Memórias Proibidas

Memórias Proibidas Paulo Martins Filho

Resenhas - Memórias Proibidas

Bella Martins 02/11/2016

Resenha - Memórias Proibidas
Quando estava pesquisando sobre qual livro iria solicitar da parceria com a Editora Chiado, fiquei encantada com a descoberta desta obra em seu site, e, claro, após ler a sinopse, esse encanto só aumentou. Como amante de romances hot, fiquei muito ansiosa pela chegada de “Memórias proibidas”, e passava todos os dias na minha caixa postal para verificar. Como podem perceber, tive um pensamento, uma ideia de como seria o seu enredo, entretanto, após o livro chegar e iniciar a leitura, percebi que não era só mais um livro onde contava um romance mais caliente de um casal que se apaixona. Fui surpreendida com relatos de um homem sobre como algumas das mulheres que passaram por sua vida, transformando-o no que ele é hoje, no auge de seus trinta e cinco anos.
“É interessante como ao longo da vida somos capazes de viver as mais diversas experiências e conhecer as mais diversas pessoas. As experiências surgem premeditadas ou espontâneas, positivas ou negativas, e nos fazem perceberas coisas através de uma nova perspectiva.”
E é ai, antes de contar um pouco sobre o que achei da história, que lhes pergunto: O quanto uma desilusão amorosa pode modificar uma pessoa? Tentem responder, reflitam! Não sei qual seria a resposta de vocês, porém, acho que muitos falaram de como é um aprendizado e como amadurecemos perante isso. Falo baseado no que penso!
Em “Memórias proibidas”, conhecemos Lorenzo, um cara lindo de morrer, formado em administração e dono de uma grande empresa, que herdará de seus pais. Após certa desilusão amorosa, ele se vê perdido e decide viver a sua vida amorosa no mais puro sexo, e nada mais.
“Ao longo do tempo o amor, o ódio e a busca pelo prazer me levaram por caminhos insólitos, dando-me a oportunidade de conhecer diversas mulheres que, através de suas características peculiares, historias de vida, anseios, ou mesmo da identificação química e subliminar que tivemos, de alguma maneira, influenciaram a minha forma de enxergar o mundo e até mesmo o modo como passei a encarar a vida em certos momentos.”
Poderia aqui continuar contando o que acontece com Lorenzo para chegar até a mulher que se torna sua esposa, porém, cada capítulo é um conto de uma passagem de sua vida, sem ordem cronológica, e é isso que instiga a leitura do livro. Contudo, digo que em seu primeiro capítulo, temos o primeiro relato do personagem, onde nos prepara para os próximos. É onde ele se expressa como se nós, leitores, fossemos seus confidentes. Nos próximos capítulos, conhecemos as mulheres (Ana, Thaís, Júlia, Cristina e Sophia), que passaram e deixaram suas marcas em Lorenzo. Ele relata todos os momentos: onde se conhecerem, como se conheceram, como seu interesse e sua conquistas se concluíram, até chegar ao ponto onde isso tudo não tem mais importância, e ele acaba partindo para outra. No final de cada capítulo, Lorenzo reflete sobre o acontecido e como aquilo somou ou não em sua vida.
Falando um pouco das mulheres, elas são extremamente emocionantes, por serem tão distintas. Cada uma tem suas particularidades, o que as torna únicas em um mundo tão grande. É claro perceber o porquê da escolha de Lorenzo sobre elas, entre tantas mulheres que passaram em sua vida, como ele relata no primeiro capítulo.
Na ultima parte, Paulo Martins Filho, o autor, conta suas perspectivas, percepções e reflexões do ponto de vista de Lorenzo sobre tudo que ele passou, deixando o leitor com vários pensamentos e questionamentos que só ele, sendo sincero consigo, conseguirá esclarecer.
“Através de histórias semelhantes a essas percorremos o caminho da vida, repleto de experiências e de encontros casuais com as mais diversas pessoas e suas histórias, convicções e valores. Apesar de todas as incertezas que essa vida apresenta, e da mutabilidade dos conceitos de cada ser humano, tenha sempre algo em mente: Respeite as pessoas que cruzam seu caminho. Independente dos valores que essa pessoa carrega, ou de sua cor, religião ou classe social. Não importa o quanto você se esforçou para atingir os objetivos que atingiu ou quer atingir, não se vanglorie. [...]”
“Memórias Proibidas”, como já devem ter percebido, é narrado em primeira pessoa, tem uma leitura fácil e ágil. São 168 páginas que te instigam e oferecem momentos de reflexão sobre o livro, quanto sobre sua própria vida. Para os interessados, suas partes calientes são poucas, porém, não deixam a desejar em nada. Arrancam suspiros de qualquer um. A escrita do autor é fluida e envolvente, é um ponto positivo, já que os relatos não tem ordem cronológica, como falei anteriormente.
É um livro que recomendo aos amantes de romances hots, mas que buscam um enredo diferente e diversificado.

umalivraria 10/04/2016

Resenha - Uma Livraria
Lorenzo é um homem de trinta e cinco anos que já passou por várias frustrações amorosas, ele é bem sucedido e herdou de seus pais o patrimônio da família, se tornando um homem de negócios. A vida de Lorenzo é cheia de viagens e reuniões, o deixando bem ocupado, mas não fazendo com que ele esqueça as lembranças do passado. É então que ele começa a nos contas algumas de suas memórias, relatos de relacionamentos passageiros, mas que o marcaram muito de alguma forma. Mulheres diferentes, com personalidades diferentes, segredos e histórias que merecem ser contadas.

"Nem todas as histórias que vivi merecem ser contadas, mas encontros e paixões descreverei aqui, nos enriquecem como pessoas, nos levando a conhecer nossos extremos e a entender nossas fraquezas."

Confesso que nunca tinha lido nada parecido, é um livro bem curto e cheio de mistérios. A cada página queremos saber um pouco mais sobre o personagem principal e sobre as mulheres que o mesmo se relaciona. Amei a escrita desse autor e a forma como a obra vai acontecendo. E eu sou completamente apaixonada por narrativas masculinas, o que me deixou ainda mais encantada por Lorenzo, querendo saber da vida dele cada vez mais. Claro, sem dúvida alguma, ficou sendo um dos meus boys literários e sei que de muitas garotas que já o conheceram.

"O tempo passa muito rápido! Quando você perceber, talvez seja tarde demais. A vida nos oferece várias oportunidades, mas se você não estiver pronta ou no mínimo equilibrada para aproveitá-las, elas irão passar e talvez não voltem nunca mais. Afaste-se de pessoas que fazem mal a você. Existem muitas formas de aproveitar a vida sem se autodestruir."

site: umalivrariaaa.blogspot.com.br \ instagram.com\umalivraria

5\5 + favorito

site: umalivrariaaa.blogspot.com.br

Déborah - @lisossomos.lisos 30/11/2015

Pra ler no busão: Memórias Proibidas
Esse é o segundo livro que leio da editora Chiado e acho muito interessante o tipo de história que a editora costuma selecionar para o seu catálogo, pois não se trata de histórias simples e tão pouco românticas. Até as que envolvem romance tem uma dose de mistério, sem contar que está muito longe de ser um romance romântico daqueles que estamos acostumados.

O livro é bem curto, composto de apenas sete capítulos nos quais do segundo ao sexto tratará de um relacionamento conturbado de Lorenzo. As relações apresentadas não seguem uma linha cronológica da vida de Lorenzo só conhecemos seu primeiro amor quase no final do livro.

Esses relacionamentos não são baseados em amor, pelo menos não no ponto de vista de Lorenzo. Ele não acredita mais em tal sentimento, ele vê o desejo como algo mais gostoso de ser vivido e sem dúvidas ele prefere os desafios de seduzir uma mulher do que um "monótono" relacionamento normal.

Não consegui ir totalmente com a cara do Lorenzo até entendo porque ele ficou mais carrancudo e com o pé atrás sobre relacionamentos, mas não acho que se transformando em um canalha resolveria seus problemas.

A maneira que ele trata as mulheres que entram na vida dele depois de Juliana não é legal, ele é um ótimo amigo, mas como homem é um cretino.

As folhas são amareladas o que ajuda muito na leitura. Não encontrei erros de revisão e recomendo para todo mundo que gosta de livros que falem sobre relacionamentos.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/

Flávia Nunes 15/11/2015

É interessante como ao longo da vida somos capazes de viver as mais diversas experiências e conhecer as mais diversas pessoas. As experiências surgem premeditadas ou espontâneas, positivas ou negativas, e nos fazem perceber as coisas através de uma nova perspectiva.
Mas quem sabe o limite do amor?
Não existem respostas certas para os dilemas de nossas vidas.

O livro traz os relatos de experiências vivenciadas pelo nosso protagonista Lorenzo, relatos de seus relacionamentos afetivos com Ana, Thaís, Júlia, Cristina e Sophia cada uma com seu jeito deixou uma marca e um ensinamento, vou falar um pouco sobre elas:

Ana: Cheia de mistérios e segredos, com sua postura forte e um passado triste. De todas, foi a que mais chamou minha atenção. Ana mascarava suas dores na bebida e esquecia o verdadeiro significado da vida, ela só precisava ser amada.

Thaís: Muito insegura, cheia de medos. Thaís não era madura o suficiente e se deixou levar pelas palavras de um homem conquistador e controlador.

Júlia: Ah, Júlia! Me fez lembrar do que já vivi, me fez refletir e pensar que já fui uma Júlia. Apesar de ser a que mais deixou marcas, não tenho muito a falar sobre ela, ela é muito influenciável e por isso, não me cativou. Gosto de personagens fortes, que sabem o que querem e são donas de si.

Cristina: Mulher inteligente, ensinou muito ao Lorenzo.

Sophia: Me transmitiu paz desde o primeiro momento. Mulher bondosa e cheia de amor.

Tentei falar o mínimo possível para não dá spoiler, rsrsrs...

O último capítulo faz uma reflexão de vida e experiências, fiquei encantada. O autor usou as melhores palavras, foi uma reflexão construtiva para todo leitor. Impossível não se sentir tocado com as palavras do Paulo. Tá ok, confesso que quase chorei, quase tá?

A leitura me surpreendeu positivamente, curta, inteligente e objetiva. Fui seduzida pelo Lorenzo a conhecer seus pensamentos, reflexões e anseios. Ah, e não deixando de fora toda a sensualidade das cenas de sexo nas quais também me fisgaram. O final foi bem melhor que o esperado, vi um homem maduro buscando ser alguém melhor. Recomendo!

site: www.sobrevicios.com.br

Sabrina Castro 20/09/2015

Envolvente!
Lorenzo Bianchi é um homem de trinta e cinco anos bem-sucedido, que assumiu a gerência do patrimônio que herdou de seus pais. Agora, dono de uma série de imóveis e uma construtora de grande porte, sua vida é cheia de viagens importantes e reuniões de negócios. Entretanto, são as lembranças de um passado conturbado que o visitam vez ou outra durante a noite e tiram-lhe o sono. Certo dia, após acordar no meio da madrugada por conta de um pesadelo relacionado a morte dos pais, Lorenzo passa a refletir sobre diversos acontecimentos, mas, principalmente, sobre a experiência que considera a mais bela e mais intensa para o ser humano: a paixão. E, assim, ele nos confidencia de maneira bem íntima, alguns dos relacionamentos que marcaram sua vida e aquele que o arrancou do grande vazio no qual vivera por anos.

Memórias Proibidas é um livro curto e que contém relatos de um personagem que, após sofrer uma decepção amorosa, tranca seu coração e passa a levar a vida de modo aventureiro e repleto de joguinhos de sedução. Porém, com o passar do tempo, Lorenzo acaba se viciando no trabalho e na sua própria satisfação sexual, não deixando espaço para relacionamentos sérios e, menos ainda, para o amor. Felizmente, algumas mulheres que passaram por sua vida foram capazes de transmitir algum tipo de aprendizado e fizeram com que o muro de gelo construído ao redor de seu coração, por conta desse relacionamento frustrado e traumático, fosse derrubado.

Cristina, Ana, Thais e Sophia... Cada uma delas, com suas singularidades e personalidades diferentes, permitiu que Lorenzo experimentasse diversos tipos de sentimentos. Ele aprendeu como a vida pode ser dura e solitária, principalmente quando nos fechamos e impedimos que as pessoas vejam nosso interior e como realmente somos; como a aparência é capaz mascarar as dores e até as feridas mais profundas de nossa alma. Ele acreditava que fazia bem a si mesmo afastando as pessoas, mas logo veio a constatação de que o efeito disso é completamente o contrário.

Paulo me surpreendeu positivamente de diversas maneiras. Sua escrita é simples, mas rica, poética e gostosa de ler. A escolha das palavras e o modo como ele descreve cada relação é tão natural que sentia como se estivesse conversando um amigo. Uma das coisas que mais me agradou foi a questão da perspectiva masculina. A maioria dos livros que leio são escritos por mulheres e, mesmo quando colocam um personagem para narrar, não consigo sentir veracidade no ponto de vista. Nesse caso, não só o protagonista é homem, como também o autor e, mesmo quando narra as cenas de sexo, consegue ser aprazível e nada vulgar.

A mensagem do livro é muito bonita e, de maneira geral, ele é bem reflexivo. Embora os casos sejam fictícios (ou não?) eles são bem críveis e foi isso que me encantou; essa linha tênue entre realidade e ficção é a chave para um autor me fisgar. E não me refiro, claro, aos livros de fantasia. Haha! As personagens são muito bem estruturadas, as características bem delineadas e cada personalidade é, indiscutivelmente, ímpar. Enquanto você simpatiza com uma, você quer dar umas boas tapas na outra, ou simplesmente não sente nada pela "fulana" e torce muito pela "beltrana". Bem típico de nós leitores, hein?

Quanto a Lorenzo, ele é um personagem intrigante, nada previsível e confesso que não sabia o que esperar dele. Os capítulos contam suas histórias meio que fora de ordem cronológica e temos a oportunidade de conhecê-lo em algumas fases diferentes de sua vida. Não sei dizer ao certo o que me fez gostar dele, mas personagens masculinos com problemas emocionais geralmente despertam algum tipo de sentimento em mim que faz com que eu tenha certa empatia por eles. Ao terminar a leitura fiquei cerca de dez a quinze minutos absorvendo as últimas palavras dele. Cheguei a conclusão de que Lorenzo realmente merecia aquele final. E cara, como eu gostei dele. :) *Vem aqui, amigo, me abraça!*

Memórias Proibidas é super recomendado e só perdeu um coração por conta desse "detalhe" dos diálogos entre aspas. Detesto. No mais, adorei a escrita cheia de nuances e o conjunto da obra não deixa a desejar. Fico muito feliz que alguém aqui da minha cidade tenha estreado no mundo literário com um trabalho excelente e que cumpre o que promete. O livro tem como alvo um público mais adulto por conta de algumas cenas com conteúdo sexual. Não classificaria como erótico, mas não recomendo para os mais jovens.

~ Sabrina
Resenha no blog:

site: http://www.romanceseleituras.com/2015/06/memorias-proibidas-paulo-martins-filho.html