Ateliê de criação literária

Ateliê de criação literária Luiz Bras

Resenhas - Ateliê de criação literária

Ricardo Santos 06/08/2017

Aula de um mestre rebelde
Luiz Bras é um provocador. Em seu "manual de escrita", ele propõe o seguinte: não dê tanta bola para regras. Na verdade, ele propõe que a gente aprenda a construir para depois desconstruir. Seu discurso rebelde não é vazio. Bras mostra muito conhecimento de causa, muita leitura. O pulo do gato é o que ele faz com toda essa bagagem. Segundo ele, devemos ler muito, de tudo, para nos tornamos leitores mais completos, e, por tabela, escritores menos convencionais, avessos a preconceitos. O melhor leitor/escritor é aquele que não coloca hierarquias, por exemplo, em Thomas Pynchon e Stephen King, reconhecendo o valor de cada um. Seu Ateliê de Criação não segue a estrutura de outros manuais. É uma colagem de textos que cabe de tudo: propostas para uma oficina literária, com sugestões de leitura e exercícios práticos; reflexões teóricas na forma de poesia; artigos e crônicas sobre vários temas pertinentes da literatura. O livro está repleto daqueles insights sobre escrever que tanto adoramos nesse tipo de obra. Eu mesmo marquei várias passagens. É uma leitura curta, prazerosa e sábia.

Gabriel Oliveira 12/04/2021

Ótimo!
Demorei um pouco pra entender a proposta da obra, pois a minha referência de "livro feito para instruir escritores a escrever" era o Escrever Ficção do Assis Brasil.
Aqui a proposta é diferente. Luiz Bras não te pega pela mão e sim te empurra; te provoca; te estimula. Há sempre a intenção de fazer com que você ande com suas próprias pernas, sem didatismo.
Há várias recomendações exercícios e obras que, se não vão te "inspirar" como autor, pelo menos vão te agradar como leitor/espectador.
Para quem quer escrever ficção e narrativas, é um ótimo livro. Não espere um manual pois não é a proposta aqui.

Heidi Gisele Borges 12/05/2021

"É preciso lutar furiosamente contra o preconceito dos leitores menos esclarecidos, que encaram a literatura feita para crianças como uma arte menor."

Há um capítulo muito interessante sobre a literatura para crianças.

O livro é esclarecedor. Gostei da abordagem.