O Demonologista

O Demonologista Andrew Pyper

Resenhas - O Demonologista

Maria1691 10/04/2024

Gostei da leitura, terror, suspense e também drama, mas confesso que esperava mais desse livro, no final.
Mas o enredo é agradável.

Heloisa Giannotti 19/03/2024

Não tem necessidade de tanta coisa
A história é bem formulada, entendo que tenha um porquê de cada elemento, mas não precisa arrastar tanto os acontecimentos. Sinto que muita coisa está ali apenas para "encher linguiça".

Lanarb 10/03/2024

Senti que pra mim foi um pouco cansativo o diálogo com a obra que o protagonista estuda, mas é também o que dá alguma substância a ele. Nesse livro o autor também usa o recurso do ceticismo do protagonista, mas achei mais elaborado do que o livro "A Criatura" do mesmo autor. Apesar de ser um livro que achei meio fraco, logo no começo um acontecimento inesperado dá um tom interessante ao livro e achei que essa surpresa é a única coisa original.

That Bitch 09/03/2024

Um boa premissa e uma ótima escrita mal conduzida...
O mal nunca deixou de causar arrepios nas pessoas. Pensar no inferno? Jamais! Estaria atraindo mau agouro pra sua vida. Falar no diabo ou em qualquer figura maligna bíblica era motivo de nossos avós baterem em nossa boca e nos repreender com toda energia.

Demônios, anjos, diabo e todas as figuras bíblicas cristãs foram e ainda são, alvos de muita pesquisa e estudo, e é onde entra o nosso protagonista David Ullman, um pesquisador e teólogo especialista na figura literária do diabo, professor de graduação que possui a crença abalada, mas que mesmo assim, passa a sua vida estudando as figuras e formas do diabo, e muitas vezes a forma como o mesmo pensa de acordo com as escrituras de John Milton. Porém, um dia ele recebe um convite para presenciar um fenômeno, que além de abalar as estruturas da sua fé inexistente, abala também a sua vida.

Iniciarei dando os devidos créditos à escrita do Andrew, muito envolvente e didática, ele é especialista em, mesmo que a história esteja chata e sem pra onde ir, de alguma maneira você não consegue largar o livro.

Ele tenta (falhamente) aprofundar os personagens para que você se importe com eles, quando na verdade, todos os personagens inseridos aqui possuem o carisma de uma porta. Diálogos desnecessários, atitudes totalmente desconexas dos personagens, uma hora duvida e depois está lá com a crença no 100 disposta a dar a vida por uma causa até então que não se importava, vilão com uma motivação confusa demais que não dá nenhum gás na trama, o background do personagem sobre o motivo do oculto desejá-lo, superficial demais, cenas de terror mal escritas e conflitos mal dimensionados e mal colocados dentro da trama.

É, se a nota fosse por tentativa de criar uma história boa e inovadora, ele ganharia cinco estrelas. Mas o que está cheio de boas intenções, é o inferno.

Mas gostei das referências implícitas e quase imperceptíveis a Bram Stocker e uma estética menos violenta de Clive Barker.

Ryan.Palma 25/02/2024

Carregado
Acredito que ela tenha potencial para escrever historias tão boas quanto ás histórias do stephen king. Acredito que ele se perde um pouco em alguns momentos, ele perde um pouco a mão em certos desenvolvimentos, mas durante minha leitura, gostaria tanto de ver a resolução da história que continuei lendo engajado. Por mais que o final da história tenha me frustado um pouco no final, acredito que poderia ter tido mais potencial na hisória, ter desenvolvido mais um pouco o ser por traz das decisões.

A história para mim engaja apenas na reta final do arco do protagonista, acredito que o livro sofre de um grande défice no suspense por volta do que está acontecendo, sendo a leitura, para mim pessoalmente sendo carregada somente pelo interrese do leitor em terminar o que começou.

Contudo foi um dos livros que me tirou da ressaca literária que eu estava, então, eu tenho um certo carrinho por ele e pelo o que ele me fez sentir na época na vida.

Priscila82 03/02/2024

Ô livro mal escrito...
Ficou feio pro autor. Esse livro só vendeu bem por conta do poderoso marketing, porque prestar, não presta.
A história tem uma ótima premissa, mas é muito mal executada. Cheio de furos, ações descabidas, não tem nada de terror, um final idiota, a única coisa que salva é a escrita dinâmica dele.
Stregoica 03/02/2024minha estante
Nossa, nunca concordei tanto com uma resenha kkkkkkk

Taci.Souza 27/01/2024

O velho "gostei, mas não amei". Não sei explicar direito a razão para essa conclusão. Talvez o modo como as coisas "simplesmente" acontecem. Os primeiros capítulos até empolgam, mas do meio para o fim parece que as coisas só andam, sem muito propósito, ou com um propósito meio vago.

Pode ser também uma questão de expectativa. Essa é a obra mais aclamada de Andrew Pyper, ao passo que naturalmente as expectativas em relação a ela estavam um pouco elevadas. No entanto, quando comparo essa experiência de leitura com as outras obras do autor que tive a oportunidade de ler, especialmente "A Criatura", que segue sendo a minha favorita, me deparo com aquela sensação de que faltou algo, ainda que eu não saiba explicar o quê.

Não tenho pretensão de sanar essa dúvida. Vou me contentar em aceitar que foi uma ótima leitura, não bastante para ser favoritada, mas suficiente para entrar na minha lista de recomendações.

Bárbara 25/01/2024minha estante
para interessante, pena que sou medrosa

biancaprudence 22/01/2024

Ô livro ruim...
O livro veio com um marketing monstruoso, dizendo que era o livro do ano, na categoria de terror, no entanto, deveria ser jogado pra baixo do tapete. Teve um consumo alto, principalmente por brasileiros. Isso prova o quanto nós somos levados pela mídia, existem escritores brasileiros de terror que fazem um ótimo trabalho e são esquecidos, enquanto tem gringos publicando livros como esse e sendo exaltados.
Desenvolvimento acelerado, ligações péssimas, enredo fraco e cheio de furos, suspensão de descrença foi estilhaçada, meu deus, que ruim.
Por que alguém que está sendo sufocado/afogado, vai usar uma faca para cortar o polegar do agressor, se poderia passar no pulso dele? Não é mais lógico, mais instintivo? Por favor!
Detestei e me senti idiota por ter me deixado acreditar no hype.

Lidia 22/01/2024

Não consegui parar de ler até metade do livro, mas confesso que achei os capítulos finais um pouco confusos e decepcionantes.

Bruninho.Macedo 20/01/2024

Impressionante e atemorizante
Gostei muito de como o autor levou o mistério da morte de seu irmão até o final do livro. Amei como ele enlouque (bem entre aspas aqui, tá gente!?) em busca da filha dele. Os detalhes, as visões, caramba, deve ter dado muito trabalho planejar esse livro, é o que penso. Lendo, me senti levado para os lugares que ele visitava, são bem descritos e confiáveis, parecem lugares reais.
A única coisa que não curti foi o final, o final de livros é sempre um problema para mim, tenho um objetivo de leitura, quando não chega a ele eu fico chateado, mas isso é coisa minha. Amei o livro como um todo.

Amauri 20/01/2024

Desanimador
Li em 2022. No início é legal, e pelo meio também, girando em torno do poema clássico, paraíso perdido de John Milton, porém depois de um tempo a narrativa se perde, fica sem graça e cansativo, quase abandonei, o final bem desanimador, sensação de que perdeu tempo. Bem mediano e previsível, existem melhores no gênero.

Lara 14/01/2024

O Demonologista...
Comei este livro às cegas, sem saber absolutamente nada do conteúdo, o que me garantiu um início bem instigante, uma vez que nas primeiras páginas já temos contato com o debate que o livro levanta e com os mistérios nos quais a história se baseia. Talvez por um início tão forte, coloquei expectativas de ver mais dessa mesma ação no entremeio do livro, mas acabei me decepcionando um pouco. Tudo acontece de uma maneira lenta, o que para mim quebra a estrutura de suspense e medo que determinados momentos geram. A história em si é instigante, mas acredito que essa falta de presença do terror cria um espaço para o leitor se desconectar com a emoção dos acontecimentos.
Contudo, é sim uma boa leitura, principalmente pela base que ele utiliza como discussão sobre a existência do sobrenatural, o passado e os traumas de David. Para mim o ponto alto do livro é a relação entre verdade e a religião, fundamentada principalmente na obra de John Milton.
Não é uma obra que recomendaria a qualquer um, pois ela se torna uma leitura interessante somente para aqueles dispostos a perceber as discussões por trás da história, requer uma análise um pouco mais profunda. Mas para estes que estão dispostos, eu acredito que será satisfatório, e com certeza vai te fazer pensar e repensar as coisas.
Ah, ainda não me decidi sobre o final, acho que esperava um pouco mais de respostas, mas talvez seja exatamente esse o objetivo, não dar respostas e simplesmente deixar que os leitores reflitam sobre tudo sozinhos.