo, você consegue perceber que o livro apresenta temas delicados de forma "leve", mostrando um pensamento mais infantil, até porque os personagens principais são crianças.

Minha meta de vida é encontrar um professor igual o Sr. Terupt, sem dúvidas.

"Li muitos livros, mas acho que a nossa é uma ótima história, e sei que o Sr. Terupt concordaria. É um final feliz."

Realmente Jessica, a história de vocês se tornou a minha favorita

Gabi 21/04/2015

Maravilhoso! Todos deveriam ler.
Talvez você não dê muita bola a esse livro por se tratar de um autor desconhecido por aqui, ou a capa não lhes chame a ateção (não foi o meu caso!), ou mesmo o título e a sinopse não lhe agradem. Mas eu preciso falar uma coisa pra vocês: esse livro vale a pena. Vale cada página, e eu fiquei muito feliz por ter esbarrado com ele. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, seguido pela sinopse, que me ganhou totalmente. Sem pensar na minha lista de leituras enorme e obrigações diárias, solicitei “Por causa do Sr. Terupt” à editora Pandorga, parceira do blog, que prontamente me enviou um exemplar. Fiquei tão contente quando ele chegou aqui em casa, que logo comecei a ler. Minha maior surpresa foi que o livro se tornou ainda melhor do que eu pensei!

A primeira coisa que me chamou a atenção foi o grande número de narradores: quem conta a história são sete alunos da escola Snow Hill que, ao iniciarem o ano letivo na quinta série, se depararam com um professor novo: o Sr. Terupt. Todo mundo sabe que um professor novo não conhece a turma, então os alunos estavam indiferentes, achando que este seria mais um ano chato e tedioso de aulas igualmente chatas e tediosas. Porém, logo no começo do livro, quando um aluno tenta pregar uma peça no professor, eles percebem que o Sr. Terupt não é um professor comum. Ele é especial.

Conforme acompanhamos a narrativa, contada pelos sete alunos, percebemos como as atitudes do professor ensinaram valores às crianças. Com coisas simples como atividades diferentes em sala de aula e exercícios fora dela, Terupt conseguiu ensinar àquela turma não só o que estava programado como conteúdo daquele ano; ele ensinou coisas valiosas, como não ser má com as pessoas, como aceitar os que são diferentes, como compreender, saber ouvir e, de forma bem geral, como serem pessoas melhores.

Porém, enquanto o Sr. Terupt educa as crianças, lhes dando pequenos prêmios a cada boa ação da turma, acontece um acidente. Não foi culpa de ninguém, mas talvez as consequências desse acidente sejam irreversíveis. Neste momento, as crianças aprendem algumas das lições mais valiosas que levarão para a vida inteira.

Ao contrário do que se pensa, o grande número de narradores não atrapalha a leitura. Cada criança tem uma personalidade bem diferente da outra, o que nos ajuda a distinguir um do outro e, aos poucos, vamos nos afeiçoando a cada uma delas. É tão bonito ler a narração de uma criança! Este livro é inocente, puro, sem maldades e preconceitos – mesmo que algumas crianças pratiquem atitudes assim, elas não o fazem por mal, elas só não sabem que isso é errado.

Eu ri, chorei e me emocionei com as atitudes dos personagens. Essa é uma daquelas histórias que a gente quer guardar bem fundo no peito e levar pra sempre conosco. Tenho certeza que minhas palavras não expressaram muito bem o que achei do livro, mas se tiverem a oportunidade, leiam esta história.

site: http://fluffy.com.br/2015/04/rob-buyea-por-causa-do-sr-terupt/
Alexandra 22/04/2015minha estante
Por causa da tua resenha, fiquei com uma vontade enorme de ler! ;)

Gabi 23/04/2015minha estante
Que bom! Se tu ler, depois me conta se gostou! ;)

Alexandra 23/04/2015minha estante
Pode deixar!

Mika 07/11/2020

Mais do que um livro infantil. Uma leitura gostosa, cheia de aprendizados!

"As coisas acontecem por um motivo."

Tatiana.Nagano 25/04/2020

Fofo
Livro fofinho, não esperava gostar dos personagens como passei a gostar. A parte dois do livro é melhor q a primeira, porém a primeira necessariamente te prepara para os acontecimentos da segunda. Não é como aqueles livros q tem partes q poderiam ser retiradas do livro q não fariam falta.

Catarina376 11/11/2021

Precioso!
Que história mais linda e gostosa de ler! Me fez sentir saudade da época da escola, de ter um professor como o Sr. Terupt..

Gab 07/04/2015

Sr. Terupt é um professor de um dólar, mas eu pagaria mil por ele ser tão incrível!
Por Causa do Sr. Terupt é uma gracinha. É uma palavra que consigo definir o livro como um todo.

No começo do livro, conseguimos identificar cada personagem e sua personalidade; alguns, conseguimos detestar logo de cara — como eu detestei Alexia —, e outros, podemos gostar também logo de cara — como eu gostei de Anna. O novo início do ano letivo parece normal para todos os alunos, com a exceção do fato de que agora eles têm um novo professor: o Sr. Terupt. Com seu jeito diferente de conduzir a aula, ensinar e lidar com os alunos, ele é exatamente o tipo de professor que eu gostaria de ter conhecido quando estava no quinto ano. Ele é a principal fonte de inspiração para qualquer aluno do fundamental, e o autor conseguiu nos conquistar exatamente por isso.

De início, o Sr. Terupt conquista a admiração de poucos alunos; enquanto uns o acham o máximo, outros não estão muito aí. Mas é claro que isso vai mudar. Sr. Terupt é um professor diferente, isso o autor deixou bem claro durante o livro. Ele ensina os seus alunos, da melhor maneira possível, a se ter compaixão pelo próximo, a não praticar o bullying, a instigá-los a se empenharem a estudar e aprender mais. Ele motiva os alunos cada vez mais em cada aula, cada proposta, cada atividade diferente, de modo que os deixam ainda mais empolgados por suas aulas, o que é raro de se ver na maioria dos alunos dessa idade, ou nessa faixa de época letiva. E, ao decorrer dos capítulos, podemos ver que os alunos estão pouco a pouco — ou, rapidamente — sendo conquistados pelo adorável professor.

Porém, em um dia que resolvem ter a famosa “aula fora da sala”, um acidente acontece e Sr. Terupt é obrigado a ser afastado dos alunos. Ou, do modo como aconteceu na história e como os personagens se sentiram, os alunos precisam se afastar do professor. Mas aqueles que antes não se falavam entre si, agora ficam de mãos dadas, aguardando o retorno do professor para eles. Outros, se sentem mais seguros para falarem mais sobre si; outros, já se isolam. O tal acidente que antes separou o professor dos alunos, agora unifica os alunos em um único objetivo e fazem-nos se aceitarem, apesar das diferenças e dos problemas do passado.

Por Causa do Sr. Terupt é um livro maravilhoso. Cada capítulo é narrado por um personagem e preciso terminar de escrever essa resenha com o poder da mente porque estou aplaudido de pé, pelo modo como ele soube explorar perfeitamente bem cada personalidade de cada personagem e saber usar isso da melhor maneira possível. É o primeiro livro no qual eu vejo uma transição de personalidades em primeira pessoa tão boa.

Além disso, também preciso aplaudi-lo pela história maravilhosa, educativa e que acho que deveria ser de leitura obrigatória das escolas, principalmente no fundamental, onde encontramos casos contados no livro muito semelhantes à realidade nas escolas.

Eu chorei, eu ri, eu me encantei. Rob Buyea me conquistou de verdade com esse livro maravilhoso e não tenho palavras para descrever o prazer que sinto em pensar que contribuí para a publicação dele aqui no Brasil. Estou orgulhosa, ora de Buyea, por criar esta história tão maravilhosa; ora pela Editora Pandorga, por trazer este livro ótimo para cá; e ora por mim, por fazer parte dele de alguma forma. E, com isso tudo, mais consigo pensar em como eu gostaria de ter tido um professor como o Sr. Terupt lecionando enquanto eu estava na quinta série. Talvez muita coisa seria diferente, ou talvez não, mas me apego à imaginação de que, sim, ele teria feito uma grande diferença na minha vida e na dos colegas que compartilharam a sala comigo.

Este livro com certeza está na lista de fofurinhas do ano!

site: www.pandorafairel.com

Mila F. @delivroemlivro_ 10/12/2015

Delicado, fofo e reflexivo
Because of Mr. Terupt foi escrito pelo americano Rob Buyea, escritor e educador, conhecido exatamente por seu personagem Sr. Terupt, Por Causa do Sr. Terupt é seu primeiro romance de ficção infantil (infanto-juvenil) seguido por Mr. Terupt Falls Again (2012) e Saving Mr. Terupt (2015) ainda não publicados no Brasil (cruzando os dedos para que sejam publicados).
Naturalmente quero começar essa resenha afirmando que esse livro foi um achado para mim e a cada página foi me deixando mais e mais apaixonada.
Por Causa do Sr. Terupt conta a história de um professor novato que ensina a turma do quinto ano. Sr. Terupt é um professor bastante criativo e terá que lidar com uma variedade de alunos que são representação dos alunos que vemos em qualquer escola: o engraçadinho, a patricinha, o encrenqueiro, o intelectual, a novata, o tímido, etc.
Assim sendo, com o início do ano letivo o professor se esforça para conhecer cada aluno e suas necessidades, além de fazer com que eles se amem e se respeitem. Sr. Terupt é um professor capaz de enxergar não só a aparência, mas a alma de cada aluno, ele conhece cada aluno: suas travessuras, seu potencial, seus problemas com a família e com os amigos, sem nem mesmo perguntar. Sr. Terupt sente!
O livro Por Causa do Sr. Terupt aparentemente é bem simples, cada capítulo é narrado em primeira pessoa, por cada um dos alunos da sala e é através deles que ficamos por dentro da rotina, brigas e brincadeiras que acontecem no decorrer do ano.
Vale salientar que a narrativa pode até parecer bem infantil mesmo, mas aborda temas fortes como preconceitos, bullying, responsabilidade, amor, família. O melhor: os temas são trabalhados de maneira bastante acessível, pois se trata de um livro infantojuvenil que agrada até os leitores mais proficientes.
Fui realmente feliz ao ‘descobrir’ esse livro e gostaria de compartilhá-lo com todos, porque a verdade é que um professor faz mágica, sim, e pode mudar a vida de cada um de seus alunos. É exatamente isso o que vemos em Por Causa do Sr. Terupt, ou seja, além de nos encantarmos como uma excelente história, após a leitura, carregamos uma grande lição para a vida.

site: www.delivroemlivro.com.br
Silmara 18/01/2016minha estante
Muito boa sua resenha. Li o livro e achei uma ótima história.

Fer Kaczynski 18/10/2017

Adoro livros que tratam da relação de professores com alunos, talvez por me identificar com a temática, dou aula para o Ensino Fundamental, e qualquer livro assim me interessa e me encanta.

Um dos que mais gostei foi do escritor Alessandro D'avenia, intitulado Branca como o leite, vermelha como o sangue que inclusive tem um filme de mesmo nome.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/09/resenha-por-causa-do-sr-terupt-rob-buyea.html

Mari 02/01/2021

Desde que esse livro lançou me chamou a atenção, mas nunca tive a oportuidade de comprá-lo, no final do ano passado, sobrou dinheiro e eu vi que estava com útlimos exemplares no estoque, pensei: é agora ou nunca!
comprei e deixei separadinho pra ser a primeira leitura do ano, e assim o fiz e olha... se tem algo que não me arrependo é de ter comprado esse livro, ele é simplesmente encantador!!
A primeira parte serve para entendermos cada um dos alunos do Sr. Terupt, conseguimos perceber como agem, como interagem com o meio e com os outros, cada um com sua peculiaridade. A cada novo dia e a cada nova perspectiva apresentada, vemos que não temos certezas sobre ninguém, que cada um enfrenta batalhas e dores que nem mesmo temos ideia.
Já na segunda parte acontece o grande acidente, acidente esse que me deixou sem fôlego, pela sinopse e capa imaginei que algo parecido fosse acontecer, mas não estava nem um pouco preparada, a medida que a história ia caminhando, meu coração acelerava, ao mesmo tempo querendo saber o que aconteceria e com medo que o pior acontecesse.
Foi doloroso ver a forma como as crianças lidaram com aquilo e como se culpavam, mas ao mesmo tempo foi lindo e precioso ver o amadurecimento das cranças, demonstrando a importância que o Sr. T. teve em suas vidas e como seria precoce a sua perda, ainda precisavam aprender muitas coisas.
Os momentos finais foram os mais doídos para mim, cada pagina, cada troca de capítulo me deixava com o coração a mil, sem saber se eu parava para respirar ou se continuava e via até onde aquilo terminaria, me parti em vários pedaçinhos ao ver o sofrimento de cada criança e como elas se sentiam culpadas por aquela situação.
Não sei se curti tanto a ideia de culpá-lo pelo acidente, entendo que ele demonstrava que somos responsáveis por nossos atos, mas aquilo foi um acidente e a meu ver, não é possível culpar ninguém nem mesmo o professor, as vezes as coisas simpesmente acontecem, sem porq, sem motivo, sem ser culpa de ninguem
Não me arrependo de ter esperado tanto tempo para comprar e lê-lo, mas sofro por não ter tido um sr. T. em minha sala de aula, porq convenhamos, todo mundo gostaria de ter presenciado e sentido um pouquinho da mágica que ele exalava.

Amei, amei muitooo, mesmo com problemas de edição, amei os capítulos curtinhos, amei e me identifiquei com as crianças, amei o final feliz, amei o Sr. T. mesmo sem o ter conhecido.

Gabriela 13/08/2023

História incrivel
Não tenho como explicar como fiquei surpresa com quão boa a história foi. Comecei achando que ia ser um livro besta e terminei chorando mais do que nunca. Super emocionante

maxzz 04/01/2024

Um livro sobre crianças que pensam como adultas.
Não tenho nem o que dizer dessa obra. É um livro curioso pois não dá pra saber de cara sobre o assunto tratado. E faz com que o leitor fique interessado pelo final, no caso eu li até o final. Um final feliz.
Apenas leiam, acho que esse livro é pra qualquer um.