Uma Viagem Sentimental

Uma Viagem Sentimental Laurence Sterne

Resenhas - Uma viagem sentimental

skuser02844 21/05/2023

a obra conta a história do protagonista, o narrador Yorick, em sua jornada pela Europa, explorando questões humanas, emoções e reflexões filosóficas. é uma obra satírica que critica a sociedade e oferece uma visão cômica e irônica das experiências humanas. com seu estilo único e imprevisível, o livro exerceu influência sobre o desenvolvimento do romance moderno.

Marcos606 22/03/2023

Uma combinação de autobiografia, ficção e escrita de viagens, narra a jornada pela França de um jovem charmoso e sensível chamado Yorick e seu servo La Fleur.

O romance desafia as expectativas convencionais do que um livro de viagens pode ser. Uma coleção aparentemente aleatória de experiências dispersas, mistura vinhetas comoventes com episódios de um modo mais cômico e caloroso, mas a coerência da imaginação é garantida pela delicada insistência com que Sterne pondera como os impulsos do sentimentalismo.

Carina 13/01/2023

Gostei
Uma pena a historia não ter um final devido ao falecimento do autor. A historia é muito cativante e faz com que queiramos saber as peripécias do protagonista.

Ana 30/09/2021

Viagem sentimental
Nesse livro que Sterne deixou inacabado, vemos as impressões das viagens do narrador-personagem Yorick pela França e pela Itália, e mostra uma França cheia de tipos curiosos e interessantes com algumas histórias picarescas e outras bem tristes. Da Itália, vi pouco no livro, justamente por estar inacabado.
Confesso que desde minha adolescência há quase vinte anos, eu queria ler esse livro, mas quando o tive em minhas mãos recentemente, demorei muito para chegar ao final pois a escrita do autor, que é o ''pai'' do fluxo de consciência, tarda a fluir, pois às vezes ele se perde em divagações. Mas há passagens que me cativaram nesse volume, não vou mentir, por serem extremamente comoventes, como a da história da jovem Maria em Moulines, que depois de uma decepção amorosa meio que enlouqueceu, e a da morte do pobre asno, que deixou o dono inconsolável; a quase prisão de Yorick, etc. Há passagens bastante curiosas sobre o criado do narrador-personagem, chamado LaFleur, que é um rapaz bastante solícito, que se torna um grande amigo para ele, e ambos até tornam-se cumplices das conquistas amorosas um do outro.
É um livro que reflete o espírito do século 18 europeu. Muito bom, mas não é obviamente uma leitura para todos os gostos, só para quem sabe apreciar as pérolas ocultas.

EduardoCDias 20/04/2021

Impressões
Romance inacabado de Laurence Sterne, conta a viagem de um inglês pela França, com suas impressões e experiências. A segunda parte, que deveria se passar na Itália, seria a continuação desse, mas nunca foi escrita.