Mau Humor

Mau Humor Ruy Castro

Resenhas - Mau humor

rntpincelli 07/11/2023

Comecei este ano de 2023 com Mau Humor. Não necessariamente o sentimento, mas o livro de Ruy Castro. Nesta obra, o autor deixa de lado as biografias para fazer "uma antologia definitiva de frases venenosas". Neste compêndio de respostas ríspidas, sacadas e resmungos, Castro reúne citações de gente que sempre teve algum motivo para perder as estribeiras com alguém: santos e pecadores, escritores e jornalistas, famosos e anônimos, atores e diretores - e humoristas, muitos humoristas.

De Abreu, o Capistrano de (historiador brasileiro) a Zuckor, Adolph (pioneiro do cinema americano) não faltam referências para buscar no meio de uma discussão acalorada ou de uma leitura rápida para as férias (o que foi o meu caso). Os aforismos desaforados são organizados em ordem alfabética, segundo o tema, de Abstinência a Zé-Povinho. A quantidade varia pois algumas temáticas contam com apenas uma quote exemplar enquanto outras trazem dúzias de pedradas. A qualidade, porém, está fora de questão: Castro, como bom biógrafo, termina o livro com uma lista de todas as personalidades citadas, suas datas de nascimento e morte e sua ocupação principal. Minhas frases favoritas são tantas que merecem, talvez, uma publicação à parte.

Angelica75 21/08/2023

Nota 3,5
Bom ao que se propõe, apenas algumas frases não envelheceram muito bem já que estamos (amém) em outros tempos.
Outras frases são atemprais e salvam, com boa vantagem, o livro. Muitas das melhores frases, na minha opinião, são as de Mae West, Woody Allen e Fran Lebowitz.
Angelica75 21/08/2023minha estante
atemporais**

jonatas 29/03/2023

Livro excelente, coletânea muito bem feita e caprichada. Leitura leve e descontraída, arranca algumas boas risadas.

Ton 23/06/2022

Um oceano de pérolas
Tá ai um livro que ao mesmo tempo consegue ensinar, divertir e conscientizar.
O livro tem diversas frases que são organizadas por temas em ordem alfabética. No fim do livro há um pequeno resumo sobre que são as pessoas que ditaram tais frases.
Há uma questão temporal que deve ser levada em conta: muitas das frases de cunho machista são de homens (e algumas mulheres) do século passado (não que justifique mas... enfim).
O livro vale muito a leitura e releitura.
Porque é impossível você aprender tudo em uma primeira leitura.

Cleber 05/03/2021

Frases garimpadas
Uma coletânea de frases com temas diversos, muito bem garimpadas por Ruy Castro. Vale a pena ler aos poucos e se quiser pode abrir o livro em uma página aleatória e encontrará uma frase que te faça pensar e/ou sorrir.

Victor.Escobar 12/12/2018

Comprei esse livro num sebo em ótimo estado de conservação. Já tinha lido ?O mehor do mau humor? num livro em estado sofrível, mas que eu não largava por nada. Sempre o deixava por perto por ser fonte de inspiração e de gargalhadas instantâneas.

Tenho o Ruy Castro como referência e já li bastante coisa dele - as biografias de Nelson e Garrincha, algubs livros de crônicas e textos jornalísticos, os livros sobre Bossa Nova e Samba-Canção, além das colunas na Folha. São tantas as predileções em comum - até no time de futebol - que sempre quero saber o que Ruy tem a escrever.

Essa antologia definitiva, confesso, deixo dentro do carro, naquela sacola que fica atrás do banco do motorista. Sempre que posso, relembro alguma coisa. Também não posso deixar de dizer que as frases do Woody Allen são imperdíveis! Enfim, o livro cumpre bem o papel ao qual se propõe.

jota 25/09/2013

Outro golaço de Ruy Castro
Penso que o melhor livro que li de Ruy Castro é mesmo Chega de Saudade sobre a bossa nova, tanto que o reli faz pouco tempo. Mas apreciei muito também as biografias que ele escreveu sobre Carmen Miranda, Mané Garrincha e Nelson Rodrigues.

Já havia lido seu livro de frases famosas, O Amor de Mau Humor, gostado bastante e agora termino de ler esta antologia definitiva sobre o mau humor. Que é, como tudo o que Ruy Castro faz, muito boa.

São frases consagradas de famosos e nem tanto (há até um Anônimo dando o ar de sua graça aqui) que fazem não apenas rir mas também refletir (às vezes). Algumas não são venenosas de fato, mas todas são espirituosas.

Como esta de Groucho Marx: "Nunca li uma autobiografia honesta. Noventa por cento das autobiografias são 100% ficção. Se as pessoas escrevessem a verdade sobre si próprias, não haveria cadeia que chegasse."

Ou então esta, de Woody Allen: "Por que Deus não fala comigo? Se Ele pelo menos tossisse!"

Ou ainda esta de W. C. Fields: "Nunca bati numa mulher em toda a minha vida. Nem mesmo na minha própria mãe."

E mais esta de Mae West: "Sou a favor da censura. Afinal, fiquei rica por causa dela."

Esses quatro citados comparecem com várias pérolas, mas tem também Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Pelé, Chico Anísio, Ziraldo, Jô Soares, e entre os muitos estrangeiros, o grande H. L. Mencken, que disse: “Todo homem decente se envergonha do governo sob o qual vive.”

Nós, brasileiros, temos motivos de sobra para nos envergonharmos todo dia de nossos governantes, já faz muitos anos. Mas também para rir deles, pois como disse um romano antigo, que falava latim, “Rindo castigamos os costumes”, não? E o livro de Ruy Castro ajuda muito nesse sentido.

Lido (com muito prazer) entre 22 e 25/09/2013.
Arsenio Meira 01/10/2013minha estante

Ruy Castro merece um lugar no panteão. Só pelo fato de ter - literalmente - tirado do limbo um escritor como Nelson Rodrigues já é digno de um Nobel (exagero, claro, mas...)

E ele escreve como quem bate um papo, consistente, leve, engraçado, didático. Uma prosa saborosa. E os temas, sempre, interessantes. Além de ser um tradutor de mão cheia. E um cronista também. Li tudo o que ele já escreveu. Tudo. Falta apenas cadastrar alguns livros. O ultimo foi o livro de crônicas "Morrer de Prazer", que só peca por não ter mais crônicas.

Enfim, se ele escrever bula de remédio, compro o remédio e tomo, rsrsrsr...
E, finalizando, estas pérolas colhidas por ele: "O amor tudo pode, exceto contra a pobreza e a dor de dentes." (Mae West, atriz americana)

"A vida de Rimbaud foi o Pato Donald comparada com a minha." (Angela Ro-rô, cantora brasileira)

jota 03/10/2013minha estante
Ah, sim! Como dizem por aí, Ruy Castro é, em matéria de biografias e antologias, "tudo de bom."

Peterson Boll 04/06/2010

Literatura fast-food. Interessante coletânea de frases para impressionarmos os amigos ou usar como subnick no MSN.