Dois Lados, Duas Vidas

Dois Lados, Duas Vidas Karen Alvares

Resenhas - Dois Lados, Duas Vidas

Vanessa 02/07/2017

Resenha: Dois Lados, Duas Vidas - Karen Alvares
Conheci Vivian e Gabriel este ano, quando li Alameda dos Pesadelos - De longe o meu livro predileto de 2017 (que nem acabou ainda). Lá vimos quão complicado foi o relacionamento dos dois e quanto foi difícil perdoar um ao outro e a si mesmos.  Em Dois Lados, Duas Vidas, Karen Alvares nos presenteia com dois lindos contos, onde participamos de outros momentos da vida dos dois.
O primeiro conto - Do Outro Lado - fala sobre a Vivian. Mas não a mesma de Alameda. Esta é a Vivi destemida, feliz, cheia de planos e completamente apaixonada por Joshua - seu primeiro amor. Os dois estão indo a praia predileta de Vivi. Um dia daqueles que fica na memória. Para Vivian, infelizmente, o dia não foi marcado apenas pela felicidade. O conto narra o último dia entre ela e Joshua. O dia do acidente. Karen escreve de uma forma que conseguimos captar toda a mudança da personagem. Da Vivi feliz e cheia de planos, para a Vivian perdida e vazia de Alameda.
Do Outro Lado também mostra um pouco mais de Joshua (Aquele que conhecemos tão pouco em Alameda, mas já consideramos pacas). Um cara apaixonado, cheio de planos e também muito profundo. Um jovem que cedo perdeu seu pai (e de certa forma, também perdeu sua mãe, que deixou de ter gosto pela vida), mas que mesmo assim "conseguiu encontrar a vida após a morte".
Do Outro Lado, é  uma verdadeira carta de despedida. Carregada de lembranças, tristeza e angústia. Um texto emocionante que toca no fundo do peito, principalmente se você já perdeu alguém. Impossível não se emocionar.
E aí temos Deste Lado. Um conto curtíssimo (sim, queria mais!) sobre Gabriel. Do acidente onde perdeu a vida, até seu acordo com a Rainha, com uma pitada da história entre Alexandra e Emanuel. É interessante poder comparar o amor de Emanuel / Gabriel por elas e perceber como é distorcido. Um amor possessivo e cego, onde ninguém acaba bem.
Em Alameda - pelo menos pra mim - ficou impossível sentir carisma por Gabriel e Deste Lado não ajudou muito. Por isso queria mais. Quem sabe quando Alexandra ainda era apaixonado por ele. Quando se conheceram. Eu tentei - juro - mas não consigo ter nenhum carinho por Gabriel e muito menos por Emanuel.
Para aqueles que não leram Alameda dos Pesadelos, não tem problema nenhum começar por Dois Lados, Duas vidas. Um não dá spoilers sobre o outro, com uma leitura rápida é tão prazerosa quanto de Alameda. Preparem os lencinhos, Karen Alvares, mais uma vez (ou pela primeira) vai te levar às lágrimas .

site: www.dicadoleitor.com.br

Laís Helena 12/06/2017

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Dois lados, duas vidas reúne dois contos spin-off de Alameda dos Pesadelos. Sendo assim, é importante ter lido Alamenda dos Pesadelos antes de apreciar os contos, pois eles trazem spoilers dos livros.

Do outro lado narra um dia da vida de Vivian e seu namorado, Joshua, quando os dois decidem aproveitar a praia — isso sob o ponto de vista de Vivian, em primeira pessoa. Assim, o conto foca em alguns pormenores desse dia e nos pensamentos e sentimentos que Vivian tem a respeito, depois de passado o acidente.

Como Vivian narra esses momentos em retrospectiva, como se os relembrasse depois de passado o acidente, isso adiciona um toque interessante ao conto. Vez ou outra temos ela conversando com Joshua em meio à narrativa, o que transmitiu seu pesar pela morte dele, além de ter adicionado tensão ao conto, envolvendo o leitor ainda que este já soubesse o que estava por vir.

Gostei da forma como os personagens foram explorados. Foi interessante conhecer uma ou outra faceta de um personagem que não aparece tanto em Alameda dos Pesadelos. Também gostei da comparação entre a Vivian de antes do acidente e a Vivian de depois. Nesse sentido — mostrar quem são os personagens — tanto os diálogos quanto a narrativa fizeram seu trabalho.

Deste lado, por sua vez, é narrado sob o ponto de vista de Gabriel, o antagonista de Alameda dos Pesadelos, também em primeira pessoa. Conta o acontecido logo após sua morte, em um acidente de moto: como ele conhece a Rainha (vilã de Alameda dos Pesadelos) e relembra sua vida anterior, o que o leva à sua vingança contra Vivian.

Gostei menos deste conto que do anterior. Mais uma vez, a Rainha me desagradou como vilã. Como aconteceu em Alameda dos Pesadelos, não ficou claro (nem de forma subentendida) o que ela ganharia com Gabriel ou com a morte de Vivian. Ela é simplesmente má e, embora eu não veja problema em vilões que fazem maldades apenas por gostar disso, senti falta de uma caracterização melhor.

Ainda assim, a narrativa foi imersiva — apesar de ter contado um pouco aqui e ali, em vez de mostrar —, e o conto cumpriu seu objetivo ao mostrar o lado de Gabriel e suas motivações para fazer o que fez em Alameda dos Pesadelos.

No geral, gostei da leitura e a recomendo para aqueles que leram e gostaram de Alameda dos Pesadelos.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2017/06/resenha-dois-lados-duas-vidas.html

Paloma 27/12/2016

SEMPRE tem dois lados
No conto Do Outro Lado, temos Vívian e Joshua e a gente tem a oportunidade de saber mais sobre como foi o dia em que o laço - dessa vida - foi rompido. Temos acesso ao mais sincero relato de uma mulher que provou do mais belo sentimento e que agora se vê totalmente perdida e amargurada.

Eu gostei muito desse conto porque eu já havia me esquecido o quão encantador Joshua era, como era tranquilo, interessante... mas o ponto mais legal foi conhecer um pouco da vida dele. E isso deu um acréscimo na lição aprendida em Alameda dos Pesadelos, gostei muito mesmo.

Em Deste Lado, descobrimos juntamente com Gabriel onde se iniciou a raiva excessiva que sente por Vívian. Eu achei interessante como as lembranças tiveram efeitos físicos e como foi narrado pra gente, maaaaas, Gabriel é um personagem complicado e mesmo que eu não queira gostar dele, eu gosto. Então, eu estava esperando muito saber sobre a vida dele pra tentar ser um pouquinho mais compreensiva com o coitado, assim como sou com a ela.

E como não há muito além do que já vemos em Alameda dos Pesadelos, eu fiquei um pouco chateada... mas quem sabe rola uma continuação, ou um encontro de Gabriel e Joshua. Tô deixando aí no ar HAHAHAHA

A escrita da autora como sempre é fluida, ela consegue te prender na história, faz ótimas descrição de espaço-tempo, ambiente, cenário.. Indico a leitura e não é totalmente necessário ler Alameda dos Pesadelos pra entender os contos. Mas, seria bacana, pois você tem uma visão mais ampliada do contexto geral.

site: http://silenciosahighway.com.br/2016/12/27/livro-de-contos-dois-lados-duas-vidas-karen-alvares/

Lu 20/11/2016

Um conto para pensar
Assim que terminei de ler "Alameda dos Pesadelos" e postei a resenha, a fofa da Karen perguntou se eu não gostaria de ler os contos e conhecer um pouco mais de Vivian e Gabriel. Em "Alameda dos Pesadelos" é um livro que fala muito sobre perdão. Em quantas vezes magoamos alguém sem perceber ou erramos e não percebemos, e quanto isso machuca os outros de formas que não imaginamos e, assim, conhecemos bastante sobre os dois protagonistas da história, mas "Dois Lados, Duas Vidas" nos mostra, em dois contos bem profundos, cada lado da história apresentada no livro inicial.

O conto "Do Outro Lado" vai nos apresentar a história de Vivian antes do terrível evento que marca sua vida e a transforma na Vivian moldada pelo sofrimento. Já o conto "Deste lado" vai nos apresentar melhor Gabriel em seus momentos mais íntimos, vamos conhecer um pouco melhor nosso antagonista.

Gostei muito do conto "Do Outro Lado" que nos apresenta melhor a vida da Vivian com seu noivo Joshua, como ela era feliz e alegre e como um erro dos dois acabou culminando em um momento trágico que transformou Vívian na pessoa amargurada e com pouquíssima vontade de viver que conhecemos em "Alameda dos Pesadelos".

"Deste lado" é um conto mais sofrido e mais angustiante que retrata alguns momentos de Gabriel. Não posso falar muito sobre este conto, porque entregaria bastante da vida de Gabriel, do que aconteceu com ele e isso tira todo o suspense que vemos em "Alameda dos Pesadelos".

Senti que o livro tenta nos mostrar que toda história tem dois lados, que não basta você ouvir o lado de apenas uma pessoa e pensar que ela tinha razão o tempo todo ou que não o tinha. Toda a história merece ser ouvida em sua plenitude e cada erro merece compreensão. "Dois Lados, Duas Vidas" é mais um livro da Karen que nos coloca para pensar.

site: https://lumartinho.blogspot.com.br/2016/11/dois-lados-duas-vidas-karen-alvares.html

melissa 05/06/2015

Toda história tem dois lados.
Para entendermos melhor o que aconteceu, precisamos que todas as partes sejam ouvidas. E é isso que Dois Lados, Duas Vidas faz: nos leva a entender os motivos dos personagens principais de Alameda dos Pesadelos em dois contos bastante intensos. Para nos fazer entender que não existe preto ou branco. A vida é cinza e nós também.

Alameda dos Pesadelos é o primeiro romance de Karen Alvares (tem resenha do livro aqui). Um suspense com seus toques de terror, o livro foi muito bem aceito na blogosfera literária e foi elogiado por ser uma trama sensível e intensa.

Nessa história conhecemos Vívian e Gabriel, duas vidas entrelaçadas em meio a rancor, ressentimento e ódio. Vívian culpa Gabriel pela desgraça de sua vida e vice-versa. O livro inclusive começa com Vívian desesperada, tentando proteger o filho pequeno e o pai, de uma perseguição sinistra feita por Gabriel.

Mas como foi que isso tudo começou? O que há por trás disso tudo? Alameda dos Pesdelos já nos faz questionar se Vívian é mesmo vítima e Gabriel é mesmo algoz, mas em Dois Lados, Duas Vidas finalmente podemos entrar na lógica deses personagens e entender quem eles realmente são.

No primeiro conto, “Do outro lado”, conhecemos uma Vívian jovem. Num fim de semana ela e seu namorado Joshua vão passar o dia na praia. Vemos então um pouco mais do homem que Vívian chamou de amor durante toda a sua vida e entendemos mais do fim trágico desse relacionamento. Mas o mais interessante é ver que Vívian sempre teve uma propensão ao apego, ao rancor, mesmo jovem, mesmo antes dos acontecimentos de Alameda dos Pesadelos. O conto começa leve, juvenil, e termina devastador.

Já em “Deste lado” temos como protagonista Gabriel. Visto por Vívian como um homem mau e inescrupulosol, aqui temos seu lado mais humano. Além de um flashback importante sobre seu relacionamento com Vívian anteriormente, temos um Gabriel perdido, com medo e desesperado à procura de qualquer coisa para aplacar sua dor. Mesmo que seja um pacto com um ser sinistro.

Não falo mais para não dar spoilers, mas o livro é altamente recomendado, principalmente para quem leu e gostou de Alameda dos Pesadelos. Se você não leu ainda, não perca tempo! Compre os dois já agora.

site: http://livrosdefantasia.com.br/2015/06/01/dois-lados-duas-vidas/

Sandro 22/04/2015

Livro: Dois Lados, Duas Vidas de Karen Alvares
Já disse mais de uma vez que adoro a escrita de Karen Alvares, já vimos a resenha do primeiro livro dela Alameda dos Pesadelos, agora Karen e a Editora Catavento nos presenteiam com Dois Lados, Duas Vidas.

Dois Lados, Duas Vidas é um livro que reúne dois contos que complementam Alameda dos Pesadelos. O primeiro conto, Do Outro Lado, acompanhamos o ultimo dia de vida de Joshua, o grande amor de Vivian. No segundo conto, Deste Lado, temos outra morte, desta vez do antagonista do Alameda, Gabriel.

O que adoro na escrita da Karen é a forma que ela usa a escrita em primeira pessoa, estilo que encontramos em quase todos os seus trabalhos. Cada descrição de cena tem riqueza de detalhes, cada sensação, cada toque, cada sentimento. Isso transporta o leitor para dentro da história, Karen faz isso muito bem.

Ambos os contos trazem para perto toda dor dos personagens de forma tão intima que é impossível não se imaginar os próprios. E como disse antes, eles complementam o livro, principalmente o primeiro conto. Vivian sofre muito com a morte de Joshua, mas os detalhes desta morte não haviam sido explorados. O segundo conto é bem mais curto, a história dele é relevante por causa do primeiro encontro entre Gabriel e a Rainha, deixando claro como a vilã exerce sua influencia em Gabriel.

Eu gostei mais do primeiro conto, é maior e bem mais trabalhado. Olhando por outro ponto de vista, juntando também com outro conto dela transformado recentemente em ebook pela Editora Draco, O Que Poderíamos Ter Sido, vejo que a Karen não tem talento apenas para o Terror. Por seu estilo de escrita, escreveria grandes obras de Romance.

site: https://tiozinhonerd.wordpress.com/2015/04/22/livro-dois-lados-duas-vidas-de-karen-alvares/