A Maldição do Titã

Rick Riordan
Rick Riordan

Resenhas - A Maldição do Titã

Homem Aranha 22/04/2024

Livro novo, personagens novos e interessantes
Simplesmente adorei esse livro! O terceiro livro de Percy Jackson, maldição do titã, foi incrível! Ele conta com personagens novos e aventuras com eles. Nico e Bianca Di Angelo, irmãos amigáveis e que aparentam que se entendem. E as caçadores, em que tiverem papel importante. Eu passo pano para a decisão da Bianca, citado as circunstâncias no livro, devido a sua oportunidade de nova vida. Por então, o Nico descobriu seu parente divino, e consequentemente o da Bianca (E COMO ASSIM??).
Esee livro conta com uma missão (obviamente) em que os semideuses quase não tem paz (assim que é bom, não pra eles é claro).
Provavelmente vai ser, mas o próximo livro, batalha do labirinto, tem de ser tão bom quanto esse, ou se não melhor !

Priii Reis 22/04/2024

Nesse terceiro livro Percy começa se sentindo excluído por Annabeth e Thalia estarem juntas e do outro lado da cidade,em um colégio do qual ela tem gostado muito. (Até ai normal,porque ele sempre se sente assim quando está longe dos amigos do acampamento)
Annabeth tenta dizer que pretende escolher seguir o caminho das caçadoras de Artemis,e que seu pai se mudou para São Francisco que além de distante é perigoso para olimpianos. Antes que possa explicar o porquê de sua vontade, ela é sequestrada para mais um plano terrível de Luke.

O livro é para conhecer melhor Thalia,e por sua vez ver o lado bom de ser uma caçadora pelos olhos de Zoe,e toda sua história difícil. (Mas senti muita falta de Annabeth,em todas as ideias ruins que eles tiveram principalmente.) E ao mesmo tempo foi importante para quebrar a rotina do quarteto de sempre.

Thalia,Annabeth,Grover e Percy estavam buscando dois irmãos semi deuses que estavam afastados do rastreamento a muito tempo,e a pouco tempo apareceu do nada.
O motivo era que os irmãos estavam presos a 70 anos no hotel onde o tempo passava diferente,do qual Percy,Annabeth e Grover fugiram.
A garota Bianca diz que eles saíram de lá porque um advogado os buscou mas não conseguia os identifica-lo.
E em meio a essa fuga acabam numa emboscada com um mostro escorpião,esse quase os derrota e sequestra Annabeth que parecia ter morrido no penhasco aos olhos de todos,mas estava numa situação pior.
A Deusa Artemis também cai em uma emboscada perseguindo um monstro forte e antigo,e só suas caçadoras podem salva-la junto com os heróis. Eles tem mais uma profecia,e precisam correr antes do solstício de inverno,onde Artemis terá muito influência na guerra e sem ela não terá decisão.
Falta alguns dias para o aniversário de Thalia,ela pode ser a resposta para a queda do Olimpo e Luke aposta nisso.
Muita correria,lutas e finalmente alguns Deuses tem cooperado com os heróis.
Bianca e Nico são os novos semi deuses,e o foco nesse momento.

Ação do início ao fim e muitas perdas também.
Infelizmente pouco se conheceu de Thalia,porque ela só aparece no livro anterior e ressurge agora com alguns momentos pessoais.
Bianca também não teve essa chance.

*****Resumo Com Spoiler *****

Annabeth, Thalia,Percy e Grover não se víam a meses,mas entre a nevasca e o pensamento voltado para o que estávam prestes a fazer, estávam nervosos demais para conversar.
Enquanto a mãe de Percy se preocupava em como eles voltariam depois do confronto,ele sentia vergonha de precisar do auxílio dela nessas situações.
Mas se ele estivesse com Annabeth,tudo estava bem porque pra ela a menina era a mais ajuizada e cuidadosa do grupo.

"? Vamos mantê-lo longe de encrencas.
Minha mãe pareceu relaxar um pouco. Ela acha que Annabeth é a semideusa mais equilibrada a chegar à oitava série. E tem certeza de que Annabeth sempre impede que eu seja morto. Ela tem razão, mas isso não quer dizer que eu tenha de gostar desse fato."

Thalia elogia a mãe dele e ele infelizmente pergunta da mãe dela o que a irrita porque ela veio a falecer com o desaparecimento dela e o vício em álcool.
A missão era encontrar dois semi deuses era de extremo risco,ainda mais que é raro encontrar junto dois assim irmãos
Bianca e Nico di Angelo
Num ato de heroísmo com burrice,Percy vai sozinho atrás das crianças que estão em perigo de um monstro do qual ele não tinha nenhum conhecimento e acaba sendo capturado.

"? Você não tem a menor ideia do que está acontecendo, Perseu Jackson.
Vou deixar que o General esclareça tudo para você. Vai prestar um grande serviço a ele esta noite. Ele espera com ansiedade encontrá-lo."

Um grande exército A comoção de monstros,o pior deles está acordado agora. Monstros que não são vistos a milhares de anos.
Que prometem causar morte e destruição de mortais,como nunca visto.
Finalmente a conexão de Grover e Percy funciona e eles aparecem para salvar a todos.

"Se você nunca viu Thalia entrando em uma batalha,nunca sentiu medo de verdade. Ela usa uma lança imensa, que se expande de uma lata de spray paralisante que carrega no bolso, mas essa não é a parte assustadora. Seu escudo foi modelado a partir de um que seu pai, Zeus, usa ? também chamado Aegis ?, um presente de Atena. O escudo tem a cabeça da Medusa moldada no bronze, e, embora não possa transformá-lo em pedra, é tão horrível que a maioria das pessoas entra em pânico e corre à sua visão."

O monstro que os atacava era um Manticore um misto de leão com uma calda ponte aguda de escorpião que atirava dardos venenosos.
Quando eles estavam em extremo perigo As caçadoras selvagens apareceram. Mas Annabeth tinha saltado nas costas do monstro,e quando elas o atacaram ele pulou para o precipício com ela junto.

"? Annabeth! ? gritei. ? Tem de nos deixar salvá-la!
A garota de cabelos avermelhados virou-se em minha direção.
? Lamento, Percy Jackson, mas sua amiga está além de qualquer ajuda.
Tentei me pôr de pé, mas algumas das garotas me seguraram.
? Você não está em condições de sair por aí se atirando de penhascos ? disse a garota de cabelos avermelhados"

A líder das caçadoras era a Deusa Ártemis - A Deusa da caça.
Ele e Thalia estavam com raiva por não deixarem que fossem atrás de Annabeth,mas ela estava com mais raiva de Percy ter agido sozinho causando assim o que aconteceu com ela.
Mal tinha acontecido a briga, Ártemis já estava chamando Bianca para a caçada,não apareceu nem o momento de conversa ou convencimento só a decisão dela. A promessa de imortalidade,e nenhuma responsabilidade para com o irmão,foi tudo que ela precisava para ser convencida. Além de uma nova família.

Ártemis iria atrás do monstro forte e poderoso enquanto as caçadoras iriam para o acampamento aguardar o solstício. Percy se sentiu mal com a escolha de Bianca e o fato de ela não ter dado nem chance ao acampamento. Eles pegaram carona com Apolo e seu carro o Sol.
Lá descobrem dias depois uma missão para salvar Ártemis,que caiu em uma armadilha e Percy sonha com Annabeth presa na mesma e a necessidade de ir a qualquer custo.
Zoe a caçadora pede que Bianca a acompanhe junto com outra. Thalia e Grover mas uma das caçadoras é queimada,por uma blusa da loja e a vaga vai para Percy que em segredo os segue.

A profecia:
"A oeste,cinco buscarão a deusa acorrentada,
Um se perderá na terra ressecada,
A desgraça do Olimpo aponta a trilha,
Campistas e Caçadoras,cada um, brilha,
A maldição do titã um deve sustentar,
E, pela mão do pai, um irá expirar."

Claro que Dionísio descobre que ele fugiu e o segue,mas a surpresa maior é que depois do esporro ele o deixa seguir seu caminho até porque acredita que se a profecia for seu fim,melhor ainda.

"? Eu devia atirá-lo nos abismos do Tártaro por sua incompetência ? disse o General. ? Eu o enviei para capturar o ?lho de um dos três deuses mais velhos, e você me traz a magricela da filha de Atena.
? Mas você me prometeu vingança! ? protestou Espinheiro. ? Um comando só meu!
? Eu sou o comandante sênior do Senhor Cronos ? disse o General. ? E vou escolher tenentes que me tragam resultados! Foi somente graças a Luke que conseguimos salvar nosso plano. Agora saia da minha vista, Espinheiro, até que eu encontre outra tarefa inferior para você."

E assim Percy descobre a nova peça poderosa do exército de Cronos,que não é mais Luke,que por sinal está destruído mas sim o General. E a criação de esqueletos demoníacos dele,além dos mortais mercenários que trabalhavam em seu favor.
Falando um pouco com Bianca Percy e os outros logo percebem que ela não é desse tempo e que passou em torno de 70 anos presa com seu irmão no hotel Cassino Lotus,e que um advogado tinha ido os tirar do nada.

"? Então você criou Nico sozinha a maior parte de sua vida? ? perguntei.
? Só vocês dois?
Ela assentiu.
? Foi por isso que eu quis tanto me juntar às Caçadoras. Bem, eu sei que é egoísta, mas eu queria minha própria vida e meus próprios amigos. Eu amo Nico... não me entenda mal... mas precisava descobrir como seria não ser a irmã mais velha vinte e quatro horas por dia."

A missão se aproximava de um perigo maior em São Francisco, onde a névoa era mais densa e onde ficava a montanha do desespero.
A magia da maldição dos titãs onde os monstros são atraídos.

Thalia queria se juntar as caçadoras mais nova mas o que a impediu foi Luke,ela brigou com Zoe porque ela disse que ele a ia decepcionar muito ainda.
E mesmo com tudo que ela soube que ele fez,disse que pra ela ainda não decepcionou.

"? Annabeth queria se juntar às Caçadoras também. Talvez você devesse pensar no porquê.
Antes que eu pudesse responder, ela ergueu os vidros elétricos e me deixou do lado de fora."

Percy em sonho descobre que sua espada foi forjada por Zoe,para seu herói que a traiu e a fez ser expulsa da lenda de suas irmãs além de trair seu pai Atlas.
A mãe dela era Pleione e suas irmãs eram as cinco Hespérides,por sua traição ela foi expulsa do jardim onde protegia a árvore da macieira de ouro por Ládon o dragão.
O herói nunca falou dela,e a família a rejeitou.

Afrodite avisou que não pegassem nada do ferro velho de Hefesto,mas Bianca em sua ambição para agradar o irmão pegou um objeto e um grande robô os perseguiu quase os matando,a menina se sacrificou para desligar o robô e assim se foi como a profecia dizia: "Um se perderá na terra ressecada."
Percy estava muito arrasado porque prometeu a Nico que a salvaria,era pra ser ele mas ela escolheu ir. Pior mesmo estava Zoe que a escolheu,e a queria como tenente.

O plano sempre foi Thalia trair os deuses,matar o monstro e usar suas entranhas para dar o poder a Cronos e sua nova era. E ela se sentiu tentada a fazer isso no instante que tocou Bessie (a vaca serpente poderosa)
"? Seu amigo Luke reconheceu isso. Você se juntará a ele. Vocês reinarão neste mundo juntos sob o auspício dos Titãs. Seu pai a abandonou, Thalia. Ele não lhe dá a mínima. E agora você terá um poder superior ao dele. Esmague os olimpianos sob seus pés, como eles merecem. Chame a besta! Ela virá até você. Use sua lança."

Depois de fugir de Ladon e Zoe ser atingida,descobrem que as ruínas do monte Otris se mudaram para a montanha do desespero que é o reino dos Titãs

"? Ele muda de lugar da mesma forma que o Olimpo. E sempre existe nas margens da civilização. Mas o fato de estar aqui, nesta montanha, não é bom.
? Por quê?
? Esta é a montanha de Atlas ? disse Zoë. ? Onde ele segura... ? Ela imobilizou-se. Sua voz estava tomada pelo desespero. ? Onde ele costumava segurar o céu."

E logo encontram Ártemis segurando o céu,Luke com uma espada ameaçando Annabeth.
Percy descobre que o General é o Atlas o qual deveria estar segurando o céu e que é pai de Zoe.

"? Bem, até mesmo o mais estúpido dos heróis pode deduzir alguma coisa.
Sim, eu sou Atlas, o general dos titãs e terror dos deuses. Parabéns. Vou matá-lo daqui a pouco, assim que liquidar com essa garota desgraçada.
? Você não vai machucar Zoë ? disse eu. ? Não vou deixar."

Thalia avança sobre Luke,Percy com toda a sua pouca inteligência ataca Atlas. Mas ele viu que não era o mesmo que lutar com Ares, então surgiu um plano rápido de olhares com Ártemis ele assumiu o posto dela segurando o céu,e ela atrairia Atlas diretamente para o lugar onde ele deveria ficar.
Thalia não queria de fato matar Luke,mas ele mesmo a puxou e acabou caindo no precipício.
Mas Annabeth já sabia que ele não tinha morrido.
Quando os monstros estavam pra atacar o pai de Annabeth aparece, com um avião armado com balas celestiais e os ajuda na fuga.
Todos são levados para o Olimpo onde Percy pede pela vida de Bessie o mostro e que o protejam no Olimpo. Os Deuses pensam em destruir os garotos,mas a maioria pensa que eles ajudaram e muito mais uma vez na luta.
Thalia se torna uma caçadora, para não ser tentada a cumprir a profecia da destruição. Era um desejo antigo dela e que está em paz agora com seu caminho.
Percy tem dois anos ainda para a profecia e garante aos deuses que não caíra em tentação,e seu pai Poseidon intercede por ele.

Quando chegam no acampamento ele conta para Nico sobre Bianca e a reação não podia ser pior,o garoto o odeia e bem na hora aparece os esqueletos que estávam perseguindo Percy.
Nico os manda diretamente para debaixo da terra e logo se entende de quem eles são filhos de Hades. Mas não pode contar, porque se as crianças estavam perdidas a anos isso foi antes do pacto dos deuses,e contar agora seria uma nova guerra.

Rayka16 21/04/2024

????
??A Maldição do Titã (PJO3)
??Rick Riordan
??Gênero: Aventura/Mitologia Grega
??Classificação Indicativa: 12+

??????
"O vento que soprava através de minhas roupas rasgadas era tão frio que eu me sentia um Persicolé."

"?Uau?murmurou Thalia. ? Apolo dá até calor.
? É o deus-sol?afirmei.
? Não é disso que estou falando."

"Tem sempre uma saída para aqueles que são espertos o bastante para encontrá-la."

"Você sempre tenta matar as pessoas quando elas assoam o nariz?"

"? As estrelas ? sussurrou ela. ? Posso ver as estrelas novamente, minha senhora."

?? ??????? ??
A maldição do Titã é o terceiro livro da série PJO, e esse é o livro que te deixa em depressão (Rick tem a fama de fazer isso em terceiros livros de 5)
Como sempre, tio Rick entrega tudo com sua escrita fluída.
Eu amo o pai da Annabeth, ele passa uma vibe Chapeleiro Maluco, mas é muito inteligente, e conseguimos compreender, pelo breve momento em que ele teve destaque, o porque da Atena ter escolhido ele.
Eu amei rever a introdução do Nico, Bianca, Zöe e Thalia nesse livro ????

Messias 21/04/2024

Embora esse livro também seja bom, foi o que achei mais fraco. Na verdade, não pelo livro em si, mas achei o enredo menos cativante que dos outros quatro volumes. Mas a qualidade na escrita permanece a mesma.

Erika.Jamily 20/04/2024

Pq Zoe??
Como sempre amei o livro, foi ótimo conhecer Bianca, Zoe, Nico, Artemis e Apollo. A morte da Bianca doeu muito pq eu pensei em como o Nico ficaria, mas definitivamente senti mais a morte da Zoe, fiquei me perguntando se ela tinha realmente vivido a vida dela.

Eyshil4 20/04/2024

"Os defeitos mais perigosos são aqueles que, com moderação, são qualidades. É fácil lutar contra o mal. A falta de sabedoria... esta, sim, é muito difícil de vencer."

Bíh948 20/04/2024

Demorei um pouco pra ler por motivos de estar atarefada e cansada, mas também senti que a história não me prendeu muito. Gostei dos personagens novos e tals, mas nada muito demais. Achei meio enrolada. Mas não foi ruim também, só não me surpreendeu muito. O final foi a parte que mais me animou.

Nathalia 20/04/2024

The End.
Primeiramente eu sempre começo com essa palavra. KKKKKKKKK
DEMOREI UM MÊS PRA TERMINAR, culpa do ensino médio.
Livro muito muito bom.
Uma coisa que eu percebi que todos os finais dos livros terminam com alguém desaparecendo.
A história é bem envolvente, acho muito legal que é perceptível o crescimento do Percy e que ele age como um adolescente sendo um adolescente, muito bacana a forma como o tio Rick escreveu ele.
No início me irritei com a Thalia e com a Zoe, mas passou, elas foram incríveis.
É uma pena que alguns personagens tiveram que ir "embora".
Cara, eu realmente achei que ia terminar tudo bem, tava tudo se encaminhando tão perfeito e do nada bagunçou tudo!
Já tenho várias teorias e já vou começar o próximo livrooo.

Maduu_ 20/04/2024

É um livro maravilhoso e com um grande desenvolvimento entre a amizade do Percy e da Thalia, além de ter um grande impacto na vida de muitos personagens, enfim, eu amei!!

Giulia Benício 19/04/2024

Dos 5 livros que li da saga, creio eu que esse foi o que menos gostei, não que eu nao tenha gostado, mas não é um dos meus preferidos.
Achei a leitura um pouco maçante e confusa, nao sei se foi é só eu que achei isso.
João Games XP 19/04/2024minha estante
Calma! Ainda restam 31...

Giulia Benício 20/04/2024minha estante
Não vou ler não kkkk