Dois Irmãos

Dois Irmãos Milton Hatoum
Fábio Moon
Gabriel Bá

Resenhas - Dois Irmãos (HQ)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

joaoggur 27/12/2020

Nem todas as famílias são perfeitas. Nem tudo é perfeito.
Dois irmãos é mais um belíssimo trabalho vindo dos irmãos Ba e Moon. Com lindos traços ( que lembram o do gênio Flávio Colin.), e com um roteiro pesadíssimo, uma baita obra se forma.

Sinto que o maior ensinamento que esse livro pode passar é que nada é perfeito. Será que uma rica família libanesa, que possui grandes contatos na cidade e de grande nome com os demais imigrantes tem problemas??

Sim. E muitos, para falar a verdade.

[Spoiler MÍNIMO, não acho que fala muito sobre a HQ, mas quem não qui ser ler... ] Um filho é amargurado por ter que ir para o lugar de sua ancestralidade, o outro tem o sonho de vagabundear pelo mundo... Uma mae que sonha de ter o filho só para ela e um pai que gostaria que o filho tivesse vergonha na cara... Todos ali tem sonhos não alcançados, coisas de que não há coragem de assumir... Um vazio existe em suas almas.

[Fim dos Spoilers] Mesmo não tendo lido o livro original, aconselho fortemente ler essa obra. Em inúmeros momentos me lembrou O Condado De Essex, que, sem dúvida alguma, senti uma forte inspiração na narrativa. Apenas tomem cuidado pois em algumas partes o livro chega a ser um pouco chocante; a podridão humana nos consome.

B!A 19/04/2022

pra falar a verdade acho que eu nem entendi direito
mas mesmo assim eu gostei????
é um livro interessante que trata sobre relações familiares e como elas vão refletindo em diferentes gerações

Raquel Moritz 26/07/2015

Graphic novel pra guardar com carinho :)
*Se vc quiser saber um pouco sobre a história, leia a sinopse do Skoob ou acesse a resenha completa em http://pipocamusical.com.br/2015/07/22/dois-irmaos-fabio-moon-gabriel-ba/

A história se passa na Amazônia, cenário preferido do autor manauense, Milton Hatoum, responsável pela obra original que inspirou Moon e Bá. Além de acompanhar a história da família de forma não linear e extremamente cativante, temos ainda um tesouro nessa trama: o drama do narrador, que tem sua identidade revelada lá pelas tentas no livro e que levanta muitas questões interessantes para o entendimento de Dois Irmãos.

Até mesmo um possível sentimento incestuoso entre alguns personagens é sugerido pelo narrador, que nos conta apenas o que viu e o que acha que sabe. Ele nos apresenta à família e suas tragédias até o momento presente, e depois seguimos com ele para descobrir o desfecho dessa geração.

Moon e Bá pontuaram os diálogos e os sentimentos da história com muita maestria. Alegria, paixão, isolamento e inveja são transpostos para o leitor com muita naturalidade. Os traços talentosos são preenchidos com as cores mais adequadas para uma história com personagens tão controversos: preto e branco, luz e sombra, bom e mau – ainda que estes dois últimos conceitos estejam misturados na natureza humana.

Uma obra incrível e super recomendada para quem aprecia dramas familiares, quadrinhos e, claro, o trabalho dos gêmeos.

site: http://pipocamusical.com.br/2015/07/22/dois-irmaos-fabio-moon-gabriel-ba/

Fernando.Araujo 28/05/2023

Os traços de uma história
Descobri o quadrinho após ter lido o livro original. Em termos de adaptação, acho que os ilustradores conseguiram captar a essência e passagens mais importantes da história. Deram vida a história com inúmeras camadas e reflexões. O estilo artístico é primoroso. Os quadros em preto e branco em contraste, as representações com poucos traços são exuberantes. É possível ver sentimento no rosto de cada um dos personagens quando necessário, suas ânsias, devaneios e raivas. A sensualidade também é expressa assim como no livro. Enfim, é primoroso o trabalho.

Guynaciria 26/02/2023

A Hq é muito fiel ao livro, contando a história de forma envolvente e natural, o que faz com que criemos apego aos personagens.

sab 24/03/2021

Surpreendente
Li o livro para a escola e confesso que sem nenhuma motivação, porém a maneira com que a história se desenrolou me cativou muito.
De início eu não entendi nada mas depois do terceiro/quarto capítulo tudo fez sentido.
É muito diferente ler HQ do que livros tradicionais, provavelmente lerei outros!

-Lá- 19/05/2021

Adorei reviver em imagens, ainda que no preto-e-branco, essa história tão marcante do Milton Hatoum. Já conhecia e admirava o trabalho dos gêmeos quadrinistas (Daytripper).

Gabriel.meacha 01/07/2020

um história de dor e sofrimento bem brasileira
Não posso negar que do começo ao fim do livro senti a dor que cada linha transborda, conforme a história avança esse horror só aumenta, já que os filhos que são uma coleção de traumas começam a ter mais poder de escolha e só reflete o em dois extremos a desgraça que a loucura da mãe materializou neles, assim como os desejos não realizados do pai. Senti uma explosão de angustia e arrependimentos lendo, não são bons sentimentos mas como a função da arte é justamente essa, é arder, o peso artístico dessa história é gigante.

Vilamarc 28/03/2021

Manaus Bucólica
Dois Irmãos é uma das minhas histórias preferidas da literatura nacional. Forte, passional, irracional, catártica.
A rivalidade de Yaqub e Omar, a paixão de Zana, e sobretudo a solidão de Nael são eternos.
Nas suas páginas uma Manaus bucólica se apresenta majestosa e essa foi minha principal motivação para essa Grafic Novel.
Assim, de forma geral o traço dos irmãos Moon e Bá não decepcionou. Em P&B foi possível vislumbrar essa cidade, mas senti um pouco de frustração na composição das personagens. Coisa de quem idealizou demais esses personagens tão marcantes.

Mylla 25/02/2020

Ótimo
História bem resumida e com lindas ilustrações, cheias de detalhes, fique com vontade de ler a obra completa.

Lucas.Fioravante 09/04/2024

Pedrada
Que obra sincera, subjetiva e que expressa muito bem o brasil de 1900 para cá, estou 100% arrepiado.

Vi. 16/10/2021

Minha primeira história em quadrinhos
Simplesmente devorei essa história em uma sentada. Não tinha lido história em quadrinhos antes mas já descobri que adoro!
A história nos dá uma grande lição sobre como a vingança e a falta do perdão pode nos corroer por dentro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6