Zaphir G. C. Milezzi

Resenhas - Zaphir

camillafetter 23/02/2024

Esperava mais!
Resumo da obra
"Zaphir: A Guerra dos Magos" é uma obra de fantasia escrita por Gilmar Carlos Milezzi, ambientada em um mundo repleto de magia que se passa em um momento de descobrimento da puberdade das personagens Michel e Gabriela e do desenvolvimento do vínculo entre ambas enquanto seu crescimento e diferenças se afloram. Em uma jornada que se passa em outro mundo, baseada em jogos digitais, pela dupla de amigos que apesar das diferenças se esforçam para manter a amizade, ambos enfrentam dilemas.

Resumo de vida do autor
Nascido no fim da década de 1950, na cidade de Tubarão, em SC, Gilmar Carlos Milezzi, viveu a adolescência em Florianópolis, no período mais feroz da repressão política no Brasil dos anos setenta. Teve sua maior influência literária através do pai, que lia quadrinhos, e logo mergulhava nos livros de Emílio Salgari, Julio Verne, Jack London e Mark Twain, entre outros, os quais lia com a vontade de quem queria aprender os segredos de uma boa narrativa.

Análise crítica da obra abordando a narrativa, personagens e cenários
A obra inicia bem, tem bom desenvolvimento e é interessante nos seus acontecimentos. Porém, quando as personagens iniciam a jornada dentro do jogo a narrativa se torna pesada e desinteressante, parecendo ter sido escrita por outra pessoa. Há estórias paralelas desconexas com o restante do livro, que tem uma participação pequena para o desenrolar da trama, que se desenrola praticamente nas últimas páginas.

sophi.hangai 22/10/2023

? Minhas considerações:

· Gabriela e Michel (protagonistas):
? A Gabi teve um salto de autoconfiança ao longo da narrativa, que mostra que mesmo sendo uma adolescente possui uma maturidade, por conta das situações que ela teve que passar no mundo de Az'Hur, que nem todos os adolescente têm.
? O Michel sofria bullying na escola de um valentão e ao longo dos capítulos, vemos a evolução dele no quesito de aprender com as situações ameaçadoras, sair mais forte e preparado para enfrentá-las sem haver agressão física diretamente.

· Reflexões:
? Temos o Bullit que é um elfo muito sábio na história. Ele me deu muitas reflexões de tudo. Vou até deixar um trecho de uma reflexão para vocês aqui.
? "A solidão é um estado alterado da percepção de si mesmo em relação aos outros e independe de você estar solitário ou não."

· Temas:
? O livro aborda o bullying, dificuldades na adolescência e como é importante não se perder de si mesmo.

· Escrita:
? O G.C.MILEZZI tem uma escrita muito boa, envolvente e fácil de entender. Nas primeiras 100 páginas estava muito fluída, mas depois começou a ficar um pouco densa e demorada para mim por causa das inserções do universo.
? Leitura de 380 páginas para as férias, final de semana ou para ler na semana mesmo.

? Recomendo esse livro para quem gosta de:
? Muitas cenas de ação.
? Personagens cativantes.
? Reflexões incríveis.

stargazinyx 05/09/2022

Zaphir
Descobri o livro quando eu conheci o autor em um evento de HQ e, olha, confesso que me surpreendi muito!

A história conta sobre Gabriela e Michel, dois pré-adolescentes normais que, de repente, se veem presos em um universo fantasioso. Destinados a cumprir uma profecia, eles passam por vários desafios envolvendo magia e, principalmente, auto-conhecimento.
Além de Gabriela e Michel, também há outros personagens muito bem escritos, em destaque à Icas, o saci bizarro que me ganhou já na primeira aparição, e Bullit, um sábio elfo que trás várias reflexões tanto para Michel, quanto para o leitor.

A escrita é muito simples e tranquila, mesmo que apresente um universo complexo, me adaptei bem rápido e não travei em nenhuma parte. Um ponto positivo é o fato do escritor ter usado expressões e termos nacionais durante os diálogos, o que trouxe um humor único e um toque de familiaridade que a gente não sente tanto ao ler obras estrangeiras.

Por fim, o livro aborda temas muito importantes como as dificuldades da adolescência, as escolhas que se deve fazer na vida e de como é importante não se perder de você mesmo.

Recomendo demais se você gosta de histórias de fantasia!

Aline 06/12/2017

Interessei-me por essa leitura ao ouvir a entrevista com o autor Gilmar Milezzi no LivroCast, antigo podcast literário. O fato de ser uma obra de fantasia (meu gênero favorito) e ter como personagem uma garota que não se encaixa nos padrões sociais (qualquer semelhança é mera coincidência) foram atrativos instantâneos para aventurar-me nessa estória.

O início da jornada é marcado pela escrita objetiva e deliciosa do Gilmar. Apesar de ser uma obra de fantasia não é necessário um tempo de adaptação característico de novas leituras, pois a simplicidade da narrativa consegue ambientar o leitor muito rapidamente nesse universo. Igualmente interessante é que o fato de ser um escritor nacional traz consigo expressões características que aproximam o leitor dos personagens, sendo, ora expressões que remetem à infância, ora regionalismos linguísticos que tornam a experiência engraçada (afinal, não é sempre que se imagina um demônio referindo-se a alguém pelo vocativo “guria”). Similarmente bem-humoradas são as referências culturais que não só enriquecem a leitura, mas também a tornam mais leve e fluida.

“Zaphir: A Guerra dos Magos” apresenta ao leitor os amigos Gabriela e Michel em sua jornada desafiadora ao início da adolescência. Não bastando as dificuldades típicas enfrentadas nessa fase, a dupla não corresponde aos padrões sociais e importantes questões como o bullying e autoaceitação serão trabalhados ao longo da narrativa. A adolescência pode ser um período cruel, e escapar para a realidade virtual de um jogo de computador talvez seja, a princípio, confortante. Entretanto, essa realidade pode mostrar-se não tão virtual assim e as aventuras e perigos que Michel e Gabriela enfrentarão mostrar-se-ão bem verdadeiros e desencadeadores de um importante crescimento.

Uma das características mais marcantes dessa estória é a abundância de convites a reflexões. A leitura leva a pensar que todos podemos ter uma “contraparte negra” dependendo de como encaramos as situações, mas também que temos a possibilidade de escolha dentre variados caminhos. Todos podemos aprender com experiências desafiadoras e sair mais fortes e preparados após enfrenta-las. Da mesma forma, temos capacidade de desenvolver estima por relacionamentos interpessoais, bem como começar a valorizar cada momento sem atropelar fases, o que pode ser um aprendizado de difícil aceitação quando se é jovem, porém recompensador quando for finalmente alcançado. Obviamente, a experiência ao desfrutar um livro é sempre distinta para cada leitor, contudo, nessa estória as portas estão abertas para inúmeras interpretações enriquecedoras.

O único ponto a ser aprimorado na obra é que a escrita apresenta alguns (poucos) erros de digitação, o que é compreensível por tratar-se de uma publicação independente. Mesmo assim, não há comprometimento no entendimento geral da narrativa. Apesar desse detalhe é um livro que recomendo por conseguir ser simultaneamente leve e gostoso, mas com ricas reflexões que podem ser válidas independentemente da idade do leitor. O livro está disponível em versão digital na Amazon, e quem tiver interesse pode consultar capítulos (e outros contos) que o autor disponibiliza em seu blog: .

Sofia Trindade 03/05/2015

Ter um contato com esse livro me causou alguns sentimentos controversos pois vemos a história de dois mundos. O mundo real e o mundo do jogo, que chamamos assim até ter um contato maior e conhecer as histórias encantadoras do novo mundo que Gabriela e Michel vão conhecer.
Já li livros que me deixavam muito cansada por não ter um "lado atraente", e com Zaphir foi quase a mesma coisa. Eu amei o mundo de Az'Hur que o autor narra no jogo e pude sentir que ele planejou cada passo que os personagens iam dar, desde a profecia até o desfecho. Porém eu não consegui sentir isso no mundo real. Os diálogos, e algumas situações, do mundo real me parecem um pouco imaturos em relação ao mundo novo e talvez seja por isso que eu acabei me sentindo mais confortável quando lia as aventuras e histórias de Az'Hur.
O livro tem uma capa linda e gostei muito da diagramação. Uma das coisas que o autor poderia caprichar mais é no que ocorre fora de Az'Hur e colocar mais histórias da vida dos outros personagens do mundo do jogo.
Um dos pontos positivos que notei é a evolução do enredo e dos personagens. Tudo acontece tranquilamente e no seu devido tempo. A mudança em pequenos detalhes tornam o final do livro muito bonito e me deu um gosto de quero saber mais.
É um bom livro, que merece ser bem aproveitado. Como todos os livros que existem no mundo, pode te agradar ou não. No meu caso agradou, mas eu só mudaria um pouco algumas situações e aproveitaria mais alguns personagens que me encantaram e aparecem pouco.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2015/05/resenha-zaphir-guerra-dos-magos.html