Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Dada 08/09/2020

Incrível
Um livro excelente, sem palavras pra descrever como é bom ver um pouco do que houve com Kenobi após sua chegada em Tatooine

Borgiliel 07/07/2015

Star Wars Legends - Kenobi, lançado pela Editora Aleph, é, antes de tudo, um presente para os fãs. A diagramação está caprichada, a arte da capa é linda, de qualidade, com o "Star Wars" com uma textura levemente emborrachada. Os cuidados com a edição, por si só, já tornam o livro peça obrigatória nas estantes de qualquer fã de Star Wars.

Mas, muito mais do que um livro bonito, é a oportunidade de conhecermos muito mais do já querido Obi-Wan Kenobi, nessa obra estilo faroeste criada por John Jackson Miller, um já conhecido escritor da Marvel Comics e Dark Horse Comics. Mas espere aí, faroeste? E Star Wars?

Essa é a grande sacada da obra. Acompanhamos Obi-Wan durante os acontecimentos ocorridos imediatamente após A Vingança de Sith, quando o ainda bebê Luke Skywalker é levado às pressas para Tatooine, para ser criado pelos Lars.

Procurando se manter em meio ao deserto, para passar despercebido, Obi-Wan sente o peso de todos os acontecimentos recentes. A morte da maioria dos Jedis, a ascenção do Império, e principalmente, a culpa por ter, como acredita, assassinado Anakin, pesam sobre os ombros de Obi-Wan.

Mas o Jedi, mesmo atormentado, conhece uma pequena comunidade que vive em meio ao deserto, se envolvendo principalmente com duas famílias, os Calwell e os Gault. E mesmo que tente se manter longe da vida na pequena comunidade, Ben, como alega se chamar, se envolve cada vez mais nos conflitos locais, Mesmo buscando se passar por um simples fazendeiro, seu lado Jedi parece sempre atrair problemas.

A maioria dos conflitos envolve os Tuskens, ou O Povo da Areia, uma espécie que vive em meio ao deserto, geralmente praticando atos de violência. Conhecemos os Tuskens em Uma Nova Esperança, mas este livro é uma grande oportunidade de conhecermos mais sobre sua cultura.

Aliás, o livro nos aproxima muito mais da vida em Tatooine, e principalmente de Obi-Wan, que mostra ser um grande Jedi, mas acima disso, uma pessoa legal, com uma grande sensibilidade para com todos. O livro é, aliás, como o título sugere, focado em Obi-Wan, que faz o caminho inverso que fez com seu mestre, Qui-Gon, anos antes, quando retirou o pequeno Anakin Skywalker do deserto. Agora, o pequeno Luke Skywalker retorna, nas mãos do mesmo Jedi.

Eu sou suspeita, claro, afinal não só sou uma grande fã de Star Wars e tudo o que envolve o Universo Expandido, mas também sempre tive uma adoração pelo mistério de Kenobi, agora um pouco mais desvendado.

Os personagens que fazem o apoio também são bem caracterizados, e os animais e cenários são fieis ao que se espera de um livro baseado em Star Wars.

site: prosopopeialiteraria.blogspot.com.br

Brina 16/05/2020

Nota 7, é uma história legal, mas totalmente irrelevante. Acho que não precisava de tantas paginas pra contar apenas um episódio de curto prazo do Kenobi. Algumas passagem são interessantes, tipo da lenda dos dois sois de Tatooine ou sobre a história da guerreira A'Yark, esses foram pontos bem positivos. Li um comentário em que a pessoa achou forçado a tentativa de romance de Annileen e Ben, so digo o seguinte, quem nessa galáxia não se apoixonaria pelo Kenobi!? quem!?? Todas nós eu respondo rsrsrs

Burity 21/03/2023

Empolgante e muito melhor que a série
A princípio toda a trama mundana e simples pode parecer que não vai empolgar, porém com um background de angústia e culpa do mestre começamos a entender como foi o processo de aceitação de Obi-Wan com relação a perda do amigo e inevitabilidade dos acontecimentos. Fica muito fácil se afetuar cada vez mais pelo mestre que sempre teve um ar mais aristocrata nos filmes e sérias. Seria uma adaptação muito melhor para as telas.

Joaoitalo18 12/04/2022

Legends mas podia ser Cânon!
Incrível como encrenca sempre acha os Jedi? kkk Kenobi tem uma pegada Westering só que no universo Star Wars, gostei de como as personagens mulheres são muito fortes em suas respectivas personalidades.
achei muito legal o desenvolvimento do vilão, foi bem trabalhado ao longo do livro, e um final bem diferente para ele, que eu não posso comentar pois seria spoiler kkk
Vários easter eggs sobre os filmes.
Recomendo, pois é uma visão diferente sobre o universo de SW!

Mireille 31/03/2016

Legal mas não sensacional
O livro é legal, mas não é sensacional. Os eventos ocorrem entre os episódios III e IV, quando Obi-Wan está em Tatooine em seu exílio.
Como dá pra perceber, não podemos esperar grandes acontecimentos tendo Obi-Wan sozinho no deserto. Ele basicamente se envolve com os locais e seus problemas da região, com participação do Povo da Areia e dos comparsas de Jabba.
Vale a pena pra conhecer mais sobre a sociedade do Povo da Areia e os sofrimentos internos do próprio Kenobi, que acabou de perder tudo pro Império Galáctico e tem a grande responsabilidade de proteger Luke Skywalker.
Mesmo sendo selo "Legends" dá até pra considerar os fatos como ocorridos dentro do universo Star Wars, as referências às outras obras Legends são mínimas, a maior parte é referência aos filmes mesmo.

João 13/07/2021

Faz tempo que eu li, pretendo reler um dia mas é uma leitura que foi bem difícil pois era rica em detalhes e não estava acostumado com esse tipo de leitura e sabendo agora o que é TCC e como detalhes são importantes, acredito que haverá um novo significado para mim em uma nova leitura

Camila 19/02/2020

Um pouco mais de Star Wars
Comecei a ler a saga legends em Darth Plagueis e já havia me apaixonado pela dinâmica dele, então segui para Kenobi (o seguinte na ordem cronológica). Me deparei com algo incrivelmente diferente do livro anterior. Enquanto a história de Darth Plagueis planeja se entrelaçar em Star Wars, Kenobi trás as páginas um conto que assim como seu personagem principal tenta viver como um nômade de seu mundo.
Adorei a pegada leve do livro, com personagens simples que vivenciam romances, tem sonhos com algo maior é claro, a corrupção sistemática comum ao mundo intergaláctico de Star Wars.
Aconselho todo o fã do mundo de Star Wars a dar uma chance a Kenobi.

Anaju 19/03/2022

O nome do livro é Kenobi, então a gente acha q vai focar no Kenobi né? Errado. Vai focar em um monte de fazendeiro, inclusive que fazendeira chata hein? Pqp. Enfim, decepção né? O que salvou foram os diários do Obi-Wan que nem foram mtos.

Eremar o motoboy 20/11/2020

Anilen : )
Lembro muito bem da história, lia esse livro no caminho para o tamandaré kkk, não sinto fakta nenhuma dessa época por sinal, esse livro me lembra muito twix pq eu geralmente comia twix quando lia,lembro que falava com a Inês ( funcionária da cantina do tamandaré) sobre a história e as pontinhas do livro estão dobradas por causa das indas e vindas na mochila.a história é boa, mas nn me dá saudade do mundo como o jogador número 1 e hobbit, mas mesmo assim é ótima, fico triste em saber que muitos bichinhos da areia foram mortos, eles mereciam viver. Lembro que o Ben só usou o sabre de luz 1 vez e senti a solidão do bem nesse livro, lembro da filha da anilem aquela anta funcional que só faz merda, e do encontro deles com o Jabba the hutt, lembro também da quantidade enorme de créditos espaciais(moedas) que o bem tinha e ele acabou doando pra anilenn. Amo esse livro muito e espero que a Anilen tenha terminado a faculdade de biologia dela em coruscant. Muito bom mano

Dayana116 08/05/2022

Conclui minha segunda leitura temática antes do lançamento da séria do Obi-Wan no final de maio.

Quantas oscilações de humor durante a leitura desse livro! Primeiro tivemos um prólogo frenético que me fez acreditar que aquele seria o tom da narrativa, porém depois somos arrastados por quatro longos capítulos onde nos são apresentados as outras personagens que ajudarão a contar a história desse livro: A’Yard, líder uma tribo do povo da areia, Annileen Calwell, dona do armazém local e Orrin Gault, fazendeiro de umidade e líder e empreendedor do “chamado dos colonos”.

Embora estes primeiros capítulos não sejam tão empolgantes (especialmente porque nosso protagonista não dá as caras) são capítulos importantes e preparatórios para o desenvolvimento enredo. A partir daí nosso Jedi exilado é introduzido na comunidade local após salvar a filha de Annileen de um acidente envolvendo costas carvalhos desgovernados e um ameaçador poço de Sarlac. Obi Wan não consegue evitar ajudar alguém em perigo (os Jedi não conseguem evitar!), porém isso também acaba colocando a sua missão em Tatooine em perigo visto que ele deve se manter o mais discreto possível para não chamar a atenção do Império, Mas aos poucos ele vai conduzido os eventos de modo que ele consegue sair apenas como o “Ben louco” e ainda assim salvar a família Calwell, os demais colonos e o povo da areia.

Por falar em povo da areia me surpreendi porque já nesta época (o livro foi lançado originalmente em 2013) o universo expandido já trabalhava para “humanizar” o povo da areia. Não é algo tão recente assim como eu imaginava (por conta das séries do Mandaloriano e Boba Fett), mas algo que já vinha sendo construído bem antes. Inclusive, A’Yard foi a personagem mais interessantes de todos os personagens do livro. Desde o capítulo um minha antipatia estava voltada para os colonos, especialmente para Orrin Gault e minha intuição estava correta quanto a este personagem.
Entre os altos e baixos do livro devo confessar que o pseudo romance de Annileen e Ben Kenobi está entre os pontos mais baixos do livro, desnecessário e por vezes irritante. Entre os pontos altos do livro, eu apontaria os momentos de meditação de Obi-Wan. O livro é narrado em terceira pessoa e sabemos bem pouco do que se passa na mente de Obi-Wan ao longo da narrativa, exceto pelos momentos de meditação (narrados em primeira pessoa) onde Obi-Wan tenta contato com seu mestre Quin-Gon Jinn através da força. Nesses breves momentos conhecemos suas reflexões sobre os eventos atuais, aqueles que o levaram ali, sua missão em Tatooine e até, por exemplo, o motivo por trás da escolha do nome Ben (era como Satine o chamava).

No final, depois de tantos momentos intensos de interação com os colonos, Kenobi entende que ele realmente precisa ficar mais recluso. Ele já não é mais o Obi-Wan Kenobi, agora é Ben Kenobi. Ele tem uma missão.

Paulo Schaper 04/09/2015

Impressionante!
Uma das melhores histórias do UE, Kenobi cativa o leitor de uma forma impressionante. As descrições das cenas, os personagens as meditações com seu mestre. Tudo feito de forma leve e que não deixa cansado o leitor.
Admito que ao iniciar a leitura eu gostaria de ter algumas aparições de outros Jedi, mas no final percebi que se acontecesse, a trama não seria tão bem construida.

Sem dúvida, o melhor livro do selo Legends até agora!

Neto Juvenal 02/03/2018

Um Western com LightSabers
Meu Jedi preferido em uma história ao estilo Western. Se quer se aprofundar no universo expandido, é uma leitura ótima! O livro acompanha a saga de Obi-Wan Kenobi sobrevivendo ao deserto planeta de Tatooine, logo após deixa o bebê Luke Skywalker com os Lars. A história se encaixa na série Legends, que como o nome já diz são lendas do universo. Logo podem ser totalmente verdadeiras para o cânone ou só algumas coisas.