Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Michele Soares 17/02/2022

(não) dê meia-volta agora
sinceramente? achei do car*lho. é o Obi-Wan do jeito que qualquer um esperaria ver depois da ascensão do Império: borocoxo, cheio de remorso, vivendo quase como um mártir no meio do deserto e com um propósito muito fixo em mente, que é garantir a segurança do Luke. Porém, uma das coisas que eu mais gostei é que é um livro sobre ele, Obi-Wan, mas meio que não sendo sobre ele, como se ele fosse um protagonista negativo. Isso se deve muito ao fato dele querer e precisar dissimular as suas intervenções ?bastante irresistíveis ? nesse que é o "mundinho" Tatooine; nada se compara às ações de impacto colossal de momentos progressos, como salvar ou condenar a República, mas se tratam de vidas menores que, no entanto, importam.

é um livro sobre famílias, famílias de diferentes espécies ? a partir de hoje eu nutro um respeito muito mais fundo pelos Tuskens ?, sobre sonhos, sobre resignação e desejo de escape da resignação, sobre políticas da guerra, sobre contínuos exercícios de alteridade e sobre perdas, mas de uma forma que não é de todo melancólica. Afinal, cada um sabe o que perdeu pelo caminho e depois de tudo o sol ainda se levanta ? em Tatooine são dois sóis. Um motivo extra pra investir com o dobro de energia em juntar os cacos e seguir em frente, sem obliterar a fratura que passou a ser parte do todo, de quem se é. De quem eles são. De quem nós somos.

repito: livro do car*lho, leitura fluida e ficaria bem feliz se a série do Disney+ acenasse de alguma forma pra esse livro, mesmo ele sendo do selo Legends. Whatever. Boas histórias são boas histórias e a do Obi-Wan certamente merece ser contada. Livrasso mesmo.
Michele Soares 17/02/2022minha estante
PS: A vontade de ler Duna vem como bônus, tá bom? Demais paralelos com o Brasil de 2018 pra cá (milícia, golpe, essas coisas) podem não ser intencionais, mas tão na pista rs chora cavaquinho

Michele Soares 18/02/2022minha estante
PS2 com possível spoiler: Uma coisa que esqueci de colocar também é como não é um livro óbvio e isso me fez gostar 300%. Nessa missão de garantir a segurança do Luke é esperado que o Obi-Wan faça exatamente isso eacompanhemos ele nessa jornada. Só que não existe ameaça pra ser enfrentada...porque nada acontece. A família que guarda o Luke não precisa exatamente de proteção contra nada. As coisas acontecem mais dentro do Obi-Wan e nos entornos, em figuras até então completamente anônimas que vão ganhando vidace se tornando interessantes. Ainda estou muito encucada com esse livro k só leiam e aproveitem

Yngrid 26/08/2022

Melhor jedi, sim!
Esse livro é fantástico e muito bem escrito, um dos melhores livros de Star Wars que já li. Amo como o Obi-Wan é focado em sua missão, que é proteger Luke, ele simplesmente não se deixar levar por emoções e ocasiões que acontece com ele. Gostei muito da Annileen, amei o final dela, a personagem merecia. Recomendo demais pra quem quer começar a ler os livros da saga.
Leo 26/08/2022minha estante
Assistiu a série amg? Qual você acha melhor, tendo lido o livro agora?

Yngrid 26/08/2022minha estante
Só assisti 3 episódios, tenho que terminar. Mas no momento os dois pra mim estão empatados no nível de qualidade.

SuperCaruso 11/10/2021

Meu melhor Star Wars até agora! Mistura bem os personagens inventados com os pré existentes sem danificar o histórico da saga.
Já li Troopers da Morte, dois livros do Han Solo e o Novo Amanhecer. Mas esse aqui foi o que mais me prendeu, apesar do assustador número páginas. Ao final eu já estava com saudade de todo mundo e foi a primeirq vez que me deu uma certa pena um título ter virado Legenda ao invés de ser canônico. (Na minha cabeça a Annileen era a Amy Adams um pouco mais gordinha, não sei por quê)
Adan.Marini 12/10/2021minha estante
Cara, comprei esse livro uns anos atrás e ainda não li. Mas sempre ouvi falar muito bem. Vou criar vergonha na cara e ler de uma vez, ainda mais que a série vem aí.

SuperCaruso 12/02/2022minha estante
Eu já achei maneiro ter lido antes de ver o Livro de Boba Fett e Mandaloriano, que, mesmo sendo Legends, esbarra um pouco na coisa dos fazendeiros de umidade no deserto, organização dos povos de areia? Não é uma leitura ELETRIZANTE, mas eu curti. Fiquei com saudade dos personagens depois!

Joviana 11/12/2015

Sobre redenção, família e solidão....
"As vezes é preciso perder tudo para encontrar seu verdadeiro caminho" - Obi Wan

"Kenobi" é o primeiro livro que leio da série de títulos relacionados ao universo expandido de Star Wars. Já digo logo, antes de qualquer outra consideração: me surpreendi muito com ele.

A capa é belíssima e chama a atenção de cara. Outra coisa que chama atenção pode ser o tamanho, um "calhamaço" de 528 páginas. No entanto, relaxa, depois que você começar a ler não vai soltar mais e, se tiver tempo, vai acabar em uma semana. Aposto.
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Bom, não foi em uma semana... Foi menos.

Alguns detalhes técnicos no entanto, podem incomodar muito. O mais grave que eu percebi foi o fato de várias espécies de criaturas da mitologia Star Wars serem citadas como se os leitores conhecessem TODA a fauna de Tatooine como a palma da mão. Senti falta de uma nota de rodapé para situar quem estivesse lendo sem que fosse necessária uma visitinha ao Google para conseguir visualizar a cena. Uma coisa que teria sido incrível se a Aleph tivesse providenciado, seria um bestiário no final do livro com ilustrações dessas raças.

O livro tem capítulos curtos, e isso é ótimo, agiliza a leitura, deixa mais fluida (pelo menos para mim funciona super bem). Mas as transições de capítulos tem página dupla com uma arte que se repete e não é tão legal assim. Ou seja, acumulam-se páginas dispensáveis e que não se justificam, porque não tem uma ilustração top para ocupar duas laudas.

Agora sim, sobre o conteúdo da história: John Jackson Miller fez uma coisa incrível. Sério.
Você precisa conhecer o personagem Obi Wan Kenobi para ficar "amarrado" de forma irresistível à esse livro, é verdade, mas isso não é um problema, já que ele se propõe a ser uma continuação de algo em um espaço bem delimitado de tempo.
E seria difícil, se aventurar a colocar uma das personas mais misteriosas de Star Wars para construir uma história que gire em volta dela. Como fazer com que essa aura, tão característica, de mistério permanecesse? Você vai ter que ler "Kenobi" para descobrir, mas acredite em mim, o autor consegue.

Aqui encontramos Obi Wan após a queda de Anakin e da República. Ele começa sua responsabilidade em manter Luke Skywalker e a família que cuidará dele, os Lars, em segurança no inóspito planeta Tatooine.

No entanto, o exemplar levanta uma série de questões: e Kenobi? Como ele experienciou tudo? Como ele SENTIU a perda de tudo que antes havia amado e a traição de Anakin? Como ele se virou durante todos os anos, sozinho?
O livro de Miller torna um dos meus personagens preferidos de Star Wars em algo mais HUMANO. Você sente a dor de Kenobi, os sentimentos contraditórios e profundos que ele laça com tanta gentileza (uma característica marcante de Obi Wan, por sinal).
Para que isso seja possível, o autor traz à baila duas personagens femininas estonteantes! Uma Tusken de nome A'Yark e a humana Annileen.
Um autor homem que consegue criar personagens femininas tão reais e cativantes é de se aplaudir! Elas evoluem devagar, com cuidado, sem pressa, fazendo com que o leitor vá evoluindo também... assim como Kenobi.
Sem A'Yark e Anileen, não haveria livro, nem história. Elas são tão protagonistas quanto Obi Wan.

Cada capítulo mostra visões de um personagem em específico, com narrador onisciente.
Raramente sabemos sobre Kenobi mais do que descobrimos em seus momentos de meditação. É lá, tentando comunicar-se com Qui-Gon que "Ben" , como ele passa a chamar a si mesmo, expõe as feridas de seu coração e os impasses que conviver com os personagens novos que Tatooine lhe apresenta.

Cativante, poético e levemente melancólico, você acha temas muito bonitos nesse exemplar. Os personagens principais são pessoas de meia idade, não tão novos e inescrupulosos... Já foram "quebrados" de alguma forma por escolhas erradas e pela vida em si. Isso cria dimensão, profundidade e laços de empatia fortes. Apesar de alguns clichês, a magia do livro de Miller está na sutileza das emoções humanas versus responsabilidade. É realmente um livro digno de ser lido.

Se eu tivesse que escolher acrescentar alguma coisa, daria maior ênfase para a dureza e dificuldade das decisões finais que Kenobi precisa fazer. Abrir mais as feridas e dores. Acho que era a hora de deixar o gelo derreter mais um pouco sob os sóis de Tatooine.

Enfim, saboreie essa leitura recheada de ação, poesia, melancolia e reviravoltas. Vale cada página virada.
Marcelo Leite 08/02/2024minha estante
Eu sempre quis ler os livros de Star Wars e não sabia por onde começar. Fiquei muito interessado no livro. A resenha é muito esclarecedora. Você tem canal no YouTube?

Joviana 08/02/2024minha estante
Oi Marcelo! Tudo bem? Obrigada pelo comentário sobre minha resenha. Não tenho mais canal no you tube, mas agradeço o interesse!

Miguel.Moreira 24/02/2021

Kenobi - John Jackson Miller
SEM SPOILERS: (quando houver spoilers vou avisar)

Atordoado com o destino da Galáxia, Obi-Wan Kenobi é destinado a proteger uma criança (que nela está depositada a última esperança da salvação da Galáxia).
Optando por viver no anonimato, mas sem sucesso, o velho cavaleiro Jedi adota o nome de Ben Kenobi, e evita o contato com as pessoas do imenso planeta deserto Tatooine. Vivendo próximo de fazendas e armazéns nas regiões rurais, Ben necessita de recursos básicos para sobrevivência, e é aí que seu plano falha em viver no anonimato.

Em suas idas ao armazém mais próximos, Ben acaba conhecendo a família Calwell, Kallie, seu irmão Jabe, e a mãe viúva, Annileen Calwell sendo ela a dona do armazém. Sendo o único armazém daquela região, ele está sempre lotado de clientes, fazendeiros e outros trabalhadores. Claro que Ben é uma figura que atrai a atenção de todos, inclusive do fazendeiro e marqueteiro Orrin Gault, que é organizador de um fundo comunitário (Chamado dos Colonos) para proteção da região contra ataques Tuskens (Povo da Areia). E claro, como um bom vendedor, Orrin oferece seu serviço a todos que cruzam o seu caminho.

Por uma ironia do destino, Ben acaba por atrair atenção, e até mesmo problemas sempre que vai a público (não necessariamente com as pessoas ao redor, mas sempre que Ben está por perto, alguma confusão ocorre), deixando assim o Jedi em dúvida sobre escolher o exílio e fingir não ver nada, ou seguir seus princípios da Força para fazer o bem.

Annileen, sendo ela a protagonista principal, está num momento difícil com seus filhos, que pouco colaboram para o progresso do armazém, Kallie e Jabe estão sempre em confusões e discussões de adolescentes, mas nada que leve Annileen a loucura, apenas se tornando uma rotinande uma vida mediana, sem anseio de uma vida melhor. De alguma forma, Annileen acaba se aproximando de Ben, que mostra ser uma pessoa misteriosa e solitária, mas também um amigo a quem pode confiar em tão pouco tempo de amizade. Ela sabe que de alguma forma pode confiar, mas ao mesmo tempo começa a se perguntar quem é essa pessoa tão agradável e misteriosa, e por qual motivo Ben vivia isolado no deserto? Isso é uma pergunta difícil de ser respondida, mas já sabemos o motivo de tanto mistério, e ficamos na esperança de alguma revelação extraordinária da parte do nosso amado Jedi.

Esse é um livro cheio de aventuras pequenas, se comparadas ao passado de Obi-Wan Kenobi, combater Tuskens e alguns vigaristas é mamão-com-açúcar para o Cavaleiro Jedi. Obi-Wan é praticamente um figurante na narrativa, mas isso faz com que tenhamos mais curiosidade em saber o que vai acontecer nos próximos parágrafos. Em alguns momentos, até esquecemos a missão inicial do Jedi (proteger Luke Skywalker), mas temos acesso à algumas meditações de Obi-Wan, e percrbemos o remorso dele quanto ao seu velho amigo Anakin Skywalker e as semelhanças de pessoas próximas com as escolhas que transformou Anakin em Darth Vader. Nem preciso dizer que isso é perturbador até para nós, meros leitores e fãs da franquia, pois nos faz pensar no que deveria ter sido feito e o que podemos fazer para evitar que o passado se repita. Fugindo um pouco da história, podemos fazer analogias sobre pessoas que podemos confiar em nossa vida, em escolhas que tomamos, e o poder negativo que, agir no calor da emoção pode ser fatal para nosso futuro. A grande lição que tirei do livro é: Independente das jossas escolhas no passado, podemos sempre pensar em algo melhor a ser feito hoje, e podemos evitar consequências drásticas como vemos acontecer com um personagem do livro. Obi-Wan nos ensina a manter a calma, e agir com sabedoria, até mesmo quando as coisas estão fora de controle, boa leitura, e que a Força esteja com você.

SPOILER:

Sobre o final do livro, eu fiquei um pouco frustrado pelo desfecho que teve a amizade de Annileen Calwell e Ben Kenobi. Eu fiquei na esperança frustrada de Obi-Wan se revelar a sua amiga, e lhe confiar um segredo seu, mas claro, uma parte de mim já previa que Ben seria sia personalidade a partir daquele momento, até Luke atingir a idade para ser um Padawan. Apesar dessa espectativa não atendida, o autor me surpreendeu com o que Annileen se tornou, e Obi-Wan disfarçado de Ben Kenobi, ajudou sua amiga a realizar um sonho de infância, em estudar fora desse confim da Galáxia chamado Tatooine. Apesar da despedida não ter sido agradável para nenhum dos dois, Annileen compreende que Ben tem algo importante a fazer, e proteger uma criança, seja lá a origem desse ente de Ben, ela sabe que seu amigo tem uma missão, e agora ela sente uma gratidão por ter conhecido aquele homem gentil e misterioso, ele fez ela olhar para si e seguir sua vida, ao invés de ter um destino medíocre trabalhando num lugar de mesmice todo santo dia.
E Ben, sabe que ela não irá sentir raiva por ele abandona-lá, isso talvez o conforte, e com certeza confortou Annileen ao partir para seus estudos rumo à galáxia afora.
Rebeca934 24/02/2021minha estante

Albuquerque 07/09/2016

Cowboy do espaço!
Curti! O Obi-wan de Jackson Miller é um herói clássico, em falta hoje em dia. Com muitos anti-heróis nos livros e cinema, encontrar uma personalidade como a de Kenobi foi uma grata surpresa. O livro tem um ritmo mais lento do que o usual para o universo expandido (isso salta aos olhos principalmente para quem leu a trilogia Thrawn primeiro) mas até isso eu achei pertinente para alguém que está em Tatooine, um local desértico e pouco povoado. Resumindo, eu gostei bastante e recomendo!
Lourdinha 08/09/2016minha estante
A foto está linda amor! Amei!

TamiresCipriano 05/05/2015

Excelente livro! Amei
Tanto a editora quando o autor são maravilhosos e arrasaram na capa, diagramação, tudo! Vamos começar? Que a força esteja com vocês...

"Eu perdi tudo isso enquanto estava correndo para todos os lados a fim de salvar a galáxia. Deixei de ver que, para muita gente, as lutas menores são tão importantes quanto nossas lutas maiores são para nós. Foi uma ótima lição a se aprender." Pág 319.

Eu assisti diversas vezes todos os episódios depois que conheci o livro Herdeiro do império, para quem também assistiu e é fã de Star Wars, não pode mesmo deixar de ler este livro que preenche a lacuna do que ocorreu com o Jedi Obi-Wan Kenobi, quando ele foi à Tatooine.

Para quem acompanhou, este livro é entre o episódio III e IV onde o Kenobi busca refúgio no desértico planeta juntamente com o Luke Skywalker que ainda é um bebê, assim, ele pode acompanhar o crescimento da criança até que ele saiba sua verdadeira missão.

O Luke é entregue aos Lars, e o Kenobi fica em solidão no meio deserto o protegendo. A morte dos Padawans, perda de Anakin Skywalker para o lado negro da força e a Republica, foram motivos dele ter que sair com um dos últimos Jedis e protegê-lo, não podia falhar novamente.

Neste lugar muito quente, temos o povo da areia, os Tusken que é um povo selvagem fedorento, cobrem-se de bandagens por causa do sol. Ainda temos os Jawas que vendem peças e ferros para sobreviver e ainda, alguns humanos em colônias que arriscam-se a sobreviver no calor intenso do planeta, mas, eles acham a solução com uma poderosa tecnologia que consegue o bem mais precioso do planeta desértico, a água.

Orrin é dono do novo negócio para atacar e espantar o povo da areia, que chama-se Chamado dos colonos, ele consegue manter de pé com contratos dos fazendeiros ali perto para manter sua renda e tudo em ordem, mas não pensem que é tão bom assim...

"- Uma vida que parece pequena por fora pode ser infinita por dentro. Até mesmo alguém vivendo no lugar mais remoto do universo pode se preocupar com centenas de pessoas. Ou com toda a galáxia." Pág 344.

Ainda conhecemos a personagem bem legal, dona de si e que se da muito bem, ela é uma personificação de mãe a todos que vivem por perto e se enfornam em seu armazém, só não imaginava que tentando salvar sua filha ia conhecer o "Ben maluco" e muito menos, que alguém em Tatooine do sexo masculino fosse tão bom assim.

A questão é que parece que sempre onde ele está, há problemas locais, em Tatooine por exemplo, o povo da areia ataca os colonos locais, e como ele sentia-se culpado pela morte dos inocentes, novamente ele deixa-se levar pelo coração e faz de tudo para que resolva esta questão.

Os Tusken tinham uma que governava, A'Yark, uma grande líder que me cativou ao longo da história com sua forma de pensar e liderar.

O início é um pouco monótono, por contar como a republica havia se disseminando e sobre como ele estava lhe dando sozinho no planeta desértico de Tatooine, mas não se preocupem! A história fica interessante rapidinho e flui de tal maneira que você realmente, não consegue mesmo desgrudar.

Como disse, Obi-Wan Kenobi, o nosso Ben Maluco, é um grande personagem e este livro é essencial a todos que queiram saber o que ocorreu após sua ida à solidão, além disso, conseguimos conceituar melhor a história e sentirmos um pouco mais leves sabendo o que ocorreu. Junto com o seu mestre, resgataram um garoto antes, mas desta vez o está escondendo, cuidando para que chegue a hora certa de saber sua missão.

Annilen é dona do armazém e eu gostei bastante do jeito dela ser, não levava desaforos e protegia com "garras" os que amava e claro, Ben deu um empurrãozinho para que a história desenvolvesse muito bem interligando Colonos e Tuskens.

Ficaram curiosos? Saibam que a estreia do filme será em dezembro deste ano e até lá, desejo que a força esteja com vocês.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2015/05/resenha-star-wars-kenobi.html

Henrique 08/05/2015

resenha completa:

confiram! ;)

gabriel 16/05/2015

Star Wars Kenobi
O livro ao contrario do que você pensa de inicio pelo titulo - pelo menos eu - que seria o Obi-Wan, cuidando do Luke ao decorrer dos anos, mas ele irá contar a vida de uma comunidade de fazendeiros que moram perto de onde o Obi-Wan irá morar, e ao decorrer dos primeiros capítulos você nem irá perceber do que a historia parecia para você, já que os personagens desse livro são tão carismáticos que ti conquistam com facilidade e você acaba que só quer saber o que irá acontecer naquela comunidade em Tatooine.

Na comunidade de Oasis Pika, temos Annileen Calwell, dona de uma loja, e uma das personagens principais do livro, ela tinha uma vida pode-se assim dizer monótona antes da Chegada de Obi-Wan, que lá atende pelo nome Kenobi, ela terá uma paixonite por ele, e os dois terão varias aventuras juntos.

No livro também temos os Tunskens ou povo da areia, que são comandados por A'Yark, no ponto de vista dela iremos conhecer um pouco melhor o modo de vida desse povo, suas dificuldades de sobrevivência e sua luta contra os humanos.

E os problemas irão acompanhar Obi-Wan, por onde ele passa, é claro não intencionalmente, mas estarão muito presentes no livro desde ataques do povo da areia até a volta de um personagem da serie de filmes clássica.

"Com um ritmo mais calmo e de fácil compreensão, temos o livro Kenobi, que trará com a chegada de um desconhecido a uma pequena comunidade de fazendeiros vários problemas que não estavam em seus planos. O livro posso dizer é muito bom, viciante e que me rendeu também vários risos durante a leitura, podemos ver um lado mais humano de Obi-Wan, e ver a luta dele de como foi ensinado para ser de um jeito e agora está tendo sensações que nunca foram possíveis e elas poderiam afetar o seu julgamento? Pois isso tudo é Kenobi, um dos melhores livros do selo Legends, e lançado agora em uma super edição pela Aleph."

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-star-wars-kenobi.html

Luciano Bernardo 27/05/2015

Decepção.
História totalmente desinteressante, mesmo tendo um grande personagem nas mãos (alias, se perceber bem, ele nem é verdadeiramente o protagonista do livro).

Não funciona como fantasia, nem como ficção científica e muito menos como western .

A história se passa no deserto de Tatooine e o livro é parecido com isso: um deserto chato e sem graça.

Só li até o final pois tinha certeza que Jar Jar Binks iria aparecer e gritar "Rááááá pegadinha do Malandro".

Joao Vitor 27/06/2015

Excelente
Comprei esse livro com os outros dois que a Aleph lançou este foi o que me deixou mais fascinado, a trama embora não seja épica com aquelas ''Batalhas Finais'' e '' O Escolhido que salvará o mundo'' é sensacional, até mesmo a simplicidade de Tatooine te impressiona, o livro é muito bom e muito bem escrito e Obi-Wan ainda é um grande personagem. Muito recomendado

Dani 16/04/2024

O melhor de Star Wars
Esse livro é incrível, uma ótima indicação para todo fã de Star Wars. Nela vemos os pensamentos mais profundos de Obi, que tenta viver em "tatooine" discretamente, mas acaba se metendo e ajudando a família de Anileen. É muito bom! O plot no final vale a pena! Além de nos fazer refletir além do livro sobre as diferenças culturais/ver a outra moeda do outro povo. Amei!!

Fernanda 27/07/2015

Resenha: Star Wars: Kenobi
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/07/resenha-star-wars-kenobi-john-jackson.html

Marcos Pinto 11/08/2015

Um livro que va além das expectativas
Por se tratar do período de exílio do Kenobi e por passar em um lugar muito, muito distante, chamado Tatooine, eu imaginei que o livro não fosse me surpreender. Pior, supus que ele seria lento. Novamente provei ser apenas um jovem Padawan; enganado estava eu. Kenobi é livro rápido, dinâmico e é uma das melhores obras que já li sobre o universo Star Wars.

Obi-Wan perdeu quase tudo: amigos, um lar, a sua preciosa Ordem Jedi... Mas ganhou uma missão. Aparentemente simples, já que deveria cuidar de uma criança. Porém, ao mesmo tempo, de suma importância: já que aquele infante poderia ser o homem que faria a República renascer.

Para sobreviver de modo anônimo, já que os Jedis estavam sendo caçados, ele abandona seu nome. Ao chegar a Tatooine, Obi-Wan para de existir; ele se torna o “Ben Maluco”, o eremita que mora no deserto e fala sozinho. Porém, quando percebe que até mesmo em lugares esquecidos há injustiças, Ben entende que precisa ajudar, mesmo que isso destrua o seu disfarce.

“– Eu tento evitar as palavras “sempre” e “nunca” – disse Ben, passando o pano em um prato já limpo. Então, ele assumiu um tom de voz solene: – coisas que parecem permanentes, garantidas, podem encontrar um jeito de mudar rapidamente, tornando-se algo que você nem sequer é capaz de reconhecer. E nem toda mudança é para melhor” (p. 193).

Kenobi é um livro que, como dito anteriormente, me surpreendeu de forma positiva. E isso se deu, em grande parte, por causa da carga psicológica que há na obra. Ben é um homem atormentado pelo passado, pelo que foi obrigado a fazer com seu amigo Anakin. Ele não consegue se perdoar, pois acredita que parte da culpa pelo acontecido é sua. E, claro, isso o corrói um pouco todos os dias.

Diante desta carga pesada que há sobre ele, Kenobi tenta entender o motivo de sua existência, tenta dar um sentido a sua vida. Porém, tudo que ele consegue é tomar a dor como conselheira. Isso até que ele conhece Annileen e seus filhos problemáticos. Esses personagens trazem um ar novo para a vida de Kenobi, uma sensação de felicidade. Porém, isso vem acompanhado de problemas.

O Oásis onde o armazém de Annileen fica é atacado pelo Povo da Areia, enquanto Kenobi está lá. Isso o colocará em ação novamente, mesmo que não da forma clássica. E quando um Jedi volta à ação, ele não para mais. E daí em diante, o livro que eu imaginei que seria parado se torna ainda mais rápido, cheio de reviravoltas e com ação de sobra.

“Derrotas tinham de ser sentidas, cada uma delas, e mereciam ser lembradas” (p. 296).

Além do enredo intrincado e da carga psicológica, o livro torna-se envolvente também por causa da excelente narração de John Jackson Miller. Como uma escrita rápida, mesmo contendo um bom número de descrições, e com capítulos curtos, o autor torna impossível querer largar a obra. Eu, por exemplo, cheguei a virar uma noite lendo. E depois fui para a pós-graduação com cara de zumbi.

Não obstante a excelente construção textual e os personagens cativantes, a obra ainda conta com um aspecto físico incrível. A capa está formidável, a diagramação é bonita e muito confortável e a revisão está perfeita. Só tenho a parabenizar a editora Aleph pelo trabalho primoroso.

Por todos esses aspectos, é claro que eu indico a obra de olhos fechados. Seja fã ou não da série cinematográfica, você tem tudo para gostar do livro.

“Quando as pessoas lhe mostram sinais, é importante lê-los” (p. 342).

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/06/resenha-kenobi.html

Mara 29/08/2015

Mais um livro sobre o universo de Star Wars que a Aleph nos trouxe e mais uma surpresa agradável. Depois de ler “Herdeiro do Império”, já peguei “Kenobi” com uma expectativa alta. Primeiro porque era Star Wars, segundo porque depois de “Herdeiro...” só esperava coisa boa e terceiro porque era sobre Obi-Wan Kenobi. Como não amar Obi-Wan, o jedi atormentado pela culpa depois de ver seu pupilo, amigo e esperança da República cair para as forças sombrias?

Nesse livro acompanhamos Obi-Wan em Tatooine, depois de entregar Luke Skywalker para a família de fazendeiros Lars. Tentando permanecer como um forasteiro sem passado e com o nome de Ben, o jedi faz de tudo para nunca ser descoberto pela população desconfiada da região rural próxima de Mos Eisley, chamada de Lote. Claro, toda a graça da história está no fato de que o mestre jedi simplesmente não consegue se afastar dos problemas da população e mesmo que nunca seja completamente bem vindo, ele faz o possível para salvar o desconfiado povo de seus problemas, mesmo que saiba que pode acabar estragando todo seu disfarce (e o autor ainda nos traz um certo tom cômico, porque Kenobi simplesmente não consegue fugir dos problemas locais, ou então acaba atraindo-os).

Sem entregar o enredo, o que posso falar é que John Jackson Miller sabe escrever muito bem. A leitura é fácil e fluida, e os personagens retratados são excelentes. Você não vai se interessar apenas pelo misterioso forasteiro Ben, que todos nós já conhecemos tão bem, mas também pelo povo do Lote. São fazendeiros simples, comerciantes tentando sobreviver no deserto, cercados pelos perigosos Tusken (Povo da Areia) e os mercenários de Jabba, o Hutt.

Claro, os vilões. O autor escreve as cenas de ação como num filme de faroeste com ficção científica. Muita perseguição, areia, tiros e bandidos sem piedade. Aqui, nos deparamos com A’Yark, líder da resistência de determinado grupo Tusken, que narra suas dores, dilemas e ódio ao sentir que seu grupo está cada dia mais fadado ao desaparecimento. Miller consegue trazer mais informação sobre o Povo da Areia para quem é fã da série, mas apenas viu os filmes de Star Wars. Conseguimos entender mais sobre a história desse povo, suas crenças e cultura. É fantástico e muitas vezes você não consegue ver o povo Tusken como vilão. Acredito que realmente era esse o objetivo de Miller. Não há vilões “malvados” no livro. Só sobreviventes, alguns com mais sangue frio que outros.
Outro ponto que cabe uma observação é sobre a narração. O livro é todo em terceira pessoa, com o narrador tomando o ponto de vista de cada personagem, mas com um pequeno detalhe: em determinados momentos do livro lemos as chamadas “meditações” de Obi-Wan Kenobi, essas em primeira pessoa, onde o jedi, repleto de culpa e com uma mente atormentada, conversa com seu antigo mestre: Qui-Gon Jinn. Os fãs ficam loucos. Aliás, os fãs vão ficar malucos pela quantidade de referências aos filmes da saga. Impossível não se apaixonar.

Enfim, poderia falar muito mais, só que estragaria o livro com spoilers desnecessários. Leitura obrigatória pra quem viu os filmes e ama Star Wars (que a editora Aleph continue trazendo mais livros sobre a série, por favor!). Pra quem gosta de livros com cenas de ação, ficção científica, drama e, até quem sabe, um pouco de faroeste, também vale a pena perder algumas horas na leitura de Kenobi. Afinal de contas, como não amar Obi-Wan?