The Rest of Us Just Live Here

The Rest of Us Just Live Here Patrick Ness

Resenhas - The Rest of Us Just Live Here

Juliana (Ju/Jubs) 22/04/2023

Sabe aquela ideia simples, mas genial? É exatamente o que temos aqui, e muito bem executada, por sinal.

Eu adorei a ideia de deixar clara a diferença entre "os escolhidos" e o resto das pessoas, também a reflexão de todos termos uma vida múltipla socialmente, e como isso pode parecer para as outras pessoas.

Tem um capítulo sobre uma consulta no psicólogo. Juro que eu poderia ser o Mikey ali, parecia que eu estava lendo a minha cabeça, foi assustador de certa forma, mas reconfortante também.

Não é um livro de reviravoltas, grandes romances, complexo etc. Pelo contrário, é sobre the rest of us (o resto de nós), que estamos só vivendo e tentando sobreviver mais um dia da melhor maneira possível em um mundo muito doido.

Ana Clara 15/04/2023

Podia ser muito bom
A premissa é extremamente interessante mas o livro consegue ser muito ruim. Tipo assim, muito ruim.
Só não dou zero estrelas pq tem alguns momentos interessantes na vida das personagens e uma descrição muito boa do TOC e outros transtornos relatados.

Anab 04/03/2023

Um livro sobre a galera que não é protagonista
Eu confesso que enrolei bastante para começar esse livro mas assim que abri eu li em uma sentada.
Muito engraçado ver como é o dia a dia de quem não é o protagonista, o herói, o escolhido.
Achei que seria um livro fácil de ler e bobinho mas me surpreendi muito com as camadas e os temas que aborda.
Amei

Jackie! 21/12/2022

Queria ter gostado mais!
Tinha altas expectativas com esse livro, apesar de não saber muito sobre ele... Eu o vi presente na lista de favoritos de muitas pessoas que tem o mesmo gosto literário que eu!

A idéia desse livro em si é excelente, dando voz aos personagens que geralmente ficam apagados durantes grandes eventos mágicos que rolam na cidade. E mesmo entendendo que o objetivo é mostrar que alguém com a vida mais pacata possível, ainda é o protagonista de sua própria história... O livro é chato! É a mesma narrativa colégial de sempre, com os mesmo dramas adolescentes de qualquer outro livro.

O romance é sofrido, não consegui gostar da Henna e da forma como ela lidou com tudo, os segredos e o "vai não vai", me pareceu muito irresponsável considerando a amizade e todos os problemas pelos quais ela sabe que o Mikey passa.

Eu até gostei de alguns pontos, como a forma que o autor retrata doenças mentais (toc, anorexia e depressão). A amizade do Mikey e do Jared, que para mim é um dos pontos auges do livro. A relação com as irmãs e também com os pais dele, que mostram que nem tudo que reluz é ouro e que por trás de fotos bonitas, existem sérios problemas rolando. Mas infelizmente essas coisas ficam de fundo, pois o foco é a missão que ele tem em beijar a chata da Henna!

M Ferreira 30/11/2022

The rest of us just live here, diferente que qualquer outro livro, enfatiza a vida das pessoas comuns e não dos super-heróis, ocupados em salvar o mundo. Esse é um daqueles livros leves, que você lê um capítulo atrás do outro sem nem perceber.

Nessa história, acompanhamos o cotidiano de jovens que apenas querem se formar, resolver suas questões e começar um novo momento em suas vidas, enquanto alguma coisa acontece nas entrelinhas, mantendo os "heróis" ocupados e preocupados.

O autor aborda, com muita sensibilidade, temas delicados como alcoolismo, sexualidade, doenças mentais, transtornos obsessivos, transtornos alimentares e conflitos familiares. Temas que qualquer um pode reconhecer ou identificar.

É uma leitura bem rápida e descontraída. Os capítulos são curtos e o livro é narrado em primeira pessoa. Como aborda temas complicados, é possível que haja gatilhos para algumas pessoas. Ainda assim, recomendo a leitura.

ingrid.oliveira 27/08/2022

Achei único!
O livro tem duas histórias acontecendo, que é sobre as "indie kids" e sobre a vida do Mikey e seus amigos. Cada começo de capítulo tem um breve paragráfo sobre a primeiro história.

É um mundo sobre criaturas sobrenaturais/ místicas, como vampiros e Deuses, que "convivem" junto com os que são considerados pessoas normais. No decorrer da leitura, você descobre mais sobre o universo do livro, porém não é tanto o foco.

Os personagens são o Michael (Mikey), Melinda (Mel - irmã do Mikey), Henna e Jared. E todos são amigos e estão prestes a se graduarem no Ensino Médio, e o foco é mostrar as dificultades que todos começam a ter sobre o novo ciclo de suas vidas adultas, por irem para longe um do outro. A leitura é em primeira pessoa, que é contada pelo Mikey, e por isso vivenciamos muito mais suas dificuldades em relação a família, amor, amigos, faculdade e o mistério que está acontecendo em sua pequena cidade situada no fim do mundo, por conta das "indie kids".

O livro é muito bom e tem bastante reflexões dessa fase na vida, de adolescente para vida adulta.

"The mistake of every adult, though, is to think darkness and hardship aren't important to young people because we'll grow out of it. Who cares if we will? Life is happening to us now, just like it's happening to you."

"Not everyone has to be the Chosen One. Not everyone has to be the guy who saves the world. Most people just have to live their lives the best they can, doing the things that are great for them, having great friends, trying to make their lives better, loving people properly. All the while knowing that the world makes no sense but trying to find a way to be happy anyway."

"Everything's always ending. But everything's always beginning, too."

gabela 01/07/2022

tudo bem q a premissa do livro eh chata, mas ele eh mto ruim
desisto desse livro, meu deus q coisa chata.
historia sem graca, escrita enrolada, personagens sem carisma algum, por mim podia morrer todo mundo q eu nao daria a minima
brava q perdi meu tempo com isso

Ange 27/05/2022

? Simplesmente perfeito ?
Apaixonada demaiss ?, não tenho palavras. Eu não sabia o quanto precisava ler esse livro até ler ele, os personagens são maravilhosos, a história é contada de uma forma leve que te prende do início ao fim, que tu nem vê o tempo passar.
Vontade de esquecer tudo pra poder ler de novo ???.

Jamilli Farineli 04/05/2022

o inglês é bem tranquilo, boa proposta e as duas histórias prendem a atenção. tem várias passagens marcantes e é bem rapidinho e gostoso de ler.

akasaori 29/03/2022

COMPLETAMENTE ENCANTADAAAA. A temática é tudo que sempre pedi, SEMPRE penso e comento sobre isso, sobre os civis que vivem no meio do caos que é uma história de herois, ter sua casa destruida toda semana e coisas do tipo. Então fui muito contemplada aqui e o audiobook ? de milhões.

mayara.marinheiromartinelli 02/03/2022

Fazia tempo q não lia um YA contemporâneo e foi uma boa experiência, o livro tem duas histórias paralelas que se complementam, os personagens são engraçados e vc gosta deles, o foco sendo a amizade de pessoas normais em um mundo com elementos mágicos é muito interessante e ainda bem que não foi dado tanto espaço para os adolescentes indies!

Manu 12/01/2022

Surpreendente!
*(+14) Violência, conteúdo sexual implícito e linguagem imprópria*
*ALERTA GATILHOS: transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade, transtorno alimentar e alcoolismo*

Gostei muito desse livro. Foi uma leitura que eu não sabia muito sobre o livro e mesmo assim, me surpreendeu.
Não é uma história sobre ser quem vai resolver o problema que atinge a cidade. Não é sobre o ?chosen one?. É apenas um livro dos demais cidadãos da cidade. É sobre nós, meros mortais.
Esse livro me trouxe uma grande reflexão sobre a vida. O protagonista está encerrando uma fase muito importante na sua vida, o término do ensino médio e logo começará a enfrentar a vida adulta. Junto com isso, um mal atinge a cidade e começa a matar um grupo de pessoas a qual ele não faz parte, então ele não é alvo de tudo isso. Mesmo assim, ele não consegue fazer nada a respeito, assim com os demais acontecimentos da sua vida. E isso é de deixar qualquer um com MEDO.
Me identifiquei muito com a história porque também tive sintomas parecidas com TOC, mas como faço terapia tem muitos anos, os sintomas não se agravaram. Mas é uma história sobre nós. Porque as coisas fogem do controle, e ficamos com medo disso, mas o que fazemos com esse medo? Realmente precisamos controlar as coisas? Simplesmente incrível.
Tudo isso escrito de forma muito lever e divertida.

Jacare 03/12/2021

a) Onde as personagens secundárias são as principais
b) Essa foi uma leitura extremamente marcante para mim

Com o hype de hoje em dia de ser o "personagem principal", às vezes esquecemos que os personagens secundários têm uma vida também!

Então eu percebi que tudo bem. Não preciso ser uma Indie kid pra viver coisas memoráveis.

E todo esse conceito de "Indie kids" é simplesmente maravilhoso. Eu nunca tinha parado pra pensar que em todos os livros, séries, filmes, tudo sempre acontece com as Indie kids.

Esse livro tem todo um charme próprio e o audiobook é maravilhosamente narrado.
Os personagens são profundos mas muito caricatos ao mesmo tempo, o que dá um baita dum ?tchan? na leitura.

Só não dei 5 estrelas pois a história fica muuuuuuito lenta da metade do livro pro final. Essa é minha única reclamação, na verdade.

Os personagens são tão, mas tão reais que sinto como se fossem meus amigos de verdade. O que me deu pena de terminar a leitura. Vou sentir saudades deles.

Espero que se saiam bem na faculdade.

Espero também revisitar essa história em breve.

Isa 15/11/2021

Bem tranquilo
Como o livro já diz desde o começo ?nem todo mundo pode ser o escolhido ? ou seja nem tudo é sobre vc? o livro fala sobre as pessoas normais que são afetadas todo vez q outra dimensão se abre. Eu gostei do livro, ele diz muito sobre amizade e sobre como todo mundo tem alguma coisa?