Não Leve a Vida Tão a Sério

Não Leve a Vida Tão a Sério Hugh Prather

Resenhas - Não Leve a Vida Tão a Sério

PATY 30/12/2011

Cansativo.
Me interessei pelo livro apenas pela capa, o título me pareceu muito interessante. Me enchi de expectativa.

Mas, achei a leitura cansativa e as dicas muito complexas, não era o que eu esperava, acabei decepcionada.

Andre_Sch 24/04/2012minha estante
Senti o mesmo :)

Marcia 30/07/2017minha estante
Eu também. Concordo com você!

Izabele31 27/02/2020minha estante
Estou lendo ele achei que seria um livro mais alegre mas estou lendo só porque não gosto de largar

ladybaptista 19/06/2021minha estante
Estou adorando! Mudanças são doloridas e difíceis, exigem esforço

Izabele31 21/06/2021minha estante
UM livro nunca é a mesma coisa para todas as pessoas, agrada um e desagrada outros, mas que bom que está gostando .

ladybaptista 27/06/2021minha estante
Sim, exatamente, falei como está s3ndo para mim, bem dolorido o processo.

lailarosenbach 27/12/2021minha estante
Exatamente, por isso acabei abandonando...

Mateus 06/01/2022minha estante
Me chamou muito a atenção também. Entretanto, achei muito detalhista, repetitivo e poderia ser menor se fosse mais simplificado. Seria mais produtivo :D

Joy 22/02/2022minha estante
Concordo, por isso abandonei kkk

Math Sants 24/01/2023minha estante
Ainda bem que não foi só eu, achei muito repetitivo e por isso me cansou...

Adrícia 25/01/2023minha estante
Achei o mesmo

Izabele31 26/01/2023minha estante
que bom que não estou sozinha

Stephanie.Manesco 15/04/2023minha estante
Achei o mesmo, demorei pra concluir ?

Julio.Fsioli 30/01/2024

Deixe a vida mais leve
Adoro esse livro, me ajuda a deixar a mente mais tranquilo e a nao se preocupar com a vida e o mundo, assim acalma minha alma. Leio ele sempre e recomendo, as vezes nos preocupamos tanto com as contas do dia a dia, os relacionamentos que dao certo ou nao, os problemas do trabalho, da familia, as questoes de saúde..etc.. mas tudo isso passará, seja por bem ou por mal, e no fim nao estaremos mais neste planeta. Entao é melhor sorrir, se divertir, levar as coisas na leveza e na tranquilidade, manter consigo somente o que vale a pena, o que lhe faz bem e feliz, sem preocupar com o passado e o futuro, viver o agora com disposiçao e atitude. ????
Rafael Oliveira 30/01/2024minha estante
Gostei da resenha ?
É um livro de autoajuda ou uma É uma narrativa que acaba tem este autoajuda?

Rafael Oliveira 30/01/2024minha estante
Ou é uma narrativa que acaba tendo autoajuda*

Julio.Fsioli 30/01/2024minha estante
É auto ajuda, porém o autor dá exemplos de situações em sua vida com varias resoluções sobre as atitudes que teve ou poderia ter tido. E no final de cada capítulo tem alguns exercícios para fazer no seu dia a dia. Confesso que nunca fiz.. rsrs, mas a leitura sempre gostei, é bem leve e tranquila.? Pra quem tem uma personalidade mto séria, como eu, vale a pena, pra aprender a relaxar a mente exigente, preocupada e sobrecarregada da vida..rsrs

Têco 01/03/2011

Um ótimo livro que tenta ensinar a lidar com os conflitos da mente, internos e a libertar. Tudo numa ótica de que o pensamento que determina tudo. Te livrar das amarras do pensamento, medo e ego. Muito baseado na meditação, nas questões de atenção, serenidade e amor. Visando também uma visão positiva que na verdade é a visão real das coisas, do seu interno e da pura realidade. Um desprendimento rico, de vivacidade e exuberância. Um cultivo interno e mental das coisas boas e reais através de conscientização, meditação e exercícios práticos, baseados na força do pensamento.

“Pequenas mudanças para você se livrar de grandes problemas”.

Mostra que a mente é única para uma sensação permanente de paz, relaxamento e integridade.

A certeza que existe um poder, uma presença, uma realidade, uma inteligência. “Não é uma questão de fé e sim de realidade”. Trata-se de uma consciência cósmica e de seu eu interior.

Trata muito da relação da identidade da pessoa com seu ego. Mostra que a maioria ou quase todos estão desfocados da realidade e percepção e em ego; mostra que a busca pela identidade é crucial para um viver, real, íntegro e que ela se faz num exercício constante de autoconhecimento. Ou seja, viver é amor, é paz, não é medo e os males do espírito, inveja, cobiça, mentira, falsidade, egoísmo, manipulação; subterfúgios sociais contrários ao ser e a coragem, que nada mais é que a identidade e realidade.

Conclui com o conhecimento do caminho espiritual, “em nome da paz e plenitude”, mostrando a busca do status quo, os momentos de decisão e como abrir mão da perfeição sem levar os problemas tão a sério.

Difícil é e importante para todos, entrar em unidade e ter a aprendizagem desse livro. Mas a proposta é clara num sentido de libertação, evolução, crescimento e isso é aprendizagem, e a falta de culpa ou culpados, ou desculpas, é a que te levam num caminho de não perfeccionismo mais distantes do ódio, mais pertos da realidade, amor e perdão (vale ler essas páginas no livro - págs. 153 e 154).

Muito legal a distinção entre as pessoas iluminadas e as denominadas espiritualmente corretas. Mostra que somos iguais e que essa postura de igualdade e congregação que o livro trata parece a mais real evoluída, e o é, como com clareza é demonstrado.

O índice me impressionou, mas mais ainda o passar das páginas, principalmente do meio para o fim!

Recomendo! Te traz muito autoconhecimento!

23/05/2022

Não leve a vida tão a sério
É um tema interessante.
Num mundo onde a maioria das pessoas apenas "reagem", o autor convida à reflexão para entender o porquê de alguns sentimentos.

Lógico que para muitos, o livro pode ser enfadonho, uma vez que nos dias atuais, tudo se resume a "apertar botões e a mágica acontece".

Tentar descobrir o que realmente se passa com você, entender, trabalhar sua melhora, não projetando no outro seus sentimentos e percepções é algo que deve ser exercitado diariamente.
Mas num mundo de aparência, onde a maioria das pessoas está preocupada em ter, levar a sério este livro pode ser "perca de tempo".

Recomendo somente para os que curtem uma viagem interior com objetivos de evolução do ser.

Deborah.Genovese 04/05/2023

Uma pérola numa Dolly
Comprei esse livro há uns anos, e por conta do estilo ruim que ele passava por sua impressão gráfica, juntamente de ser algo mais "zen", não tive muito interesse em lê-lo por muito tempo, e sinto que li no momento certo.

Indico muito para quem esteja passando por transições difíceis na vida - no meu caso, da adolescência pra idade adulta -, ou para quem realmente queira levar a vida menos a sério, com a quantidade de preocupações que temos no dia a dia, abastecidas com a normalização de sentimentos ruins e anseios.

Vale a pena cada página dura de ser segurada nas mãos.

Ana 20/03/2016

Amei
Nos faz pensar na forma como vemos a vida. Pensamentos positivos nos proporciona melhores sensações e ajuda a compreender melhor e agir da melhor forma. E ensina como não se importar com a opinião alheia.

turquenay 05/02/2024

Não leiam esse livro
Apesar do nome ser lindo, as lições que esse livro trás nos deixam sem entender absolutamente nada, leitura confusa, complexa e absolutamente chata. Confesso que foi uma das piores leituras de 2024.

Fran 12/05/2020

Comecei a gostar mais do livro do meio pro final.
Tem muitos erros de tradução...

Andressa1090 27/03/2021

Nunca julgue um livro pela capa
Eu nunca li um livro tão raso e ao mesmo tempo complexo. O autor consegue complicar exercícios tão simples - até os de reconhecimento de pensamentos disfuncionais. Dá pra resumir o livro todo em: pratique a presença! Simples assim!
Aquele tipo de livro em que não dá pra encontrar nada de novo, do tipo: não guarde mágoas, pense antes de falar, seja mais flexível ?
Terminei na força do ódio hehe

pj_maia 18/02/2022

9ª leitura de 2022
Fiquei decepcionada em ter comprado esse livro pois não gostei muito, é uma leitura de autoajuda e não tenho o hábito de ler esse gênero. Além disso, achei tudo muito complexo e repetitivo, tem dicas de exercício para aprender a não levar a vida tão a sério mas não me deixaram com vontade de praticar.

Pesquisei sobre o autor e não encontrei nenhuma informação a respeito da sua formação. Mas era norteamericano, religioso e ministro de alguma igreja.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1970 e foi elaborado com a ajuda da esposa do autor. Não considero a leitura fluida e acho que poderia ser mais descomplicada, apesar disso tentei absorver alguns ensinamentos mas não indico.

regina 14/10/2020

Leveza
O livro realmente segue a proposta de proporcionar a despreocupação da vida de uma maneira sútil e encorajadora.

Biancabfmc 19/08/2020

Um livro interessante de ler sobre não levar a vida tão a sério e cuidar da mente e do coração.

Guinho 06/10/2020

CONFUSO, MAS IMPORTANTE....
NÃO LEVE A VIDA TÃO A SÉRIO, de Hugh Prather, foi o primeiro e único livro, até o momento, a causar uma grande confusão entre o meu lado humano e o crítico. Então, já de antemão, peço desculpas se a resenha ficar ininteligível. Mas vamos lá...
Ao iniciar a leitura, senti uma enorme simplicidade na forma pela qual o autor abordou a temática: o equilíbrio entre a mente e nossas emoções (perdoe se você não gosta de spoiler! hahaha). Como já tinha lido anteriormente algo parecido, um incômodo antigo em relação ao gênero começou a ganhar forma. Assim, a expectativa de achar que a obra em questão tratar-se de uma auto-ajuda convencional, ou seja, aquelas que te prometem a "formula mágica" para fazer feliz e ter paz.
Entretanto, com o passar das páginas, este pensamento felizmente mudou e a sua continuidade tornou-se mais aprazível. O tema, à partir do terceiro capítulo, ganhou mais aprofundamento, fazendo minha mente e a leitura terem maior unidade a cada assunto tratado. Sem esquecer das LIBERTAÇÕES, no fim dos capítulos ou de algum tópico importante, que são exercícios mentais para praticar na nossa rotina. Como passava as situações abordadas pelo autor, - o livro falou comigo gente!