Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Ju Ioshi 15/11/2017

Obi Wan simplesmente é o cara que vc respeita
Definitivamente o meu livro favorito do universo expandido (legends) de Star Wars.

É incrível como o Obi Wan que vemos nas prequels continua ali, só que com um peso de responsabilidade muito maior do que antes.

Também é possível acompanhar como ele lidou com toda a sua situação e se ocupou - inicialmente - em seu longo período de estadia em Tatooine. (O que também é incrível, porque o que raios ele ficou fazendo, além de olhar o Luke e bla bla bla, num planeta que basicamente só se vê areia?!)

Além disso, o livro está cheio de referências a outras obras de Star Wars, como The Clone Wars (

Blog MDL 22/12/2016

Após a queda da República e a ascensão do Império dominado pelos Sith, Obi Wan Kenobi vai até Tatooine, um planeta desértico, levar o filho do antigo Anakin Skywalker para ser criado por seus tios, esperando que este um dia se torne a salvação de toda a galáxia. Como provavelmente o último Jedi vivo, o que mais Kenobi procura é não chamar a atenção e viver discretamente, observando como Luke se sairá e protegendo-o de todo e qualquer mal que venha em busca do garoto.

Porém, a busca desse anonimato acaba por água abaixo quando o "Ben malucão", como acabou ficando conhecido pelos moradores da região, se vê envolvido em uma luta pelos habitantes do oásis em busca da sobrevivência e enfrentando o temido Povo da Areia, podendo colocar tudo o que ele foi fazer a perder.

Para começar, recomendo a quem for ler este livro, que tenha um conhecimento prévio dos acontecimentos dos três primeiros episódios da saga, pois é de suma importância para que possa entender os motivos que levaram aos acontecimentos que nele são relatados. A história ocorre logo após da queda da República e da transformação de Anakin Skywalker no Lord Sith Darth Vader. Obi-Wan Kenobi, um dos maiores Cavaleiros Jedi de todos os tempos tem como missão levar o filho de Anakin para algum lugar onde possa protegê-lo e, para que isso aconteça, tem que abrir mão de tudo o que já foi. Claro que isso não é algo muito fácil de se fazer e manter anonimato tendo tanto poder dentro de si pode ser algo extremamente complicado.

Ao entregar Luke aos seus tios em Tatooine, ele tenta manter descrição para vigiar o garoto. Mas, em um lugar onde nada acontece, qualquer novidade causa um turbilhão. E não há nada que Ben (como ele decidiu que se chamaria agora) faça que não atraia a atenção de todos os moradores do oásis, bem como muita confusão junto a chamativa tão temida.

O Lote, armazém praticamente único no meio do oásis, é um local bastante pacífico e sempre freqüentado pelas mesmas pessoas. Lá também é sede do “Chamado dos Colonos”, um serviço de proteção para os fazendeiros de umidade, que são aterrorizados pelos Tuskens, o “Povo da Areia”, o que causa muito reboliço por todo o local. Os personagens desse local são exatamente a grande dificuldade de Ben manter o anonimato, já que sempre acontece algo em que ele tenha que usar a Força para poder salvar a vida ou manter a segurança de alguém.

Apesar de ser um livro de mais de quinhentas páginas, achei seu conteúdo bastante raso. Imaginei que haveria muito mais a ser contado sobre o que aconteceu a Obi-Wan após sair para Tatooine e em como ele se tornaria o velho Ben, ocultando de todos que já foi um Cavaleiro Jedi. Porém, tenho certa expectativa de que o autor vá acrescentar algo a mais futuramente em uma outra obra, apesar que essa possa ser uma idéia remota, diante de todos os acontecimentos relatados no mesmo.

O fato de não revelar muito de um dos personagens mais enigmáticos da saga tem seu lado positivo e negativo. A ânsia por algo que nos faça entender o que ele pretende e como foi mistificando seu ser através dos anos que se passaram até que ele reaparecesse na série, embora que brevemente, é de certo modo angustiante e pode acabar frustrando quem espera muita coisa, assim como eu. Entretando, o que foi relatado é apenas os primeiros meses do que foi uma longa vida, somente uma introdutória do que aconteceu, o que serve de consolo e compreensão.

Têm fatos bastante intrigantes e reveladores, bem como um mistério envolto em torno de toda a trama. Seus personagens principais, antes desconhecidos, são de personalidades bastante fortes e marcantes, dando bastante conteúdo para, como eu havia dito antes, uma história rasa. Isso não desmerece tudo o que foi escrito nesse livro, vindo junto com uma edição maravilhosa. Não acho que seja um dos melhores livros que estão sendo lançados agora, mas me agradou bastante. Traz consigo uma história incrível que deve ser conferida pelos fãs da saga e por aqueles que tem Kenobi como um de seus personagens favoritos, assim como eu. Espero que aproveite essa leitura bastante enigmática e reveladora. Boa leitura!

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/07/resenha-star-wars-kenobi-por-john.html

Alice.Drakan 23/02/2022

Realmente incrível
Espero qe a nova série do Kenobi esteja a altura deste livro incrível. Amei ter lido e recomendo demais a todos.

Nando.Costa 21/04/2022

Ben maluco!
Sempre admirei o grande jedi que é o obi wan, e essa jornada dele, o conflito interno, a agonia pelo que passou com o anakin, os conflitos externos, ele sempre tem uma saída bastante sábia, em vários momentos senti pena pelo obi wa, o seu grande sofrimento no deserto, e ainda ter que defender o luke, o cara não tem um minuto de paz, todos os personagens bem trabalhados, uma grande história, espero ver isso trabalhado na série, ansioso por mais história com esse jedi.

Neto Juvenal 02/03/2018

Um Western com LightSabers
Meu Jedi preferido em uma história ao estilo Western. Se quer se aprofundar no universo expandido, é uma leitura ótima! O livro acompanha a saga de Obi-Wan Kenobi sobrevivendo ao deserto planeta de Tatooine, logo após deixa o bebê Luke Skywalker com os Lars. A história se encaixa na série Legends, que como o nome já diz são lendas do universo. Logo podem ser totalmente verdadeiras para o cânone ou só algumas coisas.

Lucas O. 04/02/2022

Sou suspeito para fazer esta resenha pq o kenobi é meu personagem favorito de star wars e este livro aumentou isso. O começo é estranho pelo jeito que a história é narrada mas depois se acostuma, fica cada vez melhor por trazer um ar de lenda para os fatos narrados. É meu primeiro livro de star wars mas quero mais já, é um mundo muito rico com muita coisa a ser explorada.

Michele Soares 17/02/2022

(não) dê meia-volta agora
sinceramente? achei do car*lho. é o Obi-Wan do jeito que qualquer um esperaria ver depois da ascensão do Império: borocoxo, cheio de remorso, vivendo quase como um mártir no meio do deserto e com um propósito muito fixo em mente, que é garantir a segurança do Luke. Porém, uma das coisas que eu mais gostei é que é um livro sobre ele, Obi-Wan, mas meio que não sendo sobre ele, como se ele fosse um protagonista negativo. Isso se deve muito ao fato dele querer e precisar dissimular as suas intervenções ?bastante irresistíveis ? nesse que é o "mundinho" Tatooine; nada se compara às ações de impacto colossal de momentos progressos, como salvar ou condenar a República, mas se tratam de vidas menores que, no entanto, importam.

é um livro sobre famílias, famílias de diferentes espécies ? a partir de hoje eu nutro um respeito muito mais fundo pelos Tuskens ?, sobre sonhos, sobre resignação e desejo de escape da resignação, sobre políticas da guerra, sobre contínuos exercícios de alteridade e sobre perdas, mas de uma forma que não é de todo melancólica. Afinal, cada um sabe o que perdeu pelo caminho e depois de tudo o sol ainda se levanta ? em Tatooine são dois sóis. Um motivo extra pra investir com o dobro de energia em juntar os cacos e seguir em frente, sem obliterar a fratura que passou a ser parte do todo, de quem se é. De quem eles são. De quem nós somos.

repito: livro do car*lho, leitura fluida e ficaria bem feliz se a série do Disney+ acenasse de alguma forma pra esse livro, mesmo ele sendo do selo Legends. Whatever. Boas histórias são boas histórias e a do Obi-Wan certamente merece ser contada. Livrasso mesmo.
Michele Soares 17/02/2022minha estante
PS: A vontade de ler Duna vem como bônus, tá bom? Demais paralelos com o Brasil de 2018 pra cá (milícia, golpe, essas coisas) podem não ser intencionais, mas tão na pista rs chora cavaquinho

Michele Soares 18/02/2022minha estante
PS2 com possível spoiler: Uma coisa que esqueci de colocar também é como não é um livro óbvio e isso me fez gostar 300%. Nessa missão de garantir a segurança do Luke é esperado que o Obi-Wan faça exatamente isso eacompanhemos ele nessa jornada. Só que não existe ameaça pra ser enfrentada...porque nada acontece. A família que guarda o Luke não precisa exatamente de proteção contra nada. As coisas acontecem mais dentro do Obi-Wan e nos entornos, em figuras até então completamente anônimas que vão ganhando vidace se tornando interessantes. Ainda estou muito encucada com esse livro k só leiam e aproveitem

Paulo Schaper 04/09/2015

Impressionante!
Uma das melhores histórias do UE, Kenobi cativa o leitor de uma forma impressionante. As descrições das cenas, os personagens as meditações com seu mestre. Tudo feito de forma leve e que não deixa cansado o leitor.
Admito que ao iniciar a leitura eu gostaria de ter algumas aparições de outros Jedi, mas no final percebi que se acontecesse, a trama não seria tão bem construida.

Sem dúvida, o melhor livro do selo Legends até agora!

LipeKenobi 19/08/2016

Número 1
O melhor livro de Star Wars que já li até aqui. Já li em ebook e agora comprei o livro pra ler e reler... Me fez descobrir o que aconteceu com um dos meus personagens favoritos da saga. Uma pena ter se tornado legends, até por que a história contada nesse livro não influência a sequência da saga, pelo contrário, além de fazer bastante referência a trilogia mas nova, ainda cria uma pequena ponte entre a trilogia mas antiga. Prefeito. Recomendo.

Mara 29/08/2015

Mais um livro sobre o universo de Star Wars que a Aleph nos trouxe e mais uma surpresa agradável. Depois de ler “Herdeiro do Império”, já peguei “Kenobi” com uma expectativa alta. Primeiro porque era Star Wars, segundo porque depois de “Herdeiro...” só esperava coisa boa e terceiro porque era sobre Obi-Wan Kenobi. Como não amar Obi-Wan, o jedi atormentado pela culpa depois de ver seu pupilo, amigo e esperança da República cair para as forças sombrias?

Nesse livro acompanhamos Obi-Wan em Tatooine, depois de entregar Luke Skywalker para a família de fazendeiros Lars. Tentando permanecer como um forasteiro sem passado e com o nome de Ben, o jedi faz de tudo para nunca ser descoberto pela população desconfiada da região rural próxima de Mos Eisley, chamada de Lote. Claro, toda a graça da história está no fato de que o mestre jedi simplesmente não consegue se afastar dos problemas da população e mesmo que nunca seja completamente bem vindo, ele faz o possível para salvar o desconfiado povo de seus problemas, mesmo que saiba que pode acabar estragando todo seu disfarce (e o autor ainda nos traz um certo tom cômico, porque Kenobi simplesmente não consegue fugir dos problemas locais, ou então acaba atraindo-os).

Sem entregar o enredo, o que posso falar é que John Jackson Miller sabe escrever muito bem. A leitura é fácil e fluida, e os personagens retratados são excelentes. Você não vai se interessar apenas pelo misterioso forasteiro Ben, que todos nós já conhecemos tão bem, mas também pelo povo do Lote. São fazendeiros simples, comerciantes tentando sobreviver no deserto, cercados pelos perigosos Tusken (Povo da Areia) e os mercenários de Jabba, o Hutt.

Claro, os vilões. O autor escreve as cenas de ação como num filme de faroeste com ficção científica. Muita perseguição, areia, tiros e bandidos sem piedade. Aqui, nos deparamos com A’Yark, líder da resistência de determinado grupo Tusken, que narra suas dores, dilemas e ódio ao sentir que seu grupo está cada dia mais fadado ao desaparecimento. Miller consegue trazer mais informação sobre o Povo da Areia para quem é fã da série, mas apenas viu os filmes de Star Wars. Conseguimos entender mais sobre a história desse povo, suas crenças e cultura. É fantástico e muitas vezes você não consegue ver o povo Tusken como vilão. Acredito que realmente era esse o objetivo de Miller. Não há vilões “malvados” no livro. Só sobreviventes, alguns com mais sangue frio que outros.
Outro ponto que cabe uma observação é sobre a narração. O livro é todo em terceira pessoa, com o narrador tomando o ponto de vista de cada personagem, mas com um pequeno detalhe: em determinados momentos do livro lemos as chamadas “meditações” de Obi-Wan Kenobi, essas em primeira pessoa, onde o jedi, repleto de culpa e com uma mente atormentada, conversa com seu antigo mestre: Qui-Gon Jinn. Os fãs ficam loucos. Aliás, os fãs vão ficar malucos pela quantidade de referências aos filmes da saga. Impossível não se apaixonar.

Enfim, poderia falar muito mais, só que estragaria o livro com spoilers desnecessários. Leitura obrigatória pra quem viu os filmes e ama Star Wars (que a editora Aleph continue trazendo mais livros sobre a série, por favor!). Pra quem gosta de livros com cenas de ação, ficção científica, drama e, até quem sabe, um pouco de faroeste, também vale a pena perder algumas horas na leitura de Kenobi. Afinal de contas, como não amar Obi-Wan?

jugueiroos 08/08/2016

Resenha feita para o Blog Mundo dos Livros

[...] Eu perdi tudo isso enquanto estava correndo para todos os lados a fim de salvar o futuro da galáxia. Deixei de ver que, para muita gente, as lutas menores são tão importantes quanto nossas lutas maiores são para nós. Foi uma ótima lição a se aprender.
Mas ela tem de terminar. Pág. 319

Marcos Pinto 11/08/2015

Um livro que va além das expectativas
Por se tratar do período de exílio do Kenobi e por passar em um lugar muito, muito distante, chamado Tatooine, eu imaginei que o livro não fosse me surpreender. Pior, supus que ele seria lento. Novamente provei ser apenas um jovem Padawan; enganado estava eu. Kenobi é livro rápido, dinâmico e é uma das melhores obras que já li sobre o universo Star Wars.

Obi-Wan perdeu quase tudo: amigos, um lar, a sua preciosa Ordem Jedi... Mas ganhou uma missão. Aparentemente simples, já que deveria cuidar de uma criança. Porém, ao mesmo tempo, de suma importância: já que aquele infante poderia ser o homem que faria a República renascer.

Para sobreviver de modo anônimo, já que os Jedis estavam sendo caçados, ele abandona seu nome. Ao chegar a Tatooine, Obi-Wan para de existir; ele se torna o “Ben Maluco”, o eremita que mora no deserto e fala sozinho. Porém, quando percebe que até mesmo em lugares esquecidos há injustiças, Ben entende que precisa ajudar, mesmo que isso destrua o seu disfarce.

“– Eu tento evitar as palavras “sempre” e “nunca” – disse Ben, passando o pano em um prato já limpo. Então, ele assumiu um tom de voz solene: – coisas que parecem permanentes, garantidas, podem encontrar um jeito de mudar rapidamente, tornando-se algo que você nem sequer é capaz de reconhecer. E nem toda mudança é para melhor” (p. 193).

Kenobi é um livro que, como dito anteriormente, me surpreendeu de forma positiva. E isso se deu, em grande parte, por causa da carga psicológica que há na obra. Ben é um homem atormentado pelo passado, pelo que foi obrigado a fazer com seu amigo Anakin. Ele não consegue se perdoar, pois acredita que parte da culpa pelo acontecido é sua. E, claro, isso o corrói um pouco todos os dias.

Diante desta carga pesada que há sobre ele, Kenobi tenta entender o motivo de sua existência, tenta dar um sentido a sua vida. Porém, tudo que ele consegue é tomar a dor como conselheira. Isso até que ele conhece Annileen e seus filhos problemáticos. Esses personagens trazem um ar novo para a vida de Kenobi, uma sensação de felicidade. Porém, isso vem acompanhado de problemas.

O Oásis onde o armazém de Annileen fica é atacado pelo Povo da Areia, enquanto Kenobi está lá. Isso o colocará em ação novamente, mesmo que não da forma clássica. E quando um Jedi volta à ação, ele não para mais. E daí em diante, o livro que eu imaginei que seria parado se torna ainda mais rápido, cheio de reviravoltas e com ação de sobra.

“Derrotas tinham de ser sentidas, cada uma delas, e mereciam ser lembradas” (p. 296).

Além do enredo intrincado e da carga psicológica, o livro torna-se envolvente também por causa da excelente narração de John Jackson Miller. Como uma escrita rápida, mesmo contendo um bom número de descrições, e com capítulos curtos, o autor torna impossível querer largar a obra. Eu, por exemplo, cheguei a virar uma noite lendo. E depois fui para a pós-graduação com cara de zumbi.

Não obstante a excelente construção textual e os personagens cativantes, a obra ainda conta com um aspecto físico incrível. A capa está formidável, a diagramação é bonita e muito confortável e a revisão está perfeita. Só tenho a parabenizar a editora Aleph pelo trabalho primoroso.

Por todos esses aspectos, é claro que eu indico a obra de olhos fechados. Seja fã ou não da série cinematográfica, você tem tudo para gostar do livro.

“Quando as pessoas lhe mostram sinais, é importante lê-los” (p. 342).

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/06/resenha-kenobi.html

Pablito 01/08/2017

Não sou muito fã do universo expandido de Star Wars,
por isso demorei pra começar essa leitura, motivo do livro ter ficado anos na estante. As séries animadas e manuais fizeram minha mente mudar um pouco, e acabei começando o primeiro livro de Star Wars que comprei, e me arrependi por ter demorando tanto!

O livro mostra bem a vida dos habitantes de Tatooine fora das cidades que conhecemos e do covil de Jabba, mostrando pessoas que conseguiram adaptar aos rigores e perigos desse mundo, e me fazendo conhecer melhor fazendeiros cuja "criação" consiste de extrair água dos céus com seus vaporizadores.

Depois a melhor parte é ver o "Ben Maluco", alguém que cresceu tendo os recursos da Ordem Jedi e da República sempre disponíveis, se ajudando à uma vida limitada, se esforçando pra aceitar sua missão, enquanto resiste ao impulso de ajudar quem precisa, pra não chamar atenção desnecessária.