Boa companhia

Boa companhia Humberto Werneck

Resenhas - Boa companhia - Crônicas

Iris 31/12/2023

Adorei!
Fazia muito tempo que não lia crônicas, e foi difícil escolher um na biblioteca para o desafio de leitura que estava fazendo. Foi um surpresa muito boa encontrar este livro onde é possível sentir um pouquinho da escrita de autores brasileires.

igsuehtam 12/10/2023

Gênero tipicamente brasileiro
Crônicas: um gênero mais brasileiro possível. Nesse livro há pequenos recortes do cotidiano escrito por autores do século 19 e dos dias atuais.
Das 42 crônicas gostei de umas 3, e a que mais marcou foi a do Vinicius de Moraes.

Henrique Fendrich 11/07/2023

Ganhei este da minha orientadora do TCC, porque a crônica era justamente o tema da minha monografia. Foi bom ler e conhecer novos cronistas por meio desse livro, embora também não tenha visto ali nada que se compare aos cronistas da "era de ouro" da crônica.

Clara.Prud 03/07/2023

Foi uma leitura da escola, é bem interessantes, pq tem várias crônicas, de vários autores diferentes, tem umas muito boas e engraçadas.
ana:) 05/07/2023minha estante
bem chatinho tbm ?

Marina 23/04/2023

Crônica é de longe um dos meus gêneros não fictícios favoritos. Tipicamente brasileira, ela vem relatar cenas do cotidiano, pensamento e reflexões e até mesmo informar o que está ocorrendo na sociedade naquele determinando dia ou período. Isso tudo, com uma boa dosa de humor, crítica e ironia que esboçam muito da personalidase de seu autor.
Esta coletânea, muito bem escolhida por Humberto Werneck, traz textos de várias épocas e com vários tons, que é impossível não se entreter com a leitura. Entretanto, alguns textos não me conquistaram e desejava que outros houvessem sido escolhidos daquele(a) mesmo(a) cronista.
Este é um livro companheiro, daqueles que você lê em dose homeopática, uma crônica ou duas por dia, e que vai ficando em sua bolsa ou cabeceira para te acalentar com uma leitura boa em qualquer momento do dia.

Ailton 03/04/2023

Crônicas
Nessa seleção de crônicas organizadas por Humberto Werneck estão os principais nomes da nossa literatura brasileira, alguns deles até não conhecia e me fez buscar mais obras. As crônicas são diversas permeando os mais diversos assuntos, infância, amores, velhice, solidão, sociedade brasileira, vida, morte, inícios e términos.
Leituras breves e calmas, refletivas como acredito que devem ser as crônicas.

fairyhel0 17/09/2022

uma nova paixão!
eu peguei este livro pra ler de bobeira, não dei nada. pra mim iria ser só uma leitura curta pra curar a ressaca literária temporária que me atacou e tudo certo, mas foi bem mais do que isso. acabei criando uma certa paixão por crônicas e especificamente por essas que li, obviamente já tinha tido contato com esse gênero literário mas nunca por muito tempo, normalmente apenas em atividades escolares e etc... não sabia o que estava perdendo! acho que me encontrei aqui e provavelmente vou gastar meu tempo livre bombardeando minha mente com ideias e conhecimentos sobre crônicas, quero me aprofundar nisso o máximo que posso.

hilljmo 23/05/2022

Crônica é o velho textão
O próprio texto de apresentação define a crônica como algo que é ou pode ser qualquer coisa. Nossa invenção, é claro; só os brasileiros, com suas desventuras tropicais, para criar uma reclamação rebuscada sobre qualquer assunto. Hoje, nós temos diversas mídias sociais para expressar nossa indignação ou reflexão de maneira mais coloquial (até mesmo mais engraçada), mesmo que perdendo nossa literatice das crônicas. Nessa coletânea não faltam reclamações, reflexões sobre vida, textos sobre futebol (demais até para meu gosto) e muitas metáforas ? para agradar os leitores de textão do Facebook. São diversos textos para todos os gostos e, embora alguns tenham envelhecido como leite, algum vai agradar com certeza, porque esse o bom (e o mal) da literatura brasileira: vão se os anos e ficam-se os problemas. Consigo citar alguns que me despertaram diversos sentimentos, só não o faço para influenciar o leitor em suas escolhas, contudo não posso deixar de indicar ?Escrever? de Rachel de Queiroz (esses sentimentos foram bem fortes para uma escritora de páginas em branco como eu). Indico, então, uma forma de leitura que pode ser de mais ajuda ao leitor; leia cada texto em doses diárias e terá mais um mês de tratamento para todos os sentimentos que puderem ser despertos em seu peito ? além te ajudar no desafio dias seguidos (leia com voz conspiratória). Com relação ao título deste texto, bom nem sempre os títulos fazem sentido nas crônicas e, às vezes, descobrir seu nexo com o texto faz parte dos pequenos entretenimentos que as crônicas nos oferecem. E, como tudo que foge ao conto é crônica, deixo a pergunta para os leitores deste texto, isso é uma crônica ou um textão numa rede social?

gabriela 29/12/2021

incrível
Crônicas são a minha paixão e mergulhar nesse universo com esse livro foi prazeroso. Além das crônicas a editora também traz uma prévia sobre cada escritor citado, simplismente incrível!!

Anna 29/09/2021

Leve
leitura leve terminei em um dia ( nunca fiz isso) kkkkkkkkk enfim, livro importante para a literatura.

Mari 05/08/2021

Algumas crônicas eu já conhecia, outras não. Umas boas e outras bem ruinzinhas. Mas apesar disso, no final eu achei um bom livro.

@Marverosa 16/05/2021

Bom, mas atenção ao contexto
Uma boa coletânea, mas devo ressaltar o tom machista e até misógino de algumas crônicas, que devem ser interpretadas com o contexto da época. Mas contém algumas preciosidades e descobertas, por que não? - de alguns autores que não conhecia.

Kapri 07/09/2020

Boa companhia para uma tarde
Este livro me apresentou muitos autores que sempre ouvi falar sobre, mas nunca fui atrás de suas obras. Encontrei histórias divertidíssimas, algumas tocantes, outras medianas...
É difícil dar nota para coletâneas, pois uma história que não agrada afeta a visão geral que temos do livro.

Mas essa é, com certeza, um boa companhia.

Oswaldo 25/04/2019

Quem gosta vai curtir. Quem não gosta, também.
- Boa companhia. Organizado por Humberto Werneck. Companhia das Letras, 2005. 4ª. Reimpressão. 223p.
Compilação de ótimas crônicas de autores consagrados, como Rubem Braga, João do Rio, Luis Fernando Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Humberto de Campos, Mario Prata, Oswald de Andrade, Ivan Lessa e outros. Crônica é um gênero que me agrada muito. O mundo visto pelo olhar de um grande escritor é algo que nos envolve e, principalmente, nos leva à reflexão.
Quem gosta vai curtir muito. E quem não gosta, também.

Kiam 28/10/2018

Quando não é aguda, é crônica
A coletânea de crônicas é muito bem selecionada e já começa com Rubem Braga em ?A viúva na praia?

É um livro leve de se ler, muitas crônicas me fizeram rir, como ?bar ruim é lindo, bicho? de Antonio prata, enquanto outras me emocionaram, como ?o beija-flor na neblina?

Apesar de ser um livro leve, algumas crônicas nos levam a uma profunda reflexão, como a de Mário de Andrade, outras nos fazem as reler pelo lirismo, como a de Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu

Além disso, é bem interessante como a progressão de temas se desenrola. Dou destaque aos da Familia Lessa.

Ah, e no final de cada crônica tem uma pequena biografia sobre cada um dos autores, que me abriu maior curiosidade para com a literatura brasileira

Vale muito a pena a leitura!!