Batman: Noel

Batman: Noel

Resenhas - Batman - Noel

Ana Cis Gestal 17/02/2020

Batman Noel
Inspirado na obra de Charles Dickens "Um conto de Natal", que ainda não li. Talvez se tivesse conhecido a obra original a experiência fosse mais completa. Uma boa história sobre escolhas e perdão. A arte e as cores utilizadas são lindas.

Marcone989 01/03/2022

Um conto de Natal em Gotham City
Nessa HQ temos uma adaptação do famoso conto de Charles Dickens ao universo do Homem Morcego, ilustrações belíssimas de encher os olhos. A adaptação se encaixou perfeitamente para esse universo, sendo Batman a representação de Scrooge. O homem amargurado que ao receber a visita de alguns fantasmas repensa sua trajetória e no que se tornou.

@fabio_entre.livros 25/12/2021

Natal com Dickens e Batman
Na véspera de Natal, um narrador incógnito conta para seu filho a famosa história "Um conto de Natal". O narrador é um morador de Gotham City e é a partir dessa história que Lee Bermejo constrói, especialmente sob a perspectiva visual, uma segunda camada de narração que entrelaça os acontecimentos e personagens da obra de Dickens com o universo do Cavaleiro das Trevas, enquanto este caça o Coringa em plena noite de Natal.
Acho admirável quando, no mundo dos quadrinhos, um mesmo artista é suficientemente talentoso para elaborar o roteiro e a arte sozinho. Este é justamente o caso de Bermejo, um artista com "A" maiúsculo, responsável por ambas as tarefas nessa graphic novel belíssima.
Reconhecido por seu estilo ultrarrealista, quase fotográfico, ele cria cenários e personagens visualmente marcantes. A Gotham que ele apresenta aqui é sombria e gélida como a Londres vitoriana; já os personagens são um espetáculo à parte. Desde o pobre Bob Cratchit até a Mulher-Gato, Superman e o Coringa (que representam os espíritos dos Natais passados, presente e futuros respectivamente), a arte de Bermejo transpira vida, dinamismo e sentimento. É preciso ter um coração mais gelado do que o de Scrooge para não se emocionar com o pequeno Tim Cratchit fazendo uma árvore de Natal com um graveto enfeitado com latinhas amassadas e gargalos de garrafa.
No entanto, não é apenas pela arte que essa graphic novel se torna memorável. Como na obra original de Dickens, o roteiro traz um questionamento muito válido e atemporal sobre as consequências da amargura e da mesquinhez moral a longo prazo. Ao representar o Batman como o Scrooge da história, Bermejo faz o personagem reavaliar seu conceito de justiça implacável e, a partir disso, mostra o caminho da empatia, da autocrítica e da consciência.
Sem mais delongas, é uma história tocante; ideal para ser lida nessa época temática, mesmo por quem não tem o hábito ou familiaridade com HQs ou super-heróis. Como diz o narrador, basta acreditar que as pessoas podem mudar. Mudar para melhor.
Geórgea 25/12/2021minha estante
Que interessante! Ai ai, nunca dou conta do Tiny Tim, fico sempre no chão de tanta tristeza. E essa cena que você descreveu da árvore de Natal seria meu fim! Tentei aqui visualizar e já me cortou o coração em vários pedacinhos. Vou logo tratar de esquecer para não estragar meu Natal, rsrs.

Aliás, aproveito para te desejar um Feliz Natal, Fábio! Que esse dia seja abençoado para você e sua família!

@fabio_entre.livros 25/12/2021minha estante
Pois eu já ia te aconselhar a procurar essa hq no Kindle, Geórgea! Haha! Obrigado pelos votos: que seja mesmo um Natal abençoado para todos nós! Bom fim de ano pra você e sua família também!

Nokyam 27/03/2021

Inspirado em "Um conto de Natal - Charles Dickens"
Bom, a HQ é inspirada no livro "um conto de Natal de Charles Dickens" só que com o universo de batman.

Os desenhos e traços em si de Lee Bermejo e as Cores por Barbara Clardo, muito bom, tanto os traços como a ambientação com as cores.

Deixo abaixo a Resenha que eu fiz para o Livro "Um conto de Natal"

Aquele clássico que quando terminamos de ler, percebemos o quanto influenciou a cultura pop, seria exagero dizer "o homem que inventou o natal"?

A escrita é incrível e fluida,
Dos três espíritos, visão que o último mostrou pro scrooge é triste, mais acaba mostrando que se não tivermos cuidado a vida passa e deixamos de viver momentos incríveis por "bobagem", sem rancor sem mágoa :), viver bons momentos, eu diria que foi uma bela lição para o Scrooge.
Até mesmo alguns "Scrooges" por aí.

Por fim recomendo, se ainda está em dúvida de ler, abra o livro nesse momento e comece a ler, muito bom.

Luciano Luíz 20/03/2015

BATMAN NOEL é uma verdadeira obra de arte.
Escrito e ilustrado por LEE BERMEJO, temos um cavaleiro das trevas enterrando-se na depressão, em uma angústia que pesa demais nos ombros morais de quem faz a justiça de Gotham. Um trabalho primoroso, maduro, onde você passeia por diversas mentes. Desde o pai se envolvendo com o crime para dar uma vida melhor ao filho. Um palhaço louco para destruir qualquer vida que atravesse o seu caminho. Uma gata que fica em dúvida sobre o homem de capa escura no topo do prédio. A idade vindo com tudo e mostrando que às vezes não há como um ser humano mudar. A não ser com a ajuda de alguém...
É uma edição espetacular. Tanto para quem é fã do homem-morcego quanto para quem procura por uma HQ de alta qualidade em todos os sentidos. A riqueza de detalhes nas roupas, cenários, expressões faciais são de encher os olhos. E claro, o enredo tão bem trabalhado que ao chegar ao final, a gente fica com aquela sensação de quero mais. Sem dúvida, uma excelente leitura que você leva pra vida toda.
Ah, a pintura ficou por conta de talentosa BARBARA CIARDO que mais uma vez mostrou o quanto sua habilidade com as cores é assustadoramente bela.
Mais que recomendado.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Naza 31/01/2021

Dúvidas.
Sinceramente, eu n curtir muito esse exemplar. Mas tem uns temas interessante, que me trouxe reflexões: liberdade, visão de mundo e esperança.

André 25/12/2023

Santo Humbug, Bahman!
Adaptação bem divertida - embora um tanto forçada, em um elemento ou outro - d'Um Conto de Natal, de Dickens, no que eu imagino ser o universo específico das histórias do Batman desenhadas pelo Lee Bermejo, uma vez que a cronologia é "all over the place" e o roteirista - o próprio Bermejo - vai selecionando elementos do canône do morcego um tanto aleatoriamente para compor a atmosfera desejada.
Para quem é calejado com as histórias do Morcegão, vai reconhecer ecos de Batman: Guerra ao Crime, de Dini e Ross, e mesmo de um dos episódios da antiga série animada dos anos 1990 - Old Wounds - na narrativa, mas isso está longe de ser um demérito. Sendo um personagem quase mítico já, nada mais justo que o Cruzado Encapuzado tenha as suas histórias contadas e recontadas com poucas variações mil vezes, sendo reconhecidas pelas pessoas de memória.
Sobre a arte de Bermejo, há pouco para se dizer - além de criar belas figuras estáticas, belamente colorizadas por Barbara Ciardo, e ótimos designs (babei com os trajes expostos na Batcaverna), o artista demonstra um domínio da arte sequencial que outros grandes mestres da arte "realista" no mercado nem sempre possuem.

Rafa_9000 12/03/2015

Um novo classico do Homem-Morcego!
Senhores...saibam que terão em mãos ao comprar essa HQ é um novo classico!! Uma das MELHORES historias do homem-morcego e com certeza a melhor a sair nos ultimos anos. Uma bélissima historia, com uma arte( e argumentos ) estupendos feito por Lee Bermejo. Uma verdadeira homenagem ao Batman do passado, uma critica inteligentissima ao Batman do presente e um olhar doque pode ser o Batman do futuro. O Batman NÃO precisa ser violento e sombrio como é hoje em dia, as historias dele não precisam nos mostrar o pior que há no mundo, suas historias tambem podem ser felizes, divertidas, podem nos trazer esperanças de um muundo melhor. Afinal...voce morre como heroi ou vive o bastante para se tornar o vilão. Nota: 10.0/10.0

Dani Moraes 31/10/2015

Batman + Dickens = Lindo
É um reconto de Um conto de Natal com o Batman.
A escolha dos fantasmas foi muito acertada, mas o forte da HQ é a arte que muitas vezes me parece uma pintura. Gotham foi maravilhosamente retratada.
Se quiser saber minha opinião completa clique no link abaixo:

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/10/batman-noel.html?m=1

Lamboglia (@estantedotibas) 25/07/2017

"Acredito que um homem pode mudar. Mas a mudança é algo tão poderoso, uma ideia tão GRANDIOSA, que acredito que ela seja mais do que apenas uma ESCOLHA".

Autor: Lee Bermejo
Ano: 2015
Páginas: 116
Ed: Panini Books

Inspirado no conto de natal de Charles Dickens, Lee Bermejo nos leva para passear pelos becos de Gotham na véspera de natal. Batman como sempre em sua árdua missão de combater o crime em sua cidade é visto nesta estória como o velho e assustador Scrooge. Na cola do palhaço do crime, ele usa como isca o Bob, um ladrão de quinta categoria, que tá nessa vida de crime devido ao azar que tem desde sempre. Nada deu certo para ele e, para não deixar o seu pequeno e frágil Tim, seu filho, desamparado, ele faz o que tá ao seu alcance. Batman então recebe a visita dos três espíritos. O espírito do passado é a Mulher-Gato, o espírito do presente é o Superman e o espírito do futuro é o Coringa. Lee Bermejo consegue extrair a essência oculta e sombria da personalidade do Cavaleiro das Trevas ao mesmo tempo que consegue inserir o seu senso de justiça e o código moral, criando um conflito com ele mesmo a ponto de se tornar o seu próprio inimigo. "Batman: Noel" é a primeira graphic novel do ilustrador, agora roteirista, Lee Bermejo, que sem dúvidas entrou para o quadro de clássicos do Homem Morcego. As cores (que são magníficas) ficam por conta da excelente habilidade de Barbara Ciardo.

Guga 24/12/2021

Ok
É aquela história dos 3 fantasmas do natal, mas adaptada para o mundo do Batman e com um narrador mais participativo. Os desenhos são impressionantes, mas não gosto tanto desses desenhos realistas. É um quadrinho ok, no máximo.

medderao 13/02/2021

Definitivo periférico
Lee Bermejo pegou o melhor da tradição de cada personagem e tornou eles arquétipos perfeitos pra uma história bem curta e impactante. Uma história ótima pra começar a ler batman, definitivo. Mas longe dos melhores, faltou criatividade.

Grillo_silva 05/12/2015

Feliz natal!
Terminei!(53/52): Batman Noel, de Lee Bermejo. Da DC Comics, publicado pela Panini Books. Já que estamos em clima de natal, nada como ler algo temático, mesmo que seja no universo batman. Sobre a história: imagine a história dos 3 fantasmas de natal visitando o velho ranzinza e mostrando que ele precisa mudar para não perder tudo, agora coloque no lugar do velho o Bruce Wayne, bom já dá para ver onde vai dar. Muito legal! As história é muito bem escrita e te cativa o tempo todo. Sobre a HQ: As cores e os desenhos são lindos! Muitos dariam excelentes quadros. O clima de "espesso polar" é presente o tempo todo! Conclusão: nota 5 de 5, impossível dar uma nota mais baixa. Feliz natal para você!

Samuel Simões 25/12/2015

Simplesmente sensacional
Uma Hq belíssima, com uma arte impecável e com certeza Lee Bermejo entrou pros meus favoritos!! Essa sacada de colocar o Batman como Scrooge ficou demais e todo o desenvolvimento da narrativa e o final da história, ficou tudo muito bem feito e muito bem pensado! Recomendo e muito essa história!! favoritado sem duvidas!!

Mateus 24/12/2016

Um clássico imediato.
É sempre revigorante o contato e as reflexões promovidas pela gloriosa e saudosa historia "A Christimas Carol" e os ensaios baseados nesta. Em uma narrativa de pura imersão, Lee Bermejo traz perfeitamente as alusões presentes na historia clássica com adicionais da riquíssima mitologia do Batman, promovendo, a posteriori, toda a comoção proposta inicialmente pelo arco, isso tudo contando com análises Nietzschianas acerca dos tempos passado presente e futuro fazendo com que o leitor acompanhe naturalmente o raciocínio e traga para si tais ideais instantaneamente.