Six of Crows

Six of Crows Leigh Bardugo

Resenhas - Six of Crows

Elyene 08/05/2021

Não se meta com corvos
Nossa, demorei tanto a ler esse livro, mas, sinceramente, sou grata de que era esse livro que estava na vez durante meu período ruim para leituras. Porque mesmo sem pique pra ler, eu lembrava das personagens e do rumo da história e apreciava todas as tentativas de engatar na leitura, mesmo indo de 10 em 10%. Depois de ler essa primeira parte da duologia, posso afirmar como é visível a evolução da escrita da Leigh e, por conseguinte, do universo por ela criado. A Trilogia Sombras e Ossos soa quase como uma adolescência do universo que se apresenta bem mais maduro nesse livro. A complexidade das personagens, as histórias de vida, especialmente a de Kaz... fiquei apaixonada! Tudo sombrio e cativante demais! E a própria aventura (que assumo que passo pano, muitas vezes, para a qualidade da jornada trilhada em prol da trajetória pessoal das personagens) é interessante, envolvente e surpreendente! Leitura que valeu a pena e espero que mantenha o nível no fechar da duologia.

Paula.Carrari 09/05/2021

O livro ficou bom a partir do capítulo 40. Não sei se comecei a ordem de leitura pelo segundo livro, mas passei uma boa parte voando sem entender nada. Mas quando comecei a entender, eu curti demais.

alexiamc 18/04/2021

The heart is an arrow
"'You can't spend money if you're dead'
'I'll acquire expensive habits in the afterlife'"

Difícil descrever esse livro! Eu já sabia que ele era muito famoso e bem cotado - tem 4,6 estrelas aqui no Skoob - mas não tinha IDEIA que seria assim!
Eu gostei da trilogia Grisha, mas não amei, tem muitos furos e personagens mal desenvolvidos (ou só extremamente irritantes, tipo o Maly), então me surpreendi posivamente com esse livro.
Ele conta a história de 6 jovens que moram no Barril (eu ignorei o fato de que eles têm entre 16 e 18 anos na história e fingi que têm 20 e poucos para que ela fizesse mais sentido na minha cabeça) e se veem no meio de uma "missão impossível".
Simplesmente não dá para parar de ler... Eu virei a noite no meio da semana porque tinha que saber o que ia acontecer. A história é intrincada e surpreendente, e os personagens são muito bem desenvolvidos e extremamente cativantes. No final, estava apaixonada por todos. Eu adorei a forma como a autora contou sobre o passado de cada um enquanto a história se desenvolvia, e me peguei chorando em algumas partes.
Recomendo MUITO a leitura!

Obs: eu acho que vale ler a trilogia Grisha antes, pois nesse livro - e em Crooked Kingdom, pelo que li até agora - a autora não explica coisas sobre o universo que podem deixar confuso quem não leu Shadow and Bone.

juliacandido 31/03/2021

"Sem luto, sem funerais"
Esse livro me destruiu de uma maneira... amei ksksksks mas falando sério agr, eu to apaixonada pela história de cada um, ver eles evoluindo e tentando superar seus trauma, foi lindo. Eu ainda to muito triste por umas coisas q aconteceram, mas esse livro foi simplesmente incrível.

Sad ghost 13/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK EU TODA CADELIZADA SIM. E mesmo depois de tudo, o Kaz ainda tá no meu coração. Sempre gosto dos que não prestam, tá na minha alma. Mas a outra metade do meu coração está com Matthias e Nina; um casalzão com tudo para dar certo.

Mas tenha força amiga. Força pro próximo livro!

Jorge Lavagnoli 02/05/2021

Rápido e voraz
A primeira trilogia grisha Sombra e Ossos já me surpreendeu e colocou-se entre as melhores séries de literatura fantástica, esta nova série (duologia) demonstra-se mais surpreendente ainda.
A autora retorna mais experiente e, mantendo o mesmo ritmo alucinante, consegue ser mais profunda e imprevisível.
Kaz Brekker e cia são personagens mais maduros e interessantes que os apresentados em Sombra e Ossos, a construção individual de cada um torna difícil imagina-los como adolescentes de 17 anos.
Minhas expectativas foram superadas.

luisinho 29/07/2021

pela quebra de expectativa que eu tive na trilogia grisha do primeiro pros outros 2, acabei ficando irritado com o universo. preciso reler em outro momento pra dar uma opnião de verdade

reli.
que livro foda.
leiam.
só senta e lê.

forbrekker 30/11/2023

"ai mas pq coisa de gente feia ficar lendo six of crows toda vez que se sente triste"

*eu sendo HORROROSA*

Priscila 17/06/2022

Amei os casais mas as conversas sarcásticas continuam
O ponto auge deste livro é Inej sem sombra de dúvida assim como na série da Netflix.
A duologia não se passa na mesma época que a trilogia principal como acontece na série, se passa vários anos depois (que não é especificado) e vemos algumas consequências desses acontecimentos, diretos ou não, nas histórias dos personagens principais deste livro.

Muito interessante, como consumidora da série e da principal trilogia, ver as outras duas tramas que são construídas em paralelo com a da Alina ser mostrada e aprofundada aqui. Ver a história do Jesper, do Kaz e da Inej e ler a trama da Nina com o Matthias em texto com acréscimos que provavelmente serão colocados mais a frente no audiovisual.

Amei conhecer o Wylan e estou bem curiosa para ver todo o desenrolar da vida e do romance dele, e claro, ficar pronta para "Shadow and Bones" season 2.

Falei no título mas ia esquecendo de comentar aqui: Leigh Bardugo só sabe escrever conversas sarcásticas cheias de farpas e brincadeiras... parece diálogo de adolescente bobo, é bem clichê, me lembra "Rebelde" BR. Ao mesmo tempo os personagens são jovens, porém a bagagem que carregam daria muito bem para serem bem mais velhos, até a personalidade, me incomodou um pouco imaginá-los como adolescentes de 17 anos com tanta inteligência e ao mesmo tempo diálogos bestas e noutros que carregava um fardo de pessoas de 40 anos.
Esse jeito de conversar não me incomodaria se fosse algo só da Alina e do Malyen na trilogia Grisha, mas ver que todo mundo tem a mesma personalidade, conversam do mesmo jeito é deveras broxante. Fora isso, nada a reclamar!

MellNavarro 06/06/2021

Realmente todos os elogios são merecidos
Tudo nesse livro se encaixa, o enredo é bem desenhado, os personagens bem estruturados, todos com seus "fantasmas do passado"
Comparando, basicamente tem tudo o que senti falta na trilogia, o que só comprova o potencial que tinha.
Embora não seja 100% necessário, foi importante ter lido a trilogia antes para entender como funciona esse mundo, então fica a dica para quem ainda não leu
Recomendo muito e ansiosa pelo segundo!

Giu 28/04/2021

A melhor coisa que eu fiz foi ouvir quem me dizia que Six of Crows era muito melhor que a Trilogia Grisha e que valia a pena investir na Leigh Bardugo. Realmente, depois de passar raiva e criticar vários pontos da trilogia, a Bardugo calou a minha boca com Six of Crows.

A história se passa em Ketterdam, no mesmo universo de Sombra e Ossos, mas após os acontecimentos de Ruína e Ascensão. Cinco jovens de uma região periférica de Ketterdam e um criminoso fjerdano se juntam para ir atrás do prêmio de trinta milhões de kruges pelo resgate de um cientista preso em Fjerda, que criou a jurda parem, droga poderosa que estava sendo usada para controlar os Grishas.

A leitura é fantástica: todos os personagens tem profundidade, os flashbacks são extremamente naturais, a ambientação é incrível e as lutas são de tirar o fôlego. Muitos autores se isentam da responsabilidade de incluir mais representatividade e questões sociais nos livros de fantasia, mas Bardugo conseguiu encaixar tudo de forma muito abrangente e nem um pouco forçada.

Uma coisa que me incomodava muito na Trilogia Grisha era a rapidez e falta de descrições no clímax do livro, que geralmente acontecia nas últimas páginas. Em Six of Crows, rola um ataque cardíaco a cada quinze páginas e é impossível não devorar o livro querendo saber o que vai acontecer. E quando tudo parece se acertar, vem outro tombo pra te derrubar.

Apesar das comparações com a história anterior, a Trilogia Grisha foi muito importante na ambientação da história. Não é impossível ler Six of Crows sem ter lido os anteriores, mas acredito que seja difícil no começo se habituar com termos novos. Ainda assim, ler a Trilogia Grisha antes te da o prazer de encontrar referências escondidas e ter uma noção maior do universo criado pela autora. Fazia tempo que eu não lia um livro que me envolvesse tanto na história e me fizesse gostar tanto dos personagens, não vou querer abandonar o grishaverse tão cedo.

luh lantsov 31/03/2021

amei
eu senti uma evolução em relação a escrita da leigh bardugo, eu amei muito esse livro, me apeguei muito aos personagens e a história é muito interessante, recomendo muito!!!

gih 13/03/2021

"no mourners, no funerals"
eu não li a trilogia Grisha então eu fiquei um pouco confusa com o universo em que o livro se passa, eu nunca havia lido um livo que tinha pontos de vistas de vários personagens diferentes, eu achei que isso atrapalharia minha leitura mas foi o contrário! Eu me envolvi tanto no ponto de vista de cada personagem que cada capítulo eu fiquei mais ansiosa. E o fato do Kaz sempre esconder seus planos tanto do seus "amigos" como também esconde-los dos leitores deixa a história mais emocionante, adorei!

Clara 18/04/2021

socorro
esse livro é MUITO bom
durante a leitura eu já tava esperando que fosse ser um final incrível, mas não imaginava que ia me deixar assim